POR QUE ATOS DOS APÓSTOLOS?

O evangelho TODO, para TODAS as pessoas.   •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 74 views

Uma apresentação das principais características de Atos.

Notes
Transcript

POR QUE ATOS DOS APÓSTOLOS?

Introdução: Este ano vamos
Caractéristicas de Atos.
Autor: Quando lemos um livro ou qualquer outra obra, a primeira coisa que precisamos fazer é descobrir quem escreveu esse livro, sabendo quem escreveu, fica mais fácil para entendermos as razões que o levou a escrever. O livro que vamos conhecer foi escrito por Lucas, que não era um apóstolo e sim um discípulo. Lucas é mencionado como “o médico amado” ( ), esta era a sua profissão, além de ser o primeiro históriador da Igreja. Foi Lucas quem permaneceu com Paulo no final de sua vida ( 2 Tm 4.11). Foi Lucas quem escreveu o terceiro Evangelho que leva o seu nome. Lucas vai surgir no ivro de Atos na 5ª e penúltima seção do livro, por ocasião da 2ª viagem missionária de Paulo. Fora isto, não sabemos mais nada sobre nosso autor. Autores do início do século 3º , como Clemente de Alexandria, Orígenes e Tertuliano declararam que Lucas é o autor de Atos e a tradição afirma que ele era natural de Antioguia. Acreditam que ele morreu com 84 anos. Lucas era o único autor gentiu do Novo Testamento.
Destinátario. Uma das coisas importantes que nós precisamos saber, é quem sao os leitores originais, que recebeu e leu os livros da Bíblia. O leitor original de Atos é um homem chamado Teófilo. Lucas escreveu seus dois livros e dedicou a este homem . Quando Lucas afirma “ ó excelentíssimo Teófilo”, ele parece se referir a uma pessoa de uma classe social elevada. Em Atos o governador romano Felix é chamado de excelentíssimo ( 23.26). É tudo o que sabemos sobre Teófilo.
O nome do livro: O nome “ Atos dos apóstolos” foi dado ao livro do século 2º dC, no mundo antigo, Atos era a praxis representava os grandes feitos de um povo ou uma cidade, porém, esse título é muito problemático por algumas razões. Uma delas é que Atos discorre basicamente sobre o ministério de dois apóstolos apenas, Pedro e Paulo. João e Tiago, irmão do Senhor são descritos apenas de passagem. Se chamassemos de atos de Pedro e Paulo, também ficaria truncado, porque em Atos temos o ministério de Estevão, Felipe, Barnambé, Silas e Timóteo. Chamar de Atos do Espiríto Santo também não justificaria, apesar da ênfase de Lucas sobre o derramamento do Espiríto Santo, o conteúdo do livro é muito mais abrangente. Um bom título também poderia ser a “Continuação do Ministério de Jesus” ou “Atos de Jesus”. Atos daria continuidade ao “ que Jesus começou a fazer e a ensinar” ().
Data: Os estudiosos estão divididos em dois grupos, um grupo defende que Atos foi escrito em em 62 dC, ano da libertação de Paulo da cadeia em Roma, outros creem na data final de 96 dC, após a destruição do Templo em Jerusalém, após 70 d.C.
Local da Escrita: Nao fazemos ideia de onde Lucas Escreveu este livro - será que ele já tinha escrito uma parte antes de acompanhar a Paulo em sua viagem missionária a Roma? Pode manter seus documentos escritos, apesar do naufrágio de Malta?
Contéudo de Atos: Do que Atos trata? Qual é o conteúdo desse livro? Está é uma pergunta muito interessante. A maioria dos cristãos, principalmente os cristãos de linha pentecostal, acham que Atos foi escrito para revelar a praxe do Espirito Santo, apesar da grande ênfase dado por Lucas ao derramamento do Espiríto Santo, das guinadas do Espírito Santo no livro, o foco de Lucas é outro. O Livro mostra a continuidade da vida de Cristo. Lucas escreveu um livro contanto para Teófilo, todas as coisas que Jesus fez, desde o seu nascimento até sua ascenssão aos céus ( , ). Atos é a continuação da história de Cristo. O Evangelho de Lucas termina mostrando a ascenssão de Cristo aos céus, Atos começa mostrando a ascessão de Cristo aos céus. Perceba uma diferença entre Lucas e Atos, em Lucas Jesus está na terra, cumprindo o seu ministério, enquanto o Espírito Santo está nos Céus; em Atos, o Espírito Santo está na terra enquanto Jesus está nos céus. O Ministério de Jesus não termina com a sua morte. Em Lucas vemos a salvação sendo expresada de forma vertical aos pobres e desfavorecidos de Israel, em Atos vemos o evangelho sendo pregado de forma horizontal aos gentios. A chave para a leitura de Atos é percebermos o movimento que do Evangelho desde Jerusalém até o coração de Roma. Em Atos a geografia se investe, ela começa em Jerusalém, e dali vai se espalhar para a Judeia, depois vemos as viagens de Paulo, onde Paulo leva o evangelho de Antioquia para a Europa. Conforme o registro bíblico, a primeira vez que o Evangelho entrou na Europa, foi quando Paulo e Silas pregaram na cidade de Felipos, na segunda viagem missionária do Apóstolo, que era uma cidade da antiga Masopotâmia, hoje Grecia. Lá veremos a conversão de Lidia, a vendedora de púrpura e do Carcereiro. Mais tarde sairiam missionárias para outros continentes, inclusive para a América Norte; América Central e ate nós, na América do Sul e Àsia. Da América do Norte, saiu um jovem estadunidense, missionário, que chegou ao Rio de Janeiro no dia 12 de agosto de 1859, fundando a Igreja Presbiteriana em 1862.
embora operasse na terra; em Atos, o Espirito Santo está na terra e
Resumo de Atos: Atos está dividido 6 grandes partes:
Resumo de Atos: Atos está dividido 6 grandes partes:
Resumo de Atos: Atos está dividido 6 grandes partes:
Conforme o registro bíblico, foi a porta de entrada do evangelho, que chegou ao continente europeu quando Paulo e Silas pregaram nessa cidade.
Cap.1.1 - 6.7: Relata a evangelização das boas - novas sobre Jesus em Jerusalém pelos apóslotos.
Cap. 6.8 9. 31: Marca a primeira expansão geográfica para a vizinhas Judeia e Samaria (1.8): Estevão e os helenistas ( gregos) vão ser o destaque.
Cap. 31: Marca a primeira expansaão geográfica para a vizinhas Judeia e Samaria ( 1.8): Estevão e os helenistas ( gregos) vao ser o destaque.
Cap. 9.32 - 12.24: narra a primeira expansão aos gentios ( Cornélio) e a conversão chave (Paulo): Paulo sendo a personagem principal.
Cap. 12. 25 - 16.5: Narra a expansão aos gentios na Ásia, e como os líderes primitivos lidaram com o “ problema da inclussão dos gentios na Igreja”.
Cap. 16.6 - 19.20: mostra como o evangelho salta da Asia para a Europa: a Igreja é agora solidamente mais gentilica do que judaica.
Cap. 19. 21-28.31: Relata como Paulo, o apóstolo aos Gentios, finalmente chegou a Roma - capital do mundo gentil, com as boas novas do evangelho, Lucas mostra que Paulo se submeterá a uma séria de julgamentos, muito semelhantes ao que Jesus sofreu em Jerusalém.
Alguns temas teológicos de Atos:
A Palavra de Deus em ação ( 40 referencias à Palavra de Deus).
Jesus Cristo ( chamado de “Senhor”, de “Cristo”, “Servo”, “Principe e Salvador”, “ “Profeta” e “Filho de Deus”.
O Espirito Santo. Um tema predominante em Atos é do Espírito Santo. Prometido por Jesus antes de sua ascensão, derramado no dia de Pentecoste, prometido a todo o povo e concedido como dádiva a todo aquele que fosse batizado, a pessoa e obra do Espírito Santo são evidentes por toda parte em Atos.
Um tema predominante em Atos é do Espírito Santo. Prometido por Jesus antes de sua ascensão, derramado no dia de Pentecoste, prometido a todo o povo e concedido como dádiva a todo aquele que fosse batizado, a pessoa e obra do Espírito Santo são evidentes por toda parte em Atos.
A Igreja.
Contribuições de Atos:

Apesar de a palavra ekklesia (igreja) ocorrer apenas 3 vezes nos quatro evangelhos (Mt 16.18; 18.17 [2 vezes]), ela aparece 23 vezes em Atos

Contribuições de Atos.
Reconcialiação entre grupos na Igreja: Como Atos é o livro que tem enfâse em dois apóstolos - Havia grupos na igreja primitiva que estavam em tensões. Os judeus cristãos e os gentios cristãos. O primiero grupo optava por Pedro, o segundo grupo por Paulo. Em Atos esta barreira é quebrada. Em , Pedro que para alguns pertenciam ao grupo dos judeus, é quem inicia a evangelização do gentios ( ), e Paulo, considerado o apóstolo dos gentios, circuncida Timotéo e faz votos judaicos e afirma que é um fariseu leal ( )
Apologético: Alguns acreditam que a gradne ânfase de Lucas seja apológético. Ele apresenta Paulo se defendendo em tribunais romanos, quase um quarto de todo o livro ( ), mostram em detalhes, os julgamentos de Paulo.
Edificação ( ). A edificação e a confirmação do Evangelho é o proposito maior - escreveu para que o leitor pudesse ter certeza e crer no que foi ensinado.
Evangelização. Atos nos revela o “movimento do Evangelho”. Acredito que mais 90% dos cristãos nunca ganharam uma alma para Cristo, não sao dados ao evangelismo. Muitos cristãos não sabem evangelizar - muitas igrejas não crescem porque não sabem e não conseguem evangelizar.
Os modelos descritivos/normativos em Atos podem nos ensinar, como a Igreja primitiva vivia, sua comunhão, suas lutas, sua expansão.
O papel e a atuaçao do Espírito Santo- com o advento do movimento pentecostal no ínicio do século 20, o tema sobre o papel do Espirito Santo veio à tona. De certa forma isto foi muito bom para nós, porque fomos forçados a pensar mais sobre o Espirito e seu papel na vida do Crente.
Prelúdio: Equipe de Cânticos.
Adoração:
Leitura: .
Cântico: “Louvor” ( HNC nº 14).
Oração: Adoração.
Contrição:
Leitura: 1 .
Cântico: “Segurança do Crente” ( HNC nº 146).
Oração: Contrição e agradecimento pelo perdão.
Consagração:
Leitura: .
Cânticos: Equipe ( 3 cânt)
Dízimos e ofertas.
Oração com as crianças.
Edificação:
Sermão: Rev. Marcos Novaes.
Oração e bençãos apóstólica.
Avisos e agradecimentos.
ESCALA DA PRÓXIMA SEMANA.
Terça- Feira ( 28/01): Bela Vista.
Liturgia: Rev. Marcos Novaes
Pregação: Rafael.
Quinta - Feira ( 30/01): IPJA
Liturgia: Jacson.
Estudo: Rev. Marcos Novaes
Domingo ( 02/02): IPJA.
Manhã:
Liturgia: Cirso.
Pregação: Presb. Ricardo.
Noite:
Liturgia: Presb. Marcelo Taurinho.
Pregação: Rev. Marcos Novaes.
Related Media
See more
Related Sermons
See more