O Senhor é meu pastor
Sermon • Submitted
0 ratings
· 75 viewsDeus cuida de nós como um pastor cuida de suas ovelhas.
Notes
Transcript
- O Senhor é o meu pastor?
Sermão proclamado na Igreja Presbiteriana em Barra do Piraí, no dia 19/01/2020.
1 Saudação
1 Saudação
Meus irmãos, boa noite. Para mim, é sempre um grande privilégio ensinar a Palavra de Deus e uma grande responsabilidade subir a um púlpito e anunciar as boas novas do Evangelho.
2 Introdução
2 Introdução
Antes de nós lermos o texto, eu queria chamar a atenção dos irmãos para uma coisa. Toda vez que um pregador escolhe um texto muito conhecido das Escrituras, nós corremos o risco de sofrer de cegueira! É isso mesmo que vocês ouviram, nós ficamos cegos! O pensamento mais comum é o seguinte: esse texto de novo? Ou então: esse texto eu já estou careca de saber!
Quando nós temos esse tipo de pensamento, a gente se torna semelhante a um homem procurando um doce na geladeira. Vocês podem imaginar o diálogo:
-Irene, onde está aquele pedaço de torta alemã?
-Na primeira prateleira! - ela responde do quarto.
-Mas eu não estou achando! - eu grito com a porta da geladeira aberta.
Então ela se levanta, vem até a geladeira, abre um pote de sorvete que estava na primeira prateleira da geladeira e tira a torta alemã de dentro dele.
Por que eu não achei aquele pedaço de torta que eu estava procurando, meus irmãos? A resposta é simples: porque eu estava procurando outra coisa! Eu imaginei o meu pedaço de torta em cima de um prato, afinal, da última vez que eu tinha visto a torta na mesa do almoço, era assim que ela estava. Nós podemos chamar esse fenômeno de cegueira de geladeira.
E eu não estou contando essa história engraçada para promover o entretenimento dos irmãos. Eu contei essa história porque a cegueira de geladeira é muito parecida com a cegueira que nós podemos sofrer, quando abrimos diante de nós um texto muito conhecido da Bíblia, como é o caso do .
Eu falo por experiência própria! Eu pensei durante a minha vida inteira que sabia do que se tratava o , mas durante essa semana, enquanto eu estudava e meditava a respeito desse belíssimo Salmo, eu aprendi coisas maravilhosas. Aprendi coisas que nunca havia aprendido nesses quase 33 anos que tenho de vida e de Igreja. E eu rogo a Deus que ele tire as vendas dos nossos olhos, para que possamos apreciar e sermos edificados pelas boas novas do Evangelho que se encontram nesse Salmo.
3 Leitura
3 Leitura
Eu convido os irmãos que abram as suas Bíblias no livro dos Salmos. Nós vamos ler o , escrito pelo rei Davi. Os irmãos acompanhem com toda atenção a leitura da Palavra de Deus. Assim diz o Senhor:
Salmo de Davi
O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.
Ele me faz repousar em pastos verdejantes.
Leva-me para junto das águas de descanso;
refrigera-me a alma.
Guia-me pelas veredas da justiça
por amor do seu nome.
Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte,
não temerei mal nenhum,
porque tu estás comigo;
o teu bordão e o teu cajado me consolam.
Preparas-me uma mesa
na presença dos meus adversários,
unges-me a cabeça com óleo;
o meu cálice transborda.
Bondade e misericórdia certamente me seguirão
todos os dias da minha vida;
e habitarei na Casa do Senhor
para todo o sempre. ()
Até aqui a leitura da Palavra de Deus, que o Senhor aplique as bênçãos as sua Palavra em nossas vidas!
4 Oração
4 Oração
Vamos orar, suplicando por iluminação:
Pai, nós te louvamos pelo seu cuidado e proteção para conosco. Graças te damos por sermos o seu povo e rebanho do seu pastoreio.
Nesse momento suplicamos que o teu Santo Espírito nos guie no estudo desse texto. Tira, Senhor, a nossa cegueira, para que possamos ver as boas novas nessa porção das Escrituras. Torne, oh Pai, o nosso coração receptivo a sua Palavra, para que possamos praticar os teus ensinamentos. Abra os nossos olhos para vermos o a riqueza da glória da herança que temos em Cristo.
Nós oramos ao Senhor em nome de Jesus, o nosso Bom Pastor, amém!
5 Contexto
5 Contexto
Meus irmãos, duas coisas precisam ser destacadas sobre o contexto desse Salmo:
1. A primeira é que não temos nenhuma indicação do contexto histórico em que ele foi escrito. Se nós tentarmos identificar algum episódio da vida de Davi, nós vamos acabar com poucas evidências e muitas especulações. E uma atitude muito sábia é a seguinte: onde a Bíblia se cala, nós também devemos nos calar. Então, nós não vamos tentar encontrar um contexto histórico para esse Salmo;
2. A segunda é sobre o contexto cultural. Eu não sei os irmãos, mas o mais perto que eu cheguei de uma ovelha, foi no salão de pequenos animais da exposição agropecuária da nossa cidade. Então, é válido ressaltar que nós não estamos acostumados com o dia-a-dia de um pastor e do seu rebanho. Só que, para entender perfeitamente esse Salmo, nós devemos entender um pouco sobre como era cuidar de ovelhas na região da Palestina na época de Davi.
Meus irmãos, invés de fazer uma longa introdução sobre como era a vida de um pastor da Palestina, eu vou tentar falar dos aspectos mais importantes do trabalho do pastor à medida em que avançamos no texto.
6 Exposição
6 Exposição
Antes de começar a explicação, eu gostaria de destacar três fatos, que você pode não ter percebido sobre esse Salmo. Apesar de ele ser muito conhecido, nós já alertamos que podemos estar sofrendo de cegueira ao olhar para ele. Os três fatos são os seguintes:
1. Primeiro: esse Salmo foi escrito por Davi;
2. Segundo: esse Salmo é sobre Cristo;
3. Terceiro: esse Salmo é para os cristãos.
Eu vou repetir, o foi escrito por Davi, o é sobre Cristo e o foi escrito para os cristãos. Em cada versículo, eu vou mostrar para os irmãos que nós vemos essas três realidades! E que essas realidades nos trazem lições valiosíssimas!
Esse belíssimo Salmo pode ser divido da seguinte maneira:
Ø Dos versículos 1 a 4, Deus é retratado como pastor e seu povo é retratado como uma ovelha;
Ø No versículo 5, Deus é retratado como um anfitrião, alguém que dá um banquete e o seu povo é retratado como um convidado de honra;
Ø Por fim, no versículo 6, Davi escreve uma conclusão.
Vamos olhar com atenção para cada uma dessas divisões.
6.1 O Senhor como pastor
6.1 O Senhor como pastor
Começando no versículo 1, a frase de abertura desse Salmo deve ser o versículo mais conhecido da Bíblia:
O Senhor é o meu pastor; nada me faltará!
Todos nós sabemos esse versículo de cor. Talvez você até tenha um quadro com esses dizeres na sua casa ou um adesivo no seu carro. Até mesmo as pessoas que não assumiram um compromisso com a fé cristã conhecem esse versículo e gostam dele!
Mas o que será que isso realmente significa? Quais são as implicações de saber que foi Davi quem escreveu esse Salmo? Como o fato desse Salmo ser sobre Cristo muda o nosso entendimento dele? E o que isso significa para nós?
6.1.1 O Senhor é o meu pastor:
6.1.1 O Senhor é o meu pastor:
Meus irmãos, saber que esse salmo foi escrito por Davi é muito, porque Davi sabia muito bem como era a relação entre um pastor e suas ovelhas. Ele mesmo foi um pastor de ovelhas antes de Deus o escolher para ser rei de Israel ().
Davi escolheu retratar Deus como um pastor e a si mesmo como uma ovelha porque ele sabia que a ovelha era um animal indefeso e extremamente dependente do seu pastor. Davi sabia que se uma ovelha não fosse cuidada ela morreria facilmente.
Para os irmãos terem uma ideia, em 2015, na Austrália[1], uma ovelha perdida foi resgatada e ela estava com 40 quilos de lã em seu corpo. Meus irmãos, uma ovelha carrega cerca de 5 quilos de lã. Imaginem andar com um pacote de 35 quilos extra. Ela estava quase morrendo, mal conseguia respirar!
Davi usa essa imagem para relatar o quanto ele se sentia dependente de Deus. Quando ele afirma nada me faltará, ele quer dizer que o Senhor, que é o seu pastor não vai deixar faltar nada! Em outras palavras, nós poderíamos dizer o seguinte: Nada me faltará porque o Senhor é o meu pastor.
Para demonstrar o quanto as ovelhas são dependentes do seu pastor, Davi vai falar sobre as coisas que um bom pastor providencia para suas ovelhas. Coisas essas que as ovelhas não poderiam obter sozinhas. Nos versículos de 2 a 4, ele cita:
1. Alimentação;
2. Hidratação;
3. Descanso;
4. Restauração;
5. Direcionamento;
6. Segurança.
Um segundo aspecto importante para nós é saber que os reis e os líderes do povo eram chamados de pastores. Davi mesmo foi chamado assim, no , Asafe escreveu o seguinte sobre Davi:
[O Senhor] escolheu a Davi [...] para ser o pastor de Jacó, seu povo, e de Israel, sua herança. ()
Ou seja, Davi ocupava uma alta posição, ele mesmo era considerado um pastor de seu povo, mas mesmo assim ele reconhecia que era dependente de Deus. Mesmo assim ele sabia que ele tinha um pastor, acima dele. Por isso ele afirma:
O Senhor é o meu pastor; nada me faltará!
6.1.2 Alimentação e descanso
6.1.2 Alimentação e descanso
Na sequência, Davi fala sobre como um pastor providencia comida, água e descanso para suas ovelhas:
Ele me faz repousar em pastos verdejantes.
Leva-me para junto das águas de descanso;
Os pastos com grama verdinha era o principal alimento das ovelhas e as águas de descanso, ou águas tranquilas, era onde as ovelhas podiam beber água sem riscos. Meus irmãos, na região onde Davi viveu, achar um campo verdejante não era tarefa fácil. Se você se lembrar os filmes sobre Davi, Sansão, Moisés e companhia, o cenário mais comum era o deserto.
As águas de um rio também não eram próprias para uma ovelha beber, pois a correnteza poderia levar a pobrezinha e afoga-la. O pastor tinha o trabalho de procurar um lugar onde a ovelha poderia comer com fartura, beber em segurança e, por fim, descansar.
Davi usa essa figura para dizer que o Senhor provê todas as suas necessidades. E quando falamos de nossas necessidades físicas, isso é uma realidade para todas as criaturas de Deus. É Deus quem:
[...] faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. (.)
6.1.3 Restauração
6.1.3 Restauração
Prosseguindo, meus irmãos, no versículo 3, Davi fala sobre a restauração que apenas o pastor poderia prover para suas ovelhas:
Refrigera-me a alma.
Essa frase poderia ser traduzida como restaura a minha vida, o verbo que nossa versão traduziu como refrigerar significa trazer de volta a existência. Caso uma ovelha se ferisse ou ficasse doente, apenas com os cuidados do seu pastor ela poderia ser restaurada e trazida de volta ao rebanho. Assim Davi reconhece que sua vida está nas mãos do Senhor e que é Deus que tem sustentado sua vida.
6.1.4 Direcionamento
6.1.4 Direcionamento
Ainda no versículo 3, Davi afirma que Deus o:
Guia pelas veredas da justiça
por amor do seu nome.
Meus irmãos, as ovelhas não conseguiriam achar o caminho de volta para casa após um dia procurando pastagem e água. Se o pastor as deixar escolher o seu próprio caminho, elas podem escolher um caminho perigoso e podem acabar quebrando suas patas. Por isso, o bom pastor guia suas ovelhas pelo caminho reto e plano.
Com isso Davi diz que se dependesse de ele escolher o caminho correto, ele estaria perdido! Mas o Senhor nos revela os caminhos da justiça na sua Palavra. Impossível pensar nisso e não se lembrar do , versículo 105:
Lâmpada para os meus pés é a tua palavra
e, luz para os meus caminhos. ()
E meus irmãos, o final do versículo 3 é um balde de água fria para as pessoas que têm procurado conforto na teologia do coaching e na teologia da autoajuda. Os pregadores dessa teologia dizem que Deus faz tudo por nós porque nós somos preciosos, porque nós somos especiais, porque nós merecemos as melhores coisas.
Mas ao contrário disso, sabem o que Davi nos diz? Davi nos diz que Deus é o nosso pastor:
por amor do seu [próprio] nome.
Não se trata de nós, se trata de Deus! Deus faz todas as coisas por causa da sua glória, ele faz tudo por causa de quem ele é! Seu nome revela muito sobre ele para nós! Em lemos que o Senhor proclamou seu nome e disse:
Eu Sou, Eu Sou Deus compassivo, clemente e longânimo e grande em misericórdia e fidelidade; que guarda a misericórdia em mil gerações, que perdoa a iniquidade, a transgressão e o pecado, ainda que não inocenta o culpado, e visita a iniquidade dos pais nos filhos e nos filhos dos filhos, até à terceira e quarta geração! ()
Não se trata de nada de bom em nós, mas de quem o Senhor é! Se trata do que o nome do Senhor revela sobre o seu caráter misericordioso!
6.1.5 Proteção
6.1.5 Proteção
No último versículo desse retrato de Deus como nosso pastor, Davi afirma que a presença do Senhor é o que lhe dá segurança quando ele passa por momentos difíceis da sua vida:
Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte,
não temerei mal nenhum,
porque tu estás comigo;
E continuando com a figura do pastor de ovelhas, ele ainda afirma:
o teu bordão e o teu cajado me consolam.
Meus irmãos, a região da Palestina possui um relevo bem irregular. A terra é cheia de altos e baixos, com morros, vales e cavernas. Muitos desses vales são perigosos e escuros. Ao passar por um lugar desses, o sentimento natural que uma ovelha teria seria o medo, mas a voz e a presença do seu pastor a acalma e lhe mostra o caminho para fora do vale escuro.
Assim Davi diz que em seus momentos mais sombrios, foi a presença do Senhor que o encorajou! Davi viu a morte de perto algumas vezes, meus irmãos! Ele enfrentou o gigante Golias, ele teve que fugir de Saul, ele teve que se fingir de louco para não ser morto na corte do rei dos filisteus e até seu próprio filho, Absalão, tentou mata-lo.
E ele diz que escapou porque o Senhor estava com ele. Ele não temia porque assim como um pastor usava seu porrete e sua cajado para proteger suas ovelhas, Deus o protegia dos perigos.
6.2 O Senhor como anfitrião
6.2 O Senhor como anfitrião
A cena seguinte muda do campo para um banquete. E o Senhor é retratado como o anfitrião que dá proteção, uma posição de destaque e comida em abundância para os seus hóspedes:
Preparas-me uma mesa
na presença dos meus adversários,
unges-me a cabeça com óleo;
o meu cálice transborda.
Mais uma vez, meus irmãos, Davi era um rei e sabia muito bem como era participar de um banquete farto! E aqui ele descreve o Senhor preparando uma mesa para ele. Essa mesa é farta, pois seu copo chega a transbordar de vinho. Ele tinha proteção, pois ele pode comer mesmo na presença dos seus inimigos.
Nós sabemos que ele é tratado com honrarias porque ele é ungido com óleos aromáticos. Até hoje, nas regiões desérticas, é comum receber os viajantes e derramar óleos aromáticos sobre sua cabeça. O óleo refresca e revigora da viagem.
E é esse tipo de cena que Davi usa para descrever como Deus é cuidadoso com ele. Assim como um anfitrião alimenta, unge e protege seu hóspede, o Senhor protege e alimenta Davi.
Depois de perceber todas essas bênçãos, nós entendemos porque Davi afirma:
O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.
Reconhecer que o Senhor era o seu pastor era um ato de humildade de Davi e um grande conforto para o povo de Israel. Davi reconhecia que mesmo em sua posição elevada, tudo que ele tinha vinha de Deus. O povo de Israel, por sua vez, sabia que ao abençoar o rei de tal maneira, Deus estava abençoando o seu povo de forma indireta.
6.3 Um Salmo sobre Cristo
6.3 Um Salmo sobre Cristo
Meus irmãos, antes de nós olharmos para o versículo final, eu quero lembrar os irmãos das coisas que nós falamos na introdução desse sermão. Eu chamei a atenção dos irmãos para o fato de que nós, às vezes, ficamos cegos diante de textos que conhecemos bem. Então eu disse que existem aspectos desse salmo que talvez todos nós tenhamos deixado passar desapercebidos.
Até aqui, você pode estar pensando assim: nenhuma novidade, tudo o que o Felipe falou eu já sabia. Mas esse era apenas o primeiro aspecto desse Salmo. Como eu disse na introdução:
1. Esse Salmo foi escrito por Davi;
2. Esse Salmo é sobre Cristo;
3. Esse Salmo é para os cristãos.
Em que sentido esse Salmo é sobre Cristo? Meus irmãos, Davi não era apenas rei e compositor, ele também era um profeta! Sua vida e suas palavras apontavam para Cristo. Davi falou por Cristo nas palavras iniciais do ao dizer as palavras de Jesus na cruz:
Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? ()
Ele também fala por Cristo no :
O Senhor é o meu pastor!
Assim como Davi era tanto um pastor do seu povo como uma ovelha de Deus, Jesus também é o nosso bom pastor, mas era pastoreado por Deus, o Pai. Como o Cordeiro de Deus, Cristo confiou a sua vida ao seu Pai (). O Senhor é o Pastor de Cristo!
O registra a confiança que Jesus teve em seu Pai. O Pai cuidou dele enquanto ele enfrentava a morte na cruz. Jesus pode dizer:
Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte,
não temerei mal nenhum,
porque tu estás comigo;
o teu bordão e o teu cajado me consolam.
Jesus não passou pela cruz sozinho, tanto que ao desfalecer, suas últimas palavras foram:
Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito! ()
Quando lemos no versículo 3: que o Senhor refrigera a alma, ou seja, restaura a vida, nós vemos a confiança de Jesus de que ele seria restaurado. Ao olhar para o , versículo 3, nós vemos Jesus dizendo:
Ele restaura a minha vida. O Senhor restaura a minha vida!
Deus, de fato, restaurou a vida de Jesus. Cristo ressuscitou dos mortos e foi exaltado à mão direita de Deus, o Pai, onde vive “na casa do Senhor para todo o sempre”
Quando Davi diz que Deus preparou um banquete para ele, na presença dos seus inimigos, nós nos lembramos do banquete de Cristo em Apocalipse! Deus preparou uma mesa de banquete para o Messias na presença de seus inimigos. As Escrituras dizem em :
Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. ()
O , meus irmãos, é um resumo da morte, ressurreição e exaltação do nosso Senhor Jesus Cristo. Cada aspecto da vida de Jesus aqui na terra, foi conduzido por Deus, o Pai.
6.4 Um Salmo para cristãos
6.4 Um Salmo para cristãos
O outro aspecto desse Salmo que deve chamar a nossa atenção, é que esse Salmo foi escrito para nós, cristãos. Jesus não é apresentado apenas como o cordeiro de Deus, mas também como o nosso Bom Pastor. Em nós lemos o seguinte sobre o Senhor Jesus:
[...] o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. [...] ()
O Senhor Jesus fala sobre si mesmo em :
Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. [...] Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim, assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas. (, )
Meus irmãos, o Senhor Jesus é o nosso pastor. Nós podemos afirmas com toda confiança:
O Senhor é o meu pastor; nada me faltará!
Todas as bênçãos que vimos que Deus aplicou a Davi no passado se aplicam a nós hoje! Somos alimentados, protegidos e podemos descansar porque Jesus é o nosso bom pastor! Ainda não estamos no banquete do último dia, mas a morte de Jesus na cruz garantiu a nossa participação nessa grande festa!
Meus irmãos, talvez as sombras da morte estejam próximas de você ou de algum ente querido, mas nós não precisamos temer, porque nosso bom pastor está conosco! Ele mesmo prometeu:
E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século. ()
Podemos afirmar:
Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte,
não temerei mal nenhum,
porque tu estás comigo;
o teu bordão e o teu cajado me encorajam.
6.5 Preservação e o destino
6.5 Preservação e o destino
Sabendo desses aspectos maravilhosos sobre o , podemos chegar ao final e olhar para a sua conclusão:
Bondade e misericórdia certamente me seguirão
todos os dias da minha vida;
e habitarei na Casa do Senhor
para todo o sempre.
Meus irmãos, esse versículo é uma aula sobre a doutrina da Perseverança dos Santos. Eu prefiro chamar essa doutrina de Preservação dos Santos. Nesse versículo a bondade e a misericórdia do Senhor são apresentadas como dois cães de caça que perseguem e encontram os filhos de Deus enquanto eles forem vivos!
Não somos nós que vamos até Deus, nós somos como a ovelha perdida que não sabe achar o caminho de volta para casa! É dupla dinâmica da bondade e da misericórdia de Deus que nos encontram e nos mostram o caminho de volta para a presença do Senhor.
Será que elas desistem de nos procurar? Davi diz que não! Ele diz que elas nos perseguirão por todos os dias de nossa vida. É a bondade e a misericórdia de Deus que nos preservam! São elas que nos guiam para o nosso destino eterno. E que destino é esse? O salmista nos responde:
e habitarei na Casa do Senhor
para todo o sempre.
7 Aplicação
7 Aplicação
Meus irmãos, para concluir, eu vou propor uma pequena aplicação. Muitas pessoas se apoiam num falso conforto no . Querem acreditar que Deus é seu pastor, mas não ouvem a Cristo e nem o seguem. O Senhor Jesus é claro ao afirmar:
As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. ()
Nenhuma das bênçãos de Deus chega até nós, a não ser por meio Jesus Cristo. Cristo é o Grande Pastor para o povo de Deus. Se você não pertence a Jesus, Deus não é seu pastor. Se você conhece Jesus e o ama, o é para você! O Senhor é o seu pastor!
Que nós, cristãos, ouçamos a voz de Cristo em sua Palavra e que sigamos os seus mandamentos! E se alguém ainda não se entregou ao senhorio do Senhor Jesus, ele chama:
Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. ()
Que Deus nos abençoe! Amém!
[1] https://edition.cnn.com/2015/09/03/asia/sheep-record-wool-shearer/index.html