Noé
Notes
Transcript
Introdução
Introdução
Boa noite a todos, paz. O texto que vamos ver nessa noite é provavelmente uma das histórias mais conhecidas de toda a Bíblia: a história de Noé, da arca e do dilúvio.
Essa é uma história que até quem não é cristão conhece, e inclusive é motivo de muita chacota entre os “conhecedores dessa era”, pois vão dizer que é impossível que os bichos caibam numa arca, que é impossível que tenha havido um dilúvio, que é impossível tudo que se fala nessa história.
Mas nós sabemos que tudo aqui é verdade. E que, mais do que falar de uma arca cheia de bichos, essa história nos ensina muito de quem nós somos, de quem o mundo é, e de como tudo vai acabar.
Vamos ler apenas Gn 6.5-9, mas quero pedir pra você deixar sua Bíblia aberta, pois vamos durante o sermão falando sobre outros versículos.
O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal. Então o Senhor arrependeu-se de ter feito o homem sobre a terra, e isso cortou-lhe o coração. Disse o Senhor: “Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, os homens e também os grandes animais e os pequenos e as aves do céu. Arrependo-me de havê-los feito”. A Noé, porém, o Senhor mostrou benevolência. Esta é a história da família de Noé: Noé era homem justo, íntegro entre o povo da sua época; ele andava com Deus.
Maldade dos homens (Gn 6.5)
Maldade dos homens (Gn 6.5)
Todos pecaram - apenas 10 gerações depois de Adão e Eva
Todos pecaram - apenas 10 gerações depois de Adão e Eva
Desde o primeiro casal que vimos que a maldade entrou na terra, quando Adão e Eva pecaram contra o Senhor. Vimos também que já na segunda geração, com os filhos de Adão e Eva, Caim e Abel, já temos o primeiro assassinato, irmão matando irmão.
Aqui em Noé estamos a apenas 10 gerações de Adão e Eva. Mas pelo que acabamos de ler, a maldade já tinha tomado conta de tudo.
A Bíblia é bem clara em afirmar que “toda a inclinação dos pensamentos do coração dos homens era sempre e somente para o mal”.
O pecado tinha entrado de uma forma tão violenta na humanidade que agora ninguém conseguia fazer nada que não fosse mal. Totalmente mal. Terrivelmente mal.
Deus decreta que vai acabar com tudo
Deus decreta que vai acabar com tudo
Então Deus vê toda essa maldade, e decreta que isso não poderia mais continuar. E a Bíblia diz que Deus se arrependeu de ter criado homem, e decreta que vai acabar não só com o homem, mas com todos os animais, os grandes e os pequenos, na terra e no céu.
Deus se arrepende?
Deus se arrepende?
Agora quando a gente lê esse texto e alguns outros na Bíblia, pode surgir uma dúvida: Deus se arrepende?
E apesar de ser usado na Bíblia a palavra arrependimento para Deus em vários momentos, temos que nos lembrar de algumas coisas:
Deus não é humano. Então temos que lembrar que muitas vezes os autores da Bíblia vão tentar expressar algo de Deus de alguma forma que possamos entender, apesar de não ser necessariamente igual ao que seria para nós.
É por exemplo quando a Bíblia diz que Deus escuta, que está com os olhos voltados para o povo. Claro que Deus não tem olhos, e nem nos escuta da mesma forma que escutamos com nossos ouvidos. Mas isso é o mais próximo que temos pra descrever Deus.
E outra coisa é que muitas vezes esse “arrependimento” tem a ver com as coisas que Deus já tinha decretado. Um ótimo exemplo pra entedermos melhor isso está lá em Jeremias 18.7-10
Se em algum momento eu decretar que uma nação ou um reino seja arrancado, despedaçado e arruinado, e se essa nação que eu adverti converter-se da sua perversidade, então eu me arrependerei e não trarei sobre ela a desgraça que eu tinha planejado. E, se noutra ocasião eu decretar que uma nação ou um reino seja edificado e plantado, e se ele fizer o que eu reprovo e não me obedecer, então me arrependerei do bem que eu pretendia fazer em favor dele.
Deus apenas é coerente co o seu Ser. Se alguém se arrepende dos seus pecados, Ele perdoa. Mas se alguém que estava andando em um bom caminho deixa tudo de lado e volta pro pecado, Deus vai punir. Vemos isso também claramente em Jonas e Nínive, quando Deus diz que a cidade vai ser destruída. E porque todos daquela geração se arrependem, Deus não traz o juízo para eles.
Será que isso acabou?
Será que isso acabou?
Mas voltando para o texto, para a maldade do homem. Será que isso acabou? Será que a humanidade hoje é melhor da que a humanidade no tempo de Noé?
Será que as pessoas estão mais boazinhas? Acho que não. Basta olhar pra um noticiário que vamos ver que a maldade está em cada lugar desse mundo caído.
Temos sempre que lembrar sempre do que Paulo falou em Rm 3.10:
Não há um justo, nem um sequer.
E é bom lembrar que Paulo está citando nessa passagem o Salmo 14. Ou seja, desde sempre é assim. Não existe ninguém que, por si só, busque o bem.
Favor para Noé (Gn 6.8)
Favor para Noé (Gn 6.8)
Então o texto segue e nos mostra no verso 8 que, ao contrário do resto da humanidade, que tinha achado apenas o juízo de Deus, Noé achou benevolência, favor aos olhos do Senhor.
Por que Noé achou favor?
Por que Noé achou favor?
Mas porque será que Noé achou favor diante de Deus? O que tornava diferente Noé daquelas pessoas ao seu redor?
Noé era diferente porque andava com Deus (v9)
Noé era diferente porque andava com Deus (v9)
E a resposta para isso nós vemos no verso 9:
Noé era homem justo e íntegro porque ele andava com Deus.
E isso aqui meus, irmãos, faz toda a diferença. Noé andava com Deus. Ao contrário de todos os outros, que queria apenas fazer suas vontades, que queriam apenas satisfazer os seus desejos, Noé andava com Deus.
Noé, por si só, não era melhor que ninguém. Mas Deus o tinha escolhido. Deus o tinha capacitado para que Noé andasse em Seus caminhos.
Graça, não merecimento.
Graça, não merecimento.
E isso tudo, meus irmãos, é graça.
Pois ninguém pode andar com Deus se Deus não o tiver capacitado antes para isso. No que depender de nós, nunca vamos buscar as coisas de Deus.
Nós o amamos porque Ele nos amou primeiro. (1Jo 4.19)
Deus tinha prometido uma semente.
Deus tinha prometido uma semente.
Mas também tem outro motivo porque Deus não acabou com toda a raça humana de uma vez.
Se você lembrar lá de Gn 3.15, quando Deus está falando o que iria acontecer com Adão e Eva após eles pecarem, Deus promete que da descendência de Eva vai nascer uma semente, que irá acabar com o domínio da serpente, de Satanás.
Então se Deus acabasse com toda a humanidade ali, como Ele faria pra que nascesse uma semente da descendência de Eva? Porque não ia sobrar ninguém, e aquela promessa feita por Deus iria falhar.
Mas as promessas de Deus nunca falham, pois se Ele falou, Ele vai cumprir.
Deus faz tudo por causa do Seu nome. Temos que nos tirar do centro.
Deus faz tudo por causa do Seu nome. Temos que nos tirar do centro.
E isso tem que nos lembrar que Deus faz todas as coisas por causa do Seu nome. Tudo que Deus faz redunda em mais glória para Ele.
Ele faz tudo da forma que Ele disse porque Ele não mente, Ele não erra.
Então por amor não a mim, não a você, mas por amor a Ele mesmo, que é o único digno de toda honra, de toda glória e de toda adoração, é que Ele faz todas as coisas.
E isso, meus irmãos, tem que nos lembrar de quem é o centro, de quem está no centro de tudo. Porque muitas vezes nos colocamos no centro das coisas, e esquecemos que só Deus é que deve estar no centro.
Ele não salvou Noé porque Noé merecia. Ele não nos salva porque nós merecemos. Ele nos salva porque isso traz mais glória para Ele, e isso é a única coisa que interessa: darmos glórias a Deus.
Andar com Deus tornou Noé diferente de sua geração.
Andar com Deus tornou Noé diferente de sua geração.
E outra coisa que vemos claramente aqui. Andar com Deus tornou Noé diferente de sua geração.
Porque andar com Deus vai fazer você diferente. Porque quem está andando com Deus, quem está em Cristo Jesus, nova criatura é. Não tem como andar com Deus e não se tornar diferente daqueles que andam segundo esse mundo, daqueles que andam segundo Satanás.
Será que somos diferentes da nossa geração?
Será que somos diferentes da nossa geração?
E será, meus irmãos, que somos diferentes da nossa geração?
Será que as pessoas apontam para nós e vêem pessoas diferentes? Vêem pessoas que não andam como o resto do mundo anda?
Ou será que olham para nós e não vêem nada de diferente em nossas vidas?
Porque se temos andando com Deus, nossa vida tem que trazer frutos. Mas se não temos nada de diferente para os outros, temos que nos arrepender de nossos pecados e clamar a Deus por salvação, porque talvez Cristo ainda não tenha entrado em nossas vidas.
A maldade do homem contamina toda a terra (Gn 6.12-13)
A maldade do homem contamina toda a terra (Gn 6.12-13)
Deus novamente decreta o juízo
Deus novamente decreta o juízo
Então o texto segue com Deus decretando novamente que vai acabar com toda a humanidade, pois toda ela se corrompera.
A maldade do homem interfere em toda a criação
A maldade do homem interfere em toda a criação
E não apenas o homem tinha se corrompido. A maldade do homem, falou Deus, tinha corrompido toda a terra.
O pecado não destruiu o homem, mas esse pecado entrou em toda a criação. A terra, os animais, tudo foi afetado pelo pecado.
Como Paulo fala em Romanos 8.22, “sabemos que a natureza até hoje geme e padece, como em dores de parto”.
Temos que entender, meus irmãos, o tamanho do pecado, o poder do pecado, o alcance do pecado. Porque se não entendermos isso, vamos terminar brincando com o pecado, e isso vai não só nos afetar, mas a todos e a tudo em nossa volta.
Mas quando compreendemos o perigo do pecado, a força que ele tem, isso nos faz sermos bem mais cuidadosos.
Que possamos sempre estar atentos, vigiando e orando.
Acabar tudo no dilúvio (Gn 6.14-22)
Acabar tudo no dilúvio (Gn 6.14-22)
Então no resto desse capítulo Deus explica para Noé como Ele vai destruir tudo, e explica também como Noé e sua família vão ser salvos.
Deus diz que vai mandar um dilúvio para trazer Seu juízo sobre a terra
Deus diz que vai mandar um dilúvio para trazer Seu juízo sobre a terra
Deus diz que vai trazer águas sobre a terra, que vai mandar o Dilúvio para destruir tudo que tem fôlego. Tudo na terra perecerá.
Esse é o destino do pecado. Perecer.
O final do Salmo 1 diz exatamente isso: porque Deus conhece o caminho dos justos. Mas o caminhos dos ímpios leva a morte.
Deus deu um serviço bem complicado para Noé: fazer a arca
Deus deu um serviço bem complicado para Noé: fazer a arca
E Deus diz que vai salvar Noé e sua família da seguinte forma:
Noé vai ter que construir uma grande arca, onde ele ficará não só com sua família, mas também com um casal de cada animal, para poder repovoar a terra após o Dilúvio acabar.
E meus irmãos, esse serviço não era nada fácil. Porque a arca, meus irmãos, era maior do que um campo de futebol. Então deve ter dado muito trabalho.
E lembrando que todo o trabalho foi feito apenas por Noé e sua família.
Noé no entanto não reclama, apenas obedece: fé
Noé no entanto não reclama, apenas obedece: fé
Mas Noé não reclama de Deus. Não fica resmungando porque ia ter esse trabalho gigante pra fazer.
Pelo contrário, a Bíblia diz no verso 22 do capítulo 6 que:
Noé fez tudo exatamente como Deus lhe tinha ordenado.
Não reclamou. Não tentou fazer do jeito dele, não quis dar pitaco. Pelo contrário, ele fez exatamente como Deus tinha ordenado que ele fizesse.
E que lição que Noé nos dá. Que lição! Pois quantas e quantas vezes sabemos o que temos que fazer para agradar a Deus e não fazemos.
Ou quando fazemos, tentamos dar o nosso “toque especial”, tentando fazer do nosso jeito.
E isso meus irmãos, é pecado. Não fazer o que Deus nos manda, o que está revelado para nós em sua Santa Palavra, é pecado.
Fazer mais ou menos o que está escrito na Bíblia, também é pecado. Não temos que colocar nosso toque, tentar mudar o que Deus diz por qualquer motivo que for.
Devemos simplesmente fazer como Moisés:
fazer exatamente o que o Senhor nos ordena. Nem a mais, nem a menos.
Deus esperou Noé terminar a arca para trazer o dilúvio
Deus esperou Noé terminar a arca para trazer o dilúvio
E mais uma coisa maravilhosa que vejo nesse trecho é o seguinte:
Deus já tinha condenado a humanidade. O pecado deles já estava num ponto insuportável para Deus.
E a Bíblia não nos diz exatamente quanto tempo Noé demorou pra fazer a arca, mas com certeza foram muitos e muitos anos, talvez dezenas de anos.
Mas Deus esperou. Deus não mandou o juízo até que Noé estivesse dentro da arca. A vida de Noé e sua família eram tão importantes para Deus que Ele esperou Noé terminar tudo para poder trazer o dilúvio.
E esse é nosso Deus, meus amados. Um Deus que não se atrasa e nem se adianta.
Um Deus perfeito, que faz tudo no tempo certo, na hora certa, pra honra e glória do Seu Santo Nome!
Noé entra na arca, e Deus manda o dilúvio (Gn 7 11-13)
Noé entra na arca, e Deus manda o dilúvio (Gn 7 11-13)
Então Deus manda os animais para a arca, e Noé e sua família entram nela.
E então Deus manda o dilúvio.
E meus irmãos, aqui temos provavelmente um dos momentos mais terríveis da história. Milhões de pessoas morrendo. Milhões de animais morrendo. Plantas, cidades, tudo destruído.
Vidas e mais vidas perecendo.
Quarenta dias durou o Dilúvio, e as águas se elevaram sobre toda a terra. Até as mais altas montanhas foram cobertas pela água.
Tudo foi destruído e morto, menos quem estava na arca (Gn 7.22-23)
Tudo foi destruído e morto, menos quem estava na arca (Gn 7.22-23)
Então lemos em Gn 7 22-23 que
Tudo o que havia em terra seca e tinha nas narinas o fôlego de vida morreu. Todos os seres vivos foram exterminados da face da terra; tanto os homens, como os animais grandes, os animais pequenos que se movem rente ao chão e as aves do céu foram exterminados da terra. Só restaram Noé e aqueles que com ele estavam na arca.
Tudo pereceu, menos quem estava dentro da arca.
Deus que proveu a salvação para Noé e os animais
Deus que proveu a salvação para Noé e os animais
E foi Deus, meus irmãos, quem proveu a salvação para Noé, sua família e para os animais.
Foi Deus que cuidou, que preparou, que sustentou.
E nisso nós podemos ver o cuidado que Deus tem com sua criação. E esse mesmo cuidado que Deus teve com Noé ele tem conosco, seus filhos.
Porque assim como Noé passou esses dias na tribulação, e devem ter sido dias terríveis com o Dilúvio acontecendo, nos também passamos por muitas dificuldades.
Mas sabemos que assim como Deus sustentou Noé naquela arca, Ele também nos sustenta em nossas dificuldades.
Glórias sejam dadas a Ele por isso!
Deus se lembra de Noé e acaba o dilúvio (Gn 8.1)
Deus se lembra de Noé e acaba o dilúvio (Gn 8.1)
Então o capítulo 8 começa nos dizendo que Deus se lembrou de Noé, sua família e dos animais que estavam na arca, e fez as águas começarem a baixar.
Então depois de muitos e muitos dias, as águas finalmente baixam, e Deus diz para Noé no verso 15:
Saia da arca você e sua mulher, seus filhos e as mulheres deles. E saiam também todos os animais que estão com você”.
Noé sai da arca, novamente em obediência a Deus (Gn 8.16-19)
Noé sai da arca, novamente em obediência a Deus (Gn 8.16-19)
Então Noé mais uma vez obedece a Deus, e sai da arca com sua família e com os animais.
Noé adora a Deus (8.20-22)
Noé adora a Deus (8.20-22)
E sabe qual a primeira coisa que Noé faz quando sai da arca? Está lá no verso 20:
Noé construiu um altar e ofereceu um sacrifício ao Senhor.
Noé adorou a Deus. Noé agradeceu a Deus. Noé reconheceu que ele e sua família só estavam a salvo porque o Senhor cuidou deles.
Noé só sobreviveu porque Deus falou com ele, mandou ele construir a arca. Só sobreviveu porque Deus esperou ele terminar a arca, e Deus ainda sustentou a arca diante de toda a violência das águas durante o Dilúvio.
E isso, meus irmãos, é uma coisa que nunca pode faltar em nossas vidas:
gratidão a Deus.
Porque só estamos aqui hoje porque Deus cuida de nós. Só temos nossa família, nosso sustento, nossos amigos, nossa vida, porque Deus cuida de nós.
Então que sejamos sempre como Noé, gratos a Deus, reconhecendo que tudo que temos e tudo o que somos depende única e exclusivamente do cuidado que Deus tem por nossas vidas.
Sejam fecundos, continua com o que foi dito a Adão e Eva (Gn 9.1)
Sejam fecundos, continua com o que foi dito a Adão e Eva (Gn 9.1)
Então Deus abençoa Noé e seus filhos e repete uma ordem que já tinha sido dita a Adão e Eva no paraíso (Gn 1.28):
“sejam férteis, multipliquem-se e encham a terra”.
E nem dá pra entrar em detalhes aqui, mas essa ordem creio que Deus ainda deixou para nós. Então esse papo de não querer ter filhos, que é uma coisa cada vez mais comum nos dias de hoje, não vale para o cristão.
Nós temos que buscar ter filhos sim, claro que com sabedoria,. Não vamos também ter 12 filhos, porque talvez nem dê pra criar, com o preço das coisas hoje em dia.
Mas não ter filhos é uma decisão mundana, que vai contra a palavra de Deus.
Pena de morte para quem matar (Gn 9.6)
Pena de morte para quem matar (Gn 9.6)
Um outro ponto que também não dá pra nos estendermos mas que é bem importante está lá em Gn 9.6:
“Quem derramar sangue do homem, pelo homem seu sangue será derramado; porque à imagem de Deus foi o homem criado.
E aqui, meus irmãos, quer gostemos ou não, a Bíblia fala de pena de morte. O homem, mesmo com todo o seu pecado, carrega a imagem de Deus.
Somos criados a imagem e semelhança do Criador, e isso tem um peso muito grande sobre o valor de uma vida humana.
Deus fala nesse verso que sua imagem no homem é tão importante, que quem matar um homem deve ser morto.
E como eu disse, não dá pra entrar agora em detalhes nesse assunto, mas já digo que a Bíblia fala muito ainda sobre isso.
E que muitas vezes, por vivermos em um mundo do “politicamente correto”, onde eu não posso falar nada que alguém possa não gostar, ficamos até constrangidos em falar algumas coisas que a Bíblia fala.
Mas temos que lembrar sempre de uma coisa: nunca é sobre o que eu acho ou o que fulaninho acha.
Sempre é sobre o que a Bíblia. E o que ela fala, mesmo nós não num primeiro momento compreendendo ou concordando, temos que nos submeter a ela.
A aliança com Noé (Gn 9.9-17 )
A aliança com Noé (Gn 9.9-17 )
Então a partir do verso 9 Deus fala da aliança que está fazendo com Noé e sua descendência:
“Vou estabelecer a minha aliança com vocês e com os seus futuros descendentes, e com todo ser vivo que está com vocês: as aves, os rebanhos domésticos e os animais selvagens, todos os que saíram da arca com vocês, todos os seres vivos da terra. Estabeleço uma aliança com vocês: Nunca mais será ceifada nenhuma forma de vida pelas águas de um dilúvio; nunca mais haverá dilúvio para destruir a terra”. E Deus prosseguiu: “Este é o sinal da aliança que estou fazendo entre mim e vocês e com todos os seres vivos que estão com vocês, para todas as gerações futuras: o meu arco que coloquei nas nuvens. Será o sinal da minha aliança com a terra. Quando eu trouxer nuvens sobre a terra e nelas aparecer o arco-íris, então me lembrarei da minha aliança com vocês e com os seres vivos de todas as espécies . Nunca mais as águas se tornarão um dilúvio para destruir toda forma de vida . Toda vez que o arco-íris estiver nas nuvens, olharei para ele e me lembrarei da aliança eterna entre Deus e todos os seres vivos de todas as espécies que vivem na terra”. Concluindo, disse Deus a Noé: “Esse é o sinal da aliança que estabeleci entre mim e toda forma de vida que há sobre a terra”.
Deus prometeu: nunca mais a terra será destruída pela chuva. E isso até nos traz certo alívio, porque pelo menos esse ano deu umas chuvadas com uns trovões que até parecia que o mundo ia se acabar.
Mas Deus fez sua aliança com Noé. E não só com Noé, mas com toda sua descendência, e isso inclui nós hoje.
Deus não vai mais trazer juízo ao mundo através de um Dilúvio.
Conclusão
Conclusão
Mas então quer dizer que não vai ter mais juízo? Que foi apenas esse?
Vamos lá pra Mateus 24.36-39, ver o que nosso Senhor Jesus fala a respeito disso, quando Ele está falando sobre sua segunda vinda:
“Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai. Como foi nos dias de Noé, assim também será na vinda do Filho do homem. Pois nos dias anteriores ao Dilúvio, o povo vivia comendo e bebendo, casando-se e dando-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca; e eles nada perceberam, até que veio o Dilúvio e os levou a todos. Assim acontecerá na vinda do Filho do homem.
Sobre Cristo
Sobre Cristo
E meus irmãos, quero chamar a atenção para uma coisa: essa história não é sobre Noé, ou sobre uma grande chuva, ou sobre como os animais foram salvos dentro de uma arca.
Também não é principalmente sobre a maldade do homem, ou sobre a obediência de Noé.
Essa história, meus irmãos, é sobre Cristo.
Essa história aponta para um outro dia do Juízo, para um outro dia do Senhor.
Essa história aponta, como nosso Senhor Jesus disse, para sua segunda vinda, para o dia em que Ele virá para julgar o mundo.
E Ele virá de repente. E assim como aquele na época de Noé só perceberam seu Juízo quando era tarde demais, os que não conhecerem a Cristo quando Ele voltar também só repararão quando for tarde demais.
Pelo fogo
Pelo fogo
E vemos lá em 2Pe 3.6-7 o seguinte:
E pela água o mundo daquele tempo foi submerso e destruído. Pela mesma palavra os céus e a terra que agora existem estão reservados para o fogo, guardados para o dia do juízo e para a destruição dos ímpios.
Deus prometeu que não ia ser pela água novamente o juízo, mas agora vai ser pelo fogo, meus irmãos.
Cristo é nossa arca
Cristo é nossa arca
E da mesma forma que só foram salvos do Juízo de Deus aqueles que estavam dentro da arca, quando vier o segundo e último julgamento, só escaparão aqueles que estão em Cristo.
Cristo, meus irmãos, é a nossa arca.
Fora dele não existe salvação! Aqueles que não estiverem em Cristo terão o mesmo destino da humanidade no tempo de Noé.
Irão sofrer o justo juízo de Deus, irão perecer.
Evangelismo
Evangelismo
E isso tem que nos levar, meus irmãos, para algo que o pastor, guiado por Deus, tem falado muito aqui:
Será que estamos falando de Jesus para as pessoas que ainda não o conhecem?
Porque temos que lembrar, somente em Cristo existe salvação, em nenhum outro lugar, apenas nEle.
Noé pregava
Noé pregava
Pois sabe o que Noé fazia enquanto estava construindo a arca? Está lá em 2Pe 2.5:
Ele não poupou o mundo antigo quando trouxe o Dilúvio sobre aquele povo ímpio, mas preservou Noé, pregador da justiça, e mais sete pessoas.
Noé pregava, meus irmãos. Pregava sobre o juízo que ia vir, sobre a morte que esperava para aqueles que não estavam andando com o Senhor, como Noé andava.
Pregava sobre a justiça de Deus, justiça essa que além da condenação dos pecadores, traz também a salvação para os arrependidos que confiam apenas no Senhor para sua salvação.
E a mensagem é a mesma, meus irmãos. A mensagem não mudou.
E é essa mensagem que somos chamados para proclamar.
Mesmo que ninguém nos ouça, como não ouviram a Noé.
Mas nossa parte não é salvar ninguém, quem faz isso é Deus.
Nossa parte é proclamar essa mensagem, proclamar o Evangelho da salvação.
Proclamar o “arrependam-se e creiam, pois o Reino de Deus está próximo”.
Deus esperou Noé
Deus esperou Noé
Pra terminar, meus irmãos, queria dar uma mensagem de esperança para aqueles que tem parentes e amigos que não conhecem a Cristo, para aqueles que tem derramados suas lágrimas de joelhos clamando ao Senhor pela salvação da sua família.
Vocês lembram que eu falei que Deus esperou Noé e sua família terminarem a arca para só então trazer o juízo para a terra?
Sabe porque Deus fez isso?
Porque naquela geração tinham 7 pessoas que Deus tinha escolhido salvar, e Ele nunca perde nenhum dos seus, nunca.
Então se Jesus ainda não voltou, é porque ainda tem pessoas escolhidas por Deus que precisam ser salvas.
Tem pessoas que ainda vão ouvir o Evangelho e terem seus corações quebrantados pelo Espírito Santo de Deus.
E essas pessoas podem ser nossos familiares, nossos amigos que ainda não conhecem a Cristo.
Então nunca podemos desistir de clamar a Deus, nunca podemos desistir de orar pelos nossos familiares, nunca podemos desistir de falar do Evangelho para aqueles que ainda não conhecem a Cristo.
Porque se Jesus ainda não voltou, é porque ainda tem pessoas que vão ser salvas.
E Ele nunca deixa nenhum dos seus.
Vamos orar.