UMA ESPOSA CHEIA DO ESPÍRITO SANTO

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 293 views
Notes
Transcript
UMA ESPOSA CHEIA DO ESPIRITO SANTO.
UMA ESPOSA CHEIA DO ESPIRITO SANTO.
.
Introdução.
Como alguém pode ser cheio do Espirito Santo? As respostas para esta pergunta são muitas. Paulo ordena que todo crente seja cheio do Espirito Santo (). Para Paulo, nós podemos ser cheios do Espirito através dos nossos relacionamentos.
Nesta seção da missiva, Paulo trabalhará três esferas de relacionamentos que podem nos tornar cheios do Espirito Santo. O relacionamento com a igreja (18- 20); o relacionamento conjugal (21 -33); relacionamento entre pais e filhos (6. 1 -4) e o relacionamento entre patrões e empregados (5- 9). Hoje vamos ver as características de uma esposa cheia do Espirito Santo.
I. É SUBMISA AO MARIDO (V.22).
Creio que entramos num terreno pantanoso em nossa exposição de Efésios. A palavra “submissão” causa arrepios em algumas mulheres – principalmente aquelas que já aceitaram o canto da sereia do feminismo.
Antes de mostrar o que é a submissão da mulher ao seu marido, eu prefiro mostrar, de início, o que não é submissão no sentido bíblico. As palavras com o passar dos anos, podem mudar o significado, a própria palavra submissão está desnutrida do seu significado original. A palavra tomou nos nossos dias um sentido completamente pejorativo. Por exemplo, o Dicionário Escolar da Academia Brasileira de Letras da Língua Portuguesa, definiu submissão como: 1) Ato ou efeito de submeter-se; 2) Sujeição ao domínio de outrem; rendição e 3) Servilismo, obediência. Então, imagine você que é mulher sujeita-se ao domínio de outro, ser serviente – assim alguns acreditam que Paulo estaria sendo machista e influenciado por uma cultura patriarcal dos tempos bíblicos. Porém, este conceito não é o conceito das Escrituras.
Não é ser submissa a um déspota, a um senhor autoritário, autocrático e insensível, mas a um homem a quem ela tem prazer em obedecer. Não é subserviência, que se presta servilmente à vontade do esposo sem questionar. Não é obediência cega e incondicional – Paulo não manda as mulheres obedecerem a seus esposos como os filhos devem obedecer aos país e os escravos aos seus donos (6.1, 5). Não pode ser inferioridade. Aos olhos de Deus ela é igual ao homem (). Subordinação de função não implica diferença de valor, nesse caso.
Não é ser espancada pelo esposo (). Se isto acontecer, fale com o pastor e com polícia!
Vamos então ao que significa submissão. A palavra grega usada por Paulo aqui nesta seção é ὑποτάσσω e derivada de duas palavras: ὑπό (estar sob) e τάσσω (colocar-se em posição), significa estar sob a orientação de outro, e neste caso, do marido. Paulo afirma “submissas ao seu próprio marido” (v.22).
Perceba a palavra no português também nos ajuda a entender. Submissão. Sub (debaixo), da missão (do homem), toda mulher é uma missionária do seu lar – sua missão principal é ajudar o esposo em sua missão que é glorificar a Deus.
As mulheres cheias do Espirito Santo são submissas aos esposos, porque na realidade elas já são submissas a Cristo. Paulo afirmou “ como no Senhor” (v.22).
Aplicação: Se você for cheia do Espírito Santo, não sentirá dificuldades de se submeter ao seu esposo que te ama. Você é auxiliadora idônea (aquela que olha nos olhos). Há muitas mulheres que mesmo sendo cristãs, são insubmissas e manipuladoras. Há muitas mulheres briguentas dentro do lar com os esposos, as quais não se preocupam em serem submissas. Diz a Bíblia: “É melhor morar só, no fundo de um quintal, do que dentro de uma mansão com uma mulher murmuradora e briguenta!” (), “Melhor é morar numa região deserta do que na companhia de uma mulher amargurada e briguenta” () “O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes” (). A mulher submissas evangeliza o esposo com o seu exemplo (1 Pd 3. 1- 6). A função de auxiliadora submissa deve ser vista com a dignidade dada pelo próprio Deus. Você tem sido uma esposa submissa?
II. ACEITA A ORDEM DA CRIAÇÃO (V.23).
Sobre a questão da ordem da criação, existem duas interpretações.
A primeira é a do Igualitarismo: “Homens e mulheres são redimidos em Cristo – não há distinção. Deus criou homem e mulher iguais. A subordinação da mulher é consequência da entrada do pecado no mundo. Em Cristo, essas consequências são desfeitas e as mulheres podem ocupar todos os cargos de liderança, até mesmo como pastoras”. Como não há distinção, as mulheres podem até ser pastoras, “bispas” (episcopisas) e até “apóstolas”.
A segunda, é a intepretação da igreja Presbiteriana do Brasil. Complementarismo. “Homens e mulheres receberam papéis distintos desde a criação: homem, líder da família, e mulher, sua ajudadora fiel. Subordinação de função não implica diferença de valor. A função de auxiliadora submissa deve ser vista com a dignidade dada pelo próprio Deus e não como sinal de fraqueza”. Por isto, que não encontramos a mulher recebendo o ofício de pastora no Novo Testamento. Jesus escolheu apenas homens, embora, a mulher pode pregar, ensinar e fazer missões, menos ser ordenada ao ministério. O cabeça é o homem, na família e por extensão na igreja. Paulo explica: “Porque o marido é o cabeça da mulher” (5.23). A palavra grega para cabeça (κεφαλή) indica autoridade e direção. Paulo estava escrevendo para uma comunidade que adorava a uma mulher, a Diana dos efésios.
Há uma questão estrutural na ordem da criação, o homem vem primeiro (1 Co 11. 8,9; 1 Tm 2. 12-15). Deus estabeleceu funções distintas para homens e mulheres para o bem da família, da igreja e da sociedade.
Aplicação.
Estamos vivendo dias em que, devemos repensar o papel da mulher, mas devemos repensar isso à luz das Escrituras. O Novo Código Civil Brasileiro parece não reconhecer a diferença dos papéis. Por influência do feminismo, muitas mulheres acham que devem competir com os homens. Elas estão deixando os seus lares e seu papel de esposa e cada vez mais, tentando usurpar o papel do esposo. Por outro lado, isso acontece porque muitos homens deixam de ser líderes de seus lares. Homens que transferem a responsabilidade para a esposa.
Por outro lado, as mulheres de hoje estão sendo influenciadas por nossa cultura carregada de conceitos feministas. No livro “O Segundo Sexo”, de Simone Beauvoir, a mãe do feminismo, ela defende que o gênero é uma construção social. Ninguém nasce mulher: torna-se mulher. Nenhum destino biológico, psíquico, econômico define a forma que a fêmea humana assume. A Palavra de Deus vai de encontro a esses conceitos modernos.
Se você é uma cristã cheia do Espírito Santo, aceitará a liderança do seu esposo. Você não pode ser uma mulher mandona em seu lar e nem mesmo manipuladora como Jezabel. Você não é o líder da sua casa! O lar cristão não pode ser anencélafo (sem uma mente para liderar), um lar sem liderança é uma tragédia, mas também, não pode ser bicéfalo, ter duas cabeças. Na realidade Deus constituiu o homem, para ser a cabeça do lar, o sacerdote do lar. Um lar sem liderança é um caos.
Você como esposa cheia do Espirito Santo, deve incentivar seu esposo a liderar o lar, deve respeita-lo (5. 33).
III. SE ESPELHA NA IGREJA V.24.
Paulo enaltece e enobrece o casamento, o comparando a relação de Cristo com a Igreja. Há famílias em que a figura maternal é muito forte – as mulheres exercem prioridade em tudo, e acabam que mandando literalmente nos esposos. São elas quem mandam – e aí do marido se não obedecer! A avó era assim, a mãe é assim e a filha é assim, quando qualquer homem que entrar nessa família precisa se submeter.
Se sua avó foi assim, se sua mãe é assim, elas não são modelos para você imitar, você deve se espelhar na igreja. É a figura que Deus escolheu para te servir de exemplo. William Hendriksen afirmou que a submissão da igreja a Cristo é voluntária, devota, sincera, entusiástica. Quando Paulo afirma que a esposa deve ser “submissa em tudo” está alertando que a submissão não deve ser parcial – apenas naquilo que é de interesse da esposa. Por outro lado, acredito que a esposa deve ser submissa em todas as áreas ao marido, não em todos os detalhes.
Markus Barth comentando esse texto afirma: “A submissão ao marido e o respeito por ele, que são especificamente exigidos por parte da esposa... não é de modo algum a submissão de um gato de colo ou de um cachorro agachado... Paulo... está pensando no companheirismo voluntário, livre, alegre e bem-pensado, como demonstra o relacionamento entre a igreja e Cristo”.
A igreja ama a Cristo. A igreja é devota e dedicada a igreja. A igreja se submete alegremente a Cristo que a ama profundamente.
Aplicação:
Uma esposa que se espelha na igreja, nunca criticará o marido em público. Elogiará em público e o criticará no privado. Sempre lhe tratará com honra – mesmo diante das suas amigas.
Uma esposa que se espelha na igreja – será carinhosa e atenciosa com o esposo. Ela não terá palavras ríspidas para o seu marido.
Uma esposa que se espelha na igreja será uma esposa capaz de ser econômica e ajudará o esposo com a finanças em casa. Ela nunca gastará mais do que ganha e controlará a vida financeira. Há família que não são dizimistas porque alegam que não sobra dinheiro. A esposa é gastona – tem 20 pares de sapatos e não está satisfeita – quer comprar mais. Lembre-se que aprendemos com os puritanos sobre trabalho, frugalidade (vida simples) e poupança. Há muitos lares que não tem saúde financeira – por conta dos gastos da esposa.
Uma esposa que se espelha na igreja cuidará do lar, dos filhos e do esposo. A casa de uma esposa cheia do Espirito Santo, é uma casa limpa, o marido está sempre bem passado, os filhos estão com roupas limpas, a casa está sempre arrumada e limpinha.
Uma esposa cheia do Espirito Santo se cuida para o marido. Está sempre bonita e perfumada. Há mulheres relaxadas, que se vestem mal, não se cuidam, não despertam o interesse do esposo.
Uma mulher que se espelha na igreja, pode até trabalhar fora, mas ela entende que seu lar é a prioridade.
Horário: 6h15 às 7h.

ESCALA:

3/1: SAF.

SEMANA MUNDIAL DE ORAÇÃO.
Horário: 6h15 às 7h.
ESCALA.
3/2 SAF.
4/2 MINISTÉRIO DE HOMENS.
5/2 MINISTÉRIO DE LOUVOR.
6/2 CONSELHO
7/2 JUNTA DIACONAL.
8/2 UPA
OBS: 20 minutos de liturgia e o restante do tempo envestir em oração.
Related Media
See more
Related Sermons
See more