Sem título Sermão

O ANTÍDOTO CONTRA O MEDO  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 12 views
Notes
Transcript
O ANTÍDOTO CONTRA O MEDO
“Mas eu, quando estiver com medo, confiarei em ti. Em Deus, cuja palavra eu louvo, em Deus eu confio e não temerei. Que me poderá fazer o simples mortal?”
INTRODUÇÃO
A. Ler o texto e enunciar o tema da mensagem. Um antídoto é medicamento que serve para neutralizar ou contrariar os efeitos de um veneno ou de um agente tóxico. Medicamento que cura uma doença ou protege contra o vírus. O medo tem antídoto? Vamos ver que sim.
B. Medo não é coisa apenas de crianças. Adultos também tem medo. Quando crianças nossos pais nos amedrontavam com histórias que nos tiravam a noite de sono e no atormentaram a vida toda
C. O que é medo? Medo é um dispositivo natural ou implantado em nossa consciência que pode produzir resultados benéficos ou prejudiciais à nossa vida. É notável que o primeiro medo que o ser humano teve foi de Deus. Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi.
D. Em geral há dois tipos de medo
a. Medo Benéfico
“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria” ().
Este é o respeito e a reverência devidos a Deus.
Ilustração: O respeito que o surfista tem pelas ondas o possibilita a tirar o melhor proveito delas.
b. Medo Maléfico
“Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, amor e de equilíbrio” (2 Tm 1.7).
Este tipo de medo que corrói o nosso interior e nos
paralisa não vem de Deus, mas de três outras fontes.
De nossas mentes (ex.: medo de avião).
Do mundo e seu ambiente assustador.
Do diabo e seus poderes demoníacos.
E. Medo de adulto não é coisa de criança. Pessoas medrosas travam, não conseguem avançar na vida cristã e não conseguem dá a Deus e às pessoas aquilo que Deus espera delas.
1. CAUSAS DO MEDO ADULTO
A. Os erros do passado. E os erros cometidos no passado às vezes podem nos assombrar o presente com a culpa.
Ø A amarga experiência de Jacó - Então, Jacó teve medo e se perturbou; dividiu em dois bandos o povo que com ele estava, e os rebanhos, e os bois, e os camelos.
Ø A experiencia de Davi - Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia.
B. As adversidades do presente. A provações da vida podem nos ameaçar e causar muito medo. Medo de não sobreviver, medo de não resistir.
Ø Pedro no má da Galileia - Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a submergir, gritou: Salva-me, Senhor!
Ø Os discípulos e as tempestades no mar da Galileia - E, prontamente, Jesus, estendendo a mão, tomou-o e lhe disse: Homem de pequena fé, por que duvidaste?
C. A ansiedade com respeito ao futuro – O amanhã trás muitas incertezas, e essas incertezas e inseguranças do amanhã nos causa muito medo.
Ø A ansiedade pelo básico da vida - Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos?
Ø A ansiedade pela segurança da vida - Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.
2. A VERDADEIRA FONTE DE TODO MEDO -1
A. Vamos ler 1 16Sabemos quanto Deus nos ama e confiamos em seu amor. Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele. 17À medida que permanecemos em Deus, nosso amor se torna mais perfeito. Assim, teremos confiança no dia do julgamento, pois vivemos como Jesus viveu neste mundo. 18Esse amor não tem medo, pois o perfeito amor afasta todo medo. Se temos medo, é porque tememos o castigo, e isso mostra que ainda não experimentamos plenamente o amor. 19Nós amamos porque ele nos amou primeiro. 1
B. A fonte de todo medo não reside nas circunstâncias e nem nos perigos em si mesmo, mas em nós, em nossa falta de confiança no amor de Deus por nós.
Ø Não temais, pois! Bem mais valeis vós do que muitos pardais.
Ø 1 Pedro 5:7 lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
3. O ANTÍDOTO CONTRA O MEDO -
“Mas eu, quando estiver com medo, confiarei em ti. Em Deus, cuja palavra eu louvo, em Deus eu confio e não temerei. Que me poderá fazer o simples mortal?”
A. Confiar no amor de na bondade de Deus por nós - Com efeito, Deus é bom para com Israel, para com os de coração limpo. 1 Nós amamos porque ele nos amou primeiro.
B. Confiar na palavra e nas promessas de Deus - Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão.
C. Confiar na segurança eterna que só Deus pode proporcionar - Que me poderá fazer o simples mortal?”
Ø Não tenham medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Porém tenham medo de Deus, que pode destruir no inferno tanto a alma como o corpo.
CONCLUSÃO
Confie no Senhor, em seu amor, em sua bondade e em suas promessas e você estará livre dos efeitos do medo sobre sua vida. “Mas eu, quando estiver com medo, confiarei em ti. Em Deus, cuja palavra eu louvo, em Deus eu confio e não temerei.
Related Media
See more
Related Sermons
See more