o Evangelho de Lucas
INTRODUÇÃO
Um Evangelho para crianças
Nos tempos antigos, as crianças eram muito pouco valorizadas. Os gregos e os romanos controlavam o tamanho da família abandonando os filhos. De todos os evangelistas, Lucas é o que dá mais atenção às crianças
Um Evangelho para o crítico
A franqueza de Lucas atrai o cético e o crítico. A imagem que apresenta de Jesus se destaca contra um sombrio contexto de religião decadente e superficial. Ele mostra como nossa fé tem de influenciar a maneira como lidamos com o dinheiro e as posses. Somos todos, como os personagens de muitas parábolas, administradores e servos que tomam conta da propriedade de nosso Senhor
PRIMEIRO PONTO DO SERMÃO
SEGUNDO PONTO DO SERMÃO
TERCEIRO PONTO DO SERMÃO
Verso-chave
Depois de observarmos o conteúdo e o propósito de Lucas ter escrito o seu relato, é possível percebermos que Lucas 16.16 é um verso importante no propósito do autor, que desejava nos dar uma visão geral da história da salvação: A Lei e os Profetas vigoraram até João; desde esse tempo, vem sendo anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem se esforça por entrar nele.
Nesse verso, conforme Storniolo (2004, p. 8–9), Lucas mostra a intervenção de Deus para salvar a humanidade em três grandes etapas: o tempo do Antigo Testamento; o tempo de Jesus ou o tempo do reino; e o tempo da igreja. Entretanto, fica claro que o resumo de toda a mensagem que ele quis transmitir sobre Jesus e o próprio Evangelho se encontra em Lucas 19.10, quando apresenta Jesus como aquele que fez a diferença nessa história da salvação: Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido. Esse é, pois, o verso-chave do Evangelho de Lucas.
RELEVÂNCIA PARA HOJE – LUCAS
Paixão pelo crescimento
Jesus foi um homem equilibrado que cresceu “em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens” (2.52) — ou seja, cresceu intelectual, espiritual e socialmente. Deus quer que também cresçamos em cada uma dessas dimensões e que não sejamos desequilibrados como os fariseus eram.
Paixão pelo Espírito
Se Jesus precisou do Espírito de Deus para viver e ministrar, quanto mais nós precisamos dEle. Jesus disse que Deus é um Pai bom que concede o Espírito a quem lhe pede (11.13) para ajudá-lo em sua necessidade (12.11,12). É perigoso blasfemar contra o Espírito — resistir à obra dEle (12.10).
Paixão pela oração
A oração tinha um lugar central na vida de Jesus, em especial em momentos decisivos (3.21; 5.16; 6.12; 9.28,29; 11.1; 22.39–46). Ele ensinou seus discípulos a orar (11.1–4) e ressaltou a importância de nunca desistir da oração (11.5–13; 18.1–5). Precisamos dessa mesma paixão hoje, sabendo que não podemos fazer nada sem a ajuda do Pai.
Paixão pelo perdido
Enquanto os fariseus gostavam de passar tempo com os que já haviam sido encontrados, Jesus “veio buscar e salvar o que se havia perdido” (19.10), pois achar o perdido traz grande alegria, conforme nos lembram as parábolas da ovelha perdida, do filho perdido e da moeda perdida (15.1–32). Jesus não nos chama a passar todo o nosso tempo com os que já foram encontrados, mas a ir e achar o “perdido”, da mesma maneira que mandou seus discípulos fazerem (9.1–6; 10.1,2).
Paixão pelo não amado
Jesus modelou a importância de amar o não amado, alcançando de forma deliberada aqueles que os fariseus evitavam — os pecadores, os publicanos e as prostitutas — e diz para seus seguidores fazerem a mesma coisa (14.12–14). O amor de Deus é para todos, da mesma maneira que o nosso também deve ser. Se só passamos tempo com pessoas “agradáveis”, não estamos sendo verdadeiros com o chamado de Jesus.
Paixão por aprender
Lucas escreveu seu Evangelho para que Teófilo e outros “[conheçam] a certeza das coisas de que já [estão informados]” (1.4). Não basta apenas crer em Jesus; precisamos ter fundação firme de sua verdade em nossa vida, deixando que nos questione e nos transforme (6.46–49). Lucas chama a atenção, em particular, para áreas dos rituais religiosos (5.33–6.5; 11.37–53) e de dinheiro (12.13–34; 16.19–31; 18.18–30), ambas importantes para os fariseus, como áreas de importante transformação para os seguidores de Jesus.