QUE TIPO DE OUVINTE EU SOU?
SOBRE COMPROMISSOS. • Sermon • Submitted
0 ratings
· 69 viewsNotes
Transcript
QUE TIPO DE OUVINTE EU SOU?
QUE TIPO DE OUVINTE EU SOU?
SSS
SSS
INTRODUÇÃO: Nós vivemos em uma sociedade imagética, uma sociedade da imagem. Uma sociedade do visual. O advento da tecnológia nos proporcionou um fa
ntástico apelo às imagens. Tudo hoje é muito visual. E qual é o grande problema disto? É que nós estamos perdendo a sensibilidade de ouvir. É muito comum nos nososs dias alguém ficar extremamente irritado com outra pessoa, porque estava falando e a outra pessoa estava visualizando mensagens no Watzap. Isto fe meu avô, a tomar a heroica desição de não aceitar intenet em sua casa, para as pessoas terem mais oportunidade de falar e ouvir. Ouvir é tão importante que o verbo ouvir é mencionado 325 vezes na Bíblia. A parabola que lemos, fala da grande necessidade de se ouvir o Evangelho. Ela fala de 4 tipos de ouvintes.
CONTEXTO:No capitulo 13 de Mateus começa o 3º grande discurso de Jesus no livro. Até o capitulo 13 Jesus havia pregado por todas as partes a mensagem do Reino de Deus. Mas, como as pessoas estavam reagindo a essa mensagem? Quem eram seus ouvintes? Eles estavam recebendo a mensagem? A parábola do semeador é a resposta para essas perguntas. Ela nos fala sobre 4 tipos de ouvintes do Evangelho. Parábolas são ilustrações tiradas do cotidiano, para ilustrar verdades espirituais, como as que são ilustradas aqui.
No capitulo 13 de Mateus começa o 3º grande discurso de Jesus no livro. Até o capitulo 13 Jesus havia pregado por todas as partes a mensagem do Reino de Deus. Mas, como as pessoas estavam reagindo a essa mensagem? Quem eram seus ouvintes? Eles estavam recebendo a mensagem? A parábola do semeador é a resposta para essas perguntas. Ela nos fala sobre 4 tipos de ouvintes do Evangelho. Parábolas são ilustrações tiradas do cotidiano, para ilustrar verdades espirituais, como as que são ilustradas aqui.
Vejamos então quais são os ouvintes da mensagem do Reino:
I. OUVINTES DISCIPLENTES (v. 4).
1. Jesus explica o significado no v. 19.
2. A semente caiu a “beira do caminho”, um lugar pisado e duro. Por causa da terra dura, a semente não penetra os orifícios da terra, ficando expostas às aves. Assim, acontece com algumas pessoas que ouvem o Evangelho, mas têm os corações duros como os caminhos pisados (Cf. ). Ouvem, mas por causa da dureza, o diabo rouba o que ouviram.
3. Jesus afirma que esse primeiro grupo ouve, mas não entende. Cf. 1 Co 2. 14, , .
4. Isso aponta para o estado de incapacidade da mente humana de compreender a salvação. “Efeitos noeticos do pecado” na mente humana (Van Til).
Aplicação: Esse tipo de ouvinte é aquele que a “mensagem entra por um ouvido e sai pelo outro”. O culto pode ser considerado uma batalha, porque o diabo quer tirar àquilo que está sendo pregado aos corações. Lucas revela que o diabo quer roubar a palavra com uma finalidade “para não suceder, que crendo, sejam salvos” ().
II. OUVINTES IMEDIATISTAS E SUPERFICIAIS (v. 5,6)
1. Jesus explica o significado no v. 20,21.
2. De início, uma semente plantada em solo rochoso brota facilmente. A chuva com o calor, somados a umidade das pedras, faz a semente brotar rapidamente (nascer repetidamente, como ensina o imperfeito do grego no v.5).
Enquanto o resto do campo está aparentemente infrutífero, essa semente está com um broto verde que despontou rapidamente. Porém, quando cessam a chuva e o sol da primavera chega, essas plantas murcham, porque não têm raiz profunda, que são capazes de suprir a planta de água.
3.. Esses são os que ouvem com alegria, mas não tem raiz em si mesmos. São de pouca duração. Quando chega a angustia ou a perseguição, eles se escandalizam. Lucas diz “quando chega à hora da provação” (), eles logo se escandalizam, vão embora com a mesma presa com que chegaram, imediatistas e superficiais na maneira de ser cristãos.
Aplicação: Jesus está falando de “gente fogo de palha”. Gente de “pouca duração” (Mateus), gente que crer “apenas por algum tempo” (Lucas). Esse é o tipo de ouvinte sem raiz, sem estrutura. Termina o sermão, ele surge elogiando o pastor e prometendo cumprir o que foi pregado, mas não demora muito e ele volta para sua vida “normal de pecado”. Basta à primeira angustia, a primeira provação ele já bate em retirada.
É diferente do verdadeiro ouvinte do Evangelho, que tem raízes, “Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido” ( ).
“Eu comparo a vida do homem sem Deus, Como uma folha seca caída no chão. Que vai para onde o vento levar... pobre miserável só pensa em pecar” (Jair Pires).
III. OUVINTES MUNDANOS E AVARENTOS (v. 7).
1. Jesus explica o significado v. 22.
2. Mateus afirma que a semente caiu “entre os espinhos”, Lucas afirma que os espinhos “cresceram com a semente”, até que um dia os espinhos sufocaram a semente. Assim são àqueles ouvintes que ouvem o Evangelho do reino, porém, com o passar do tempo, a mensagem é sufocada pelos cuidados do mundo (αἰῶνος = século e não cosmos), e pela fascinação das riquezas. Cf. .
3. Você se lembra do Jovem rico? Cf. ; Cf. 1. Tm 6. 9-10. Pessoas ricas seguiram a Jesus.
Aplicação: David Gaird disse o seguinte “Não é o fato do homem ter muitas riquezas que o afasta do Reino do céus, mas o fato das riquezas o possuírem”. Por outro lado, muitas pessoas ouvem o evangelho, mas estão presas aos cuidados desde mundo. Quem sabe, você entrou aqui sabendo que há muitas coisas que embaraçam sua vida, seu relacionamento com Deus (Cf. ).
VI. OUVINTES QUE DÃO FRUTOS ( V 8).
1. Jesus explica no v. 23.
2. Com apenas uma semente, ele conseguiu produzir a “cem, a sessenta e trinta por um”, uma excelente produção (Exemplo da colheita de Isaque na terra dos filisteus ).
3. O solo aqui não é pisado como o solo do caminho, não é pedregoso como o segundo solo e nem mesmo tem espinhos como o terceiro. É um solo fértil, bom e úmido para o plantio.
4. Sabemos que esse solo representa aqueles que ouvem a palavra, compreende a palavra, frutifica e produz. Lucas acrescenta detalhes riquíssimos: “A que caiu na boa terra são os que, tendo ouvido de bom e reto coração, retêm a palavra; estes frutificam com perseverança”. ().
5. O problema não está na semente, à semente é a mesma- à semente é a Palavra- . O problema são os campos!
Aplicação: Se você ouve a palavra de Deus e continua na sua vida de pecado, isso indica que seu coração não é bom ( . 22-25). Um coração que é como terra boa, não somente entende a mensagem, mas é capaz de suportar as aflições e provações. A palavra de Deus não é sufocada pelo mundanismo. A pessoa se torna espiritualmente produtiva. Há uma evolução do Evangelho em sua mente!
v Como Isaias ().
v Como a multidão de Pentecostais ()
v Como Lídia (.
v Como o carcereiro de Felipos ().
Conclusão: Eu passei 2 anos em uma cidade pregando, e tínha um senhor que nunca se convertera, apesar de ouvir todas aquelas esposições bíblicas. E você, quantas pregações você ja ouvir neste lugar? Que tipo de ouvinte você é? O que você fará com todas as mensagens aqui pregadas?