O caráter de um cidadão do céu

salmos 15  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 51 views
Notes
Transcript

Introdução

Você já foi convidado(a) para uma festa de casamento? Certamente que sim! O que é requerido de você em festas de casamento? É necessário ter em primeiro lugar um convite. O convite é a permissão para que você entre na festa. Em segundo lugar, é necessário ter as roupas adequadas. Você não vai entrar num casamento com suas roupas de entrar na granja, não é verdade? Geralmente você vai procurar uma roupa adequada, a sua melhor roupa. Então, perceba que para entrar em uma festa é necessário a permissão (convite), e também usar as roupas apropriadas.
O salmista Davi pergunta ao SENHOR: quem habitará no teu tabernáculo? Quem há de morar no teu santo monte? Davi está perguntando quem vai à grande festa! Davi sabe que é preciso receber do próprio Deus a permissão (o convite). Além disso, é necessário estar com vestes apropriadas (as qualificações morais). O convite temos diante de nós nesta noite(o evangelho de Cristo). As vestes, vamos ver nesta pregação.
O tabernáculo no Antigo Testamento simbolizava a presença de Deus no meio do seu povo. Ele estava rodeado por uma cerca que separava aquilo que é santo daquilo que é comum. A santidade do tabernáculo é percebida quando entramos nEle.
Eu convido você agora a entrar no tabernáculo. O interior era divido em dois cômodos. O primeiro era o Santo Lugar, e passando dele chegava o lugar chamado Santo dos Santos. No Santo lugar, à direita, ficavam os pães da proposição, e à esquerda ficava o candelabro. Uma cortina dividia o Santo Lugar, do Santo dos Santos. Na frente desta cortina ficava um altar de ouro (altar para incenso). No Santo dos Santos ficava a Arca da Aliança.
Todos estes objetos estavam carregados de significado. Para entrar através da cerca e ficar na área do pátio, onde estava construído o tabernáculo, era necessário fazer um sacrifício. Sem expiação da culpa (sem sangue) não há como se chegar na presença de Deus. Dentro do Santo Lugar, onde só entravam os sacerdotes, o candelabro, à esquerda, deveria estar aceso o tempo todo. Os sacerdotes deveriam cuidar para que sempre existesse óleo para alimentar aquela luz. Isto era um símbolo de que a presença de Deus nunca se apagava (nem de dia e nem de noite). Deus nunca dorme! Os pães da proposição, à direita, simbolizavam o povo de Deus que estava sempre em sua presença. Esses pães eram oferecidos a Deus e comidos pelos sacerdotes. Aqueles pães alimentavam os sacerdotes. Eles apontavam para o verdadeiro pão da vida (Cristo), que foi oferecido a Deus e que alimenta seu povo para a vida eterna.
O altar de ouro, onde os sacerdotes queimavam incenso representava a oração do povo de Deus. Esta fumaça do incenso enchia o Santo dos Santos e o Santo lugar com aroma suave. A cortina que dividia o Santo Lugar do Santo dos Santos tinha imagens de querubins voando. A Arca da Aliança, dentro do Santo dos Santos, mostrava que Deus estava entronizado entre estes querubins. Na tampa da arca, feita de ouro, estava o propiciatório, onde o sangue do sacrifício anual era derramado pelo Sumo Sacerdote. Esse sangue apontava para o sangue de Cristo que seria derramado na presença de Deus para a expiação dos pecados do seu povo.
Quem poderia habitar alí então? Os sacerdotes entravam e saiam. O Sumo Sacerdote, uma vez por ano, derramava o sangue na tampa da Arca e saia correndo. Ninguém poderia habitar ali! Somente pelo sangue de Cristo poderíamos nos achegar na presença de Deus! Cristo veio! Ele cumpriu aquelas sombras. Ele agora é o nosso tabernáculo. O Apóstolo João diz Cristo tabernaculou entre nós ().
Mas agora este Tabernáculo está nos céus a destra de Deus Pai. Então, a pergunta avança ainda mais dentro da realidade celestial. Quem habitará nos céus na presença de Cristo? Como podemos nos preparar para estarmos morando com ele para sempre?
Quando Cristo cumpriu as profecias, ele rasgou a cortina do Templo de alto até abaixo. Ele abriu o Santo dos Santos para nós (O livro de Hebreus fala sobre isso. ). Ele é o nosso convite de entrada! Não precisamos ir a Jerusalém para buscarmos a presença de Deus. Tão pouco devemos ficar em casa para buscarmos a presença de Deus. Jesus disse a mulher samaritana em que não adoraríamos mais em Jerusalém. E onde estamos ensaindo a nossa morada no céu hoje em dia? Na igreja! No culto estamos na presença de Deus.
Perceba então como é importante o culto para sua morada futura. O culto é um prelúdio da nossa morada nos céus. Por isso você não pode faltar cultos! No culto entramos no Santo dos Santos cobertos pelo sangue de Cristo! Estamos na presença dEle! No culto também estamos vivendo um já e um ainda não. Estamos já morando no tabernáculo (somos o corpo de Cristo). Estamos já na Sião Celestial e na presença de Deus e dos anjos. Mas ao mesmo tempo ainda não realizamos isto plenamente. Ainda estamos esperando subirmos para Cristo!
Agora, perceba que toda esta realidade dos céus, da qual estamos falando, nos deve também estimular a uma vida santa. O texto mostra que você não pode viver uma vida de pecados e pensar que vai habitar com Deus! Não é que por meramente você está sentado num banco de Igreja, que você vai habitar com Cristo. Desde o Antigo Testamento, Deus sempre requereu santidade do seu povo.
Quem pode morar no tabernáculo de Deus, no Santo Monte? Quais devem ser as qualificações morais (as roupas do casamento)? Isto nos leva ao segundo ponto.
2. A resposta de Deus
Aquele que vive com integridade
Integridade podemos definir como qualidade de alguem com conduta reta, honrosa, tamebm podemos definir como algo integro, caracteristica daquilo que esta inteiro.
Quando pensamos em integridade lembramos de Jó , um homem que o proprio Deus o definiu como integro e para que saibamos a verdadeira definição biblica de integridade observamos o que o livro de Jó.
Disse então o Senhora Satanás: “Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal. Ele se mantém íntegro, apesar de você me haver instigado contra ele para arruiná-lo sem motivo”.
obsevamos que ser integro aos olhos de Deus é aquele que teme a Deus ou seja evita o mal , foge do pecado. Alguem que se mantem inteiro na presença de Deus independente das circunstancias.
o sacrificio quando era oferecido a Deus, havia uma exigência. O animal deveria ser inteiro ou seja integro, este era um das exigencias de Deus.
Levítico 22.21–22 NVI
Quando alguém trouxer um animal do gado ou do rebanho de ovelhas como oferta de comunhão para o Senhor, em cumprimento de voto, ou como oferta voluntária, para ser aceitável o animal terá que ser sem defeito e sem mácula. Não ofereçam ao Senhor animal cego, aleijado, mutilado, ulceroso, cheio de feridas purulentas ou com fluxo. Não coloquem nenhum desses animais sobre o altar como oferta ao Senhor, preparada no fogo.
em outras palavras Deus responde o Salmista dizendo que habitara com ele aquele que vive, e viver e algo diaria ou seja uma vida de entrega diaria a Deus.
Romanos 12.1 NVI
Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.
Related Media
See more
Related Sermons
See more