Objetivos e Metas
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 20 viewsNotes
Transcript
Bom dia Senhores e Senhoras,
Nessa formatura lembramos a comemoração do dia do material bélico ocorrido no dia 11 de Novembro. Já tive a oportunidade de parabeniza-los, mas re-enfatizo da importância do trabalho de vossas senhorias e seus comandados para que seja possível nutrir um sentimento de segurança, respeito e tranquilidade em nossa OM.
Outrossim, a partir dessa reflexão quero ler um texto que fala de armas/ferramentas importantes para de se alcançar um objetivo
Texto Chave: 1Cor 9:24-27
Vocês não sabem que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Corram de tal maneira que ganhem o prêmio. Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.
O mundo do Antigo e do Novo Testamento está repleto de linguagem de guerras e combates.
Aqui temos o modelo da auto-disciplina Paulina: um exemplo do mundo dos atletas (v.24-27)
O apóstolo Paulo utiliza a Ilustração do Estádio (corrida) - imagem conhecida na cidade corinto por possuir uma das competições mais disputadas na época, só ficando atrás dos jogos de Atenas.–
O exemplo lido fala da ação de um atleta/lutador que por meio de uma dieta, disciplina e metas dedica sua vida a um objetivo maior. Qual é a causa que tem movido e impulsionado seu coração?
A vida é comparada a duas figuras de linguagem:
Corrida e Luta
Ambos falam de uma atividade corporea que requer esforço continuo por parte daquele que pratica, além de repetidos treinos para perfeição de uma ação.
O fato é que “simplesmente entrar numa corrida ou luta não te faz um vencedor.” (p. 440) As batalhas que lutamos são diárias e constantes. Como diz Roque Balboa “Niguém baterá tão forte quanto a vida” e “não é sobre o quanto a gente bate, mas em nossa capacidade de aguentar as lutas diárias e continuar em frente”. De forma análoga disse Jesus “no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo pois eu venci o mundo.”
A partir da imagem proposta por Paulo tiro três principais características da corrida/luta proposta: Primeiro, uma vida de sacrifícios, 2. uma vida disciplinada 3. ter metas norteadoras de nossas ações. Como militares muitas vezes precisamos
• sacrificar momentos que consideramos sagrados em prol de nobres causas
• ter a disciplina necessária a fim de executar missões
• além de sempre rememorar as metas que nos guiam em nossa vocação aqui na FAB.
Thomas edison precisou tentar aprox. 1200 vezes para construir a lâmpada elétrica.
Só é possível alcançar grandes objetivos quando se faz grandes sacrifícios , como diz o profeta jeremias “Se te fatigas correndo com os homens que vão a pé, como poderás competir com os que vão de cavalo? (Jr 12.5).
Minha oração é que Deus nos ajude a conscientizar-nos das metas que temos proposto em nosso coração e entender que sacrifícios, a disciplina, e o trabalho arduo são essenciais para a conquista de nossos objetivos. Que Deus nos ajude “a prosseguir para alvo a fim de lutar o bom combate e vencer nossas lutas diárias”.