O Peregrino - Capítulo 1
INTRODUÇÃO
Introdução
1. A NECESSIDADE DE MEDIÇÃO PARA O AUTO-CONHECIMENTO
Alguns exemplos bíblicos:
1 Há no coração do ímpio
a voz da transgressão;
não há temor de Deus
diante de seus olhos.
2 Porque a transgressão o lisonjeia a seus olhos
e lhe diz que a sua iniquidade não há de ser descoberta, nem detestada.
Dois exemplos históricos:
2. O VERDADEIRO ESTADO DO HOMEM
Ao todo, há dez lugares nos quais o “endurecimento” do Faraó e atribuído a Deus (4.21; 7.3; 9.12; 10.1, 20, 27; 11.10; 14.4, 8, 17). Mas é preciso declarar com igual firmeza que o Faraó endureceu pessoalmente o seu coração noutras dez passagens (7.13, 14, 22; 8.15, 19, 32; 9.7, 34, 35; 13.15). Por conseguinte, o endurecimento tanto foi ato do faraó como de Deus. Ainda mais significativo é o fato que unicamente o Faraó foi o agente do endurecimento no primeiro sinal e em todas as cinco primeiras pragas. Somente a partir da sexta praga foi que Deus tomou a iniciativa e endureceu o coração do Faraó (9.12), como tinha avisado Moisés em Midiã que faria [4.21].
A palavra impuro(a) aparece mais de cem vezes em Levítico 11–15. É uma boa descrição da condição das pessoas; elas eram moralmente impuras por deixarem de obedecer às ordens de Deus.
João 6.44a, 63–65
17Isto, portanto, digo e no Senhor testifico: não vivam mais como os gentios, que vivem na vaidade dos seus próprios pensamentos, 18tendo o seu entendimento obscurecido, separados da vida que Deus concede, por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração. 19Tendo-se tornado insensíveis, eles se entregaram à libertinagem para, de forma desenfreada, cometer todo tipo de impureza.
3. A REALIDADE DO JUÍZO
4. A SOBERANIA DE DEUS NA SALVAÇÃO
13Porque: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.”
14Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? 15E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: “Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!”
28Além das coisas exteriores, ainda pesa sobre mim diariamente a preocupação com todas as igrejas
30Correndo para lá, Filipe ouviu que o homem estava lendo o profeta Isaías. Então perguntou:
— O senhor entende o que está lendo?
31Ele respondeu:
— Como poderei entender, se ninguém me explicar?