O ACESSO AO DEUS INACESSÍVEL

Romanos  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 460 views
Notes
Transcript
PALAVRA IGREJA BATISTA DO VALE – 10 DEZEMBRO DE 2019
PR. JOSÉ RIBEIRO NETO - SÉRIE DE MENSAGENS EM ROMANOS
_______________
TEXTO: ROMANOS 5.1-21
TÍTULO: O ACESSO AO DEUS INACESSÍVEL
_______________

INTRODUÇÃO

- Em nossa insignificância não entendemos a grandeza de Deus, em nossa pequenez não conhecemos a Sua grandeza.
- Mortos em pecados e delitos, nos ensoberbecemos, nos rebelamos, blasfemamos contra Deus sem saber que o fazemos.
- Somos nascidos em pecado e nossa natureza pecaminosa nos torna afastados do Deus inacessível.
- Alguém pode perguntar: Se Deus existe, por que ele não aparece? Oh ignóbil criatura, se Ele aparecesse seríamos ofuscados por Sua Glória, seríamos extintos por Sua Santidade, seríamos consumidos por Sua Ira!
- Somente quando somos iluminados pela revelação de Sua Palavra, somente quando nos arrependemos dos nossos pecados, somente quando o Espírito Santo gera em nós um novo homem, podemos perceber como o SALMISTA CANTA NO Sl 104.1–35:
1 Bendize, ó minha alma, ao SENHOR! SENHOR, Deus meu, tu és magnificentíssimo; estás vestido de glória e de majestade. 2 Ele cobre-se de luz como de uma veste, estende os céus como uma cortina. 3 Põe nas águas os vigamentos das suas câmaras, faz das nuvens o seu carro e anda sobre as asas do vento. 4 Faz dos ventos seus mensageiros, dos seus ministros, um fogo abrasador. 5 Lançou os fundamentos da terra, para que não vacile em tempo algum. 6 Tu a cobriste com o abismo, como com uma veste; as águas estavam sobre os montes; 7 à tua repreensão, fugiram; à voz do teu trovão, se apressaram. 8 Subiram aos montes, desceram aos vales, até ao lugar que para elas fundaste. 9 Limite lhes traçaste, que não ultrapassarão, para que não tornem mais a cobrir a terra. 10 Tu, que nos vales fazes rebentar nascentes que correm entre os montes. 11 Dão de beber a todos os animais do campo; os jumentos monteses matam com elas a sua sede. 12 Junto delas habitam as aves do céu, cantando entre os ramos. 13 Ele rega os montes desde as suas câmaras; a terra farta-se do fruto das suas obras. 14 Ele faz crescer a erva para os animais e a verdura, para o serviço do homem, para que tire da terra o alimento. 15 e o vinho que alegra o seu coração; ele faz reluzir o seu rosto com o azeite e o pão, que fortalece o seu coração. 16 Satisfazem-se as árvores do SENHOR, os cedros do Líbano que ele plantou, 17 onde as aves se aninham; quanto à cegonha, a sua casa é nas faias. 18 Os altos montes são um refúgio para as cabras monteses, e as rochas, para os coelhos. 19 Designou a lua para as estações; o sol conhece o seu ocaso. 20 Ordenas a escuridão, e faz-se noite, na qual saem todos os animais da selva. 21 Os leõezinhos bramam pela presa e de Deus buscam o seu sustento. 22 Nasce o sol e logo se recolhem e se deitam nos seus covis. 23 Então, sai o homem para a sua lida e para o seu trabalho, até à tarde. 24 Ó SENHOR, quão variadas são as tuas obras! Todas as coisas fizeste com sabedoria; cheia está a terra das tuas riquezas. 25 Tal é este vasto e espaçoso mar, onde se movem seres inumeráveis, animais pequenos e grandes. 26 Ali passam os navios; e o leviatã que formaste para nele folgar. 27 Todos esperam de ti que lhes dês o seu sustento em tempo oportuno. 28 Dando-lho tu, eles o recolhem; abres a tua mão, e enchem-se de bens. 29 Escondes o teu rosto, e ficam perturbados; se lhes tiras a respiração, morrem e voltam ao próprio pó. 30 Envias o teu Espírito, e são criados, e assim renovas a face da terra. 31 A glória do SENHOR seja para sempre! Alegre-se o Senhor em suas obras! 32 Olhando ele para a terra, ela treme; tocando nos montes, logo fumegam. 33 Cantarei ao SENHOR enquanto eu viver; cantarei louvores ao meu Deus, enquanto existir. 34 A minha meditação a seu respeito será suave; eu me alegrarei no SENHOR. 35 Desapareçam da terra os pecadores, e os ímpios não sejam mais. Bendize, ó minha alma, ao SENHOR. Louvai ao SENHOR.
OU COMO O APÓSTOLO AFIRMA:
1Tm 6.16:
aquele que tem, ele só, a imortalidade e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver; ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém!
OU COMO UM PECADOR CONVERTIDO – CONHECIDO COMO SANTO AGOSTINHO EXULTA EM SUAS Confissões, Capítulo 31, § 41:
Portanto, assim como conheceste no princípio o céu e a terra sem variação de teu conhecimento, assim também fizeste no princípio o céu e a terra sem distensão da tua ação. Quem entender, confesse a ti, e quem não entender, confesse a ti. Ó quão excelso tu és, e os humildes de coração são tua casa! Pois tu erguerás os que tombarem e não caem aqueles para quem tu és a alteza.
_______________

AFIRMAÇÃO TEOLÓGICA: O DEUS ÚNICO, CRIADOR DE TODAS AS COISAS, POR CAUSA DE SUA GLORIOSA SANTIDADE É INACESSÍVEL AO SER HUMANO REBELDE E PECADOR, MAS ESCOLHEU SE TORNAR ACESSÍVEL A ESSE MESMO SER HUMANO.

ORAÇÃO INTERROGATIVA: COMO PODE ENTÃO O DEUS INACESSÍVEL SE TORNAR ACESSÍVEL?

SENTENÇA DE TRANSIÇÃO: MEDITEMOS NESSA NOITE SOBRE QUATRO MANEIRAS PELAS QUAIS O DEUS INACESSÍVEL SE TORNA ACESSÍVEL :

_______________

1ª MANEIRA PELA QUAL O DEUS INACESSÍVEL SE TORNA ACESSÍVEL:

PELA JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ – VS. 1

- Sempre é bom lembrar a definição teológica de justificação: “justificação é o ato pelo qual Deus declara o pecador justo e atribui a ele a justiça de Cristo”
- Essa doutrina foi logo no início atacada por um grupo chamado judaizante, que ensinava que era preciso receber Cristo como Messias, mas também cumprir as obras da Lei.
- A igreja romana ocultou durante cerca de mil anos a doutrina da justificação, embora sempre tenha sido ensinada na história da igreja cristã.
- a igreja romana ensina que o homem será salvo se obedecer aos sete sacramentos, que segundo eles foram instituídos por Jesus para salvar o homem.[1]
- A Reforma Protestante restaurou o ensino bíblico da justificação pela fé, tema bem presente na carta de Paulo aos Romanos.
- O que significa na prática a justificação pela fé: que todos os homens, sem exceção nascem pecadores e são incapazes de se salvar por quaisquer atos que possam praticar.
- Significa que não podemos ter acesso a o Deus santíssimo no nosso estado pecaminoso com o qual nascemos.
- Não adianta orarmos, fazermos penitências, virmos ao culto todos os domingos, darmos nossos dízimos e ofertas, ajudar os pobres, fazer o bem, nada disso é capaz de nos dar acesso ao Deus Santíssimo e inacessível.
- A fé a entrega completa a esse Deus, é o reconhecimento de nossa incapacidade de acessá-lo por causa do nosso pecado, é o arrependimento sincero de um coração completamente rendido aos pés da cruz.
- É isso que as verdadeiras igrejas pregam, e não as barganhas que muitas igrejas que se afastaram do Evangelho tem pregado.
- Não convidamos ninguém para a igreja para que ele prospere financeiramente, não convidamos ninguém para ser curado de suas doenças físicas ou psicológicas, não prometemos milagres, não pregamos misticismos, não proclamamos o fim de todos os seus problemas
- Pregamos a Cristo, como ensina o apóstolo Paulo 1Co 1.21–24:
21Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação. 22Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria; 23mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus e loucura para os gregos. 24Mas, para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus.
- Não temos outra mensagem, não temos outra oferta, somos escravos do Evangelho de Jesus Cristo, somos despenseiros, mordomos, ministros da mensagem da Cruz.
- Entregamos o que recebemos, creia em Cristo, receba-o pela fé, para salvação da sua alma, para a remissão dos seus pecados.
- Só recebendo a Cristo pela fé você será justificado e terá acesso ao Deus inacessível.
______________

2 ª MANEIRA PELA QUAL O DEUS INACESSÍVEL SE TORNA ACESSÍVEL:

PELA GRAÇA: – VS. 2

- Não teríamos como acessar a Deus, não teríamos como criar meios de chegar a Ele.
Ilustr.: Imagine se você tentasse andar na superfície do Sol: “A energia solar é gerada no núcleo do Sol. Lá, a temperatura (15.000.000° C) e a pressão (340 bilhões de vezes a pressão atmosférica da Terra ao nível do mar) são tão intensas que ocorrem reações nucleares.”[2]
Mas “A maior estrela conhecida do Universo é a VY Canis Majoris, também conhecida como VY Cma, que fica a 5 mil anos-luz da Terra e tem 2,9 bilhões de quilômetros de diâmetro, porte 1 800 a 2 100 vezes maior que o do Sol.”[3]
- Pois esses números astronômicos não são nada diante da Santidade e inacessibilidade de Deus.
- Deus é autossuficiente, não precisa de nós para nada, poderia condenar todos nós ao inferno por causa dos nossos pecados e por nossa rebelião contra ele.
- A Bíblia é clara em demonstra a ira de um Deus Santo contra o homem pecador.
- Permitam-me citar uma pregação épica de Jonathan Edwards, “O ambiente era uma vila próxima da fronteira de Massachusetts e Connecticut, em meados de julho de 1741.[4]” que ele intitulou como “No devido tempo os pés deles escorregarão” baseado em Deuteronômio 32.25, mas que ficou mundialmente conhecido com o título de “pecadores nas mãos de um Deus irado”, na página 22 da edição que eu tenho ele diz:
“Assim estão todos vocês que nunca experimentaram uma transformação real em seus corações pela ação poderosa do Espírito do Senhor em suas almas – todos vocês que não nasceram de novo, nem foram feitos novas criaturas, ressurgindo da morte do pecado para um estado de luz e para uma vida nova nunca experimentada antes. Por mais que vocês tenham modificado a conduta em muitas coisas, e tenham possuído simpatias religiosas, e até mantido uma forma pessoal de religião com as suas famílias e em particular, indo à casa do Senhor, sendo até severos quanto a isso, mesmo assim vocês estão nas mãos de um Deus irado. Somente sua misericórdia os livra de ser, agora, neste momento, tragados pela destruição eterna.[5]
- Jonathan Edwards não conseguiu terminar o seu sermão, que na verdade tinha uma segunda parte falando da misericórdia de Deus, o que na verdade ele viera pregar.
- Costuma-se dar mais ênfase a mensagem de ira divina pregada por Edwards por causa da poderosa ação de Deus nessa mensagem que fez com que pessoas clamassem pela misericórdia.
- Mas como todo bom teólogo bíblico, Edwards não era um pregador de catástrofes, não era um profeta que só falava da condenação e da fúria de um Deus irado.
- Como todo profeta de Deus, Edwards queria deixar bem vívida a ira de Deus contra o pecado para enfatizar a sua misericórdia, sua graça infinita.
- Em um outro escrito de Edwards, pouco conhecido, um folheto intitulado “Conselho a Jovens Convertidos”, ele diz:
O Deus trino é não apenas o espantosamente justo juiz, mas também o Cristo amável, cujas mãos são gentis. “Em todo o seu proceder”, Edwards instou, “ande com Deus e siga a Cristo como uma criança pequena, frágil e dependente, agarrando a mão de Cristo, mantendo os olhos nas marcas das feridas no lado e nas mãos dele, de onde vem o sangue que purifica você do seu pecado”.[6]
- É sobre esse Deus que o Evangelho de Jesus Cristo fala, é sobre ele que pregamos nessa noite, um Deus furioso, irado contra o pecado, pronto a exercer a sua ira a qualquer momento.
- Mas que agora, por sua graça, favor imerecido, oferece gratuitamente a salvação por meio da gloriosa obra de seu Filho na cruz, que não se entrega, quem não aceita, quem rejeita, já está condenado
- Mas quem se entrega completamente, quem aceita pela fé, tem acesso ao Deus inacessível, escapa da ira e entra na misericórdia, tem acesso a essa graça.
- Por que não aceitar? Por que resistir? Por que não receber tão grande presente de graça?
- Por orgulho? Por achar que podemos nos salvar? Por achar que vamos escapar da ira?
- Não, ninguém escapará da ira. Ninguém é merecedor, só pela graça, só por meio da entrega completa é que escapamos da ira do Santíssimo Deus.
_______________

3 ª MANEIRA PELA QUAL O DEUS INACESSÍVEL SE TORNA ACESSÍVEL:

MEIO DE SEU AMOR INCONDICIONAL: – VS. 8

Ilustr.: pense no amor humano, ele é maravilhoso, o amor que temos por nossos cônjuges, o amor por nossos filhos, o amor de uma mãe por seus filhos, o amor fraterno que muitas vezes exercemos ao ajudar alguém necessitado, pobre, doente, incapaz.
Porém, todos hão de concordar que o nosso amor é seletivo, é condicional, o mesmo “amor” que ama o cônjuge, é egoísta ao ponto de trair com outro. Temos amor por nossos filhos, mas nem sempre pelo filho do vizinho que se envolveu com o crime. A mãe ama seu filho, mas não parece amar o filho da outra mãe que seu filho matou. Temos amor fraterno pelos necessitados, mas odiamos os que se opõem a nossa visão política, o que não concorda com nossa teologia.
- Nosso amor não é verdadeiro por estar corrompido pela depravação do pecado, nascemos em pecado e temos a tendência ao egoísmo.
- Na verdade só amamos a nós mesmos e até o amor que exercemos pelo outro está condicionado ao nosso estado pecaminoso de amor próprio.
- o pecado nos tornou incapazes de amar verdadeiramente, não pensemos que somos diferentes, não tentemos nos justificar, nosso amor é egoísta e condicionado.
- Mas não é assim o amor de Deus, poucas vezes a Bíblia nos dá uma definição de Deus, logo que seria impossível definir o indefinível, o inefável, o eterno, mas em uma passagem que está em 1Jo 4.8:
Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é caridade.
- As religiões têm tentativas frustradas de definirem os seus deuses ou o único Deus, ou os definem como totalmente transcendente, inacessível, inefável, assim, para muitas religiões Deus é tão distante que precisam fazer um grande esforço para alcançá-lo, mas não conseguem...
- O próprio catolicismo cria diversas barreiras, penitências, procissões, rezas, missas, santos e mais santos como intermediários de Deus...
- Não é diferente em muitas igrejas evangélicas, ofertas, apóstolos, bispos, intermediários entre Deus e o fiel, água ungida, óleo de Israel, etc.
- Em outras religiões Deus é totalmente imanente, deus está em tudo e em todos, ele é a natureza, o homem, a terra, os animais, o Uno, tudo é deus e Deus é tudo...
- Mais nem um deus totalmente imanente e nem um deus totalmente transcendente é o Deus da Bíblia.
Na Bíblia Deus é inacessível em sua Santidade, a sua ira consome a tudo e a todos, ninguém pode estar diante dele sem perecer, ele é transcendente
- Mas ao mesmo tempo ele se faz revelar a Abraão, a Moisés, a Isaías, aos profetas, e numa prova de seu total amor se faz carne em seu Filho Jesus Cristo.
- Somente na Bíblia Ele é Pai, é o Pai nosso que estás nos céus, é o Pai do nosso Senhor e Salvador Jesus, por meio de quem recebemos a adoção de Filhos
- Na maior revelação do Evangelho lemos em João 3.16-21:
16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. 18 Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. 19 E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. 20 Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz e não vem para a luz para que as suas obras não sejam reprovadas. 21 Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.
- É um amor incondicional, que não faz acepção de pessoas, não se importa com a sua cor, raça, classe social.
- Mas entenda bem, é um amor incondicional em sua manifestação, mas é condicional em sua aceitação.
- Significa que Deus não obriga ninguém a amá-lo e não é conivente com o pecado.
- o Deus da Bíblia, como pregou Edwards corretamente, é um Deus em fúria ardente contra o pecado, pronto a condenar, por causa de sua justiça a todo homem pecador, e não há homem que não peque.
- Mas conhecendo a ira de Deus, que todos somos dignos de morte permanecendo em nosso estado pecaminoso, só entendendo primeiro a sua ira, podemos entender o seu amor.
- Somos dignos de morte, somos dignos de condenação eterna, somos dignos do inferno, todos sem exceção, todos pecaram, todos estão afastados de Deus
- Conforme já lemos em Rm 5.8-10:
6 Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. 7 Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. 8 Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. 9 Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. 10 Porque, se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.
- A mensagem é clara, não podemos ser desonestos com você, se você ainda não entregou sua vida ao Senhor Jesus completamente, se o Espírito Santo não gerou em você um novo homem.
- Se você ainda é a mesma pessoa que foi gerada por sua mãe e seu pai, você está debaixo da ira de Deus, a ira que está sobre todo o pecador, você é incapaz de se salvar, você não será poupado, nada que você faça fará com que você escape da ira de Deus.
- Mas hoje ele lhe oferece o amor Dele, o amor incondicional, mas que é aceito condicionalmente, ouça a voz do Espírito Santo em seu coração, receba a fé que vem pelo ouvir da Palavra de Deus.
- Entregue-se completamente a Ele, aceite o amor Dele, e você será feito filho de Deus, receberá a autoridade, o poder de ser feito filho de Deus, conforme é dito em João 1.12.
_______________

4 ª MANEIRA PELA QUAL O DEUS INACESSÍVEL SE TORNA ACESSÍVEL:

PELA RECONCILIAÇÃO FEITA POR SEU FILHO JESUS CRISTO: – VSS. 11-21

- Deus, em sua infinita misericórdia, providenciou a redenção unicamente pelo precioso sangue de seu Filho Jesus Cristo, somente por esse meio é que podemos ter acesso ao Deus inacessível.
- A reconciliação é uma doutrina bíblica importante, podemos ler mais detalhadamente sobre ela em 2Co 5.14–20:
14 Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo, todos morreram. 15 E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. 16 Assim que, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo, agora, já o não conhecemos desse modo. 17 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é:as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 18 E tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, 19 isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados, e pôs em nós a palavra da reconciliação. 20 De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamos-vos, pois, da parte de Cristo que vos reconcilieis com Deus.
- A palavra grega para reconciliação (καταλλαγή, ῆς, ἡ, = ἀλλάγιον[7]) em Rm 5.11 aparece 4 vezes no Novo testamento, um vez se referindo à restauração de Israel e 3 vezes se referindo à obra de redenção.
- O Deus inacessível se fez acessível por meio da obra de reconciliação feita por seu Filho Jesus Cristo.
- Muitas religiões falam de Deus de uma forma muito genérica, todos se dizem filhos de Deus, até mesmo para fazer coisas erradas.
Ilustr.: um traficante do Rio disse que não ia para o inferno porque lia a Bíblia sempre e que fazia cultos em casa.[8]
- Todo o homem, por pior que seja, acha que via para o céu, que será salvo.
- Não queremos enganar ninguém, a mensagem bíblica é séria, não floreia nem engana.
- Todo homem nasce afastado de Deus por causa do pecado, todo homem é inimigo de Deus, não adianta acender velas, orar para santos, ir a cultos evangélicos, não importa se você faz o bem, dá esmolas.
- Somente por meio de Jesus Cristo é que podemos ser reconciliados para com Deus.
Jo 14.6
6Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.
At 4.10–12
10 seja conhecido de vós todos e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dos mortos, em nome desse é que este está são diante de vós. 11 Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. 12 E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.
- Não fomos nós que inventamos, está claramente ensinado nas Escrituras, só há salvação por meio de Jesus.
- Você está distante de Deus, não importa o quanto negue, se não se entregar de uma vez por todas a Jesus está condenado, se morrer sem Jesus irá para o inferno.
- Não pregamos porque queremos que ninguém vá para o inferno, se quiséssemos que as pessoas fossem para o inferno pararíamos de pregar.
- Mas é porque amamos você que alertamos, não pense que irá escapar por sua bondade, não pense que Deus irá tratar você de forma especial, sem Jesus você está afastado.
- Somente Jesus é a reconciliação entre Deus e os homens, não é Maria, não são os santos, não é o Papa, o Pai de Santo, não é o pastor, não é o bispo.
Não há outro nome, não há outra maneira de se reconciliar com Deus, somente por meio do nome de Jesus Cristo.
_______________

CONCLUSÃO

- Deus é inacessível, por sua grande Santidade, por sua grandeza, por sua excelência, mas Ele mesmo quer se relacionar com o homem, e por isso proporcionou meios para se tornar acessível:

ü ELE SE TORNA ACESSÍVEL PELA JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ: não por obras, não por esforços humanos, não por religiões, não por intermediários, acesso direto, pela justificação pela fé. Creia em seu coração confesse publicamente com sua boca e serás salvo.

ü ELE SE TORNA ACESSÍVEL PELA GRAÇA: não por algo que você possa fazer, não por sua bondade, não por sua caridade, é pela graça, pelo favor imerecido, entregue-se a Ele, aceite o favor de Deus.

ü ELE SE TORNA ACESSÍVEL POR MEIO DE SEU AMOR INCONDICIONAL: o amor de Deus é incondicional, mas a aceitação desse amor é condicionada pela entrega total, Ele não te obriga, ele te convida, você está aqui hoje porque Ele te atraiu, não resista, não invente desculpas, aceite esse amor.

ü ELE SE TORNA ACESSÍVEL PELA RECONCILIAÇÃO FEITA POR SEU FILHO JESUS CRISTO: se você não nasceu de novo pelo Espírito Santo, se você ainda é a mesma pessoa que nasceu de seu pai e mãe, está perdido, está afastado de Deus, não adianta dizer que crê, não adianta dizer que Deus está em seu coração, não se engane, você precisa nascer de novo, senão está em estado de condenação, se morrer hoje não escapará da ira de Deus, não escapará do inferno, da morte eterna. Ele te convida a se reconciliar com Ele por meio de Seu Filho Jesus Cristo.

ü Somente Jesus é a reconciliação entre Deus e os homens, somente Ele e Ele te trouxe aqui para te salvar, não endureça o seu coração, não resista ao Espírito Santo.

Música: Deus chama todos os povos, e todas as nações...

[1] https://formacao.cancaonova.com/igreja/doutrina/os-sacramentos-foram-instituidos-por-deus/ - acesso em 07 dez. 2019.
[2] https://www.if.ufrgs.br/ast/solar/portug/sun.htm - acesso em 07 dez. 2019.
[3] https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-e-a-maior-estrela-do-universo/ - acesso em 07 dez. 2019.
[4] https://ministeriofiel.com.br/artigos/a-historia-por-tras-de-pecadores-nas-maos-de-um-deus-irado/ - acesso em 07 de dez. 2019.
[5] EDWARDS, Jonathan. Pecadores nas mãos de um Deus irado. São Paulo: PES, 2015, p. 22-23.
[6] https://ministeriofiel.com.br/artigos/a-historia-por-tras-de-pecadores-nas-maos-de-um-deus-irado/ acesso em 07 dez. 2019.
[7] E. A. Sophocles, Greek Lexicon of the Roman and Byzantine Periods (From B. C. 146 to A. D. 1100) (New York: Charles Scribner’s Sons, 1900), p. 639.
[8] https://www.midiagospel.com.br/brasil/traficante-nem-disse-que-faz-culto-em-casa - acesso em 07 dez. 2019.
Related Media
See more
Related Sermons
See more