A fúria de Herodes

Mateus  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 162 views

O nascimento de Jesus Cristo produz reações contrastantes de antagonismo pelos judeus e adoração pelos gentios.

Notes
Transcript

A Fúria de Herodes

Mateus 2.1–20 RAStr
1 Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, em dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém.2 E perguntavam: Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo.3 Tendo ouvido isso, alarmou-se o rei Herodes, e, com ele, toda a Jerusalém;4 então, convocando todos os principais sacerdotes e escribas do povo, indagava deles onde o Cristo deveria nascer.5 Em Belém da Judéia, responderam eles, porque assim está escrito por intermédio do profeta: 6 E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as principais de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar a meu povo, Israel. 7 Com isto, Herodes, tendo chamado secretamente os magos, inquiriu deles com precisão quanto ao tempo em que a estrela aparecera.8 E, enviando-os a Belém, disse-lhes: Ide informar-vos cuidadosamente a respeito do menino; e, quando o tiverdes encontrado, avisai-me, para eu também ir adorá-lo.9 Depois de ouvirem o rei, partiram; e eis que a estrela que viram no Oriente os precedia, até que, chegando, parou sobre onde estava o menino.10 E, vendo eles a estrela, alegraram-se com grande e intenso júbilo.11 Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra.12 Sendo por divina advertência prevenidos em sonho para não voltarem à presença de Herodes, regressaram por outro caminho a sua terra. 13 Tendo eles partido, eis que apareceu um anjo do Senhor a José, em sonho, e disse: Dispõe-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito e permanece lá até que eu te avise; porque Herodes há de procurar o menino para o matar.14 Dispondo-se ele, tomou de noite o menino e sua mãe e partiu para o Egito;15 e lá ficou até à morte de Herodes, para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor, por intermédio do profeta: Do Egito chamei o meu Filho. 16 Vendo-se iludido pelos magos, enfureceu-se Herodes grandemente e mandou matar todos os meninos de Belém e de todos os seus arredores, de dois anos para baixo, conforme o tempo do qual com precisão se informara dos magos.17 Então, se cumpriu o que fora dito por intermédio do profeta Jeremias: 18 Ouviu-se um clamor em Ramá, pranto, [choro] e grande lamento; era Raquel chorando por seus filhos e inconsolável porque não mais existem. 19 Tendo Herodes morrido, eis que um anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito, e disse-lhe:20 Dispõe-te, toma o menino e sua mãe e vai para a terra de Israel; porque já morreram os que atentavam contra a vida do menino.
Qual a sua reação diante do nascimento de Jesus?
Quem é Jesus pra você?
John Stott no seu devocionário "A Bíblia Toda o Ano Todo" disse que só há duas respostas possíveis a Jesus Cristo, que são exemplificadas nas figuras contrastantes de Herodes, o Grande, e dos magos.
I) A Reação de Herodes - o Monarca
Reagiu de forma esperada - de conformidade com seu caráter.
Seu longo reinado foi manchado de sangue. Foram os romanos que o colocaram no trono e o chamara de "rei dos judeus". No entanto, ele era estrangeiro; seu pai era edomita e sua mãe, uma princesa árabe. Ele não possuiua títulos, nem direito de assumir o trono.
Reagiu de forma amedrontada - revelando a sua insegurança
Seu longo reinado foi manchado por insegurança. A posição de Herodes era muito instável, e ele vivia aterrorizado por seus rivais. Quando identificava um, tratava de liquidá-lo de imediato. Ele matou sua esposa Mariane; sua mãe, Alexandra; e seus três filhos, Aristóbulo, Alexandre e Antípater. Matou mais da metade dos membros do Sinédrio e diversos tios, primos e outros parentes. Não é surpresa, portanto, que Josefo, o historiador judeu, o chamasse de "monstro implacável", ou que o imperador Augusto dissesse que era mais seguro ser um porco de Herodes do que filho dele. Esse era um homem completamente ansioso que tinha medo de perder o reino. Quando os magos chegam perguntando onde está o recém-nascido "Rei dos Judeus", Herodes deve ter pensado: Que é isso? Eu, Herodes, sou o rei dos judeus; quem é esse farsante?
Reagiu de forma irada - mandando matar as crianças de dois anos pra baixo.
Vendo-se iludido pelos magos, Herodes irou-se grandemente e mandou matar as crianças de dois anos pra baixo em Belém. Um homem irado age de forma impensada e destrutiva. Para manter o seu reinado Herodes não estava apensas disposto a matar o verdadeiro "Rei dos Judeus", mas também todos aquele que pudesse de alguma forma tomar dele o suposto controle que ele achava que tinha.
Seu longo reinado foi manchado por insegurança. A posição de Herodes era muito instável, e ele vivia aterrorizado por seus rivais. Quando identificava um, tratava de liquidá-lo de imediato. Ele matou sua esposa Mariane; sua mãe, Alexandra; e seus três filhos, Aristóbulo, Alexandre e Antípater. Matou mais da metade dos membros do Sinédrio e diversos tios, primos e outros parentes. Não é surpresa, portanto, que Josefo, o hist'oriador judeu, o chamasse de "monstro implacável", ou que o imperador Augusto dissesse que era mais seguro ser um porco de Herodes do que filho dele. Esse era um homem completamente ansioso que tinha medo de perder o reino. Quando os magos chegam perguntando onde está o recém-nascido "Rei dos Judeus", Herodes deve ter pensado: Que é isso? Eu, Herodes, sou o rei dos judeus; quem é esse farsante?
Ainda hoje, a mesma situação prevalece. Muitas pessoas têm em Jesus um rival, um incoveniente, um contrangimento, aquilo que C.S.Lewis chamou de "um intruso transcendental". Dessa forma, no deparamos com uma escolha que temos de fazer. Ou enxergamos Jesus como uma ameaça e resolvemos, como Herodes, no livrar dele; ou o enxergamos como o Rei dos Reis e nos decidimos, como os magos, a adorá-lo.
Novamente te pergunto: Quem é Jesus pra você?
Ele é um mentiroso?
Ele é um lunático?
Ele é Deus?
Related Media
See more
Related Sermons
See more