O que fazer quando não se sabe o que fazer?
Lucas • Sermon • Submitted
0 ratings
· 41 viewsAtitudes a serem tomadas em momentos de profunda tristeza. Quando não souber o que fazer, faça como os discipulos a caminho de Emaús.
Notes
Transcript
1. SAUDAÇÃO
1. SAUDAÇÃO
Boa noite, a graça e paz.
É uma honra poder estar aqui nessa noite compartilhando a palavra de Deus com os irmãos.
2. TEXTO
2. TEXTO
Vamos abrir nossas bíblias em Lucas capítulo 24. Como se trata de uma narrativa, é um pouco longa, mas vamos ler do versículo 13 até o 34.
Mas antes de lermos quero dar um panorama do livro de Lucas.
Lucas o médico amado, escreveu essa carta para Teófilo com o objetivo de firmá-lo no evangelho de Jesus.
Ela foi escrita por volta do ano de 55 e 60 D.C. Vai dar mais ou menos 27 anos após a ascensão de Cristo aos céus.
Nessa carta podemos encontrar os seguintes temas:
· Relatos da manifestação do Salvador.
· Relatos da obra do Salvador e Seus ensinos na Galileia.
· Depois temos os relatos da obra e ensinos do Salvador após deixar a Galileia até entrar em Jerusalém.
· Temos a obra e ensinos do Salvador em Jerusalém.
· Depois temos o relato do sofrimento do Salvador por amor ao mundo.
· Depois temos a glorificação do Salvador
o E dentro desse tópico é descrito a ressureição do Salvador, Sua aparição após a ressureição e seus ensinos, e Sua ascensão aos céus.
E é exatamente entre sua aparição e seus ensinamentos que vamos meditar.
Agora passemos à leitura do capítulo 24.13 até o 35 do Evangelho de LUCAS.
LER O TEXTO
3. ORAÇÃO
3. ORAÇÃO
4. CONTEXTO
4. CONTEXTO
A palavra nos diz que esse dia, era o mesmo dia em que pela manhã, Maria Madalena, Joana e Maria tinham ido ao sepulcro levar as especiarias para colocar no corpo de Jesus. E, quando elas chegaram lá, o corpo já não estava.
Aquele era um momento tenso e de grande tristeza, e de repente mais essa notícia: “o corpo de Jesus havia sumido”. Pedro sai correndo entra no tumulo vê os panos vazios e fica intrigado com toda àquela situação.
Mas, anjos haviam aparecido àquelas mulheres e anunciado a ressureição de Jesus.
5. INTRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO
5. INTRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO
Contudo, o cenário ali dos discípulos era de profunda tristeza, saudades, decepção, confusão e medo, haja vista que a única esperança que eles tinham, havia morrido, pendurado numa cruz.
Aos olhos humanos Jesus foi morto por uma conspiração. E, agora, mesmo após sua morte, parecia que essa conspiração continuava, pois seu corpo tinha sumido, que grande confusão. Uma confusão imensa de sentimentos.
E as promessas de Jesus de seu reinado de paz e amor? E a esperança na libertação de todos? De fato, seus discípulos estavam muito confusos, desolados, sem rumo...
Não diferente deles, há momentos em nossas vidas que somos acometidos de problemas. É uma doença, o desemprego, uma situação difícil no trabalho, na escola, problemas de relacionamentos, problema no casamento. E isso tudo vai minando nossas forças, nos trazem inseguranças, dúvidas, profundas tristezas, ficamos sem chão, sem rumo, a fé fica abalada, a esperança vai se apagando.
Porém, nessa maravilhosa narrativa que acabamos de ler temos o relato de dois discípulos caminhando por uma estrada, falando sobre Jesus... É nesse momento que quero destacar para os irmãos algumas atitudes ou ações que aqueles dois homens tiveram e que podem ser aplicadas em nossas vidas quando estivermos passando por situações semelhantes, de embaraço de sentimentos, de desesperança, ou seja: O que devemos fazer, quando não sabemos o que fazer?PONTOS.
1 PONTO
1 PONTO
A primeira atitude a ser tomada, quando não souber o que fazer:
É trazer a memória, aquilo de nos dá esperança.
Meditar na palavra, testemunhar o que Deus já fez em sua vida. Relembrar os grandes feitos que o Senhor dos Senhores fez na história humana. É saber quem É o Deus a quem servimos.
Podemos conferir essa atitude no verso 14.
14: E iam conversando a respeito de todas as coisas sucedidas.
Eles eram discípulos, aqui eles estavam conversando sobre tudo o que eles sabiam sobre Jesus. Tudo o que aprenderam, tudo o que viram, todas as coisas sucedidas, não apenas sobre a morte de Jesus, mas também os seus grandes feitos.
O mestre estava morto, o Único que poderia libertar Israel estava morto, foi isso que eles disseram no versículo - 21. Ora, nós esperávamos que fosse Ele quem havia de redimir a Israel; mas, depois de tudo isto, é já este o terceiro dia desde que tais coisas sucederam.
Estavam tristes, porém, relembravam os feitos de Jesus. Conversando entre eles, traziam à memória o que eles haviam presenciado e aprendido ao andarem com Jesus, onde podemos destacar: a cura do endemoninhado em Cafarnaum, a cura da mulher do fluxo de sangue, a cura do leproso, a cura do paralitico, do cego, a ressureição de Lázaro, a ressureição do filho da viúva de Naim, a ressureição da filha de Jairo, os ensinamentos que Ele trazia, a pesca maravilhosa, a multiplicação dos pães e peixes. Como Jesus tratava os pobres e pecadores. Vejam quantas maravilhas!!!
Igualmente, o profeta Jeremias, passando por um momento de profunda tristeza declara em Lamentações 3:
Ainda que a minha alma, continuamente me lembre dos meus problemas e das minhas angústias.
21 Quero trazer à memória o que pode me dar esperança.
22 As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;
23 renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.
24 A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto, esperarei nele.
25 Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca.
Meus irmãos, por mais que as situações possam estar difíceis, não podemos esquecer jamais quem é o nosso Deus, devemos persistir em testemunhar, falar de suas maravilhas, de seu amor, mesmo que a dor seja grande, mesmo que a tristeza insista em não nos deixar, mesmo quando nos sentimos sem rumo, mesmo naquele momento que parece que Deus não está lá – no silencio de Deus. Devemos persistir, não desistir, continuar crendo, orando, lendo sua palavra, pedindo ajuda a um irmão, orando com esse irmão, relembrando as maravilhas do Senhor, mas prosseguindo, jamais devemos paralisar ou desistir, pois em meio a essa caminhada, assim como aconteceu com aqueles dois homens, O PROPRIO JESUS IRA SE APROXIMAR E CAMINHAR JUNTO A NOS. Pois, como diz em sua palavra onde dois ou três estiverem reunidos em meu Nome ali Eu estarei. LOUVADO SEJA O NOSSO SENHOR.
Vejamos o que Lucas relata no versículo 15: Aconteceu que, enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e ia com eles.
As vezes nesses momentos, por causa de nossa dor, mesmo o nosso Libertador caminhando ao nosso lado, podemos não reconhecê-lo. Cleopas, um desses dois homens, era o tio de Jesus, mas a dor da perda era tanta, que ele não reconheceu Jesus.
16 Os seus olhos, porém, estavam como que impedidos de o reconhecer.
Por isso, devemos estar sensíveis a presença de Jesus e sua voz e não deixar que a dor, o sofrimento, a tristeza nos impeçam de reconhecer Jesus ao nosso lado. Tragamos a memória o que nos traz esperança.
2 PONTO
2 PONTO
Outra atitude a ser tomada, quando não souber o que fazer:
É falar com Jesus!!!
Interaja, tenha relacionamento, Jesus já se aproximou e está caminhando com você, agora é só falar com Ele. E como é que nós falamos com Jesus após Ele ter subido aos céus? ORANDO.
Mas aqui, embora eles, por causa da dor, não tenham reconhecido Jesus, mesmo assim eles estabeleceram um diálogo. E esse diálogo começa por Jesus, vejamos os versículos
19 - Então, lhes perguntou Jesus: Que é isso que vos preocupa e de que ides tratando à medida que caminhais? E eles pararam entristecidos.
18 Um, porém, chamado Cleopas, respondeu, dizendo: És o único, porventura, que, tendo estado em Jerusalém, ignoras as ocorrências destes últimos dias?
19 Ele lhes perguntou: Quais? E explicaram: O que aconteceu a Jesus, o Nazareno, que era varão profeta, poderoso em obras e palavras, diante de Deus e de todo o povo,
20 e como os principais sacerdotes e as nossas autoridades o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram.
21 Ora, nós esperávamos que fosse ele quem havia de redimir a Israel; mas, depois de tudo isto, é já este o terceiro dia desde que tais coisas sucederam.
22 É verdade também que algumas mulheres, das que conosco estavam, nos surpreenderam, tendo ido de madrugada ao túmulo;
23 e, não achando o corpo de Jesus, voltaram dizendo terem tido uma visão de anjos, os quais afirmam que ele vive.
24 De fato, alguns dos nossos foram ao sepulcro e verificaram a exatidão do que disseram as mulheres; mas não o viram.
O que podemos ver aqui são os homens interagindo com Jesus, colocando para fora tudo aquilo que estavam os deixando tristes. Jesus sabia de tudo o que tinha acontecido, Ele era o protagonista daquela história, mas mesmo assim Ele pergunta, àqueles homens QUAIS? O que aconteceu? Eu quero saber... Me interesso, quero ouvir de vocês... abram seus corações.
Meus irmãos, vamos fazer iguais a esses homens. Que possamos estabelecer um relacionamento com o Senhor, rasgar os nossos corações como diz no livro de Joel.
Relacionamento é buscar a conhecer mais a Deus através da oração, DA LEITURA DA PALAVRA, é deixar ser conhecido, é ouvir, é falar. Interagir com os irmãos que buscam o mesmo objetivo que nós.
Vamos buscar a conhecer mais a Deus.
Vamos buscar a revelação de Deus em sua palavra, pois ela é viva.
Jesus ensinou aqueles homens antes da morte e continuava ensinando após a ressureição.
25 Então, lhes disse Jesus: Ó néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram!
26 Porventura, não convinha que o Cristo padecesse e entrasse na sua glória?
27 E, começando por Moisés, discorrendo por todos os Profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras.
Só vamos ter um relacionamento com o Mestre através das Escrituras.
Foi isso que Ele fez com aqueles discípulos, mostrou a eles que para conhecê-lo precisavam conhecer as Escrituras.
Existe uma frase que acho muito interessante, embora não lembre quem a escreveu que diz o seguinte:
- “A Bíblia é o único livro, que lemos na companhia do próprio autor”
Leia, e permita que Ele mesmo se revele a vocês através das Escrituras.
A oração e a leitura da palavra nos leva a um relacionamento mais íntimo com Deus.
3 PONTO
3 PONTO
Para encerrar: A terceira atitude a ser tomada, quando não soubermos o que fazer é:
Convidar Jesus para nossa casa. Não devemos permitir que Ele passe direto. Não deixe o Mestre ir embora. Convide-o a entrar
28 Quando se aproximavam da aldeia para onde iam, fez ele menção de passar adiante.
29 Mas eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque é tarde, e o dia já declina. E entrou para ficar com eles.
Percebam que quando eles chegam na entrada da aldeia, Jesus não se convida para ir com eles. Jesus fez como quem ia adiante, e eles depois de terem conversado com Jesus, ter ouvido os ensinamentos das Escrituras insistiram de tal maneira. A palavra grega utilizada tem essa força mesmo, de constranger, de implorar a ponto de deixar a pessoa sem jeito, constrangida. Então Jesus entra.
Insista com todas as suas forças para que Jesus entre em sua casa. Não perca a oportunidade. A lição que podemos tirar aqui é convidar Jesus para a intimidade de nossa vida, de nosso lar.
E quando você tiver o convidado permita que Ele tome a frente de tudo, faça como aqueles dois homens, permita que ele parta o pão. Naquela época a família se sentava a mesa, na hora das refeições e o pai, o líder daquele lar, partia o pão e assim a refeição começava. Jesus estava sentado à mesa com aqueles homens e Ele estava com a honra, pois ele partiu o pão. Dê a honra da sua casa, dê a honra de sua vida a ELE.
30 E aconteceu que, quando estavam à mesa, tomando ele o pão, abençoou-o e, tendo-o partido, lhes deu;
31 então, se lhes abriram os olhos, e o reconheceram; mas ele desapareceu da presença deles.
Deixe que Jesus abra seus olhos. Deixe que Jesus renove suas esperanças, deixem que Jesus, ao partir o pão em seu lar lhe diga. PAZ SEJA CONVOSCO, pois é isso que acontece onde Jesus entra. A Paz, a verdadeira Paz nos conforta. Dê espaço para ele entrar principalmente naquelas áreas que ainda precisam ser restauradas, entregue tudo a Ele. As vezes, achamos que já entregamos tudo a Jesus, mas quando estamos diante de algumas situações da vida é que percebemos que tem áreas de nossa vida que não largamos às rédeas, pode ser no trabalho, nos relacionamentos ou mesmo no trabalho na igreja, porém, devemos entregar tudo a Ele, deixa-lo no centro de nossas vidas, ao ponto de dizermos, não vivo eu, mas Cristo vive em mim.
5. CONCLUSÃO
5. CONCLUSÃO
Fiquem de pé meus queridos!
Gostaria de terminar deixando uma palavra de incentivo a vocês, pois mesmo quando estiverem em uma situação dessas, em que o brilho dos olhos tenha sumido, de desesperança:
Tragam a memória aquilo que traz esperança.
Busque um relacionamento com Jesus. Através da oração, leitura da palavra. Conte tudo o que está acontecendo com você, a Ele. Peça para que Ele glorifique o nome Dele através desse seu problema.
E no meio dessa caminhada, não perca a oportunidade de convidá-lo para entrar em seu lar.
Depois de tudo isso, continue a caminhar, não mais sozinho. Caminhe junto com o Mestre e seja abençoado. Receba a verdadeira Paz que vem de Jesus. E testemunhe.
ORAÇÃO!
“Que a graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós” (2 Corintios 13. 13).
AH! E quando encontrarem Jesus em sua caminhada não esqueçam de dizer á Ele: “FICA CONOSCO PORQUE JÁ É TARDE SENHOR”
VÃO NA PAZ! BOA SEMANA!