Anatomia de um milagre

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 75 views
Notes
Transcript

Anatomia de um milagre

Nova Versão Internacional 2.1 Jesus Transforma Água em Vinho

No terceiro dia houve um casamento em Caná da Galiléia. A mãe de Jesus estava ali; 2 Jesus e seus discípulos também haviam sido convidados para o casamento. 3 Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”.

4 Respondeu Jesus: “Que temos nós em comum, mulher? A minha hora ainda não chegou”.

5 Sua mãe disse aos serviçais: “Façam tudo o que ele lhes mandar”.

6 Ali perto havia seis potes de pedra, do tipo usado pelos judeus para as purificações cerimoniais; em cada pote cabiam entre oitenta e cento e vinte litros.

7 Disse Jesus aos serviçais: “Encham os potes com água”. E os encheram até a borda.

8 Então lhes disse: “Agora, levem um pouco ao encarregado da festa”.

Eles assim fizeram, 9 e o encarregado da festa provou a água que fora transformada em vinho, sem saber de onde este viera, embora o soubessem os serviçais que haviam tirado a água. Então chamou o noivo 10 e disse: “Todos servem primeiro o melhor vinho e, depois que os convidados já beberam bastante, o vinho inferior é servido; mas você guardou o melhor até agora”.

11 Este sinal miraculoso, em Caná da Galiléia, foi o primeiro que Jesus realizou. Revelou assim a sua glória, e os seus discípulos creram nele.

Nesse momento da narrativa em João, Jesus completa os seus primeiros 30 anos de encarnação. Como o texto de retrata, o Senhor já foi batizado e já escolheu pra si alguns dos discípulos, apesar de não terem sido todos.
Esse é o primeiro milagre que nosso Senhor opera. O primeiro milagre da Bíblia foi um milagre de transformação, como Moisés opera em Êxodo perante o Faraó. O primeiro milagre de Jesus também é dessa natureza. E essa narrativa pode ser dissecada para nos ajudar em perseverança para alcançarmos os milagres que precisamos na nossa vida.

1. Saiba quem pode resolver o seu problema e dirija-se a ele.

Como esse foi o primeiro milagre de Cristo, não temos como afirmar que Maria esperava que ele fizesse algo como isso. Entretanto, ela vai até ele com seu problema. De maneira talvez incauta, ela vai ao próprio Deus com o problema. Ela poderia ter ido falar mal da situação, poderia ter feito mil e uma coisas. Mas ela é conduzida ao próprio Deus com o problema.
E muitas vezes nós preferimos o outro caminho, por diversos motivos. Será que não estamos achando que homens podem agir mais rápido que o Senhor?
Jesus não diz "se fores orar, faça o seguinte", como uma sugestão, mas diz "quando orardes, não façais como os hipócritas". É uma ordem para nós.
Tem sido difundida uma ideia muito parcial do poder da oração. Dizem que o máximo que a oração faz é nos adequar à vontade de Deus. Mas isso é muito redutivo do que a oração pode fazer. Oração é relacionamento. Oração é troca de anseios e construção de pontes. Tiago afirma que nada tendes porque nada tens., dando a entender que se pedirmos, teremos.
Gente, não achem nunca que a oração não tem poder. Existe poder na oração dos santos do Senhor. Existe poder na oração feita com sinceridade, com fé e com alinhamento espiritual ao nosso Deus. Dessa forma, perseverem, não desistam! Estejam em tudo prontos para orar incessantemente, por si e pelos outros.

2. Saibamos esperar o tempo de Deus lutando

A resposta de Jesus é clara: agora não. Não agora. Não nesse momento. Peraí.
E muitas vezes quando nós recebemos esse tipo de resposta de Deus, nós ficamos com raiva, ficamos mal. Mas o que é que nos ensina?
Quem foi o conselheiro de Deus? Quem primeiro lhe deu para que dele possa cobrar? Dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele toda a glória amém!
O Senhor faz todas as coisas para o louvor da sua glória conforme seu soberano conhecimento. Nós não! Ele tem o tempo melhor que o nosso! E o Novo testamento nos ensina a ser pacientes e a confiar! Mas precisamos lutar. Jesus nos ensina que no mundo teremos aflições, mas devemos ter bom ânimo. Ele venceu o mundo, e nos ensinará a lutar. Não sairemos do mundo mas aprenderemos a lutar nele. A declarar guerra pelo propósito e pelo tempo do Senhor. E é isso que deve nos motivar. O fluir no propósito sobrenatural do Senhor.
Eu não sou profeta nem filho de profeta, mas eu tenho a impressão de que, quando formos questionar o Senhor no céu porque algo não aconteceu em determinado tempo, ele vai nos dizer: não era o tempo!
Bem como não era o tempo de Jesus fazer algo ainda. Ele precisava aguardar.

3. Obediência e rendição sem comodismo.

A narrativa em seguida nos mostra Maria dizendo aos servos para obedecerem a tudo quanto Jesus mandar. Novamente não temos como dizer que ela esperava que o Senhor fosse fazer um milagre, mas esse texto tem o sentido de nos alertar para a importância da obediência.
Tiago nos ensina que se nos achegarmos a Deus, ele achegar-se-á a nós! Nós devemos estar achegados a Deus para experimentarmos o sobrenatural nas nossas vidas. Devemos estar constantemente vigilantes e em oração, para que não caiamos nem nos acomodemos!
Do contrário seremos iguais aos judeus da narrativa de que se apegavam fortemente a seu nacionalismo para se apropriar de uma estranha segurança de salvação. Jesus afirma que aquele que peca é escravo do pecado, ao que eles responderam que são filhos de Abraão, e que nunca foram escravos. Nós podemos nos apropriar do título de crente e esquecermos da nossa dependência, de que nós já fomos sim escravos do pecado, e que nós dependemos 100% da graça para sermos livres do pecado. Do contrário seremos igual ao filho pródigo "já não sou mais digno de ser chamado teu filho!".
Obedeça, renda sua vida ao Senhor. Nós não podemos servir a dois senhores, somente a um. Assim, a Bíblia deve pautar estritamente tudo que nós formos fazer na nossa vida. A resposta pra todos os nossos problemas não necessariamente está na Bíblia mas deverá ser guiado por ela. Entende a diferença?
Obedeça.

4. Milagres têm assinatura

Quando Deus age, ele deixa claro que é milagre. Ele deixa claro que venceu de 7 a 0, ele deixa claro que reverteu as piores das situações das formas mais inusitadas possível. , gente: todas as coisas cooperam para o bem daqueles que o amam e foram chamados conforme seu propósito. Quem ama Jesus? Quem foi chamado?
Deus não deixa dúvida de que agiu. E nesse texto, há um sentido espiritual muito profundo na demonstração da glória de Deus: as talhas de pedra eram enormes e pesadas. Eram utilizadas na limpeza cerimonial dos judeus. Seu objetivo era claro: purificação.
E Jesus inaugura os milagres do seu ministério ressignificando o maior símbolo da purificação. É chegado o reino de Deus, e das talhas de pedra jorram o vinho que alimenta a nossa ceia da salvação! Bem como aquela água, que por si só não purificava coisa alguma, tornou-se vinho quando entrou na pedra, nós, que por nós mesmos jamais alcançaríamos justiça própria, entramos em Cristo, nossa pedra angular, e saímos completamente transformados e modificados.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.