Igreja

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 14 views

A Igreja dá a esperança para a humanidade, por isso devemos amar,

Notes
Transcript

O que é a Igreja?

Iniciar captação com música “Unidos na Missão”
42)
E perseveraram
na doutrina dos apóstolos,
na comunhão,
no partir do pão
e nas orações.
43)
Em cada alma
havia temor,
e muitas maravilhas e sinais
eram feitos pelos apóstolos.
44)
Todos
os que criam
estavam juntos
e tinham tudo em comum.
45)
vendiam suas propriedades
e bens
e repartiam com todos,
segundo a necessidade de cada um.
46)
Perseverando
unânimes todos os dias
no templo,
e partindo o pão
em casa,
comiam juntos
com alegria
e singeleza de coração,
47)
louvando
a Deus,
e caindo
na graça
de todo o povo
E todos os dias
acrescentava o Senhor à igreja
aqueles que iam sendo salvos.
Leitura do texto de Atos 2.42-47, explicação do contexto:
O livro de Atos dos Apóstolos é um livro que vai contar a história do desenvolvimento da igreja desde ascenção de Cristo, a decida do Espírito Santo até o encarceramento de Paulo em Roma.
Os apóstolos são citados no começo porém na maioria do livro é focado nos ministérios de Pedro e Paulo. Porém o Espírito Santo é mencionado 51 vezes ao longo do livro, assim, muitos têm sugerido Atos do Espírito Santo.
O livro é uma continuação do evangelho de Lucas, e relata os ensinamentos de Jesus por meio do espírito, para a igreja.
Os cristãos da época tinham acabado de presenciar a decida do Espírito Santo e foram expectadores da primeira pregação de Pedro. Eles estavam em Jerusalém para a festa de Pentecostes e mal esperavam o que tinha acontecido.
Porém movidos pelo Espírito Santo queriam conhecer mais e para isso precisavam estar onde a palavra de Deus era pregada, junto com os apóstolos. Por isso ficaram em Jerusalém até que houve perseguição, capítulo 8, e os cristãos foram espalhados, cada um voltou para sua cidade.
Nesse momento do texto é o relato da vida dos primeiros cristão, a primeira igreja, movidos pelo Espírito Santo. Ninguém tinha uma lista de tarefas a fazer nem uma estrutura organizacional, somente mais tarde no capítulo 6 vemos os primeiros passos de uma organização.
[Oração]
Transição:
Desenvolver o conceito de a igreja como doadora de esperança para a humanidade.
Dicionário Houaiss: 1.comunidade composta por cristãos, que forma um corpo social organizado, instituído por Jesus Cristo. 2. Conjunto de cristãos católicos... 3. Grupo de pessoas com as mesmas aspirações, ideias e doutrinas. 5. edifício onde se reúnem os fiéis para realizar o culto.
Conceito Bíblico: A comunidade, nas Escrituras, que reconhece o Senhor Jesus Cristo como Deus, Salvador e Supremo Legislador. Conjunto de fiéis ligados pela mesma fé e sujeitos a lideres espirituais. ASSEMBLÉIA, CONGREGAÇÃO.
Conceito Bíblico de Assembléia: Reunião de muitas pessoas para fim determinado; sociedade; corporação.
No fim do texto vemos no versículo 47 que a igreja estava alcançando novas pessoas através de sua vida em comunidade. Todas as atitudes de Igreja levam a um propósito de alcançar vidas e que todos desfrutem dessa comunhão com Cristo e uns com os outros.
A Igreja é chamada para os de fora, é convocada em Mateus 28.18-20, a pregar a palavra e discípular vidas.
A igreja é instituída para dar a esperança para à humanidade.
Mas como a igreja deve cumprir essa convocação?
Proposição: A Igreja dá a esperança para a humanidade, por isso devemos amar, perseverar e cuidar uns dos outros.
A igreja dá a esperança para a humanidade, porque cristãos perseveram de todo o coração.
Explicação
A perseverança desses cristãos era enorme, podemos constatar isso através de seus professores, os apóstolos eles eram extremamente constante, vejamos exemplos:
Pedro: At 4.19-20; Pedro não deixa de falar do evangelho diante de dificuldade humanas, nem opniões de pessoas.
Paulo: At 20.24; Para Paulo o mais importante era testemunhar do evangelho com alegria e não mordomias da vida que ele poderia desfrutar.
Os cristão eles Perseveraram em três aspectos interessantes:
Comunhão: Amizades entre crentes, conforme é ensinado pelo apóstolo Paulo na carta de Romanos, Paulo em sua carta desejava visitar Roma para conhecer é ter comunhão com eles, especificamente ser consolado mutuamente pela fé em comum. (Rm 1.12) É estar junto não importa a dificuldade, e apoiar uns aos outros. Também faz referência com o significado de “ter em comum” abordado mais à frente.
Doutrina: eles queriam ser instruídos pelos apóstolos, pois eles haviam vivido com o Salvador Jesus Cristo, eles eram os únicos possuidores de todo conhecimento e ensinamento de Jesus e esse conhecimento só poderia sair dessas pessoas. Em contra partida a instrução era um mandamento que os apóstolos deveriam cumprir conforme Mt 28.20, os apóstolos deveriam os ensinar a guardar todas as coisas que Jesus tem mandado.
Partir do Pão: provavelmente uma referência às refeições regulares, mas, no final de cada refeição, é bem possível que fizessem uma pausa para lembrar do Senhor celebrando a “Santa Ceia”. O pão e vinho são elementos muito comum na mesa judaica.
Orações: a perseverança da oração entre os cristão era notória havia entre eles uma devoção especial e pessoal conforme Sl 5.3, orações diárias e sinceras a Deus. Porem essa oração também é encontrada em grupos no templo e nas casas conforme At 12.5, dá um exemplo é relato claro da oração da igreja primitiva.
Ilustração:
No último Triathlon Iron Man, no Havaí, com a participação de uma senhora de 90 e poucos anos querendo ser a mulher mais velha a completar o Iron Man, teve um percurso de 3.86km de natação no mar, 180.2km de bicicleta e 42.2km de corrida.
Ela não concluiu, mas mesmo assim foi um exemplo que perseverança devido à idade e ao percurso alcançado.
Aplicação:
Como será que temos perseverado nessas áreas de nossa vida?
A igreja dá a esperança para a humanidade, porque os cristãos estão unidos em amor.
Explicação:
Os Cristãos se permaneciam unidos e tinham um compartilhamento de bens, mas as palavras chaves para entendermos como essa atividade funcionava é, “segundo a necessidade de cada um”.
“Não se tratava de um comunismo no sentido moderno, ou mesmo um modo de viver comunitário. Era simples co-participação cristã.” Stanley M. Horton
Os cristão estavam vendo a necessidade de consolidarem o ensino dos apóstolos, e como tinham escutado do evangelho durante a festa de Pentecostes alguns deles não residiam em Jerusalém, por isso, ocorreu o que estamos lendo, uma divisão de bens afim de ajudar a todos os que moravam fora para que aprendessem com os apóstolos.
Em Atos 5.4 vemos que essa atitude não era obrigatória, no caso, Ananias e Safira foram repreendidos por que mentiram sobre sua oferta e Paulo afirma que não havia necessidade alguma deles terem dado a oferta e ainda se preocupado em mentir.
A atitude de dar nunca foi obrigação alguma de um cristão mas a comunhão a alegria tornava fácil a compartilharem o que sabiam.
Ilustração:
Aplicação:
Qual nosso esforço pessoal de expressar nosso amor entre nós?
Transição:
A igreja foi consolidada, unificada, e agora está prestes a ser multiplicada.
A igreja dá a esperança para a humanidade, porque os cristãos investem tempo em cuidar uns dos outros.
Explicação:
O testemunho desses cristãos eram, entre os judeus e gentios, não apenas em função dos milagres realizados pelos apóstolos, cf.At2.43. Era também pelo amor que os membros da comunidade tinham uns pelos outros e pelo serviço ao Senhor.
Interessante também que esses cristãos tinham um hábito diário de suas atividades. Eles não se contentavam somente com o encontro semanal, encontravam-se diariamente(At 2.46), cuidavam uns dos outros diariamente (At 6.1), ganhavam almas diariamente(At 2.47), examinavam a escritura diariamente (At 17.11) e cresciam em número diariamente (At 16.5).
“A fé cristã era uma realidade diária não uma rotina semanal.”Warren W. Wiersbe
Cada casa tornou-se o centro de toda comunhão e alegria dos cultos cristãos.( em casa, significa grupos familiares).
Em resultado caíram em toda a graça do povo. Não havendo nenhuma coação, força, exercida sobre os outros. As pessoas viam a alegria e o poder e abriam seus corações á palavra e a verdade sobre Jesus.
Aplicação:
Nosso dia a dia tem realmente refletido o amor entre os cristãos, que deveríamos transmitir?
Conclusão:
Proposição: A Igreja dá a esperança para a humanidade, por isso devemos amar, perseverar e cuidar uns dos outros.
Vídeo de conclusão ibcbh “o que é a igreja?”
http://youtu.be/eJchxmdatcY
Related Media
See more
Related Sermons
See more