4. Mandamento

dez mandamentos  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 18 views
Notes
Transcript
Lembra-te do dia de sábado, para o santificar.
Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra.
Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro;
porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou.
O Sabbath, na verdade, não é institucionalizado nestes versículos, senão ele foi estabelecido na criação ().
Além disso, podemos encontrar passagens em Êxodo que referenciam o Sabbath com a criação: e . O Sabbath é visto como um principio cósmico, comemorando o descanso de Deus ao sétimo dia, depois de ter criado o mundo em seis ().O mandamento de interromper o trabalho ao sexto dia significa também que todo o trabalho deve ser feito em seis dias, ao invés de sete. Aqueles que observam o Sabbath não são somente responsáveis por descansar ao sétimo dia, mas também por uma ética de trabalho diligente nos restantes seis dias. Desta maneira, o Sabbath é recordado constatemente. Todos teriam que descansar do trabalho no Sabbath. O descanso sabático foi designado para todos os niveis da sociedade, incluíndo servos de ambos os gêneros, assim como animais. O Sabbath não é um dia para ser servido por outros, mas sim de descanso e comunidade.
A santificação do Sabbath depende do povo recordar e observar este dia. Como o Sabbath é para o povo, são as pessoas que o “santificarão” ou desprezarão.
O trabalho que é proibido não está detalhado neste versículo, mas alguns exemplos são dados em outros: , , / / / / / ,,. Em é descrito o propósito positivo do descanso sabático.
e, ao sétimo dia, descansou” esta racionalização para o descanso sabático conecta o observador do Sabbath com YHWH. Em , a racionalização é a memória da escravatura no Egito.
Suponha que vivia em um mundo onde não havia nenhuma restrição ao número de horas que um pobre poderia trabalhar, nem nenhum dia de lazer aceite durante a semana. E suponha que, até há pouco tempo, você tinha sido um escravo, enviado diariamente a construir tijolos para seus mestres, carregando-os até cair. E suponha então que você seria informado que Deus ordenou você a reservar um dia por semana para descanso; seguramente você exclamaria: “isso não é um mandamento, é um presente”. Seguramente foi assim que os israelitas se sentiram quando Moisés lhes apresentou o Decálogo (os dez mandamentos).
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.