A Igreja que segue o modelo bíblico
A Igreja que eu quero Ser • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 6 viewsNotes
Transcript
A igreja que eu quero ser!
A igreja que eu quero ser!
É a igreja que se espelha no início, nos padrões bíblicos. É a Igreja que vive a verdadeira:
É a igreja que se espelha no início, nos padrões bíblicos. É a Igreja que vive a verdadeira:
Primeiro Ponto
Primeiro Ponto
E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.
Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos.
Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum.
Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade.
Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração,
louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.
At
Exórdio:
Exórdio:
Todos nós já ouvimos a expressão Filho de peixe, peixinho é. É o mesmo que dizer que os filhos são cópais dos pais, se espelham nos pais, e por isso se parecem com o pai.
Assim somo nós como pessoas, assim somos nós como Igreja.
A bíblia nos oferece um panorama de como foi a igreja em seus primórdios, imediatamente a descida do espírito Santo e as sequentes conversões que se iniciaram a partir desse fato que transbormou a vida da Igreja d euma vez por todas.
A partir daí a igreja não caminharia mais sozinha. Cada crente passa a ser morada do Espírito Santo de Deus, e a Igreja que era de certa forma distante de alguns, ritualistica e muitas vezes até inacessíveis passa a ser cada crente que ia recebendo o espírito do Senhor, que a capacitaria com Dons e talentos para que a Igreja do Senhor fosse edificada.
veremos que duas coisas destacam esse momento:
1- A Adoração da Igreja Modelo. V42-43
1- A Adoração da Igreja Modelo. V42-43
É interessante que quando alguém se converte muitas vezes nossa vontade é de fazer várias advertências, agora você é crente, não pode fazer isso, não pode fazer aquilo. Sim, é papel da igreja ensinar, e é isso que temos nestes versos. Mas não foram as palavras dos apostolos de advertência quanto ao que se pode ou não fazer, mas o ensino da doutrina dos apóstolos, a Doutrina de Jesus, o próprio Jesus delegou aos apóstolos essa missão em .
Ensino - Continuamente, perseverantes. Era o fervor do primeiro amor, eram obtidos através do ensino público e do culto ao Senhor. Temos que manter essa chama acesa, o Pastor Gláucio disse isso enfáticamente, como nos esquecemos de estudar a palavra do Senhor, muitas vezes achamos que já sabemos o suficiente, e por isso tomamos atitudes erradas. Devemos nos debruçar na palavra. Não há preenchimento do Espírito Santo sem a palavra.
E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito,
falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais,
Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.
Comunhão. Sua união era demonstrada, em Jesus passarama ser um só corpo, uma só família, juntos adoravam ao Senhor. É a Igreja se formando. Não havia separações , permaneciam juntos aos pés do Senhor, em adoração.
Partir do Pão - Vemos que essa expressão junto com as demais levam-nos a crer que era a Ceia so Senhor, e eles a valorizavam e celebravam em memória do Salvador. Ensino, Comunhão, Partir do Pão e Oraçoes, são elementos que compõe nosso culto público até hoje.
Oração - Nas orações, os 4 elementos estão ligados a palavra perserveravam, o que quer dizer que faziam repetidamente, insistentemente.
Vemos que pela atuação do Espírito Santo as ações aconteciam com vivacidade, o entusiamo emocional se vai rapidamente, mas o agir do espírito santo é permanente.
Devemos nos policiar, clamar a Deus para nos ajudar a mantermos como a igreja de Atos.
2- A Comunhão da Igreja Modelo. V44-47
2- A Comunhão da Igreja Modelo. V44-47
V44. Todos os que Creram estavam juntos - Os Crentes.
A Fé em Jesus era o principal requisito para se pertencer a Igreja.
V45. Durante a peregrinação no deserto não havia ricos nem pobres, Deus os sustentava e todos eram iguais. Com o passar do tempo as coisas mudaram, e passou a haver as desigualdades, mas o Sr Jesus orienta o jovem rico a vender suas propiedades e dar seu dinheiro aos pobres, , mostrando que nada poderia ser mais valioso que o reino dos céus.
Aqui vemos a igreja agindo para que não houvesse necessitado dentre ela, não por obrigação, mas pela ação do Espírito que agora guiava todo crente.
v46. Diariamente perseveravam no templo, já falamos acima. Mas não estavam juntos somente no templo, em suas casas também. Tomavam suas refeições de casa em casa e com alegria e singeleza de coração. O prato principal não era o cardápio, mas a comunhão. Estavam juntos pelo que os unia, uma só fé, um só espírito. Faziam tudo com alegria, o que não quer dizer que não enfrentavam dificuldades. Mas a presença do Senhor e a Comunhão dos santos os enchiam de alegria.
v47. Concluindo eles faziam tudo acima Louvando a Deus - atitude do homem em relação a Deus.
Contando com a simpatia de todo o povo - atitude do homem em relação ao homem.
A vida de louvor a Deus era vista e elogiada pelo povo.
Enquanto isso o Senhor (Jesus) continua trabalhando para que mais pessoas sejam salvas. Acima 3000 pessoas, aqui não se refere o numero, mas a igreja rapidamente passa de Jesus e 12 apóstolos para uma igreja que mudaria toda a história da humanidade.
Queremos ser essa igreja, que Louva o Senhor, que conta com a simpatia da região, e que sabe que o Senhor é que acrescenta novos membros a Sua igreja.