A Queda
Sermon • Submitted
0 ratings
· 36 viewsOuvir a serpente nos trouxe morte; ouvir o Evangelho de Cristo nos traz a vida.
Notes
Transcript
Handout
1 - Introdução
1 - Introdução
Boa noite a todos, paz. A passagem que vamos ver nessa noite é uma das mais importantes de toda a Bíblia, está lá bem no começo, em Gênesis 3 do 1 ao 7. É a passagem que mostra a Queda, como o pecado entrou na humanidade. Esse texto foi até assunto da aula do SETEB, no domingo anterior.
E mesmo tendo visto ela no SETEB, quis trazer esse sermão para reforçar um pouco mais nosso entendimento sobre esse assunto tão importante, que impacta diretamente em nossas vidas até os dias de hoje.
Espero que o Espírito Santo use essa mensagem para nos ajudar a entendermos um pouco mais a nós mesmos, um pouco mais do mundo em que vivemos, porque as coisas são do jeito que são.
E principalmente, que esse texto possa nos mostrar a nossa urgência por Cristo, o quanto nós necessitamos do nosso Senhor e Salvador.
2 - Leitura
2 - Leitura
Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. E ela perguntou à mulher: “Foi isto mesmo que Deus disse: ‘Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim’?”
Respondeu a mulher à serpente: “Podemos comer do fruto das árvores do jardim, mas Deus disse: ‘Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão’ ”.
Disse a serpente à mulher: “Certamente não morrerão! Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês, como Deus, serão conhecedores do bem e do mal”.
Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também. Os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; então juntaram folhas de figueira para cobrir-se.
3 - Contexto
3 - Contexto
Antes de irmos diretamente para o texto, queria falar algumas coisas antes para nos contextualizarmos, para entender melhor o que estava acontecendo aqui nesse momento.
3.1 - Gênesis, Moisés, história mais antiga
3.1 - Gênesis, Moisés, história mais antiga
A primeira coisa que queria falar é relembrar rapidamente os irmãos sobre o Livro de Gênesis. Esse livro, junto com os outros 4 primeiros livros da Bíblia, foi escrito por Moisés, na época em que o povo de Deus tinha saído do Egito e estava nos 40 anos de peregrinação no deserto.
Moisés escreve esse livro para relembrar os israelitas de sua história, e principalmente, mostrar quem é o Deus que eles servem, e como esse Deus é soberano sobre toda a história.
O livro de Gênesis é o livro que fala da história mais antiga de todas, pois ele conta a história da humanidade desde a sua criação.
3.2 - Éden - jardim - paraíso - comunhão com Deus
3.2 - Éden - jardim - paraíso - comunhão com Deus
E esse momento que estamos vendo nessa noite acontece depois que Deus criou todas as coisas, inclusive o primeiro casal, Adão e Eva. E o local que isso acontece também é importante de lembrarmos.
Adão e Eva estavam no Jardim do Éden, um local praticamente perfeito. Existiam rios que banhavam o local, era cheio de plantas, árvores frutíferas, animais, locais para o cultivo. Como costumamos falar, Adão e Eva estavam realmente no paraíso.
E esse era um local onde eles tinham uma comunhão perfeita não só com a natureza e um com o outro, mas tinham também uma comunhão perfeita com o Criador. Deus andava no jardim, e conversava com o primeiro casal.
3.3 - Ordem de Deus para não comer o fruto, pacto de obras - Gn 2.15-17
3.3 - Ordem de Deus para não comer o fruto, pacto de obras - Gn 2.15-17
E Deus, nesse jardim, faz um pacto com Adão. Esse texto está lá em Gn 2.15-17, e diz o seguinte:
O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo. E o Senhor Deus ordenou ao homem: “Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá”.
Esse era um pacto em que cada parte tinha sua responsabilidade: Adão se comprometia a não comer da árvore do conhecimento do bem e do mal, ele se comprometia a obedecer a Deus, e Deus o deixaria como co-regente de sua criação, Adão tomaria conta de tudo e teria vida, pois poderia comer sempre que quisesse do fruto a árvore da vida que estava no meio do jardim (Gn 2.9).
3.4 - A serpente é Satanás - Ap 12.9
3.4 - A serpente é Satanás - Ap 12.9
Uma outra coisa que é importante sabermos é em relação a serpente. Porque o texto de Gênesis fala apenas que era uma serpente, mas será que ela era apenas um bicho normal?
E o texto de Apocalipse 12.9 nos esclarece melhor quem é na verdade a serpente:
O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada Diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançados à terra.
Não podemos dizer com certeza se Satanás tomou a forma da serpente, ou se mais provavelmente ele apenas possuiu o animal, mas com certeza quem estava ali não era uma simples serpente: era Satanás, o diabo, o inimigo de nossas almas.
3.5 - Satanás é mentiroso desde o princípio - Jo 8.44 - pai da mentira
3.5 - Satanás é mentiroso desde o princípio - Jo 8.44 - pai da mentira
E já que estamos falando de Satanás, um outro texto também é muito importante para entendermos melhor a passagem que lemos, está lá em João 8.44:
“Vocês pertencem ao pai de vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira.
Aqui vemos Jesus, em um de seus muitos debates com os fariseus e os escribas, falando que Satanás não só é conhecido por suas mentiras, como também ele é o próprio pai da mentira. Então sempre que vemos Satanás falando na Bíblia, temos que sempre lembrar disso: há 99.99% de chances de ele estar falando uma mentira.
4 - A primeira dúvida (v1)
4 - A primeira dúvida (v1)
Agora com essas informações, podemos ir para o texto que lemos.
4.1 - A astuta serpente faz uma pergunta a Eva
4.1 - A astuta serpente faz uma pergunta a Eva
Lemos no verso 1 que a serpente era o animal mais astuto. Mas é bom já percebermos que nem sempre a astúcia é uma coisa boa...
E vemos também que a serpente não aborda Adão, nem o primeiro casal. Satanás escolhe Eva, sozinha, e começa a conversar com Eva.
4.2 - Satanás coloca dúvida em Eva, falando algo que Deus não disse
4.2 - Satanás coloca dúvida em Eva, falando algo que Deus não disse
E a primeira pergunta que ela faz já mostra a intenção da conversa. Ela pergunta:
Foi isso mesmo que Deus disse, que vocês não podem comer de nenhum fruto das árvores do jardim?
E como vimos lá em Gênesis 2.15-17, Deus não tinha falado isso. Pelo contrário. Eles poderiam comer de todos os frutos, menos um, o da árvore do conhecimento do bem e do mal. Todos os outros frutos, incluindo o da árvore da vida, eram permitidos para eles comerem.
Mas o que a serpente queria fazer aqui? Ela queria começar a levantar dúvidas sobre o que Deus realmente tinha dito, queria plantar em Eva o começo de uma percepção errada sobre o que Deus realmente tinha falado.
5 - Reposta correta (v2)
5 - Reposta correta (v2)
E então o texto, no verso 2, começa mostrando a resposta de Eva.
5.1 - A primeira parte da resposta de Eva está correta, ela fala apenas o que Deus tinha dito
5.1 - A primeira parte da resposta de Eva está correta, ela fala apenas o que Deus tinha dito
E Eva começa muito bem na sua resposta, mostrando pra serpente que o que ela tinha perguntado era errado, não condizia com o que Deus realmente tinha dito.
O que Deus tinha dito era que eles podiam sim comer dos frutos das árvores do jardim. E até aqui estava tudo certo com a resposta dela.
6 - Resposta errada (meio certa não existe) (v3)
6 - Resposta errada (meio certa não existe) (v3)
Mas vemos no verso 6 a continuação da resposta dela, e aí temos um problema muito grande...
6.1 - Não comam do fruto da árvore - correto
6.1 - Não comam do fruto da árvore - correto
Eva continua então dizendo que eles não podem é comer do fruto da árvore que está no meio do jardim, isso é, a árvore do conhecimento do bem e do mal. E ok, Deus realmente tinha falado isso.
6.2 - Nem toquem nele - Deus não falou nada disso - plano de Satanás funcionando
6.2 - Nem toquem nele - Deus não falou nada disso - plano de Satanás funcionando
Mas ela continua dizendo o seguinte:
Não comam do fruto, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão.
E de onde será que Eva tirou esse “nem toquem nele”? Porque vimos aqui já o que Deus falou, e em momento nenhum tem nada parecido com isso. Ele disse para não comerem pois morreriam, mas nada sobre tocar ou não tocar no fruto.
E aqui vemos que o plano de Satanás estava fazendo efeito. Eva já não estava mais 100% centrada na palavra de Deus. Ela estava começando a acrescentar algo àquilo que Deus dissera, e isso é tão prejudicial quanto tirarmos algo da Palavra de Deus.
6.3 - Perigo de não usar a Palavra de Deus corretamente - nem tirar nem acrescentar
6.3 - Perigo de não usar a Palavra de Deus corretamente - nem tirar nem acrescentar
E aqui vemos um perigo que infelizmente acontece ainda nos dias de hoje: o de achar que podemos tanto tirar quanto acrescentar algo a Palavra de Deus.
Isso é uma prática tão antiga e comum que o próprio Deus já tinha alertado Moisés e os israelitas durante a saída do Egito. Em Dt 4.2 lemos o seguinte:
Nada acrescentem às palavras que eu lhes ordeno e delas nada retirem, mas obedeçam aos mandamentos do Senhor, o seu Deus, que eu lhes ordeno.
E o perigo de acrescentar algo se dá por que começamos a cobrar coisas que Deus não cobrou, começamos a dizer que certas coisas, que nem estão na Palavra de Deus, são mandamentos do Senhor. E quando fazemos isso, terminamos caindo em um legalismo, em que colocamos usos e costumes como sendo mandamentos de Deus.
E por outro lado, ao tirarmos coisas da Palavra de Deus, terminamos “afrouxando” aquilo que Deus disse. Começamos a fazer coisas que não convém a um cristão, começamos a cair num liberalismo, a relativizar tudo que está na Palavra de Deus, e isso também é um perigo gigante. E nem só um perigo, mas isso é realmente um pecado terrível.
6.4 - Precisamos estudar para não sermos enganados com má interpretação da Palavra
6.4 - Precisamos estudar para não sermos enganados com má interpretação da Palavra
E pra não sermos nem tentados a aumentar e diminuir algo da Palavra de Deus, e pra não sermos enganados quando alguém quiser acrescentar ou diminuir algo, não tem atalho, meus irmãos. Temos falado muito disso aqui, e vamos continuar falando:
Temos que ler a Bíblia, temos que estudar a Bíblia. Por mais que venhamos aos cultos, por mais que venhamos pra Escola Bíblica, isso ainda é pouco. Temos que todo dia (e isso tem que ser nossa prioridade todos os dias, a coisa mais importante que vamos fazer durante todo o dia) estudar a Palavra de Deus, ler a Palavra de Deus, ter nosso momento de oração, a sós com nosso Senhor, clamando para que o Espírito Santo vá usando tudo que temos lido e estudado para nos santificar, para nos trazer a consciência os erros, onde temos tirado da Palavra de Deus, e onde temos acrescentado a Palavra de Deus, para que possamos nos arrepender e mudar.
6.5 - Jesus no deserto - Satanás tentou usar de forma errada a Palavra, Jesus se defendeu com a Palavra apenas (Mt 4)
6.5 - Jesus no deserto - Satanás tentou usar de forma errada a Palavra, Jesus se defendeu com a Palavra apenas (Mt 4)
Só um exemplo rápido de como é importante uma boa interpretação da Bíblia está lá em Mateus 4, quando nosso Senhor Jesus, depois de ter sido batizado por João Batista, vai passar 40 dias no deserto, levado pelo Espírito Santo. E lá, ele é tentando por Satanás, da mesma forma que Eva foi. Satanás tenta Jesus usando passagens da Bíblia, só que usadas de uma maneira fora do seu contexto. Mas Jesus, diferente de Eva, ao responder responde com a Bíblia, mas ele não aumenta nem diminui o que está lá, ele apenas fala o texto dentro de seu contexto, e com isso, vence a tentação de Satanás.
7 - Deus estava mentindo para vocês (v4, 5)
7 - Deus estava mentindo para vocês (v4, 5)
E então nos versos 4 e 5 vemos a jogada final da serpente. Ela não apenas pergunta, como tinha feito. Mas agora ela afirma: Deus estava mentindo!
7.1 - Deus com certeza estava mentindo, vocês não vão morrer
7.1 - Deus com certeza estava mentindo, vocês não vão morrer
Ela começa dizendo que com certeza eles não irão morrer se comerem da fruta proibida. Isso é invenção! Vamos lá, pode comer, coma! Certamente não morrerão!
Tudo aquilo que Deus disse estava errado, o pacto que Ele fez com vocês era pura enganação!
7.2 - Na verdade, Deus está com medo que vocês sejam como Ele
7.2 - Na verdade, Deus está com medo que vocês sejam como Ele
Na verdade, Deus está é com medo que vocês comam e fiquem igual a Ele! Comam, e ao invés de morrer, na verdade vocês serão iguais a Deus! Vocês conhecerão o bem e o mal!
E aqui, meus irmãos, vemos Satanás sendo Satanás: mentindo, enganando, sendo homicida. Fazendo com que a morte venha sobre o primeiro casal, e consequentemente, sobre toda a humanidade.
7.3 - Satanás coloca dúvidas em nós quanto a bondade de Deus: orações não respondidas, coisas que acontecem conosco
7.3 - Satanás coloca dúvidas em nós quanto a bondade de Deus: orações não respondidas, coisas que acontecem conosco
E meus irmãos, isso é exatamente o que Satanás continua fazendo até hoje. Ele levanta dúvidas em nossas vidas, na vida daqueles que estão caminhando com o Senhor. Ele coloca sempre essa dúvida: será que Deus disse isso mesmo? E será que Deus tem as motivações corretas?
Será que quando acontece um problema grande na sua vida Deus está sendo bom? Será que Ele te ama mesmo? Será que essa doença aí não é que Deus na verdade não é bom, pelo contrário, ele é mau?
Será que ainda vale a pena eu ficar orando, mesmo quando minhas orações não são respondidas? Será que Deus é realmente esse Deus bondoso que sua Palavra afirma?
7.4 - As vezes queremos ver satanás apenas no sobrenatural. Mas ele age na maioria das vezes de forma mais sutil
7.4 - As vezes queremos ver satanás apenas no sobrenatural. Mas ele age na maioria das vezes de forma mais sutil
E meus irmãos, muitas vezes achamos que Satanás só age através do sobrenatural, das coisas espirituais. Mas na grande maioria das vezes, ele vai usar de artifícios muito mais sutis. Ele vai fazer feito fez com Eva. Vai chegar em uma aparência inocente, vai usar alguma pessoa, alguma situação, pra trazer essas dúvidas pra você, trazer esses questionamentos.
7.5 - Satanás vem como amigo, dando “bons conselhos”
7.5 - Satanás vem como amigo, dando “bons conselhos”
Muitas vezes ele vai chegar como um amigo, como ele estava aparentando aqui. Dando bons conselhos, querendo mostrar pra você que ele se preocupa com você.
Na verdade, ele vai dizer, Deus não se preocupa contigo. Ou mais comum nos nossos dias: Deus nem existe! Pra que você vai se preocupar com essas coisas de crente?
Vamos lá, faça o que quiser, esqueça Deus, tudo isso não passa de história pra criancinhas!
Que possamos estar sempre alertas meus irmãos, porque esse tipo de cilada tem sido muito comum hoje em dia. Por isso que temos que estar firmes, confiando em Cristo para nos sustentar. Buscando intimidade com o Senhor através da leitura de sua Palavra e da oração, através da comunhão com os irmãos, com os conselhos de pessoas mais sábias que nós.
8 - Desejo de Eva (v6a)
8 - Desejo de Eva (v6a)
E então no começo do verso 6, vemos Eva olhando agora para aquela árvore com outros olhos, com outras intenções. Provavelmente, ela nunca tinha tido nenhum sentimento em especial com aquela árvore, com o fruto dela, mas agora, depois das dúvidas que Satanás colocou nela, ela olha diferente.
8.1 - A árvore era agradável ao paladar
8.1 - A árvore era agradável ao paladar
O texto vai dizendo que agora aquela árvore era agradável ao paladar, parecia saborosa.
8.2 - Quanto temos deixado nossos sentidos nos levarem?
8.2 - Quanto temos deixado nossos sentidos nos levarem?
E quantas vezes temos agido como Eva, deixando nossos sentidos nos levarem? Quanto temos sido guiados não pelo que Deus ensina, mas pelo que desejamos, pelo que o mundo diz para desejarmos?
8.3 - Era atraente aos olhos
8.3 - Era atraente aos olhos
A árvore era também agora atraente aos olhos. Eva estava cobiçando aquela árvore, aquele fruto. Tudo parecia mais bonito, mais desejável. Quanto mais ela olhava, mais atráida ficava.
8.4 - O quanto temos deixado nos levar por aquilo que vemos?
8.4 - O quanto temos deixado nos levar por aquilo que vemos?
E o quanto temos nos deixado levar por aquilo que vemos? O quanto temos nos deixado levar pelos desejos que nossos olhos trazem? Ouvimos a voz da serpente, que diz que temos que ter isso, que temos que te aquilo. Um carro novo, um celular novo, uma mulher nova, um marido novo. O mundo diz que pra sermos felizes, não basta aquilo que temos, aquilo que Deus, na Sua infinita sabedoria, nos deu.
Então corremos como loucos para trabalhar, pra juntar dinheiro, para comprar as coisas que o mundo diz que precisamos. E aí, nessa caminhada, deixamos Deus de lado, Sua Palavra, nossa família, nossa igreja. Temos que nos matar de trabalhar pra termos tudo. Temos que trocar de mulher como trocamos de roupa. O mundo diz que devemos olhar as coisas dos outros e cobiçar, e querer ter também.
Quando o que Deus nos diz é: Não cobiçarás, o 10º mandamento (Ex 20.17).
8.5 - Desejável para ter discernimento
8.5 - Desejável para ter discernimento
E o mais importante. Aquele fruto era desejável para dele se obter discernimento.
Aquilo que Deus dizia não era mais a regra. Eva queria aquele fruto para ela própria decidir o que era certo e o que era errado. Não queria que suas escolhas dependessem mais de Deus, mas dela mesma. Ela queria a liberdade, ela queria, como a serpente disse, ser igual a Deus, ela que diria agora o que era certo e errado, não aquilo que Deus falou.
8.6 - O quanto temos buscado conhecimento naquilo que não vem de Deus?
8.6 - O quanto temos buscado conhecimento naquilo que não vem de Deus?
E nós, meus irmãos? Será que não estamos querendo também ser donos da nossa própria vida? Será que assim como Eva não temos deixado Deus de lado de nossas decisões?
Será que não temos buscado nossas respostas lá fora, no que o mundo, que jaz no maligno, nos oferece? Será que não temos caído no mesmo pecado de Eva? Será que não estamos sendo enganados pela serpente?
8.7 - Eva come do fruto
8.7 - Eva come do fruto
Então Eva vai, pega o fruto, e come.
8.8 - Desobediência a Deus
8.8 - Desobediência a Deus
E aqui meus irmãos, ela não só em sua mente, em seus desejos desobedeceu a Deus, o que já seria pecado, mas ela consuma o ato. Ela transgride o pacto. Ela desobedece a Deus.
9 - Adão (v6b)
9 - Adão (v6b)
9.1 - Adão se junta a Eva e come do fruto
9.1 - Adão se junta a Eva e come do fruto
E então, aparece Adão. E o texto nos diz que Eva comeu do fruto, deu a seu marido, e ele também comeu.
9.2 - Não sabemos se Adão estava lá desde o começo, provavelmente não (1Tm 2.13-14)
9.2 - Não sabemos se Adão estava lá desde o começo, provavelmente não (1Tm 2.13-14)
Não sabemos se Adão estava presente desde o começo, a Bíblia não nos explica exatamente isso, mas muito provavelmente Adão tinha chegado ali depois. E podemos dizer isso com base no texto que está em 1Tm 2.13-14, que diz o seguinte:
Porque primeiro foi formado Adão, e depois Eva. E Adão não foi enganado, mas sim a mulher que, tendo sido enganada, tornou-se transgressora.
Vemos Paulo dizendo aqui que Adão não foi enganado, apenas Eva. Então muito provavelmente Adão não estava lá na hora que a serpente falou com Eva.
9.3 - Se deixou levar por Eva e por ele mesmo
9.3 - Se deixou levar por Eva e por ele mesmo
Mas Adão pecou de outras formas. Ele primeiro deixou ser levado por sua esposa, por Eva. E segundo, ele foi levado a pecar por si próprio.
Ele poderia, e deveria, no momento que viu o que Eva tinha feito, ter a repreendido, ter lembrado ela do que Deus tinha dito. Deveria ter também assumido a culpa, e pedido perdão a Deus por não ter sido vigilante com sua esposa.
Ele deveria ter mostrado a Eva a loucura que ela tinha cometido ao se rebelar contra a vontade de Deus.
9.4 - Deixou seu relacionamento com a esposa tomar a frente do relacionamento com Deus
9.4 - Deixou seu relacionamento com a esposa tomar a frente do relacionamento com Deus
Mas ele deixou seu relacionamento com Eva ir além do seu relacionamento com Deus. Não temos como ter certeza da motivação específica de Adão, o texto não nos diz, mas com certeza ele preferiu, através de seus atos, agradar sua esposa ao invés de obedecer ao seu Criador.
9.5 - Devemos amar a Deus em primeiro lugar (Mt 22.37-39) - o segundo é semelhante, não igual!
9.5 - Devemos amar a Deus em primeiro lugar (Mt 22.37-39) - o segundo é semelhante, não igual!
E isso que Adão fez nós também fazemos em nossos dias. Quando ao invés de fazer o que a Bíblia diz eu tomo decisões para agradar minha esposa, ou para agradar os meus filhos, eu caio no mesmo erro que Adão caiu, cometo o mesmo pecado.
Muitas vezes dizemos: Ah, mas Deus sabe a motivação do meu coração, Ele sabe que estou fazendo isso aqui por ela, mesmo sabendo que é errado pela Palavra dele.
Nada pode estar no lugar do meu amor por Deus. Temos sempre que lembrar do que Jesus disse, quando foi perguntado quais eram os maiores mandamentos da lei (Mt 22.37-39):
Respondeu Jesus: “ ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’.
Primeiro temos que amar a Deus. E o segundo mandamento é “semelhante”, não igual, não com o mesmo peso. Se amo mais meu irmão, meu pastor, minha esposa, meu filho, seja lá quem for, se amo mais do que a Deus, estou pecando da mesma forma que Adão pecou a amar mais Eva do que a Deus.
Podem perceber, meus irmãos, continuamos cometendo os mesmos pecados, desde o Éden.
10 - Consequências (v7)
10 - Consequências (v7)
E então no verso 7 começamos a ver as consequências da transgressão.
10.1 - Os olhos se abrem, mas para o pecado
10.1 - Os olhos se abrem, mas para o pecado
Os olhos deles se abriram, mas não para ver as coisas boas de Deus, mas se abriram para o pecado, para a vergonha, para a transgressão.
10.2 - Eles antes, em comunhão com Deus, estavam nus mas não tinha problema nenhum nisso (Gn 2.25)
10.2 - Eles antes, em comunhão com Deus, estavam nus mas não tinha problema nenhum nisso (Gn 2.25)
Antes, em comunhão com Deus, o texto de Gênesis 2.25 nos diz que eles estavam nus, mas não tinham problema nenhum com isso, eles não tinha vergonha. Mas agora não.
Com o pecado, entrou no mundo a vergonha. Eles agora achavam que estava algo errado, e juntam folhas para se cobrir, querendo de alguma forma acabar com aquela vergonha que estavam sentindo.
10.3 - Ruptura com Deus
10.3 - Ruptura com Deus
Eles perdem a sua comunhão com Deus. Não vamos ver hoje, mas o resto do capítulo 3 nos mostra que eles foram expulsos do Éden, expulsos do paraíso. Deus, que antes caminhava com eles, agora se afasta deles. A comunhão perfeita, que só pode existir sem o pecado, estava completamente rompida.
O homem não podia mais desfrutar da comunhão com seu Criador.
10.4 - Morte entrou no mundo por causa de Adão - Rm 5.12
10.4 - Morte entrou no mundo por causa de Adão - Rm 5.12
E além disso tudo, a morte entrou no mundo. Agora o homem, expulso do paraíso, não poderia mais comer do fruto da árvore da vida. Agora a morte entrou no mundo, como diz Paulo na sua carta aos Romanos 5.12:
Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram;
11 - O que fazer agora?
11 - O que fazer agora?
Então, meus irmãos, temos um problema. O que fazer agora que o pecado entrou no mundo? Como podemos fazer algo para mudar isso?
11.1 - Adão e Eva, ao ouvirem Satanás, trouxeram condenação para toda a humanidade
11.1 - Adão e Eva, ao ouvirem Satanás, trouxeram condenação para toda a humanidade
Adão e Eva, ao ouvirem a voz da serpente ao invés da voz do Criador, trouxeram juízo e condenação não apenas sobre eles, mas sobre toda a sua descendência, isso é, sobre toda a humanidade. Desde aquela época, até hoje.
11.2 - Eles quebraram o pacto, não podiam fazer mais nada
11.2 - Eles quebraram o pacto, não podiam fazer mais nada
Deus tinha feito um pacto com eles, mas eles tinham quebrado o pacto. Só restava a eles agora a punição, a justa punição, por não ter feito sua parte no pacto, na aliança.
11.3 - É a mesma situação que nos encontramos, se não conhecemos a Cristo
11.3 - É a mesma situação que nos encontramos, se não conhecemos a Cristo
E essa mesma situação é a que toda a humanidade se encontra. O pacto foi quebrado, e com isso, pelos nossos pecados, somos justamente condenado por Deus.
11.4 - Deus promete salvação (Gn 3.15)
11.4 - Deus promete salvação (Gn 3.15)
Mas Deus, meus irmãos, é maravilhoso. Ele poderia de forma justa ter acabado tudo ali, trazendo a morte de uma vez. Temos que lembrar que a morte que Deus trouxe como punição não era apenas a morte física, mas também a morte espiritual.
Mas já ali, no meio da punição de Adão e Eva, Deus fez uma promessa. Está lá em Gênesis 3.15:
Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendentedela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar”.
11.5 - A semente veio - Cristo Jesus
11.5 - A semente veio - Cristo Jesus
Deus prometeu que a semente vinda da mulher, ou seja, um descendente daquele casal, ia ferir a cabeça da serpente.
E aqui meus irmãos, temos a primeira menção a Cristo na Bíblia. Cristo seria esse descendente da mulher, essa semente prometida, que iria vir para restaurar tudo aquilo que Adão tinha causado.
E essa semente já veio, meus irmãos, e já começou essa restauração.
11.6 - Por isso que precisamos de Cristo
11.6 - Por isso que precisamos de Cristo
Cristo, em sua morte e ressurreição, feriu Satanás, venceu o diabo e a morte. E quando Ele voltar em sua segunda vinda, como Ele nos prometeu, Ele vai terminar a punição de Satanás, jogando a serpente no lago de fogo, e vai restaurar todas as coisas, incluindo aqueles que o receberam como Senhor e Salvador de suas vidas.
E meus irmãos, é por isso que precisamos desesperadamente de Jesus. Porque sem Cristo, sem a justiça que vem de Cristo, só nos resta Adão. Se não estamos unidos com Cristo, estamos unidos a Adão.
E estar unido a Adão só vai trazer uma coisa: punição, a justa punição pelos nossos pecados. Como Paulo falou, por meio de Adão a morte, o salário do pecado, entrou no mundo.
Mas Paulo também nos fala na mesma carta aos Romanos outra coisa (Rm 5.17,21 ) :
Se pela transgressão de um só a morte reinou por meio dele, muito mais aqueles que recebem de Deus a imensa provisão da graça e a dádiva da justiça reinarão em vida por meio de um único homem, Jesus Cristo.
a fim de que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reine pela justiça para conceder vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.
Sem Cristo, meus irmãos, só nos resta Adão.
Por isso se tem aqui hoje que ainda não reconheceu Jesus Cristo como Senhor e Salvador de sua vida, não perca mais tempo. Ore, clame, para que o Espírito Santo de Deus possa habitar em você, para que você possa se arrepender dos seus pecador e reconhecer que vida existe somente debaixo do senhoria de Jesus Cristo.
12 - Conclusão
12 - Conclusão
Já caminhando pro fim, meus irmãos, queria apenas deixar algumas pequenas reflexões:
12.1 - Nem no Éden a humanidade estava livre de tentações, imagine agora
12.1 - Nem no Éden a humanidade estava livre de tentações, imagine agora
A primeira, que vimos claramente aqui, é que nem no Éden, nem no paraíso, a humanidade estava livre de tentações. Então estejamos alertas, vigilantes, firmados na Palavra do Senhor, orando sem cessar, clamando para que Deus não nos deixe cair em tentação, e que nosso Pai possa nos livrar de todo o mal.
Esteja sempre atento e vigilante, pois Satanás é como um leão ao nosso redor, esperando apenas uma brecha para poder nos devorar (1Pe 5.8).
12.2 - Adão devia dominar sobre os animais, mas se sujeitou a serpente (Gn 1.28)
12.2 - Adão devia dominar sobre os animais, mas se sujeitou a serpente (Gn 1.28)
Segundo, vemos em Gênesis 1.28 que Deus falou o seguinte para Adão:
Deus os abençoou, e lhes disse: “Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra”.
Deus mandou que Adão e Eva dominassem sobre a criação. Mas o que vimos aqui foi eles, ao invés de dominar, serem dominados pela serpente, que fazia parte da criação que Deus tinha ordenado que eles dominassem.
12.3 - Esse é o problema que temos quando não seguimos a ordem dada por Deus
12.3 - Esse é o problema que temos quando não seguimos a ordem dada por Deus
E esse é um dos problemas que temos quando não seguimos a ordem dada por Deus.
12.4 - Mundo pode falar que mulheres são independentes, mas a Palavra fala outra coisa
12.4 - Mundo pode falar que mulheres são independentes, mas a Palavra fala outra coisa
Por exemplo, o mundo hoje fala que as mulheres não devem mais se sujeitar aos seus maridos, que os filhos não precisam respeitar mais os pais. É até feio falar essas coisas hoje, as pessoas ficam constrangidas em ouvir coisas desse tipo.
Mas Deus deu hierarquias, deu funções diferentes para cada um: homem, mulher, filhos. Não é que um seja melhor que o outro, mas é que cada um foi criado para uma função diferente.
Então filhos, sujeitem-se aos seus pais.
Mulheres, sujeitem-se aos seus maridos.
Maridos, amem suas esposas como Cristo amou sua Igreja.
12.5 - O que perdemos no Éden (felicidade, comunhão com Deus, vida) só recuperamos em Cristo
12.5 - O que perdemos no Éden (felicidade, comunhão com Deus, vida) só recuperamos em Cristo
Terceiro, vimos aqui que o homem perdeu muitas coisas após a queda: comunhão com Deus, felicidade, a própria vida, a inocência, o amor e respeito pelo outro, etc.
E o mundo pode até tentar dizer que você pode, por você mesmo, restaurar essas coisas. Vão dizer que você consegue, que você é bom, que você precisa apenas querer que você consegue. Qualquer um que já leu um livro de auto ajuda já deve ter se encontrado com algo desse tipo.
Mas meus irmãos, não se enganem. Você, por suas próprias forças, só vai conseguir o que Adão conseguiu.
Só existe uma maneira de recuperarmos isso: dependendo de Cristo Jesus, pois foi Ele que pagou o preço pelos nossos pecados, pelo nosso afastamento de Deus.
E pagou com sua vida, numa cruz. Morreu para que nós pudéssemos ter vida, e vida em abundância.
12.6 - Pela palavra da serpente veio a morte; pela proclamação do Evangelho vem vida (Rm 10.17)
12.6 - Pela palavra da serpente veio a morte; pela proclamação do Evangelho vem vida (Rm 10.17)
E pra finalizar, quero lembrar só de mais uma coisa que vimos nessa noite.
Pelas palavras da serpente, veio a morte, veio a dúvida, veio o nosso rompimento com o Criador.
Mas pela nossa voz, ao proclamarmos o Evangelho de Cristo, essa mensagem que vimos nessa noite, que todos estão mortos em seus pecados, e precisam desesperadamente de alguém que pague o preço pelos seus pecados, que os redima, que os compre de volta dessa vida afastada de Deus.
Paulo fala algo muito importante em Romanos 10.13-17, e é com as palavras do apóstolo que quero terminar essa mensagem:
porque “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”.
Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: “Como são belos os pés dos que anunciam boas novas!”
No entanto, nem todos os israelitas aceitaram as boas novas. Pois Isaías diz: “Senhor, quem creu em nossa mensagem?”Conseqüentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.
Que possamos ser fiéis em tudo aquilo que fomos chamados, inclusive na pregação do Evangelho para aqueles que ainda estão ligados em morte a Adão, para que eles possam, pela graça de Deus, serem ligados em vida a Cristo Jesus.
Vamos orar.