O Caráter da Lei
Gálatas • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 18 viewsO papel temporário da lei como mero indicador e encorajamento à fé, juntamente com a justiça mediante a fé que oferece liberdade e herança, torna o cristianismo judaizado uma escolha ilógica
Notes
Transcript
O Caráter da Lei
O Caráter da Lei
21 É, porventura, a lei contrária às promessas de Deus? De modo nenhum! Porque, se fosse promulgada uma lei que pudesse dar vida, a justiça, na verdade, seria procedente de lei.22 Mas a Escritura encerrou tudo sob o pecado, para que, mediante a fé em Jesus Cristo, fosse a promessa concedida aos que crêem.
23 Mas, antes que viesse a fé, estávamos sob a tutela da lei e nela encerrados, para essa fé que, de futuro, haveria de revelar-se.24 De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé.25 Mas, tendo vindo a fé, já não permanecemos subordinados ao aio.26 Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus;27 porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes.28 Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.29 E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa.
1 Digo, pois, que, durante o tempo em que o herdeiro é menor, em nada difere de escravo, posto que é ele senhor de tudo.2 Mas está sob tutores e curadores até ao tempo predeterminado pelo pai.3 Assim, também nós, quando éramos menores, estávamos servilmente sujeitos aos rudimentos do mundo;4 vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,5 para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos.6 E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai!7 De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus.
O caráter da Lei de Deus
I) A Lei e as promessas de Deus
Ela não é contrária às promessas de Deus:
O que a Lei não é capaz de fazer - dar vida (v.21)
O que a Lei é capaz de fazer - encerrar tudo sob o pecado (v.22a)
II) A Lei e a seu papel antes da fé
O seu papel protetor:
A um tutor (εφρουρουμεθα), pode significar: "guardar, proteger através de uma guarda militar, seja para evitar invasão inimiga, ou para impedir a fuga dos habitantes de uma cidade sitiada" (Strong, J. (2002). Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong. Sociedade Bíblica do Brasil.)
guardar, proteger através de uma guarda militar, seja para evitar invasão inimiga, ou para impedir a fuga dos habitantes de uma cidade sitiada
Esse tutor encerrava, trancava todas as saídas, mantinha todos sob o seu controle.
Novo Testamento Grego: Westcott-Hort (1881) Capítulo 3
παιδαγωγος
παιδαγωγος (v.24) - "tutor, i.e., um guardião e guia de meninos. Entre os gregos e os romanos, o nome era aplicado a escravos dignos de confiança que eram encarregados de supervisionar a vida e a moralidade dos meninos pertencentes à elite. Aos meninos não era nem mesmo permitido sair de casa sem a sua companhia até que alcançassem a idade viril" (Strong, J. (2002). Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong. Sociedade Bíblica do Brasil.)
Strong, J. (2002). Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong. Sociedade Bíblica do Brasil.
παιδαγωγος
Strong, J. (2002). Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong. Sociedade Bíblica do Brasil.
O seu papel condutor:
Guardava, protegia para a fé que haveria de se revelar (v.23b)
Guardava, instruía para conduzir a Cristo
III) A Lei e a sua transitoriedade
A Lei seria necessária até a chegada da fé (v.25)
Uma vez que somos filhos mediante a fé (v26)
Cremos em Cristo (v.26)
Fomos revestidos de Cristo (v.27)
Tornamo-nos um em Cristo (v.28)
Somos descendentes de Abraão (v.29)
Herdeiros segundo a promessa (v.29)
A Lei seria necessária até o tempo determinado pelo Pai (,)
O tempo da chegada de Cristo
Ele resgatou os que estavam sob a lei
Para que recebêssemos a adoção de filhos
Uma vez filhos recebemos o Seu Espírito:
Por meio dele clamamos "Aba Pai".
Uma vez filhos somos herdeiros por Deus
εφρουρουμεθα
Strong, J. (2002). Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong. Sociedade Bíblica do Brasil.