O primeiro assassinato

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 22 views

Sem Cristo, estamos fadados a sermos como Caim

Notes
Transcript

1 - Introdução

1.1 - Pessoas morrendo ao redor do mundo por serem cristãos

Boa noite a todos, paz. A poucos dias atrás, mais exatamente no dia 21 de abril, estávamos aqui comemorando a ressurreição de Cristo com a nossa cantata de Páscoa. Estávamos em festa, como milhões de cristãos ao redor do mundo, relembrando o dia que nosso Senhor voltou dos mortos.
Mas ao mesmo tempo em que muito e muitos cristãos comemoravam, muitos cristãos também choravam. No Sri Lanka, um país na Ásia, no domingo de páscoa, com as igreja cheias, ocorreram vários atentados ao mesmo tempo. Homens bomba explodiram em igrejas e em hotéis, matando mais de 300 pessoas, e ferindo mais de 500.
Aquelas pessoas foram mortas unicamente por serem cristãs, por nenhum outro motivo. Homens, mulheres, crianças, idosos. Centenas de vidas tiradas, milhares de famílias arrasadas.
E infelizmente, esse não foi um fato isolado. Basta procurar na internet e ver que atentados contra os cristãos são a maioria no mundo. O cristianismo é hoje a religião mais perseguido no mundo.

1.2 - Apóstolos, Estevão, João Batista, os profetas, Abel

Mas isso não vem de hoje. Basta lermos a Bíblia e vermos a história da igreja para ver que muitos e muitos servos de Deus foram mortos unicamente por servirem ao Senhor.
Só indo pra Bíblia, podemos lembrar dos apóstolos, que foram todos, exceto João, martirizados com mortes terríveis. Temos Estevão, morrendo apedrejado em Atos 6. Temos João Batista, os profetas no Antigo Testamento.
Vários e vários exemplos. E o texto que vamos ver hoje nos mostra o primeiro homem que morreu por servir a Deus: Abel, filho de Adão e Eva, morto por seu irmão Caim.

1.3 - Sempre uma guerra religiosa, entre os que servem e os que não servem a Deus

É bom sempre lembrarmos que o mundo vai sempre perseguir aqueles que servem ao Senhor. Pois não somos desse mundo. Não andamos como esse mundo anda. Não fazemos como os do mundo fazem.
Então sempre existiu (e vai existir até Jesus voltar para julgar a todos) uma guerra religiosa, onde aqueles que não servem a Deus sempre vão tentar acabar com os que servem.
Mas podemos ficar tranquilos, pois como até Alcidésio pregou domingo passado, podem cair mil do meu lado, dez mil a minha direita, mas a igreja do Senhor não será atingida. As portas do inferno nunca prevalecerão sobre a Igreja de Cristo, sua noiva, seu corpo (Mt 16.18).

2 - Texto

Gn 4.1-8
Gênesis 4.1–8 NVI
1 Adão teve relações com Eva, sua mulher, e ela engravidou e deu à luz Caim. Disse ela: “Com o auxílio do Senhor tive um filho homem”. 2 Voltou a dar à luz, desta vez a Abel, irmão dele. Abel tornou-se pastor de ovelhas, e Caim, agricultor. 3 Passado algum tempo, Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. 4 Abel, por sua vez, trouxe as partes gordas das primeiras crias do seu rebanho. O Senhor aceitou com agrado Abel e sua oferta, 5 mas não aceitou Caim e sua oferta. Por isso Caim se enfureceu e o seu rosto se transtornou. 6 O Senhor disse a Caim: “Por que você está furioso? Por que se transtornou o seu rosto? 7 Se você fizer o bem, não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo”. 8 Disse, porém, Caim a seu irmão Abel: “Vamos para o campo”. Quando estavam lá, Caim atacou seu irmão Abel e o matou.

3 - Contexto

3.1 - Logo após a expulsão do Éden

E aqui é bom lembrarmos que essa história que acabamos de ler acontece logo após Adão e Eva terem pecado e terem sido expulsos do Éden. Caim e Abel são os primeiros filhos de Adão e Eva, e a humanidade estava acabando de começar.

3.2 - Força do pecado - 2º geração - o que começou com desobediência logo vira assassinato

Mas apesar disso, o pecado já tinha entrado no mundo, e isso, como vimos aqui no texto, causou consequências terríveis. Mesmo com pouquíssimo tempo do pecado no mundo, ele já dominou Caim de uma forma terrível. O pecado não precisa de tempo pra amadurecer.
O que começou com uma desobediência logo cira assassinato.

4 - O nascimento

4.1 - Multiplicar - Adão e Eva obedecem ao mandato do Senhor - Gn 1.28

E logo aqui no início do texto vemos que Adão e Eva, apesar de terem desobedecido Deus na questão do fruto da Árvore do conhecimento do bem e do mal, eles obedecem aqui um outro mandamento que Deus tinha dado a eles, que está lá em Gn 1.28:
Gênesis 1.28 NVI
28 Deus os abençoou, e lhes disse: “Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra”.
Eles estavam sendo férteis e se multiplicando, seguindo aquilo que Deus tinha planejado para eles.

4.2 - Caim - possuir, obter

E o texto nos diz que, com o auxílio de Deus, Eva teve um homem, Caim.
E uma coisa para prestarmos atenção é o que significa o nome Caim: possuir, obter.
É um nome que diz muito de quem Caim foi. Alguém que queria ter, que queria ser.

4.3 - Eva pode ter achado que Caim era a semente que esmagaria a serpente - Gn 3.15

E Eva provavelmente achou que Caim podia ser aquela semente que viria da mulher e que esmagaria a cabeça da serpente. Essa promessa está lá em Gn 3.15, quando Deus mostra pra Adão e Eva as consequências do pecado deles.
Mesmo naquele momento difícil, Deus disse que a semente prometida viria para acabar com o pecado. Mas essa semente não era Caim. Essa semente na verdade é Cristo, aquele que realmente veio para vencer o pecado e a morte.
Mas Eva deve ter tido a esperança que logo ali, em Caim, eles teriam a redenção. Mas como já vimos aqui no texto, se ela realmente pensou isso, estava muito enganada...

4.4 - Abel - vapor, efêmero

E o texto segue nos mostrando que Eva logo teve outro filho, Abel. E assim como Caim, o nome de Abel também nos diz muito sobre ele.
Abel quer dizer, vapor, hálito, uma coisa efêmera, passageira. E pelo que já vimos aqui no texto, a vida de Abel realmente foi como um sopro, bem passageira. Infelizmente, o justo Abel teve uma vida bem curta.

5 - A vocação

E o texto segue nos dizendo que tanto Abel quanto Caim tinham suas profissões.

5.1 - Abel, o pastor

Abel era pastor de ovelhas.

5.2 - Caim, o agricultor

E Caim, diferente de Abel, era agricultor.

5.3 - Desde o começo vocações diferentes - buscar nossa vocação - não pode ser “ganhar dinheiro”

E aqui nós vemos que desde o começo as pessoas tem vocações diferentes. Já na segunda geração, temos profissões diferentes. E queria aproveitar e trazer para nós, pois hoje em dia existe, ao meu ver, uma grande crise quanto a vocação, quanto ao “o que vou ser quando crescer”.
Hoje em dia 90% das pessoas vão escolher a sua profissão por apenas uma coisa. E essa coisa não é se eu sou bom nela, se eu posso glorificar a Deus nessa profissão, se eu me identifico, se eu tenho os dons necessários pra realizar ela de uma forma correta e digna.
O único motivo que vejo hoje em dia é: Eu vou ganhar muito dinheiro com isso?
E isso, meus irmãos, não acho que seja uma motivação bíblica. Acho que temos que fazer um auto-exame, verificar os dons que Deus nos deu, as limitações que Ele nos deu, e assim, ver uma profissão que se encaixe nisso. Pois se eu estou em uma profissão em que posso exercer os dons que Deus me deu, com certeza vai ser muito mais fácil para eu glorificar a Deus na minha profissão. E essa, meus irmãos, é ao meu ver a única motivação justa para alguém escolher sua profissão: como eu posso glorificar mais a Deus?

5.4 - Chamados diferentes, mas relacionados com o mandato cultural - Gn 1.28

E se você lembrar do texto de Gn 1.28, você vai ver que aqui também Caim e Abel estão seguindo os planos de Deus. O texto diz
Gênesis 1.28 NVI
28 Deus os abençoou, e lhes disse: “Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra”.
Temos que lembrar que o homem é o principal da criação, e Deus o colocou para dominar sobre os animais e plantas, para cuidar e usufruir das coisas que Deus criou.

5.5 - Profissões já existiam desde o começo, ao contrário do que a ciência diz

E outra coisa que queria falar sobre isso é que no colégio nos ensinaram (ou estão ensinando, ou vão ensinar para nossos filhos) que as profissões, a agricultura e a pecuária só vão aparecer bem depois que a humanidade tinha aparecido.
E aqui no livro de Gênesis fica bem claro que não foi assim. Desde o começo Deus já criou o homem com intelecto, com seus dons, com capacidade para dominar sobre a terra.
E não é o foco aqui, mas pode ter certeza que tem coisas que a “ciência” vai tentar dizer que a Bíblia está errada. E como até já falei aqui quando preguei sobre Gn 1.1, a boa ciência vai concordar com a Bíblia. Mas infelizmente, o que temos visto nos últimos séculos é uma “ciência” que se esforça em destruir o que a Bíblia diz, e temos que ter muito cuidado com isso.
Na dúvida, fique com a Bíblia, sabendo que uma boa ciência, feita com os pressupostos corretos, vai concordar com o que está nas Sagradas Escrituras.

6 - As ofertas

Então o texto segue nos mostrando que os dois irmãos ofereceram uma oferta ao Senhor, cada um segundo sua vocação.

6.1 - Caim traz do fruto da terra, da sua vocação

Caim, por ser agricultor, trouxe sua oferta do fruto da terra.

6.2 - Abel também traz da sua vocação, mas traz o melhor

Abel, também segundo sua vocação, traz as partes gordas dos seus primeiros rebanhos para o Senhor.

6.3 - Não sabemos como ou se eles sabiam o jeito certo de adorar a Deus

E uma coisa que podemos notar, e que o livro de Gênesis não deixa mito claro, é como Caim e Abel sabiam como deveriam adorar a Deus.

6.4 - Deus fala com Caim, então Deus provavelmente tinha revelado a eles, ou Adão e Eva falaram

Nós vemos que Deus fala com Caim, então provavelmente Deus se revelava de alguma forma audível a Caim e Abel. Ou então Adão e Eva falaram para seus filgos.
Não sabemos exatamente, mas sabemos que de alguma forma eles sabiam que deveriam adorar ao Senhor com suas ofertas.

6.5 - Ato de ofertar vem antes da lei - APLICAR

E outra coisa que deve nos chamar a atenção é que o ato de ofertar vem antes da lei de Moisés. Porque muita gente vai lembrar de oferta e vai lembrar só das leis do dízimo que vemos Deus entregando a Moisés. Mas aqui vemos que dar algo do fruto do nosso trabalho pra Deus sempre existiu, desde o começo.

6.5.1 - Não damos por obrigação

E é como vemos aqui: não damos por obrigação, damos por amor. Damos por reconhecer que na verdade, nós não temos nada. Que tudo que temos na verdade é de Deus, e nada mais justo do que devolver uma parte para ele, e como vemos Abel fazer, as melhores partes.

6.6 - Deus aceitou Abel e não Caim

Porque aqui vemos que, apesar dos dois terem ofertado ao Senhor, Deus aceitou a oferta de Abel, mas não aceitou a oferta de Caim.

6.7 - A primogenitura não serve aqui, como no resto do livro de Gênesis (Esaú e Jacó; José e seus irmãos) e além (Davi, Salomão)

E uma coisa que vemos aqui é que, apesar de ser o filho mais velho, o primogênito, Caim não teve privilégios por isso. E isso é um tema que o livro de Gênesis vai trazer, basta ver Esaú e Jacó, José e seus irmãos. E até além de Gênesis, basta lembrar de Davi, que era o mais novo, de Salomão, que não era também o filho mais velho.
Só um detalhe pra prestar atenção quando você tiver lendo a Bíblia. :)

6.8 - Abel deu com fé - Hb 11.4

E por quê Deus aceitou a oferta de Abel? Um dos motivos é explicado lá em Hebreus 11.4:
Hebreus 11.4 NVI
4 Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício superior ao de Caim. Pela fé ele foi reconhecido como justo, quando Deus aprovou as suas ofertas. Embora esteja morto, por meio da fé ainda fala.
Vemos aqui que, diferente de Caim, Abel ofertou ao Senhor com fé. E isso é uma lembrança para nós, que tudo que for feito para o Senhor, deve ser feito com fé.
Devemos ofertar com fé, devemos ouvir a Palavra de Deus com fé, devemos orar com fé. Tudo para Deus deve ser feito com fé, pois sem fé, é impossível agradar a Deus (Hb 11.6).

6.8.1 - Deu o melhor, não por obrigação, mas por reconhecimento

E vemos que Abel também deu do seu melhor. Ele não apenas deu qualquer animal, mas ele deu as partes gordas, a gordura, que era o mais valioso. E não de qualquer animal, mas dos primeiros, que eram considerados os melhores.

6.9 - Caim deu de qualquer jeito

Já Caim não, deu de qualquer jeito. Deu sem fé. Não deu do melhor de sua colheita, ele apenas pegou algo e deu.

6.9 .1- Uma oferta dada de qualquer jeito não interessa a Deus, é abominação - Pv 21.27

E aqui, meus irmãos, temos algo muito importante. Uma oferta dada de qualquer jeito não interessa a Deus. Não é simplesmente porque eu estou dando que Deus vai receber.
Inclusive, Pv 21.27 fala o seguinte:
Provérbios 21.27 NVI
27 O sacrifício dos ímpios já por si é detestável; tanto mais quando oferecido com más intenções.

6.9 .2- Não é o objeto em si, mas a inclinação do coração - por quê estamos dando?

Não é o objeto em si que interessa, no fim das contas. O que interessa é o nosso coração.
Uma coisa que sempre devemos fazer quando vamos fazer algo pra Deus é a seguinte pergunta:
Por quê eu estou fazendo isso? Por quê estou dando isso, ofertando isso?
Nosso coração deve ter sempre a inclinação de glorificar a Deus. Se estamos fazendo com alguma outra motivação, temos que ter bastante cuidado.

6.9.3 - Não é quantidade, é fé - Mc 12.42 - viúva das moedinhas

Pra ilustrar melhor que não é a quantidade, mas a intenção que se dá, a fé com que se dá, basta lembrarmos da história da viúva que está lá em Mc 12, onde Jesus nos mostra que aquela viúva, dando apenas as duas únicas moedinhas que tinha, deu muito mais do que aqueles que davam quantidades muito maiores, mas davam daquilo que sobrava.

7 - A inveja

7.1 - Caim se enfurece

E então seguindo no texto, vemos que Caim se enfureceu por Abel ter tido sua oferta aceita, e ele não. Ele se enfurece tanto que seu rosto se transtorna.

7.2 - Inveja por Abel ter sido aceito e ele não

Caim sente inveja do seu irmão, sente ódio.

7.3 - Não cobiçarás - 10º mandamento - Ex 20.17

De certa forma, ele está cobiçando a posição do seu irmão. Ele queria ter sido aceito, mesmo não tendo dado a oferta com fé, mesmo não tendo dado as melhores coisas para Deus. Esse mandamento só existe por escrito lá na frente, em Êxodo 20.17, quando Deus diz que o povo não deve cobiçar. E não cobiçar não é apenas algo físico, o dinheiro, um bem, uma casa, mas cobiçar também a posição que uma pessoa tem, as amizades dela, etc.

8 - A exortação

8.1 - Deus exorta Caim

E então vemos Deus exortando Caim. Fazendo perguntas para que ele possa refletir no real motivo de sua raiva. Por que está furioso? Por que se transtornou seu rosto?
É como se Deus dissesse: será que você realmente tem algum motivo pra ficar assim?

8.1.2 - Missão da igreja hoje - exortar os pecadores - buscar que eles se arrependam através da ação do ES

E o que nós vemos Deus fazendo aqui, exortando um pecador, é uma das missões da igreja, de nós todos, hoje em dia.
Nós devemos, através da pregação do Evangelho, buscar que eles se arrependam de seus pecados, através da ação soberana do Espírito Santo. Devemos confrontar, com sabedoria e amor, os pecados dessas pessoas, para que elas possam refletir naquilo que estão fazendo, para que se arrependam dos seus pecado e mudem de direção.
Sabemos que a conversão vem unicamente do Espírito Santo, mas temos que fazer nossa parte em falar do Evangelho e alertar as pessoas dos pecados que elas estão cometendo.

8.2 - Faça o bem, o correto, que Deus cuidará de você

E Deus continua exortando Caim, falando que se ele fizer o correto, isso é, seguir a Deus, ele será aceito. Se seguirmos a Deus, Ele vai cuidar de nós.

8.3 - Se não fazemos o que Deus mandou, o pecado está a porta - o diabo ao redor - 1Pe 5.8

Mas se não fizermos o que Deus manda, o pecado vai estar a nossa porta. Como o apóstolo Pedro fala em sua primeira carta, o diabo está ao nosso redor, espreitando, esperando apenas uma brecha um vacilo, para nos dominar.

8.4 - Se não lutarmos, ele vai nos dominar - Rm 6.12

Se não lutarmos contra o pecado, ele vai nos dominar, da mesma forma que dominou Caim. É como Paulo fala em Rm 6.12
Romanos 6.12 NVI
12 Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos.

8.4.1 - Como lutar? Oração e meditação na Palavra, dependendo do ES - fazendo nossa parte

Temos que lutar contra o pecado, mas como vamos fazer isso?
E como sempre tenho falado aqui, não tem atalho. Pra nos livrarmos do pecado, temos que nos achegar mais e mais a Deus. E pra fazer isso, temos que meditar todos os dias na Sua Palavra, temos que gastar tempo em oração, temos que depender do Espírito Santo.
E também, dependendo do nosso pecado, fazer mais algumas coisas. Por exemplo, se meu pecado é pornografia e eu não consigo ficar só na frente do computador sem me sentir tentado, só use o computador quando estiver com alguma pessoa por perto. Tem um casal amigo meu, que quando estavam noivos, eles tomaram a decisão de não andar de carro sozinho, por exemplo, para não se sentirem tentados a ter relações antes do tempo.
Temos que depender sim de Deus, mas temos que humanamente fazer o possível para nos afastar do pecado que nos rodeia e tenta nos dominar.

9 - O assassinato

9.1 - Caim não responde a Deus

E então vemos que Caim não responde a pergunta de Deus.

9.2 - Caim premedita o crime - já estava em seu coração o assassinato

Ao invés disso, Caim premedita o crime que vai cometer. Seu coração está tão cheio de ódio que ele então chama seu irmão para o campo, como eles devem ter ido dezenas de outras vezes.

9.3 - Caim mata Abel

Só que dessa vez era diferente. Caim não queria uma ajudar no seu campo, não queria conversar com seu irmão, nada disso. Quando chegam no campo, Caim ataca e mata seu irmão.

9.4 - Caim era do maligno - 1Jo 3.12

E Caim faz isso, meus irmãos, porque ele não era de Deus, mas do maligno.
O apóstolo João fala na sua primeira carta 1Jo 3.12
1João 3.12 NVI
12 Não sejamos como Caim, que pertencia ao Maligno e matou seu irmão. E por que o matou? Porque suas obras eram más e as de seu irmão eram justas.

9.5 - Perseguições por servir a Deus- sempre teve, vai continuar até Cristo voltar

Amados, Abel morreu por ser justo, porque seguia a Deus. E da mesma forma que Abel foi perseguido, aqueles que seguem a Deus tem sido perseguidos durante toda a história. Enquanto Cristo não voltar para julgar a todos, vamos ser perseguidos. Como citei no início, muitos morreram, e muitos ainda vão morrer pela sua fé em Cristo. No mundo passareis por aflições, como disse nosso Senhor.
Mas temos sempre que lembrar que as portas do inferno não prevalecerão, a Igreja vai triunfar, porque ela depende de Cristo, e ele nos prometeu que a igreja triunfará.

9.6 - Cristãos não devem temer a morte

Mas pensar nisso também tem que nos trazer mais um pensamento: cristãos não devem temer a morte.
E é muito triste ver hoje em dia cristãos com medo da morte, feito se a morte fosse nos levar para um luga pior do que estamos aqui.
Muito pelo contrário, para os cristãos a morte é a verdadeira vida. É o momento que vamos estar com osso Senhor e Salvador até que ele volte e ressuscite sua igreja.
E esses irmãos que morreram martirizados, que morreram por perseguições, esses tem um lugar especial no céu. Ap 20.4
Apocalipse 20.4 NVI
4 Vi tronos em que se assentaram aqueles a quem havia sido dada autoridade para julgar. Vi as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus. Eles não tinham adorado a besta nem a sua imagem, e não tinham recebido a sua marca na testa nem nas mãos. Eles ressuscitaram e reinaram com Cristo durante mil anos.
Aqueles que morreram em Cristo, mesmo aqueles que tiveram mortes terríveis, estão com o Senhor e vão reinar para sempre com ele.
Mas se ainda não somos cristãos, se ainda não recebemos Jesus como Senhor e Salvador, devemos sim temer a morte. Pois ela nos levará diretamente ao inferno. E se estamos nessa situação, que clamemos a Jesus, que confessemos nossos pecados a Ele, que é fiel e justo para perdoar os nosso pecados e nos purificar de toda a injustiça.

10 - Conclusão

E caminhando para concluirmos, queria falar apenas mais algumas coisas.

10.1 - Estamos suscetíveis aos mesmos sentimentos de Caim, inveja, raiva

O primeiro, que é até bastante óbvio, é que ninguém está livre de sentir o que Caim sentiu. Inveja, ódio, raiva. Quantas e quantas vezes não deixamos esses sentimentos nos possuírem?
E muitas vezes, ainda que não cheguemos ao extremo que Caim chegou, quando deixamos esses sentimentos nos dominarem, o pecado nos dominar, quantas e quantas vezes não fazemos mal para aqueles que amamos?
Quantos gritos não demos em pessoas que não mereciam? Alguns até batem em suas esposas, esposas em seus maridos. Xingamentos, dor, muitas e muitas coisas que fazemos quando estamos dominados pelo pecado.

10.2 - Sem Cristo, só nos resta o pecado que nos torna assassinos

Sem Cristo, meus irmãos, só nos resta o pecado que nos torna como Caim.

10.2.1 - Precisamos de Cristo para não sermos como Caim

Por isso que precisamos desesperadamente de Cristo. Por isso que temos que todos os dia clamar ao nosso Senhor que nos purifique cada vez mais, que nos limpe de nossos pecados, que nos transforme em novas criaturas.
Por isso que precisamos ler a Palavra todos os dias, orar todos os dias, depender do Espírito Santo todos os dias de nossa vida.
Porque sem Cristo, nosso destino é o mesmo de Caim.

10.3 - Caim teve recursos, mulheres, fundou cidades, vida longa. Abel foi efêmero. Caim é lembrado como assassino. Abel como justo. Como vamos ser lembrados?

E pra terminar, queria deixar uma pergunta.
Na Bíblia, basta seguir o capítulo 4 de Gênesis, vamos ver que Caim viveu ainda muitos e muitos anos. Construiu cidades, teve filhos, mulheres, recursos. Mas apesar disso, Caim é lembrado não por essas coisas, mas por ser um assassino.
Por outro lado, Abel viveu poucos anos. Não teve família, não fundou cidades. Mas lembramos de Abel como um justo, como aquele que com fé teve suas ofertas aceitas por Deus. E por seu caminhar com Deus, foi assassinado.
E a pergunta que quero deixar é:
Como você quer ser lembrado? Como aquele que teve tudo que o mundo podia oferecer, mas não segui a Deus? Ou como aquele que sofreu muito aqui nessa terra, mas no fim teve tudo porque andou segundo os mandamentos de Deus?
Vamos orar.
Related Media
See more
Related Sermons
See more