A IMPORTÂNCIA DA DOUTRINA CRISTÃ
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 24 viewsFiles
Notes
Transcript
A IMPORTÂNCIA DA DOUTRINA CRISTÃ
“Todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela não permanece não tem Deus; o que permanece na doutrina, esse tem tanto o Pai como o Filho” 2 João 9
CONSIDERAÇÕES INICIAIS:
A doutrina de Jesus seguida pelos apóstolos e a Igreja cristã comprometida com a Palavra é o alicerce das nossas crenças e o termômetro que mede a nossa espiritualidade. Certa vez, Lutero afirmou: “qualquer ensino que não se enquadre nas Escrituras deve ser rejeitado. Ainda que faça chover milagres todos os dias”.
I - DEFINIÇÃO E CONCEITOS
O termo Teologia é derivado de duas palavras gregas: Theos e Logos, sendo que a primeira significa Deus e a segunda significa palavra, discurso, doutrina, ensino.
A Teologia definida com simplicidade, é o estudo de Deus e do seu relacionamento com tudo o que Ele criou.
A Teologia deriva-se da revelação de Deus na Bíblia, pois de nenhuma outra maneira poderia firmar-se como testemunha fidedigna para os que buscam a verdade. Teologia, portanto é:
a) A ciência de Deus e suas relações com o universo.
b) A teologia é uma ciência, um estudo, um discurso, acerca de Deus baseado na revelação divina e na experiência do homem com Deus.
c) Teologia é uma reflexão sistemática, um discurso racional sobre Deus e as Escrituras.
d) Teologia é a matéria que se empenha em oferecer uma declaração coerente dos ensinos da Bíblia colocada no contexto da cultura em geral, expressando-se em linguagem idiomática contemporânea e relacionada com as questões da vida.
e) A Teologia é uma disciplina viva e dinâmica; sua fonte de autoridade não muda; esforça-se por comunicar as verdades eternas ao mundo que vive em constante mudança.
II - ABRANGÊNCIA E IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DOUTRINÁRIO OU ESTUDO TEOLÓGICO
Embora a matéria fundamental da Teologia seja tirada da Bíblia, a Teologia também se interessa pela comunidade da fé de onde surgiu a revelação e, de igual modo, se importa com a comunidade para a qual a mensagem será transmitida. Sem haver essa compreensão não será aplicada corretamente.
Doutrina significa literalmente ensino normativo, terminante como regra de fé e prática. A grande arma contra o erro e a mentira, é indubitavelmente, a verdade divina quando conhecida e aplicada corretamente. Para compreendermos melhor o valor do estudo teológico ou conhecimento doutrinário analisemos os seguintes itens:
a) A Bíblia dá grande importância à doutrina e afirma fornecer o material próprio para seu conteúdo, condenando o que é falso, Cl 2.22; Mt 16.22; 1 Tm 4.1; Mc 7.7; Ef 4.14; Tt 1.14, e recomendando a verdadeira doutrina, 2 Tm 3.16; 1 Tm 4.6; 1.10; 6.3; Tt 2.10; 2 Jo V.9.
b) O conhecimento doutrinário supre a necessidade de haver uma declaração coerente e sistemática sobre a verdade, Mt 28.19; At 20.30.
c) O conhecimento doutrinário é essencial para o pleno desenvolvimento do caráter cristão, 2 Pe 3.18: “Antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”. “A Ele seja a glória tanto agora como no dia eterno”. Hb 6.1-3; 2 Pe 2.1; 1.5-7.
d) O conhecimento doutrinário é um baluarte contra o erro, Mt 22.29; Gl 1.6-9; 2 Tm 4.2-4.
e) O conhecimento doutrinário é indispensável para quem lidera e/ou ensina a Palavra de Deus, 2 Tm 2.15; 3.14-17.
f) O conhecimento doutrinário dá aos crentes condições de lutar contra as estratégias satânicas relacionadas à Palavra. Neste sentido o inimigo de Deus e da Igreja luta incansavelmente nos seguintes aspectos:
• Subtrai a Palavra, Mt 13.19
• Lança dúvidas, Mt 3.17 com Mt 4.3
• Semeia o joio, Mt 13.24,25
• Aplica mal a Palavra, Mt 4.6,7
• Inspira o erro, 1 Tm 4.1
• Deturpa a Palavra, 2 Pe 3.16
• Mas o cristão que conhece bem as doutrinas bíblicas está livre destes enganos e pode discernir bem todas essas estratégias satânicas e vencê-las pela Palavra de Deus.
g) O conhecimento doutrinário deve fazer parte da armadura do soldado cristão, Ef 6.14,17; 2 Co 10.4-6.
h) Cristo e os apóstolos se preocupavam com a doutrina, Mc 4.2; At 2.42; 20.27; 2 Tm 3.10; 4.2; Tt 1.9.
CONCLUSÃO
Aplicar a Doutrina Bíblica à vida da Igreja no seu cotidiano é uma necessidade premente. Os escritores bíblicos sempre aplicam seus ensinos à vida prática. Diante de tantos erros, heresias, sutilezas e enganos do Diabo, a Igreja precisa está edificada cada vez mais nos ensinos fiéis da Santa e Pura Palavra de Deus, que é viva e eficaz.
REFLEXÃO
“Sua teologia, sua doutrina é aquilo que você é quando pára de falar e começa a agir”.
Colin Morris
“A questão não é se uma doutrina é bela, mas se ela é verdadeira”.
***
“Dizer: ‘esqueça a doutrina, vamos evangelizar’, é tão ridículo quanto uma equipe de futebol que diz: ‘esqueça a bola, vamos continuar a jogar”.
Peter Lewis
Pr. Rayfran Batista da Silva
Pr. Rayfran Batista da Silva Líder da Assembleia de Deus em Santa Inês, MA. 2º Vice-presidente da CEADEMA - Convenção Estadual das Assembleias de Deus no MA. Diretor do IBPE - Instituto Bíblico Pastor Estêvam Ângelo de Souza. Pregador, professor de várias disciplinas bíblicas e teológicas. Bacharel e Mestre em Teologia pelo Seminário teológico da Assembleia de Deus em Belém-PA e pela Faculdade de teologia, de ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil. Pós-graduado em Teologia pela EST – Escola Superior de Teologia (RS). Graduado em Filosofia, Letras e História. Autor de 13 livros nas áreas de Bíblia, Teologia, Missões e História Eclesiástica. Casado com a missionária Iranilde dos Santos da Silva. O casal tem três filhas: Ana Rebeca, Ana Karoline e Ana Beatriz. Além do pastoreio da igreja, o autor desenvolve também, ações de treinamento nas áreas de missões, liderança e educação teológica. Contatos: e-mail: rayfranbatista@gmail.com