AS QUATRO MARCAS DA ORAÇÃO
Notes
Transcript
AS QUATRO MARCAS DA ORAÇÃO
Texto – ; ; ; , ;
Tema – Oração
Tese – A igreja primitiva nos apresenta quatro marcas de uma vida de oração.
INTRODUÇÃO
O livro de Atos é a certidão de nascimento da igreja cristã. Nele encontramos a intensa marcha da missão, a poderosa ação do Espírito Santo e a força transformadora da oração. Lucas foi o escrivão desta certidão de nascimento, enquanto que o Espírito Santo era...
Enquanto Lucas em seu evangelho mostra o trabalho que Jesus começou a fazer, o Livro de Atos é a continuidade deste trabalho através dos discípulos guiados pelo Espírito Santo. O livro pulsa como uma nova vida – a do Espírito Santo. Por toda a parte Ele é visto – como Diretor, fonte de Poder, Consolador, Edificador. Aqui em Atos, há o padrão de Deus para a Sua Igreja. Muitos princípios enunciados no livro provêm uma norma para toda a vida cristã, para toda a atividade eclesiástica, para todo o procedimento missionário.1
E uma destas normas é a oração, ela foi o ponto de partida de todo o movimento. Foi por meio dela que o Espírito Santo agiu e a missão ganhou força. Estava bem claro para a igreja apostólica que a oração é um poder essencial para o desenvolvimento e fortalecimento da igreja, e se hoje ela encontra-se fraca e debilitada é por falta de oração. Infelizmente essa arma tão poderosa e necessária tem sido negligenciada. Se você não acredita em mim então acredite na profetiza (CC, pág. 94): “É nosso privilégio beber livremente da fonte de Seu ilimitado amor. Como é de admirar, pois, que oremos tão pouco! Deus está pronto para ouvir a oração sincera do mais humilde de Seus filhos, e contudo há tanta manifesta relutância de nossa parte, para tornar conhecidas a Deus nossas necessidades! Que pensarão os anjos do Céu, a respeito dos pobres e desamparados seres humanos, sujeitos à tentação, [...] e contudo oram tão pouco, e tão pouca fé exercem! [...] os filhos da Terra, que tanto precisam do auxílio que só Deus pode dar parecem satisfeitos com andar sem a luz de Seu Espírito, a companhia de Sua presença.”4 Ninguém vencerá sem se não houver a prática desta simples e poderosa arma. Para resgatar o mesmo poder da igreja primitiva em nossos dias, precisamos conhecer as quatro marcas da oração do livro de Atos.
II – A ORAÇÃO NÃO MUDA A DEUS, MAS A NÓS (; )
Deus era o maior interessado no crescimento de Sua igreja, mas primeiro precisava das pessoas certas para representá-Lo. Por isso dedicou dez dias, antes do Pentecostes, para prepará-los. Eles não oraram para receber o poder do Espírito Santo, mas para estar em condições de recebê-Lo.
Na primeira parte desse versículo, Lucas menciona dois itens dignos de nota. Primeiro, os apóstolos estão continuamente em oração. Essa é uma característica fundamental dos apóstolos e dos cristãos primitivos. Depois do Pentecoste, os crentes se reuniam para orar (2.42) e os apóstolos tornaram conhecido que sua tarefa era “devotarem [-se] à oração e ao ministério da palavra” (6.4). Em seus escritos, eles encorajam os crentes a “orar sem cessar” (). Em segundo lugar, os apóstolos oram juntos “com uma só mente” (NASB). Apresentam suas orações em unanimidade e expressam uma perfeita unidade que se torna característica da igreja primitiva.2
Como Ellen White menciona no livro Caminho a Cristo pág. 94: “A oração é o abrir do coração a Deus como a um amigo. Não que seja necessário, a fim de tornar conhecido a Deus o que somos; mas sim para nos habilitar a recebê-Lo. A oração não faz Deus baixar a nós, mas eleva-nos a Ele.”4 Desta forma também precisamos da oração, para estarmos mais preparados para as lutas e desafios que surgem o tempo todo diante de nós. Foi assim que Jesus ensinou e preparou os seus discípulos, assim ele instruiu a igreja primitiva, e nós devemos seguir o exemplo deles, buscar a Deus em oração sendo assim habilitados diariamente como verdadeiras testemunhas de Cristo.
III – A ORAÇÃO TEM PODER ()
Não podemos aceitar a simples tradição ou a boa acomodação. Quando Jesus precisou alcançar o mundo de Seus dias, convocou Seu povo para estudar, dialogar e orar intensamente. Enviou o Espírito Santo para agir poderosamente e, como resultado, “tremeu o lugar onde eles estavam reunidos” (). A igreja saiu de seu conforto, foi ao encontro das pessoas, cumpriu a missão de forma poderosa e teve um crescimento explosivo. A fórmula continua sendo a mesma: somente uma igreja que ora e trabalha é uma igreja viva.
Foi por meio da oração que os discípulos e a igreja cristã viram seus maiores milagres. Portas de prisões foram abertas, doentes foram curados, mortos foram ressuscitados, e o evangelho foi anunciado com intrepidez.
A oração fez com que os discípulos estivessem preparados para receber o Espírito Santo, e Ele capacitou a igreja para a pregação, concedendo a cada um os dons necessários para que as pessoas pudessem ser alcançadas e libertas das trevas e das correntes que os prendia ao mundo.
A oração foi e é a chave nas mãos da fé para abrir o celeiro do Céu, onde se acham armazenados os ilimitados recursos da Onipotência.
IV – A ORAÇÃO É UM ATO DE FÉ (, )
Não podemos correr o risco de orar intensamente sem acreditar profundamente. Deus sempre responde de três formas: sim, e lhe dá o que você quer; não, e lhe dá o que é necessário; espere um pouco, e lhe dá o que é melhor.
Pedro, condenado a morrer, aparece exausto e abandonado, por trás de sólidos muros, ligado por algemas a dois guardas, e vigiado por sentinelas postados nas portas de ferro da prisão (v. 6). Mas Pedro não fora esquecido por seus irmãos e irmãs. Você consegue ver a realidade da igreja, a comunidade do Espírito, fundamentada sobre a oração de fé? Pedro também não fora abandonado por Deus, que envia um anjo, ferindo de sono os guardas, eliminando as correntes e conduzindo o apóstolo para fora, despercebido de todos. Esse é um sim a resposta à oração.
Já Tiago aparece num contraponto do texto bíblico, completamente nas sombras. Há apenas algumas palavras em estilo telegráfico. A história de Tiago sugere que a história da igreja não é apenas uma cadeia de vitórias e libertações como sugerem pregadores atuais. Da mesma forma, a vida humana é, por vezes, marcada por sofrimento, perplexidades, derrotas e morte. Será que a igreja não orou por Tiago, foi ele esquecido por seus irmãos, estava um dos mais íntimos apostolo de Cristo afastado de Deus? Não creio. Tenho plena convicção que a igreja orou por Tiago, mas Deus em sua soberania disse: Não.
Por que Pedro foi liberto e não Tiago? Não temos resposta conclusiva. Mas podemos entender que, no fim, não há nenhum esquecimento da parte de Deus, apenas participação no mistério da vida e morte de Jesus Cristo. A história de Tiago não é “deletada” como se não houvesse valor nela. Os antigos pais da igreja cunharam a expressão: “O sangue dos cristãos é a semente da igreja.” Esse é o ponto que Lucas deseja enfatizar.3
Sobre isso, Ellen White afirmou: “Quando nossas orações parecem não ter resposta, devemos nos apegar à promessa, pois o momento da resposta chegará, e receberemos a bênção de que mais necessitamos” (Caminho a Cristo, p. 96). A oração com fé é mais do que tudo entender que Deus tem todo o conhecimento e sabe o que é melhor para cada um de nós.
V – NÃO HÁ HORA NEM LUGAR PARA A ORAÇÃO ()
Feliz são aqueles que em seu lar, no trabalho ou a onde se encontram durante o dia, tem um recanto apropriado para a oração. Mas a igreja apostólica estava sempre disposta a buscar a Deus. Essa deve ser nossa postura também. Em todo o tempo e lugar, devemos renovar nossa confiança em Deus e buscá-Lo com fé. Nem sempre estaremos de joelhos para uma oração formal, mas os “pensamentos e desejos podem ser elevados ao Céu continuamente.”5
Deus está presente onde quer que o busquemos, seja no quarto, na cozinha, no campo, na mata, no monte, na rua enquanto faz caminhada, no carro, na sala de aula, muitas vezes eu orava a Deus antes das provas, um dia um colega meu até pediu para que eu orasse para ele também. “Não podemos restringir nossa devoção ao local preferido, do contrário se perderam muitas oportunidades de comunhão com o Céu”6
Na oração modelo (), Jesus nada disse sobre a formalidade exterior da posição. Para alguns, só se pode orar em posição de genuflexo. Se as circunstâncias permitirem, podemos nos ajoelhar. Contudo, mais importante do que os joelhos curvados, que é o significado etimológico da palavra genuflexo, é ter a vontade e o espírito curvados diante de Deus, símbolos da verdadeira submissão. Isso é o importante. Se a pessoa ora ajoelhada, em pé, sentado ou em outra posição isso é periférico.
CONCLUSÃO
Meus amados irmãos, Samuel Chadwick afirma categoricamente que: “a maior preocupação do diabo é afastar os cristãos da oração. Ele não teme os estudos, o trabalho nem a religião daqueles que não oram. Ele ri de nossa labuta, zomba de nossa sabedoria, mas treme quando nós oramos”.
Ao enfrentar os desafios da vida, por meio da oração, sintonize seu pensamento ao de Deus, experimente os milagres da fé e viva cada dia na presença do Pai. Ore enquanto você está na igreja, comece orando na noite anterior à sua ida à igreja. Ore para que Deus fale a você pessoalmente por meio do sermão, da música, do estudo das Escrituras ou de qualquer outro aspecto do culto. Ore para que o pregador seja livre no Espírito. Livre do medo, da insegurança humana, das distrações. Ore para que a Palavra de Deus o alcance com poder, de forma clara, oportuna, efetiva e redentora. Ore pela conversão de alguém. Ore e vá à igreja para ter um encontro com Deus.
Ore pela sua família. Ore pela sua esposa ou o seu esposo, para que ele ou ela possa ser uma pessoa mais próxima de Deus, um exemplo para os filhos e a sociedade, ore para que haja mais perdão entre vocês, ore para que possa haver mais amor, ore para que seu marido ou sua esposa possa ter olhos somente para você e que os desejos dele ou dela seja para você. Imponha as mãos sobre seus filhos e ore a Deus, para Ele dar força, assim os filhos venceram as tentações, ore para que eles possam ser firmes nos princípios como era Daniel, Ester e José, ore para que eles possam deixar a ociosidade e se envolverem nos projetos de Deus alavancando o avanço do evangelho.
Ore pela igreja, pelos pastores, lideres. É fácil ter um espírito de crítica, massacrar, infelizmente muitos não levantam nem uma oração por essas pessoas, eles são seres humanos, sujeitos a falhas e erros como todos nós somos, muitos estão tentando fazer o melhor deles por amor a Cristo. Ore pelos novos convertidos, para que eles possam se manter firme na verdade, Satanás vem com muita força para reaver essas pessoas, eles ainda são bebês na fé, precisam de um cuidado especial. Ore por alguém que você deseja ver na igreja, mas além de orar por essa pessoa ofereça um estudo bíblico, convide-a para vir a igreja, se ela não puder vir disponha-se a busca-la, não se esqueça que Jesus se dispôs a vir buscar você, deixou o trono nos céus para vir a esse mundo. Ore pelos líderes do governo. São pessoas com muito poder, que tomam decisões que influenciam grandemente na nossa vida e na maioria das vezes eles estão sem Deus.
APELO
Devemos faz todos os esforços para conservar aberta a comunhão entre Jesus e nós. Devemos procurar toda oportunidade para ir aonde se costuma fazer oração. Os que estão realmente buscando a comunhão com Deus, serão vistos nas reuniões de oração, fiéis ao seu dever, e atentos e ansiosos por colher todos os benefícios que possam lograr. Devemos aproveitar todas as oportunidades de colocar-nos onde possamos receber raios de luz do Céu.4 Exponha continuamente ao Senhor suas necessidades, alegrias, pesares, cuidados e temores. Nós nunca O sobrecarregaremos; não O podemos fatigar. Ele não é indiferente as nossas necessidades. “Porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso.” . Seu coração amorável se comove ante as nossas tristezas, ante a nossa expressão delas. Levemos-Lhe tudo quanto nós causa perplexidade. Coisa alguma é demasiado grande para Ele, pois sustém os mundos e rege o Universo. Nada do que de algum modo se relacione com a nossa paz é tão insignificante que o não observe. Não há em nossa vida nenhum capítulo demasiado obscuro para que Deus não o possa ler; não existe problema alguma, que Ele não possa resolver. Nenhuma calamidade poderá sobrevir ao mais humilde de Seus filhos, ansiedade alguma lhe atormentar a alma, nenhuma alegria possuí-lo, nenhuma prece sincera escapar-lhe dos lábios, sem que seja observada por nosso Pai celeste, ou sem que Lhe atraia o imediato interesse.
WHITE, E. G. ([s.d.]). Caminho a Cristo.
1Orr, Guilherme. W. (1997). 66 Chaves para a Bíblia: Um Manual Prático para Estudo Bíblico (Primeira edição, p. 52). São Paulo: Ebr Editora Batista Regular.
2Kistemaker, S. (2016). Atos. (É. Mullis & N. B. da Silva, Trads.) (2a edição, Vol. 1, p. 85). São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã.
3RODOR, Amim, Encontros com Deus – Meditações diária, Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2014.
4WHITE, Ellen G. Caminho a Cristo, Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2013. pág. 94
5WHITE, Ellen G. Filhos e Filhas de Deus, pág. 99.
6WALDVOGEL, Luiz, Você e Deus, 5 ed. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2001