O que faz um Ministério Frutífero

Romanos   •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 15 views

O Ministério Frutífero de Paulo recebeu apoio de cristão novos e de outros que estava na fé a mais tempo que ele, conforme demonstrado na sua saudação final.

Notes
Transcript

O Que Faz Um Ministério Frutífero

Romanos 16.1–16 RAStr
1 Recomendo-vos a nossa irmã Febe, que está servindo à igreja de Cencréia,2 para que a recebais no Senhor como convém aos santos e a ajudeis em tudo que de vós vier a precisar; porque tem sido protetora de muitos e de mim inclusive. 3 Saudai Priscila e Áqüila, meus cooperadores em Cristo Jesus,4 os quais pela minha vida arriscaram a sua própria cabeça; e isto lhes agradeço, não somente eu, mas também todas as igrejas dos gentios;5 saudai igualmente a igreja que se reúne na casa deles. Saudai meu querido Epêneto, primícias da Ásia para Cristo.6 Saudai Maria, que muito trabalhou por vós.7 Saudai Andrônico e Júnias, meus parentes e companheiros de prisão, os quais são notáveis entre os apóstolos e estavam em Cristo antes de mim.8 Saudai Amplíato, meu dileto amigo no Senhor.9 Saudai Urbano, que é nosso cooperador em Cristo, e também meu amado Estáquis.10 Saudai Apeles, aprovado em Cristo. Saudai os da casa de Aristóbulo.11 Saudai meu parente Herodião. Saudai os da casa de Narciso, que estão no Senhor.12 Saudai Trifena e Trifosa, as quais trabalhavam no Senhor. Saudai a estimada Pérside, que também muito trabalhou no Senhor.13 Saudai Rufo, eleito no Senhor, e igualmente a sua mãe, que também tem sido mãe para mim.14 Saudai Asíncrito, Flegonte, Hermes, Pátrobas, Hermas e os irmãos que se reúnem com eles.15 Saudai Filólogo, Júlia, Nereu e sua irmã, Olimpas e todos os santos que se reúnem com eles.16 Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo. Todas as igrejas de Cristo vos saúdam.
"Eu acho que muitos, mesmo dentre aqueles que aparentam ser homens extremamente bons, passam correndo por esta parte da epístola por considerá-la supérflua… Mas um bom 'garimpeiro' sempre atenta cuidadosamente para os mínimos fragmentos … para ver se é possível, mesmo a partir de meros nomes, encontrar um grande tesouro"Estas palavras são de Crisóstomo.
Um ministério frutífero é feito por meio de pessoas que levam em consideração a:
I) Cooperação (v.3-5)
Priscila e Áquila
Cooperaram no Senhor
Arriscaram a vida por causa do apóstolo Paulo
Urbano
Nosso cooperador em Cristo
II) Dedicação (v.6)
Maria - muito trabalhou por vós - ficar cansado, fatigado, exausto (v.6)
Trifena e Trifosa - trabalhavam no Senhor (v.12)
Pérside - estimada - muito trabalhou no Senhor (v.12)
III) Consagração (v.10)
Apeles - homem aprovado em Cristo.
IV) União
Amplíato - meu amigo no Senhor (v.8)
Rufo, eleito no senhor, e igualmente a sua mãe que também tem sido mãe para mim (v.13)
V) Gratidão (v.4b)
Paulo agradece a dedicação de Áquila e Priscila (também a igreja dos gentios)
Aplicação da Mensagem:
A expansão do evangelho não se deu somente por meio do trabalho dos apóstolos - Deus levanta líderes, mas quer usar todos os crentes.
A importância do trabalho feminino - 8 mulheres são sitadas por Paulo.
A necessidade da hospitalidade e comprometermos integralmente com o evangelho para a expansão do reino de Deus. Os templos cristãos são do século IV quando Constantino declarou o cristianismo como religião oficial do império.
Paulo apesar de ser o homem que era, ele era o pai espiritual de todo tipo de pessoas. Pai de escravos (Hermas, Urbano), Febe (mulher de posses), gente de casa de nobres romanos, aparece nomes judeus, romanos e gregos. Paulo não era seletivo, racista, não odiava as mulheres. Em Cristo Jesus não há diferença.
Reconhecer, apoiar e encorajar os que trabalham no Senhor.
Related Media
See more
Related Sermons
See more