16 Desencorajados por Jesus! 12/01/2020 - IBP - Brooklin - Manhã
Lucas 9.57-62 • Sermon • Submitted
0 ratings
· 11 viewsTrês tipos de pessoas são desencorajadas a seguir Jesus.
Notes
Transcript
Desencorajados por Jesus!
Desencorajados por Jesus!
1. SAUDAÇÃO.
1. SAUDAÇÃO.
Bom dia a graça e a paz a todos. É uma honra estar aqui nesta manhã, meditando na palavra de Deus juntamente com os irmãos.
2. TEXTO.
2. TEXTO.
O texto que vamos meditar está no evangelho de Lucas 9.57-62 Versão Revista e Atualizada
57 Indo eles caminho fora, alguém lhe disse: Seguir-te-ei para onde quer que fores.
58 Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.
59 A outro disse Jesus: Segue-me!
Ele, porém, respondeu: Permite-me ir primeiro sepultar meu pai.
60 Mas Jesus insistiu: Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos.
Tu, porém, vai e prega o reino de Deus.
61 Outro lhe disse: Seguir-te-ei, Senhor; mas deixa-me primeiro despedir-me dos de casa.
62 Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus.
3. ORAÇÃO
3. ORAÇÃO
4. INTRODUÇÃO
4. INTRODUÇÃO
Irmãos, um exercício que devemos fazer sempre em nossa vida, é avaliar o que estamos fazendo. É parar um pouco e tentar entender quais sãos as motivações de nossos corações que está nos incentivando a fazer o que estamos fazendo.
Fazer esse exercício em relação a tudo em nossas vidas. Por que venho para o trabalho todos os dias? Por que escolhi essa faculdade? Por que me casei? Por que quero me casar? Por que estou aqui na IBP do Brooklin?
Devemos fazer esses questionamentos para entender nossas motivações. E se nossas motivações estiverem fora dos planos de Deus? O que fazer?
Ao analisarmos esse texto podemos destacar algumas motivações, ou algumas pessoas que tinham algumas motivações e que foram desencorajadas por Jesus.
Como assim Ale? Jesus desencorajando pessoas?
Já fui desencorajado por amigos, por pais, pela esposa, pelo marido, mas por Jesus?
Sim! Jesus desencorajando pessoas. Vamos ver!
5. CONTEXTO
5. CONTEXTO
Jesus estava a caminho de Jerusalém para que sua missão aqui na terra fosse cumprida [A DE MORRER NA CRUZ], e uma multidão O seguia. Dentre essa multidão estavam também os doze.
Em meio a essa caminhada apareceram três pessoas que quiseram seguir Jesus.
A primeira pessoa olhou para Jesus e disse: Vou te seguir, por onde quer que fores.
Uma outra pessoa estava passando, notem aqui que a ordem parte de Jesus, e Jesus diz a ele: Segue-me.
O terceiro apareceu já falando que ia seguir Jesus. Mas antes deixa eu sepultar meu pai.
Portanto ao analisarmos esse contexto, podemos identificar três tipos de pessoas, que se depararam com o nosso SALVADOR, porém foram desmotivados, ou foram desencorajados por Jesus, a segui-lo.
PONTO 1
PONTO 1
O primeiro tipo de pessoa a ser desmotivado por Jesus é o precipitado.
57 Indo eles caminho fora, alguém lhe disse: Seguir-te-ei para onde quer que fores.
58 Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.
O que teria motivado aquele homem a se precipitar e se oferecer para seguir Jesus, aonde quer que fores? O que podemos identificar nessa afirmação é um entusiasmo, algo o havia motivado. Será que era apenas a presença de Jesus?
Ele via as multidões por onde Jesus passava, via os milagres, estava entusiasmado por todo esse movimento. Ele estava vendo o que Jesus podia fazer. Será que ele deve ter pensado que toda essa fama poderia render-lhe riquezas?
Porém Jesus, conhecedor de todos os pensamentos e corações responde: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.
O que Jesus estava dizendo aqui para ele: Ei, você tem certeza de que quer isso? Você está disposto a pagar o preço para me seguir? Pois eu não tenho o conforto e as regalias que você quer. Veja os animais, que são seres inferiores tem lugar para descansar, fazer suas refeições, estarem seguros a noite. Mas EU, O MESSIAS, O FILHO DO HOMEM, O SALVADOR, O CRIADOR, não tenho nada disso.
Jesus estava dizendo para o PRECIPITADO, este FILHO DO HOMEM percorre um caminho de dores, um caminho de rejeição. Para mim e para quem me segue as coisas não são bem como vocês pensa.
Você tem certeza de que é isso que você quer?
Amados Hendriksen vai dizer o seguinte: Nas peregrinações de Jesus comprovamos o Jesus rejeitado. Em seu nascimento, não houve lugar na estalagem, não tinha um lugar com que pudesse contar para passar a noite. À medida que sua história avança, a Judeia o rejeita (Jo 5.18); a Galileia o expulsa (Jo 6.66); Gadara roga que saia de seu distrito (Mt 8.34); Samaria lhe nega hospedagem (Lc 9.53); a terra não o quer (Mt 27.23); e, finalmente, até mesmo o céu o abandona (Mt 27.46).
Amados quando nos encontramos com Jesus, o que motivou a dizermos a Ele: TE seguirei por onde quer que fores?
Foi riqueza? Fama? O que?
Diz-se que no tempo da Guerra Civil (dos Estados Unidos) havia muitos voluntários que iam para o exército apenas para participar de desfiles, exercícios e revistas, bem como receber medalhas de honra! Sem levar em conta o que era uma guerra de fato. Naturalmente que há recompensas gloriosas destinadas a todos os verdadeiros seguidores do Senhor, mas é sempre o caminho da cruz, do sacrifício, da luta, do negar-se a si mesmo que nos levará ao nosso verdadeiro lar.
PONTO 2
PONTO 2
O segundo tipo de pessoa a ser desmotivado por Jesus foi o RECRUTA, porém OMISSO.
59. A outro disse Jesus: Segue-me! Ele, porém, respondeu: Permite-me ir primeiro sepultar meu pai.
60. Mas Jesus insistiu: Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos. Tu, porém, vai e prega o reino de Deus.
Notem que aqui Jesus olhou para uma pessoa e o chamou: Segue-me, mas ele respondeu: Permite-me ir primeiro sepultar o meu pai.
Muitas pessoas ao lerem esta história pensam: nossa como Jesus é duro, insensível, nem respeita o defunto e nem o luto de uma pessoa.
Mas não é o que está acontecendo aqui. Se o pai dessa pessoa tivesse morrido, ele deveria estar ao lado do caixão, consolando sua mãe e seus familiares.
Aqui pela tradição do nativo do Oriente Médio, principalmente o Judeu, tem a obrigação de honrar seus pais até a morte. Ou seja, o desejo de todo o pai é que os filhos façam parte de sua velhice até chegar a morte. Aí sim eles estariam livres para viver a vida de acordo com os ensinamentos que tiveram. A ligação familiar aqui é muito forte.
Rice, um estudioso americano da cultura do Oriente Médio nos diz:
Um homem, não importa a idade, seja pai de família ou não, e que tenha o pai vivo. Acorda cedo, faz suas orações, depois dirige-se aos seus pais, beijam suas mãos, e pedem a sua benção. Se os pais não estão perto sempre ligam. E quando vão começar um novo empreendimento, ou fazer uma viagem, pede o favor de Deus sobre esses planos e termina com um desejo de que seus pais aprovem esses planos.
Al-Salíbi um outro estudioso e nativo do Oriente Médio diz que: “Deixa-me ir sepultar meu pai” é o mesmo que dizer: “Deixe eu servir meu pai enquanto ele vive e depois que ele morrer, que eu tiver resolvido tudo, e pego também minha parte da herança, vou seguir o Senhor Jesus.”
Jesus no Evangelho de Mateu 10: 34-35? Nos diz:
34. Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada.
35. Pois vim causar divisão entre o homem e seu pai; entre a filha e sua mãe e entre a nora e sua sogra.
Essa é a divisão: Divisão do Reino de Deus entre as tradições culturais, familiares e qualquer outra aliança que você tenha feito com o mundo.
Rompa estas alianças e faça uma aliança com o SALVADOR .
Coitado! Mal sabe esse homem, que o MESSIAS em muito em breve entregará a sua vida pendurado numa cruz! E ele está trocando essa oportunidade de estar com o SALVADOR DO MUNDO, para correr atrás de suas tradições culturais e seguranças pessoais.
MAS! Jesus INSISTIU: Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos. Tu, porém, vai e prega o reino de Deus.
Ou seja, deixe as tarefas que não geram vida para aqueles que não querem A VIDA. Não se preocupe com isso! Pregue o Reino, propague as Boas Novas.
Quantas vezes em nossa caminhada cristã somos desencorajados a seguir nossos desejos por estarmos colocando-os a frente do Reino do qual fomos recrutados?
Quantas vezes não queremos romper com as tradições que guiam nossas vidas e respondemos a Cristo com OMISSÃO A OBRA Dele?
Claro que você tem que trabalhar, planejar sua vida, correr atrás de seus sonhos, correr atrás de suas metas pessoais. Porém quando esses desejos ou planos começarem a competir com o nosso chamado no REINO DE DEUS, qual daremos prioridade?
E quando chegarmos a esse ponto meus irmãos o que devemos ter em mente é que:
Jesus não aceita nenhuma autoridade superior à Sua.
As exigências de sua vida, ou seja, seus compromissos, seu padrão de vida, não são desculpas aceitáveis para o fracasso no ministério.
A obra de Deus é muito mais importante do que qualquer outra atividade.
A Bíblia não nos responde se o RECRUTADO entrou na fila com os discípulos ou OMITIU o seu chamado.
PONTO 3
PONTO 3
O terceiro tipo de pessoa a ser desmotivado por Jesus foi o decidido, porém condicionado.
61. Outro lhe disse: Seguir-te-ei, Senhor; mas deixa-me primeiro despedir-me dos de casa.
62. Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus.
Vejamos que esse terceiro homem afirmou. Vou te seguir. Talvez por estar vendo toda aquela situação, a multidão os discípulos, toda essa situação deve ter o motivado a tomar a decisão de seguir a Jesus. Mas ele mesmo já se condicionou, mas deixa-me ir primeiro despedir-me dos de casa.
Essa despedida, não era apenas uma despedida de chegar lá dá um beijo no pai e na mãe, avisar que está embarcando numa jornada com um mestre. Geralmente essas despedidas demoravam até três dias.
Mas Jesus percebeu essa desculpa e replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus.
Aqui Jesus usa uma figura de arado. Com certeza Jesus estava lidando com pessoas rurais, que conheciam o dia a dia de uma fazenda, ou roça como chamamos aqui.
O arado da época era um equipamento de madeira e na ponta em formato de “V” poderia ser de ferro ou madeira. Ele era amarrado em um boi. E era utilizado para fazer sulcos no chão, ou seja, preparar o solo para receber as sementes e a irrigação correta. Porém esses sulcos tinham que ter uma profundidade correta, deixar a terra fofa, para a plantação nascer saudável. O arado deveria ser passado 4 vezes até que o solo estivesse no ponto certo para receber a semente.
A pessoa que estava arando a terra deveria estar com uma mão guiando o boi, ou os bois, e a outro segurando o arado na posição vertical. A pessoa ela tinha que estar olhando sempre para frente com os olhos fixados nas pernas dos bois e posicionar a ponta do arado entre as pernas do boi.
Caso a pessoa tirasse os olhos fo meio das pernas do boi, a fenda poderia sair torta, ficar muito funda, ou muito rasa, tudo isso prejudicaria as sementes, os campos, exigiria muito mais do animal, e podendo até comprometer toda a plantação e colheita.
Mas o que Jesus estava querendo dizer com essa afirmação? O ato de olhar para atrás poderia comprometer o Reino de Deus. É claro que esse gesto de olhar para atrás não é simplesmente virar a cabeça. Mas é aquela motivação que está escondida em nossos corações que coloca em dúvida o Reino de Deus.
Lembram da mulher de Ló? Deus estava dando a salvação para eles, porém quando ela virou olhou para aquela situação e sentiu tristeza em abandonar aquela vida de pecado. Então ela vira uma estátua de sal.
A motivação desse rapaz era justamente ir, porém, Jesus como é conhecedor de todos os desejos do coração, sabia que ele se arrependeria e comprometeria a propagação do Reino.
Quantas vezes durante nossa caminhada cristã, condicionamos o nosso IDE.
Quantas vezes colocamos nosso medo , coisas materiais, dinheiro, e tantas outras coisas a frente de nosso chamado.
Sempre tem um Más!
Sempre tem um dia eu vou!
Pode ser que esse dia nunca chegue, e poderemos perder a oportunidade e o privilégio de fazer parte da propagação do Reino.
Pessoas que olham para atrás não é apto para o Reino de Deus.
6. CONCLUSÃO
6. CONCLUSÃO
Fiquem de pé!
3 tipos de pessoas desencorajadas por Jesus a trabalharem no Reino de Deus.
· O entusiasmado, porém, precipitado.
· O recruta, porém, omisso.
· O decidido, porém, o condicionado.
Que nesta manhã meus irmãos meu desejo é que eu tenha falhado na missão de desmotivá-los. Pelo contrário, desejo que o próprio Espirito Sando, os convença da verdade e da justiça. E que a motivação em seguir a Cristo não venha de mim, mas Dele.
Que as nossas motivações sejam como as motivações dos doze discípulos, que estavam vendo tudo aquilo e fazendo parte de toda aquela situação, ouvindo aqueles ensinamentos de Jesus e mesmo assim dizem SIM.
Meu desejo é que tenhamos a convicção igual a deles conforme em João 6:
60 Muitos dos seus discípulos, tendo ouvido tais palavras, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir?
66 À vista disso, muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com ele.
67 Então, perguntou Jesus aos doze: Porventura, quereis também vós outros retirar-vos?
68 Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna;
69 e nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus.
Tú é o amor, o perdão, a verdade, tú é aquele que salva, que cuida, que transforma, aquele que tras paz em meio a tempestade, aquele que até os ventos o obedecem, TÚ ÉS O FILHO DE DEUS.
7. ORAÇÃO FINAL
7. ORAÇÃO FINAL
8. ENCERRAMENTO
8. ENCERRAMENTO
A GRAÇA DO SENHOR JESUS CRISTO, E O AMOR DE DEUS, E A COMUNHÃO DO ESPÍRITO SANTO SEJAM COM TODOS VÓS.
Vão na paz !
Boa semana !