PROBLEMA DO HOMEM E AJUDA DE DEUS

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 22 views
Notes
Transcript

O PROBLEMA DO HOMEM E AJUDA DE DEUS

PROBLEMA DO HOMEM E AJUDA DE DEUS
PROBLEMA DO HOMEM E AJUDA DE DEUS
Salmo 3.1–8 NAA
Senhor, como tem crescido o número dos meus adversários! São numerosos os que se levantam contra mim. São muitos os que dizem de mim: “Não há em Deus salvação para ele.” Porém tu, Senhor, és o meu escudo protetor, és a minha glória e o que exalta a minha cabeça. Com a minha voz clamo ao Senhor, e ele do seu santo monte me responde. Eu me deito e pego no sono; acordo, porque o Senhor me sustenta. Não tenho medo dos milhares que tomam posição contra mim de todos os lados. Levanta-te, Senhor! Salva-me, Deus meu, pois desferes um golpe no queixo de todos os meus inimigos e quebras os dentes dos ímpios. Do Senhor é a salvação. A tua bênção esteja sobre o teu povo!

Introdução

Introdução
Falar da narrativa historica de 2 Sm 15. Absalaão contra Davi.

I. O problema - vv. 1, 2

1. Um Grito Desolado (vs. 1,2)
Esta é a primeira oração do Livro dos Salmos, e a tríplice menção de “muitos” atrai a atenção imediatamente. Davi sente a pressão que lhe foi engendrada por seus numerosos oponentes, e clama ao seu Deus pactual. O verbo “erguer” pode ser usado para rebeliões, mas também tem a conotação mais ampla de qualquer oposição que surge contra alguém. Ele não só reconheceu a extensão da oposição contra si, mas também sabia que outros numerosos estavam falando contra ele. O que estavam dizendo denegria a honra de Deus mesmo, pois estavam alegando que em Deus não há nenhuma salvação.
Esta é a primeira de setenta e uma vezes que aparece a palavra “Selá” no Saltério. Ela só ocorre nos salmos que se dividem em três seções, e sempre surge no final da seção, algumas vezes em todas as três. É um termo técnico que provavelmente denote acompanhamento musical mais alto.

A. Pessoas - v. 1. As pessoas que se opunham ao salmista. Muitos estavam contra ele. Observe as palavras de Jesus em . Você sempre enfrentará oposição quando servir a Deus.

João 15.18–19 NAA
— Se o mundo odeia vocês, saibam que, antes de odiar vocês, odiou a mim. Se vocês fossem do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas vocês não são do mundo — pelo contrário, eu dele os escolhi — e, por isso, o mundo odeia vocês.
Mateus 10.11 NAA
— E, em qualquer cidade ou aldeia em que vocês entrarem, perguntem quem nelas é digno; e fiquem ali até saírem daquele lugar.
Mateus 10.20–21 NAA
Afinal, não são vocês que estão falando, mas o Espírito do Pai de vocês é quem fala por meio de vocês. — Um irmão entregará à morte outro irmão, e o pai entregará o filho. Haverá filhos que se levantarão contra os seus pais e os matarão.
Salmo 37.39 NAA
Mas a salvação dos justos vem do Senhor; ele é a fortaleza deles em tempos de angústia.
,

B. Situação - v. 2. Essas pessoas desencorajam o salmista, dizendo que Deus não está preocupado com seus problemas. No entanto, Deus é Deus, Ele nos pede que lancemos nossos cuidados sobre Ele.

Mateus 6.25 NAA
— Por isso, digo a vocês: não se preocupem com a sua vida, quanto ao que irão comer ou beber; nem com o corpo, quanto ao que irão vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e não é o corpo mais do que as roupas?
1Pedro 5.7 NAA
Lancem sobre ele todas as suas ansiedades, porque ele cuida de vocês.
1Pedro 5.7
Salmo 37.39 NAA
Mas a salvação dos justos vem do Senhor; ele é a fortaleza deles em tempos de angústia.
Sl 37.

II A proteção - vv. 3, 4

2. Proteção Infalível (vs. 3,4)
A despeito da oposição contra ele, Davi sabia quão sólida era a proteção do Senhor. As palavras iniciais desta seção surgem em marcante contraste ao que os inimigos estiveram dizendo. O Senhor deveras é o protetor, pois é o escudo de Davi. A expressão retrocede a , onde Deus assevera a Abraão que ele o guardará do perigo. Aqui, Davi sabia que seu “Glorioso” (ver para o uso semelhante deste título) o haveria de erguer do pó. Este termo é rico em significado teológico, pois ele fala da presença redentora de Deus. O clamor de Davi era constantemente ao Senhor, e recebia reiteradas respostas. Estas vieram do santo monte de Deus, o Monte Sião, local para o qual Davi trouxera a arca do Senhor (cf. ).
Gênesis 15.1 NAA
Depois destes acontecimentos, a palavra do Senhor veio a Abrão, numa visão, dizendo: — Não tenha medo, Abrão, eu sou o seu escudo, e lhe darei uma grande recompensa.

A. O Senhor - v. 3. Observe como Deus é nosso escudo. Ele protege o homem. Somente Deus poderia levantar a cabeça do salmista; isto é, encoraje-o. Deus nos encoraja de várias maneiras.

Salmo 18.2 NAA
O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza, o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo em que me refugio; o meu escudo, a força da minha salvação, o meu alto refúgio.
Sl 18.
Salmo 28.7 NAA
O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, nele fui socorrido; por isso, o meu coração exulta, e com o meu cântico o louvarei.
Sl 28
Salmo 84.11 NAA
Porque o Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor dá graça e glória; não recusa nenhum bem aos que andam retamente.
Salmo 119.114 NAA
Tu és o meu refúgio e o meu escudo; na tua palavra eu espero.
Sl 119.

B. A escuta - v. 4. O salmista invoca o Senhor, e o Senhor o ouve. A Bíblia tem muito a dizer sobre como Deus responde às nossas orações

Salmo 86.3 NAA
Compadece-te de mim, ó Senhor, pois a ti clamo todo o dia.
Sl 86.
Jeremias 33.3 NAA
Chame por mim e eu responderei; eu lhe anunciarei coisas grandes e ocultas, que você não conhece.

Mateus 7.7–9 NAA
— Peçam e lhes será dado; busquem e acharão; batam, e a porta será aberta para vocês. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, a porta será aberta. Ou quem de vocês, se o filho pedir pão, lhe dará uma pedra?
Jr 29.12
Jeremias 29.12 NAA
Então vocês me invocarão, se aproximarão de mim em oração, e eu os ouvirei.
Tiago 4.3 NAA
pedem e não recebem, porque pedem mal, para esbanjarem em seus prazeres.
Tiago 5.13 NAA
Alguém de vocês está sofrendo? Faça oração. Alguém está alegre? Cante louvores.
Tg 5.
Tiago 5.13 NAA
Alguém de vocês está sofrendo? Faça oração. Alguém está alegre? Cante louvores.

III A paz - vv. 5, 6

III A paz - vv. 5, 6

3. Livramento Seguro (vs. 5–8)
Dormir sossegadamente era possível a Davi porque sua salvação era do Senhor (v. 5). Além do mais, o fato de Absalão contar com tantos seguidores não constituía o ponto-chave. Uma vez que o Senhor era seu escudo, Davi podia repousar em segurança durante a noite, e o apoio que recebia significava que “a mão de Deus era seu travesseiro” (Delitzsch).
Salmo 4.8 NAA
Em paz me deito e logo pego no sono, porque só tu, Senhor, me fazes repousar seguro.
A. Fiel - v. 5. O salmista deitou-se e foi dormir. Ele tinha fé que Deus cuidaria dele. Deus prometeu nunca nos deixar
Mateus 28.20 NAA
ensinando-os a guardar todas as coisas que tenho ordenado a vocês. E eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.
B. Sem Medo - v. 6. Embora dez mil pessoas estejam contra mim, não terei medo. Se Deus é por mim, não importa quem está contra mim - . “O Senhor é meu ajudador, e não temerei o que o homem me fará” - .
Romanos 8.31 NAA
Que diremos, então, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
Hebreus 13.6 NAA
Assim, afirmemos confiantemente: “O Senhor é o meu auxílio, não temerei. O que é que alguém pode me fazer?”
Rm
VER 2 Rs 6. 8-23 O SERVO DE ELISEU TEM OS OLHOS ABERTOS

IV O poder - v. 7

Não é tão-somente os inimigos que se erguem (ver v. 1), mas também o Senhor. Esta é uma expressão tipicamente antropomórfica (descrever-se a Deus em termos humanos), invocando-o a que traga auxílio imediatamente, como ele fizera no passado.

A. Apelo - “Levanta-te, o Senhor; me salve. "Se orarmos conforme a vontade de Deus, ele nos ouvirá -

Salmo 10.12 NAA
Levanta-te, Senhor! Ó Deus, ergue a tua mão! Não te esqueças dos pobres.
Salmo 35.23 NAA
Acorda e desperta para me fazeres justiça! Defende a minha causa, Deus meu e Senhor meu.

1João 5.14–15 NAA
E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito.

B. Pessoal - “Oh, meu Deus.” Davi conhecia o Senhor pessoalmente. Ele disse: “O Senhor é meu pastor” - Ps. 23: 1. Paulo desejava conhecer Deus pessoalmente - .

Salmo 23.1 NAA
O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.
Filipenses 3.10 NAA
O que eu quero é conhecer Cristo e o poder da sua ressurreição, tomar parte nos seus sofrimentos e me tornar como ele na sua morte,
F

C. Proteção - “Pois feriste todos os meus inimigos, na face; tu quebraste os dentes dos ímpios. Até o animal mais forte deixa cair sua presa e foge quando atingido no osso da bochecha.

Provérbios 21.31 NAA
O cavalo é preparado para o dia da batalha, mas a vitória vem do Senhor.
Salmo 37.40 NAA
O Senhor os ajuda e os livra; livra-os dos ímpios e os salva, porque nele buscam refúgio.
Sl 37.40
Jonas 2.9 NAA
Mas, com a voz do agradecimento, eu te oferecerei sacrifício; o que prometi cumprirei. Ao Senhor pertence a salvação!”
Atos dos Apóstolos 4.12 NAA
E não há salvação em nenhum outro, porque debaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.

V. O perdão - v. 8

Uma esperança. A única esperança de salvação do homem é Deus. Fora de Deus não há salvação - ; . Somos salvos não pelo que fazemos, mas pelo que Deus fez por nós - , .
João 14.6 NAA
Jesus respondeu: — Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
Efésios 2.8–9 NAA
Porque pela graça vocês são salvos, mediante a fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.
VER A HISTOTIA DE SIMEI 2Sm 15-19

B. Felicidade. A salvação sempre produz alegria - . Veja também 1 Pedro 1: 8.

A conclusão do salmo constitui uma expressão de serena confiança e esperança no Senhor (v. 8). A palavra “livramento”, em hebraico, é yeshu´a, da qual se deriva a palavra “Jesus”. Davi sabia que este livramento de Deus era não só uma verdade pessoal, mas algo também aplicado a todo o povo. Daí ele orar a que a bênção do Senhor fosse concedida à nação como um todo. Os problemas pessoais não turvavam sua visão espiritual de todo o povo.
Pentz, C.M. (1974). Esboços de Sermões dos Salmos (p. 15). Grand Rapids, MI: Baker Book House.
João 15.11 NAA
Tenho lhes dito estas coisas para que a minha alegria esteja em vocês, e a minha alegria seja completa.
1Pedro 1.8 NAA
Mesmo sem tê-lo visto vocês o amam. Mesmo não o vendo agora, mas crendo nele, exultam com uma alegria indescritível e cheia de glória,
Related Media
See more
Related Sermons
See more