O que é a fé?
Sermon • Submitted
0 ratings
· 34 viewsNotes
Transcript
Texto: Hebreus 11.1-3
Texto: Hebreus 11.1-3
“1 Ora, a fé pe a substância das coisas pelas quais esperamos, a evidência das coisas não vistas. 2 Porque por ela os antigos obtiveram um bom testemunho. 3 Através da fé entendemos que os mundos foram moldados pela palavra de Deus; de modo que as coisas que são vistas não foram feitas das coisas que aparecem.” BKJ
“1 Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se veem. 2 Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho. 3 Pela fé, entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não são visíveis.” NAA
“1 Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem. 2 Porque, por ela, os antigos alcançaram testemunho. 3 Pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.” ARC
“1 A fé é a certeza de que vamos de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver. 2 Foi pela fé que as pessoas do passado conseguiram a aprovação de Deus. 3 É pela fé que entendemos que o Universo foi criado pela palavra de Deus e que aquilo que poder ser visto foi feito daquilo que não se vê.” NTLH
Exórdio
CAPÍTULO XIV - DA FÉ SALVADORA
I A graça da fé, pela qual os eleitos são habilitados a crer para a salvação das suas almas, é a obra que o Espírito de Cristo faz nos corações deles, e é ordinariamente operada pelo ministério da palavra; por esse ministério, bem como pela administração dos sacramentos e pela oração, ela é aumentada e fortalecida.
Ref. Heb. 10:39; II Cor. 4:13; Ef. 1:17-20, e 2:8; Mat. 28:19-20; Rom. 10:14, 17: I Cor. 1:21; I Ped. 2:2; Rom. 1:16-17; Luc. 22:19; João 6:54-56; Rom. 6:11; Luc. 17:5, e 22:32.
II Por essa fé o cristão, segundo a autoridade do mesmo Deus que fala em sua palavra, crê ser verdade tudo quanto nela é revelado, e age de conformidade com aquilo que cada passagem contém em particular, prestando obediência aos mandamentos, tremendo às ameaças e abraçando as promessas de Deus para esta vida e para a futura; porém os principais atos de fé salvadora são - aceitar e receber a Cristo e firmarse só nele para a justificação, santificação e vida eterna, isto em virtude do pacto da graça.
Ref. João 6:42; I Tess. 2:13; I João 5:10; At. 24:14; Mat. 22:37-40; Rom. 16:26; Isa. 66:2; Heb. 11:13; I Tim. 6:8; João1:12; At. 16:31; Gal. 2:20; At. 15: 11.
III Esta fé é de diferentes graus, é fraca ou forte; pode ser muitas vezes e de muitos modos assaltada e enfraquecida, mas sempre alcança a vitória, atingindo em muitos a uma perfeita segurança em Cristo, que é não somente o autor, como também o consumador da fé.
Ref. Rom. 4:19-20; Mat. 6:30, e 5: 10; Ef. 6:16; I João 4:5; Heb. 6:11, 12, 10:22 e 12:2.
Confissão de Fé de Westminster
Introdução
- A carta aos Hebreus é um tributo ao incomparável Filho de Deus e um encorajamento para os cristãos perseguidos que são companheiros do autor. O escrito aos Hebreus receava que seus leitores cristãos estivessem vacilando em sua perseverança. O literato (escreve obras literárias, escritor; tem extenso conhecimento literário, letrado) usou uma dupla abordagem: 1- Ele exaltou Jesus Cristo, que é tratado como “Deus” e como “o Filho do Homem”, e assim é o Único quepode servir de mediador entre Deus e os homens; e 2- ele exortou seus companheiros cristãos: “alcançaram a maturidade”, e vivamos “pela fé”.
Data: Em observação a perseguição pública mencionada em 10.32-34 sugere uma das duas possibilidades para a datação do livro. Sabemos que os imperadores romanos Nero e Domiciano, em 64-68 d.C. e 81-82 d.C. respectivamente, perseguiram os cristãos. É mais provável que Hebreus tinha sido escrita durante a perseguição sob Nero, talvez um pouco antes da destruição do templo.
Local:
Autor: O texto de Hebreus não identifica o seu autor. Devemos ficar satisfeito com o fato de que cristãos primitivos receberam a carta como Escritura inspirada e autorizada e que seu valor para o disciuplado cristão é inquestinável.
Propósito: O autor descreveu a superioridade do novo pacto em relação ao antigo pacto porque desejava que seus leitores se lembrasseme que Jesus Cristo é o cumprimento da lei e das promesas de Deus no AT. Por conseguinte, os leitores deveriam se acautelar quanto a crucificar “de novo o Filho de Deus, e expondo-o à vergonha” (6.6). O escritor desejava tirar esses cristãos da situação de estagnação em seu desenvolvimento para um padrão de crescimento em sua revelação com Jesus Cristo.
Destinatário: Eruditos têm especulado que aqueles a quem o livro foi endereçado constituíam a um grupo dissidente, como uma igreja em casa que se separara da igreja principal. Outra teoria sustenta que os destinatários eram ex-sacerdotes judeus que haviam se convertido ao cristianismo, e que estavam considerando retornar ao judaísmo (pelo menos em conformidade com certas práticas) a fim de evitar perseguição por parte de seus companheiros judeus. Outra teoria afirma que o grupo não era necessariamente judaico, uma vez que cristãos gentios também acatavam o AT como Escritura. BEKJ
Contribuição à Bíblia: nenhum outro livro no NT amarra a história e as práticas do AT à vida de Jesus Cristo tão inteiramente quanto o livro de Hebreus.
Podemos ver essa carta desta maneira:
I. A superioridade do Filho de Deus (1.1-2.18)
II. A superioridade da fidelidade do FIlho (3.1-4.16)
III. A superioridade da obra do filho (5.1-6.20)
IV. A superioridade do sacerdócio do Filho (7.1-10.39)
V. A superioridade da fé cristã (11.1-12.2)
VI. A superiodade do caminho do Pai (12.3-29)
VII. A superiodade da vida cristã na igreja (13.1-25) - Bíblia de Estudo BKJ
- Resumo: O texto de Hebreus 11.1-3 mostra-nos a realidade da fé que é nos dada por Deus (Ef 2.8) que é substância, certeza, que é convicção. Onde temos os testemunhos, pelas Escrituras Sagradas dos antigos. E por meio dela é que cremos que tudo fora criado pela palavra de Deus que é Cristo o nosso Senhor.
- Para os dias de hoje: Vivemos tempo de descrença, ou podemos dizer que o amor tem se esfriado dia após dia e com isso o crer ter perdido o seu valor. Muitos têm perdido a certeza, a substancia que os fazem crer, a convicção do que desejam acontecer. Aqueles que deviam testemunhar da fé, a tem banalizado, tem envergonhado o evangelho da Fé. Precisamos voltar ao evangelho da Fé, voltarmos ao nosso criador e sustentador de tudo, certos que ele é quem fez e faz tudo.
Tema:
- A fé é a substância, a evidencia para testemunharmos os feitos do Criador
Desenvolvimento
Três argumentos em que a FÉ é a SUBSTÂNCIA e EVIDENCIA; PARA O TESTEMUNHO DO CRIADOR
I Argumento está relacionado ao que a fé é - v.v 1 Ora, a fé pe a substância das coisas pelas quais esperamos, a evidência das coisas não vistas.
a) Observar - Substância: Este termo grego para "certeza" (hupostasis) basicamente significa "colocar debaixo" ou "permanecer debaixo", desse modo dando a base ou fundação subjacente de algo. Portanto, tinha uma variedade ampla de significados no mundo antigo. Era especialmente comum nos escritos filosóficos gregos para denotar a manifestação clara de algo. Era aquilo que era real e verdadeiro versus o irrealizado.
Evidência: Esta palavra ocorre somente aqui no NT. refere-se a "prova por teste". As duas frases no v. 1 são paralelas (ambas PARTICÍPIOS PRESENTE PASSIVO); portanto, "certeza" e "convicção" são unidas estritamente e delas os fiéis vivem suas vidas. - Bob Utley
b) Ilustrar - Wiersbe diz: “A verdadeira fé bíblica é uma obediência confiante à Palavra de Deus apesar das circunstâncias e conseqüências. Convém ler a frase anterior novamente e deixar que ela penetre a mente e o coração. Essa fé funciona de maneira bastante simples. Deus fala, e ouvimos sua Palavra. Confiamos em sua Palavra e agimos de acordo com ela, a despeito das circunstâncias e das conseqüências. As circunstâncias podem ser impossíveis e as conseqüências assustadoras e desconhecidas. Ainda assim, obedecemos à Palavra de Deus e cremos que ele fará o que é certo e o que é melhor.”
c) Aplicar - A fé que você desenvolve ou desfruta é substância em seu viver? É certeza? É Evidência? É convicção?
II Argumento esta relacionado no que resultada a fé - v.v. 2 Porque por ela os antigos obtiveram um bom testemunho.
a) Observar - Obtiveram Testemunho: Isto é similar ao uso de Paulo de "fé" em Rm 1.17; Gl 3.11. Suas vidas de fé não os salvaram, mas evidenciaram o Espírito de Deus neles (cf. Tiago 2.14-26).
b) Ilustrar - Wiersbe - “O termo testemunho é importante em Hebreus 11. Aparece não apenas no versículo 2, mas também duas vezes no versículo 4, uma vez no versículo 5 e uma vez no versículo 39. O resumo em Hebreus 12:1 chama essa lista de homens e mulheres de "grande nuvem de testemunhas". São testemunhas para nós porque Deus testemunhou para eles. Em cada exemplo citado, Deus deu testemunho da fé desse indivíduo por meio da aprovação de sua vida e ministério.”
c) Aplicar - A sua fé tem sido o meio de alcance de testemunho do Senhor Deus? Você tem sido testemunha do Senhor mediante a fé que obtivera?
III Argumento esta relacionado à luz da fé - v.v. 3
a) Observar - Entendemos: compreender intelectualmente; enter o significado de algo.
Palavra de Deus: Este não é o termo grego logos mas rhema que é usado para a palavra falada. Isto então refere-se à criação por ordem, a palavra falada (cf. Gn 1.3, 6, 9, 14, 20, 24; Sl 33.6, 9). A partir de Hb 1.2 nós sabemos que o logos de Deus foi o agente de criação do Pai (cf. João 1.1, 10; I Co 8.6; Cl 1.16). Bob Utley
b) Ilustrar - Wiersbe - “O autor da Epístola aos Hebreus deixa claro que, apesar do que os incrédulos dizem, a fé é algo extremamente prático (Hb 11:3). Ela permite compreender o que Deus faz e ver o que outros não são capazes de enxergar (ver Hb 11:7, 13, 27). Em decorrência disso, a fé nos permite realizar o que outros não são capazes de fazer!”
c) Aplicar - Como você tem compreendido a sua vida? Qual a sua compreensão de Mundo? Como tem se portado diante dos incrédulos?
Conclusão
- Somos a igreja de Deus, onde que a Fé é a substância, o combustível. Sem fé é impossível agradar a Deus.
- Nossa vida necessita estar fimada nesta fé inabalábel
Darmos e sermos testemanhas de Deus por meio desta fé
Sabermos e entendermos em quem é o nosso Deus, criador de todas as coisas.