O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO NUMA UMA PERSPECTIVA REFORMADA

Notes
Transcript

O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO NUMA PESPECTIVA REFORMADA.

INTRODUÇÃO : No dia 1º de Janeiro de 1901, no Colégio Bíblico Betel, na cidade de Topeka, estado do Kansas, nos Estados Unidos, um grupo de alunos, chegaram à conclusão de que o falar em línguas era o sinal bíblico do Batismo no Espírito Santo. Charles Parham foi o fundador desta escola, que mais tarde iria para a cidade de Houston, no Texas. Apesar da segregação racial em Houston, William J. Seymour, um pregador negro, foi autorizado a assistir a aulas bíblicas de Parham. Seymour viajou para Los Angeles, onde sua pregação provocou o chamado Avivamento da Rua Azuza em 1906. Os acontecimentos do culto na Rua Azuza chamaram a atenção até da imprensa. O chamado avivamento na rua Azuza foi o primeiro avivamento pentecostal a receber atenção significativa, e muitas pessoas de todo o mundo tornaram-se atraídas para ele. A imprensa de Los Angeles deu muita atenção ao avivamento de Seymour, o que ajudou a alimentar o seu crescimento. O movimento pentecostal chegou ao Brasil através de um ex presbiteriano, chamado Luigi Francescon, 1910, Francescon se dirige-se ao Brasil, onde começa pregar numa igreja presbiteriana de descendentes de italianos em São Paulo. Sua proposta religiosa causou um cisma na Igreja e ele funda, com um grupo de 20 pessoas, a Congregação Cristã no Brasil. Com isso surge a primeira Igreja pentecostal em solo brasileiro. A segunda Igreja pentecostal a surgir no Brasil também foi fundada por pessoas vindas dos Estados Unidos. Trata-se dos missionários batistas suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren. Estes dois, que também haviam conhecido nos EUA a experiência pentecostal, chegam ao Brasil, indo para a cidade de Belém do Pará, dispostos a missionar e a espalhar a experiência pentecostal. Também eles inicialmente atuaram em sua Igreja de origem, ou seja, na Igreja batista em Belém. E novamente por causa das tensões causadas por suas ações, eles desentenderam-se com a Igreja batista e fundaram no ano de 1911 a Missão de Fé Apostólica com 19 membros dissidentes da igreja batista. A partir de 1917 ela vai se chamar Assembleia de Deus.
Celina Martins Albuquerque, foi, segudo os historiadores pentecostais, a primeira pessoa no Brasil a receber o batismo como o Espirítio Santo e como prova que ela foi batizada, ela falou em línguas estranhas, um fenomeno conhecido como glossolalia ( falar em outras línguas). Então para os pentecostais, a evidencia que alguém recebeu o batismo com o Espirito é a evidencia fisica do falar em outras línguas, isso significa que se alguém não falar em línguas ele não é batizado com o Espírito Santo - no que incluiria quase todos os protestantes históricos. A Declaração de fé das Assembleias de Deus, publicada em 2017, no capítulo sobre o IXX, Sobre o batismo no Espiríto Santo, diz “ Trata-se de uma experiência espiritual que ocorre após ou junto à regeneração, sendo acompanhada da evidência fisíca inial do falar em outras línguas”. Esta é a visão pentecostal.
O batismo do Espírito Santo é compreendido de duas diferentes maneiras, seja como sinônimo do Espírito habitando uma pessoa na conversão ( posição reformada) ou como um ato subsequente em que Cristo batiza um crente com o Espírito Santo para capacitar essa pessoa de uma forma única para o ministério ( posição pentecostal).
Nos 4 evangelhos, lemos sobre a profecia de João batista, de que Jesus batizaria os crentes com o Espirito Santo. e há sete passagens chaves sobre esse assunto em todo o Novo Testamento (Cf. ), mas como vemos: os cristãos estão divididos nesta questão teológica. Alguns sustentam que o batismo do Espírito é sinônimo da habitação inicial do Espírito, enquanto outros acreditam que é um segundo ato de graça dado apenas a alguns crentes, o que é chamado no movimento pentecostal de segunda benção. A conclusão é que o movimento pentecostal dividi os crentes em 2 grupos: os batizados com o Espírito Santo e aqueles que não são batizados com o Espiríto Santo. A Grande parte do desacordo está centrada na interpretação do livro de Atos.
Sumário de Teologia Lexham O Batismo do Espírito Santo

Os cristãos estão divididos nesta questão teológica. Alguns sustentam que o batismo do Espírito é sinônimo da habitação inicial do Espírito, enquanto outros acreditam que é um segundo ato de graça dado apenas a alguns crentes. Grande parte do desacordo está centrada na interpretação do livro de Atos.

Para nós reformados, todos os crentes são batizados com o Espirito Santo ( 1 Co 12.13). No Pentecoste, os discípulos foram batizados no corpo de Cristo, ou seja, na Igreja. Os apóstolos foram crentes do AT, e depois passaram a ser crentes do NT. Para os pentecostais o paradigma são os 120 crentes que receberam o batismo em falaram em línguas. Porém, a pergunta que os reformados fazem é esta: E os 3 mil que se converteram após a pregação, eles não falaram em línguas, será que eles não são batizados com o Espírito Santo? Em lugar algum se manda que o batismo do Espírito Santo seja buscado no Novo Testamento. Porque na realide todos nós já somos batizados com o Espírito Santo.
Sumário de Teologia Lexham O Batismo do Espírito Santo

O batismo do Espírito Santo é compreendido de duas diferentes maneiras, seja como sinônimo do Espírito habitando uma pessoa na conversão ou como um ato subsequente em que Cristo batiza um crente com o Espírito Santo para capacitar essa pessoa de uma forma única para o ministério.

No Pentecoste, os discípulos foram batizados no corpo de Cristo, ou seja, na Igreja. Os apóstolos foram crentes do AT, e depois passaram a ser crentes do NT
Vejamos 3 verdade sobre o batismo com o Espírito Santo.
Tema: O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO NUMA PESPECTIVA REFORMADA. Liturgia:
Prelúdio:Equipe.
Adoraçao:
Leitura: .
Cânticos: “A Igreja em Adoração” ( HNC nº 3).
Oração de Adoração.
2. Contrição:
Leitura: .
Cântico: “Coração Quebrantado” ( HNC Nº 67).
Oração: Arrependimento e confissão.
3. Consagração.
Leitura: 2 Crônicas 30. 5 .
Cânticos: Equipe ( 3 cânticos).
Dizímos e ofertas.
4. Edificação.
Sermão: Rev. Marcos Novaes.
Oração e benção apóstolica.
Avisos e agradecimentos.
Um número de novos grupos menores iniciou-se, inspirado nos acontecimentos deste avivamento. Os visitantes internacionais e missionários pentecostais acabariam por trazer estes ensinamentos para outras nações, de modo que praticamente todas as denominações pentecostais clássicas hoje traçam suas raízes históricas no avivamento da rua Azusa.
O Apesar da segregação racial em Houston, William J. Seymour, um pregador negro, foi autorizado a assistir a aulas bíblicas de Parham. Seymour viajou para Los Angeles, onde sua pregação provocou o Avivamento da Rua Azusa em 1906. Apesar do trabalho de vários grupos wesleyanos avivalistas, como Parham e D. L. Moody, o início do movimento pentecostal difundido nos Estados Unidos, é geralmente considerado como tendo começado com Seymour no avivamento da rua Azusa.[27]
O avivamento na rua Azusa foi o primeiro avivamento pentecostal a receber atenção significativa, e muitas pessoas de todo o mundo tornaram-se atraídas para ele. A imprensa de Los Angeles deu muita atenção ao avivamento de Seymour, o que ajudou a alimentar o seu crescimento.[28] Um número de novos grupos menores iniciou-se, inspirado nos acontecimentos deste avivamento. Os visitantes internacionais e missionários pentecostais acabariam por trazer estes ensinamentos para outras nações, de modo que praticamente todas as denominações pentecostais clássicas hoje traçam suas raízes históricas no avivamento da rua Azusa.
I. É UMA PROMESSA DO PAI ( V. 4).
O Cristo ressussitado, após sua ressurreição, como prova de que ele não era um fanstasma, comeu com os Apóstolos, e lhe deu uma ordem para não se ausentarem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai. No dia de Pentecostes ( ), se cumpriria definitivamente à promessa de Deus para a Igreja. Deus prometeu derramar seu Espirito sobre seu povo ( , ; ; Iz 36. 27). Esse derramamento do Espiríto sobre à Igreja é chamado de batismo no Espirito Santo, por João. Quando Jesus estava no cénaculo com os díscipulos, ele havia prometido o Espiríto Santo. O Espirito Santo iria lembrar aos apóstolos tudo aquilo que Jesus ensinou ( )e o Espirito Santo iria completar lhes o ensino ( ). Joao chama essa promesa de “Batismo com o Espirito”. Depois de sua ressurreição, Jesus instruiu os discípulos a retornarem à Galileia (). Eles prontamente obedeceram por duas razões. Primeira: poderiam ver Jesus novamente na Galileia, como ele havia dito. E segunda: não tinham nenhum desejo de permanecer em Jerusalém, o lugar onde os judeus haviam matado Jesus. Aqui temos algo interessante, Jesus pediu aos seus discipulos para permanecerem em um lugar perigoso para eles, mas seria nesse lugar, que eles seriam cheios do poder de Deus ( ) para a missão. Mesmo assim, no Domingo de Páscoa, Jesus já lhes havia dito que, a começar em Jerusalém, eles proclamariam o arrependimento e o perdão a todas as nações por meio de seu nome. Ele disse: “E vos concederei a promessa de meu Pai, mas permanecei na cidade até que estejais revestidos do poder do alto” ().
Atos, Volumes 1 e 2 1. Introdução (1.1–5)

Depois de sua ressurreição, ele instruiu os discípulos a retornarem à Galileia (Mt 28.10; Mc 16.7). Eles prontamente obedeceram por duas razões. Primeira: poderiam ver Jesus novamente na Galileia, como ele havia dito. E segunda: não tinham nenhum desejo de permanecer em Jerusalém, o lugar onde os judeus haviam matado Jesus. Mesmo assim, no Domingo de Páscoa, Jesus já lhes havia dito que, a começar em Jerusalém, eles proclamariam o arrependimento e o perdão a todas as nações por meio de seu nome. Ele disse: “E vos concederei a promessa de meu Pai, mas permanecei na cidade até que estejais revestidos do poder do alto” (Lc 24.49).

Mesmo assim, no Domingo de Páscoa, Jesus já lhes havia dito que, a começar em Jerusalém, eles proclamariam o arrependimento e o perdão a todas as nações por meio de seu nome. Ele disse: “E vos concederei a promessa de meu Pai, mas permanecei na cidade até que estejais revestidos do poder do alto” ().
Depois de sua ressurreição, ele instruiu os discípulos a retornarem à Galileia (; ). Eles prontamente obedeceram por duas razões. Primeira: poderiam ver Jesus novamente na Galileia, como ele havia dito. E segunda: não tinham nenhum desejo de permanecer em Jerusalém, o lugar onde os judeus haviam matado Jesus. Mesmo assim, no Domingo de Páscoa, Jesus já lhes havia dito que, a começar em Jerusalém, eles proclamariam o arrependimento e o perdão a todas as nações por meio de seu nome. Ele disse: “E vos concederei a promessa de meu Pai, mas permanecei na cidade até que estejais revestidos do poder do alto” ().
Aplicação: Temos certeza que a promessa de Deus é para todos os crentes. É para todos nós. Deus cumpre definitivamente esta promessa. A vinda do Espírito marca uma nova era para o mundo, a Era do Espírito, as expectativa escatológicas se cumpriram. A promessa é para todos nós ( , 38,39).
II. É UMA REALIDADE ESPIRITUAL ( V.5).
Jesus reelembra os discipulos, que João batizou com água, mas eles seriam batizados com o Espiríto Santo. Note-se que Jesus não diz que ele próprio batizará os apóstolos com o Espírito; em vez disso, eles serão batizados e Deus, o Pai, é o agente subentendido. Essa experiência inclui os crentes na Igreja de Cristo, é a mesma experiência da regeneração.
Atos, Volumes 1 e 2 1. Introdução (1.1–5)

Note-se que Jesus não diz que ele próprio batizará os apóstolos com o Espírito; em vez disso, eles serão batizados e Deus, o Pai, é o agente subentendido.

John Stott, o conhecido pregador e escritor, que foi é ministro da Igreja Anglicana da Inglaterra, em 1964 ele fez uma série de estudos numa conferência para líderes evangélicos sobre a obra do Espírito Santo, os dons espirituais, e especialmente, sobre o batismo com o Espírito Santo. Estas palestras foram uma reação de Stott ao crescente Pentecostalismo dentro da sua própria paróquia. As palestras vieram ao grande público em 1966.
Stott argumenta que a expressão "batismo com o Espírito Santo", que ocorre sete vezes no Novo Testamento, é equivalente à expressão "o dom do Espírito Santo" que ocorre em , e refere-se à experiência iniciatória da qual participam todos os que se tornam cristãos. O próprio conceito de "batismo com água" é iniciatório, como sendo o ritual público de introdução na Igreja, e está intimamente associado ao batismo com o Espírito Santo, como sugere , e 19.2-3. Ele argumenta que a linguagem empregada por Paulo para descrever a experiência cristã com o Espírito, como "estar no Espírito", "ter o Espírito", "viver pelo Espírito", e "ser guiado pelo Espírito", é aplicada nas cartas do apóstolo a todos os cristãos, indistintamente, até mesmo para os recém convertidos, a partir do momento em que se tornam cristãos. O Novo Testamento, continua Stott, presume que Deus tem dado o Espírito a todos os cristãos, cf. ; ; .
Paulo diz: “E a todos nós foi dado beber de um só Espírito” ( 1 Co 13, 20), Stott contesta que, aqui, Paulo esteja se referindo ao Dia de Pentecoste, já que nem ele, nem os coríntios, participaram daquele evento histórico. Paulo está se referindo à participação nas bênçãos que Pentecoste tornou possível aos cristãos. Ele e os coríntios tinham recebido o Espírito Santo; aliás, para usar a terminologia de Paulo, tinham sido "batizados" com o Espírito Santo, e tinham "bebido" deste mesmo Espírito. Foi assim em , foi assim com os samaritanos em , foi assim na casa de Cornélio,
Aplicação: Você é batizado com o Espiríto Santo! Não precisamos de uma segunda ou terceira benção - já possimos a benção necessária, o que precisamos agora é sermos cheios do Espirito Santo ( ). Meu avô é pastor de uma igreja pentecostal, Ele nunca foi ordenado ao Sagrado ministério, após anos de serviço prestado em um campo muito difícil, e que poucos obreiros teriam coragem de ir, porque alegam que ele não é batizado com o Espírito Santo! Acho que eles não poderiam ordenar João batista também, ele que foi cheio do espirito Santo Santo no ventre de sua mãe, mas não paraticava a glossolalia. Esta é a compreesão, que infelizmente muitos tem dessse assunto. Essa é uma realidade espiritual para todos os crentes.
Esta é a compreesão, que infelizmente muitos tem dessse assunto. Essa é uma realidade espiritual para todos os crentes.
Esta é a compreesão, que infelizmente muitos tem dessse assunto. Essa é uma realidade espiritual para todos os crentes.
III. É UMA NECESSIDADE URGENTE ( V.5).
O período entre a ascensão de Jesus e o derramamento do Espírito Santo no Pentecoste é curto – apenas dez dias. Nas palavras de Jesus, o tempo é de apenas “alguns dias”. Aqui nos fala sobre a urgência do derramamento do Espirito Santo sobre toda a igreja em um prazo mais curo possivel. Após 10 dias o Espiríto Santo viria sobre a Igreja para sempre, e encheria esta igreja ( ). Após dez dias todos ficariam cheio do Espírito Santo ( ). Após 10 dias, em único sermão de Pedro, 3 mil pessoas se convetereim ao Evangelho! Após 10 dias Judeus e gentios, todos estariam batizados em uma unica Igreja, sob um única aliança. Ninguém conseguirá mais parar esta Igreja batizada no Espirito Santo, os conflitos internos, as disputas entre cristãos e judeus e nem mesmo os tribunais romanos vão parar essa Igreja Cheia do poder de Deus. Ela começa com 120 pessoas, passa a ser 3 mil, depois quase 5 mil e depois já fala de uma multidão. A Igreja batizada com o Espírito Santo é aquela que experimenta crescimento númerico e exponencial, crescimento espiritual, crescimento geofráfico, porque a Igreja tem o Espirito Santo.
Aplicação: Essa é uma necessidade urgente! Devemos pregar para que mais pessoas, recebam o batismo com o Espirito Santo, a própria regeneração ( ). Se o batismo com o Espírito Santo é a regenração, então devemos ter pressa para todos o recebam, e para isto, temos que levar o evangelho da salvação a outras pessoas. Precisamos evangelizar e orar até que todos recebemam essa promessa.
Prelúdio:Equipe.
Adoraçao:
Leitura: .
Cânticos: “A Igreja em Adoração” ( HNC nº 3).
Oração de Adoração.
2. Contrição:
Atos, Volumes 1 e 2 1. Introdução (1.1–5)

O período entre a ascensão de Jesus e o derramamento do Espírito Santo no Pentecoste é curto – apenas dez dias. Nas palavras de Jesus, o tempo é de apenas “alguns dias”

Leitura: .
Cântico: “Coração Quebrantado” ( HNC Nº 67).
Oração: Arrependimento e confissão.
3. Consagração.
Pães: Presb. Ezequiel.
Leitura: 2 Crônicas 30. 5 .
Cânticos: Equipe ( 3 cânticos).
Dizímos e ofertas.
Oração com as crianças.
4. Edificação.
Cafê: Nilda.
Sermão: Rev. Marcos Novaes.
Oração e benção apóstolica.
Avisos e agradecimentos.
ESCALA DA PRÓXIMA SEMANA.
Terça- feira ( 11/02): Bela Vista.
Liturgia: Romulo.
Pregação: Cirso.
Quinta- Feira ( 13/02): IPJA.
liturgia: Rafael.
Estudo: Rev. Marcos Novaes.
Domingo ( 16/02) - Ceia: IPJA.
Manhã:
Liturgia: Presb. Ezequeil.
Pregação: Rev. Marcos Novaes.
Noite:
Liturgia: Cirso.
Pregação: Rev. Marcos Novaes.
Tema: TODOS FAZENDO A VONTADE DE DEUS.
Leitura: 1 Pd 4. 1,2.
Oração: Adoração.
Cânticos: Equipe ( 2 cant).
Dízimos e ofertas.
Oração: Agradecimentos.
Pregação: Presb. Ricardo.
Oração do Pai Nosso.
Related Media
See more
Related Sermons
See more