Tudo Começou a Muito Tempo Atrás

Igreja: Um Paradigma para o Mundo  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 10 views

Poderíamos dizer que em Israel e na sua constituição temos um modelo para aquilo que viria ser a igreja no Novo Testamento.

Notes
Transcript

Introdução:

Gostaria de iniciar esta série contando uma história que o escritor Derrel Miller conta em seu livro vocação:
Resposta de Jovens filipinos a um missionário:
“Senhor, o maoísmo oferece aos jovens em nossa situação atual quantas coisas essenciais:
(1) uma visão unificada e coerente do mundo, da história e da realidade;
(2) uma meta bem definida pela qual trabalhar, viver e morrer;
(3) um chamado a todas as pessoas à fraternidade comum; e
(3) um chamado a todas as pessoas à fraternidade comum; e (4) um senso de compromisso e uma missão de divulgar aos que perderam as esperanças as boas novas de que existe esperança. É fato, senhor, que a fé cristã em toda a sua beleza parece ser incapaz de nos oferecer uma visão como essa”.
(4) um senso de compromisso e uma missão de divulgar aos que perderam as esperanças as boas novas de que existe esperança. É fato, senhor, que a fé cristã em toda a sua beleza parece ser incapaz de nos oferecer uma visão como essa”.
Isso mesmo, esta fala não pertecem a jovens cristãos idelaistas mas, a jovens comunistas seguidores do ditador Mao Tsé-Tung da China.
Claro que estes ideais estão muito alinhados com os valores da fé cristã, mas é muito mais assustador quando vemos jovens idealistas transferindo para uma ideologia materialista aquilo que originalmente sempre pertenceu a IGREJA.
Outro ponto importante para início de conversa é que não queremos iniciar nossa caminhada falando nos textos tradicionais que geralmente são utilizados como texto chave para temas relacionados a igreja. Quero voltar a um tempo muito anterior a tradicional data dada para a fundação da igreja. Voltar a um tempo que com absoluta certeza seria o primórdio dos planos de Deus envolvendo sua missão e seu povo escolhido.
Um terceiro aspecto que gostaria de frisar antes de iniciarmos as nossas conversas é que esta não é uma série que fala sobre a importância da igreja em detrimento dos movimentos dos “sem-igreja”. Este foi um movimento que se tornou muito popular ao propor uma revolução contra as instituições cristãs, não, este não é nosso propósito aqui. Não queremos falar que a igreja é um lugar acolhedor, sem preconceitos, uma igreja que se auto-afirma vulnerável e não perfeita, apesar de crer nisso não queremos aproveitar este momento para alimentar recentismos eclesiásticos.
O que veremos nestes dias será uma oportunidade de refletirmos sobre o fato da igreja além de ser este lugar acolhedor e amoroso ela também é um modelo a ser seguido. Existe uma mensagem, um propósito algo que lhe define, a igreja é um instrumento que Deus usa para que Ele e sua glória e Reino sejam visto no mundo a igreja está muito mais relacionado com o ser do que o fazer. Prepare-se, pois Deus tem muito o que lhe falar nestes dias.

Pra começo de História - Dt. 4.5-8

Estatutos e Juízos - As ferramentas que Deus se utiliza para que Israel as praticasse no meio dos povos onde iam viver. (v.5)
A sabedoria e entendimento do povo hebreu aos olhos das nações serão de expressos no guardar e cumprir os mandamentos do Senhor. (O propósito dos estatutos e juízos é missional) (v.6)
Os juízos e estatutos constituem-se como um meio de vida relacional entre Israel e o Senhor. (v.7)
A admiração das nações parte também do fato que as leis do Senhor são leis justas.
Related Media
See more
Related Sermons
See more