2. 8. Atitudes bíblicas para lidar com a ansiedade.

Filipenses 4. 6-9  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 75 views

Maneiras para lidar com a ansiedade.

Notes
Transcript

SAUDAÇÃO!

Boa Noite a graça e paz.
É muito bom poder estar aqui com vocês nessa noite, meditando na palavra de Deus.
Vamos abrir a palavra de Deus em .
, vamos ler do versículo 6 até o 9.
6 Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.
7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.
8 Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.
9 O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco.

ORAÇÃO!

Vamos orar, feche seus olhos, acalme seu coração e se entregue para Deus, creia que o Senhor o trouxe aqui porque Ele assim o desejou, e quer falar com você.

INTRODUÇÃO!

Nessa noite, meditaremos sobre a ANSIEDADE, um problema que tem afligindo a humanidade. Os especialistas a tratam como o MAL DO SÉCULO.
Porém, podemos ver que a ANSIEDADE, estava presente na vida dos cristãos já no primeiro século. Ou seja, há mais de 2mil anos atrás a ansiedade já tirava o sono de muitos.
Mas o que é a ANSIEDADE?
- Segundo o dicionário ANSIEDADE é um estado psíquico de apreensão ou medo provocado pela antecipação de uma situação desagradável ou perigosa (e que pesquisas apontam que 70% dessas situações nunca acontecem).
- A palavra grega usada para o termo ANSIEDADE é MERIMNÁO que significa preocupado, cuidadoso no sentido de medo. É aquele medo que nos paralisa, nos deixa pra baixo, que nos impede de progredir, tira nosso sono, que vai minando nossas forças.
- ANSIEDADE não resolve nossos problemas.
- A ANSIEDADE nos faz sofrer 2 vezes, por antecedência, e quando chegar, porém, quando ela chegar, nós já estaremos sem forças para lutar contra o problema.
É claro que existe aquela ansiedade originada de uma disfunção biológica, e tem que ser tratada até com remédios, dietas. Um médico poderia falar com mais propriedade.
Porém antes de sairmos tomando remédios, vamos ver o que a Bíblia nos ensina a lidar com esse mal.
- A Palavra de Deus vai tratar A ANSIEDADE como um posicionamento errado diante das adversidades da vida. Ou seja, Paulo está nos dando um mandamento – Não andeis ansiosos de coisa alguma. E Mas essa ansiedade que sentimos é apontada como um pecado pois como Charlles Haddan Spurgeon ( um pregador puritano) nos diz, que essa ANSIEDADE que consegue dominar nossos pensamentos ao ponto de arrebata-los das mãos do Senhor, essa é de obra maligna.
Podemos chamar também a ansiedade como uma LADRA DA ALEGRIA.
QUAL PREOCUPAÇÃO TEM ROUBADO SUAS ALEGRIAS?
QUAL PREOCUPAÇÃO TEM ROUBADO SUAS ESPERANÇAS?
QUAL PREOCUPAÇÃO TEM ROUBADO SUA FÉ?
- Estamos em uma época muito propícia para nos sentirmos ansiosos. Final de Ano, e que ano foi esse hein meus irmãos? Sai Dilma entra Temer, Lava Jato, gente sendo presa, Corinthians ganhando campeonato, e quem não fica ansioso?
- Mas Paulo nos exorta: - Não andeis ansiosos de coisa alguma.
- Coisa alguma é muito amplo. Não andais ansiosos com a falta de dinheiro, com o peru que está caro, com os parentes que virão passar as festas de final de ano em nossa casa.
Presentes que precisam ser comprados, pessoas gastando, gastando até o que não tem. Tem gente que está pagando presente do Natal do ano passado ainda, mas estão lá comprando, correndo de um lado paro o outro.
Outros já começam a pensar no começo do ano, as dívidas que ficaram, IPVA, IPTU, Matrícula da escola, Material escolar, desemprego crescendo, a segurança que está cada vez pior. Como conseguimos viver a tamanho CAOS?
Como vamos conseguir dormir e descansar com uma vida dessas?

CONTEXTO!

O apóstolo Paulo está preso em Roma quando escreve essa carta aos crentes de Filipos, ele está em uma prisão domiciliar. Paulo foi preso porque era considerado um inimigo e traidor do império, por pregar que Jesus é o Senhor, e naquele tempo afirmar que existia outro senhor que não fosse o imperador era crime. Ele era um preso político. E essa é uma carta de agradecimento, pelo dinheiro que a igreja havia enviado, pois ele estava passando por necessidades, precisava pagar o aluguel, e manter seu sustento. Essa era a condição dos presos políticos daquela época, que eles custeassem todas suas despesas. (Um ponto interessante nessa carta é que é primeira e única vez que Paulo aceita dinheiro de uma igreja).
Paulo além de agradecer nessa carta, ele encoraja os crentes daquela igreja a permanecerem firmes na fé em Cristo.
Ele trata algumas questões pontuais. Ele os previne dos falsos profetas e chama aquele povo para viver em alegria. Alguns estudiosos chamam a carta aos Filipenses de a Carta da Alegria.
Como pode um homem preso, esperando julgamento estar alegre? Paulo tinha esperança de ser solto, porém ele corria o risco de ser condenado a morte conforme informa o Cap 1. 12-26.
Uma característica que podemos notar em Paulo através dessa carta, é a ALEGRIA que ele mantinha durante as adversidades da vida, ou seja, diferente de nós, ele mantinha o posicionamento correto esperado por Deus.
Nesse texto Paulo ensina três maneiras, ou atitudes que devemos ter diante dessas questões de aflição: Verso 6 Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.

PONTO 1

A PRIMEIRA ATITUDE BÍBLICA para lidar com a preocupação é a ORAÇÃO.
Não andeis Ansiosos, ORE!.
Paulo nos instrui a colocar diante de Deus todas as nossas petições.
“em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração”
A oração é a base de comunicação com nosso Deus.
É através da oração é que vamos desenvolver uma intimidade com Deus. Nos aprofundar no conhecimento e conhecer SUA grandeza.
· Precisamos parar de viver como se Deus não fizesse parte da nossa vida fora da igreja.
· Jesus nos advertiu também contra vivermos ansiosos. Vamos para Mateus CAP 6. 25 em diante. (LER)
Quem anda preocupado aqui segundo Jesus? Verso 31. Porquanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Verso 32. Porque os gentios é que procuram todas essas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas;
Não sejamos como os incrédulos - Traga Deus para o seu dia, para as suas preocupações, divida com Ele:
Senhor o que vai acontecer ano que vem? Senhor será que vou conseguir emprego? Será que vou conseguir pagar as dívidas? Será que vai passar mais um ano e vou continuar vivendo da mesma maneira? Como será quando eu ficar velho? Como será quando eu morrer? Ou minha esposa morrer? Senhor estou preocupado, não consigo dormir.
Apareçam diante do trono de Deus quantas vezes forem necessárias com vossas petições.
Quando foi que diante de uma preocupação antes de tomar qualquer decisão você entrou no seu quarto se jogou de joelhos e fez conhecida todas as suas petições?
É somente através da oração é que podemos abrir nossos corações diante do Senhor e colocar nossas aflições. É nesse momento onde podemos encontrar o conforto e o renovo para nossas esperanças. Acredite.

PONTO 2

A SEGUNDA ATITUDE BÍBLICA para lidar com a preocupação é a SÚPLICA.
Não andeis ansiosos, 1º ORE! 2º SUPLIQUE.
O que significa a súplica? Súplica é um pedido insistente e humilde, frequentemente de um desesperado.
Sejamos insistentes ao orar, suplique.
Vamos para Lucas Cap 18: 1-8.
1 Disse-lhes Jesus uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer:
2 Havia em certa cidade um juiz que não temia a Deus, nem respeitava homem algum.
3 Havia também, naquela mesma cidade, uma viúva que vinha ter com ele, dizendo: Julga a minha causa contra o meu adversário.
4 Ele, por algum tempo, não a quis atender; mas, depois, disse consigo: Bem que eu não temo a Deus, nem respeito a homem algum;
5 todavia, como esta viúva me importuna, julgarei a sua causa, para não suceder que, por fim, venha a molestar-me.
6 Então, disse o Senhor: Considerai no que diz este juiz iníquo.
7 Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los?
8 Digo-vos que, depressa, lhes fará justiça. Contudo, quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?
Jesus apresentou essa parábola para mostrar como Deus atende nossas súplicas.
Vamos para Josué CAP 7 Verso 6 a 10.
Contexto: Aqui o povo de Israel havia derrotado Jericó pois eles estavam a caminho da terra prometida, a segunda cidade que tinha que ser conquistada era a cidade de Ai. O povo estava feliz porque tinham acabado de vencer Jericó daí falaram para Josué, não mande muitos soldados pois Ai é pequena e não tem necessidade de cansar todos soldados.
Josué envolvido e maravilhado com a vitória anterior não consulta Deus e aceita essa sugestão de seus homens. O que acontece? Israel perde a batalha. Daí bate logo o desespero. Deus não falou que nos ajudaria?
Então Josué logo corre para os pés de Deus. Verso 6 (LER).
Percebam os argumentos que Josué usa ao suplicar a Deus. Verso 9. E, ENTÃO, que farás ao teu grande nome? Ou seja, como vão acreditar que o Senhor é grande? O Senhor vai ficar mal falado na boca do povo. Pois como pode o Senhor libertar um povo da escravidão e deixar morrer aqui no meio do nada.
O que Deus responde a Josué? V.10. (Depois os irmãos podem ler em casa o que aconteceu após essa conversa)
Apresente sua pequenez diante de Deus com súplica.

PONTO 3

A TERCEIRA ATITUDE BÍBLICA para lidar com a preocupação é AÇÕES DE GRAÇA
Não andais ansiosos! 1º ORE, 2º SUPLIQUE, 3º AÇÕES DE GRAÇA.
Ao orar suplique, ao suplicar argumente, ao argumentar ofereça ações de graça ao Senhor.
Diga em meio as orações as grandezas do Senhor, o que Ele pode fazer. Diga para as suas preocupações as maravilhas que Deus já fez em sua vida. Lembre-se de onde você estava e dos problemas que você já passou, e Deus o livrou, senão você não estaria aqui hoje.
Diga para as suas preocupações.
· A INFINIDADE DE DEUS - Deus é infinito. Ele não tem limites nem imperfeições. Vejam a grandeza do universo.
· A ETERNIDADE E IMORTALIDADE DE DEUS - Deus é eterno. Nunca houve um tempo em que Deus não existisse. Ele sempre foi, sempre é e sempre será.
· A IMUTABILIDADE DE DEUS – Deus não muda, o que Ele sempre será o mesmo, não importa os erros que venhamos a cometer O amor Dele será o mesmo.
· A ONISCIENCIA DE DEUS – TODO o conhecimento pertence a Deus.
· A ONIPRESENÇA DE DEUS - O Senhor está em todo o lugar inclusive comigo nesse momento de desespero.
· A ONIPOTÊNCIA DE DEUS – TODO O PODER pertence ao Senhor, portanto tudo ELE pode fazer. ALELUIAS
Diga, mesmo que eu esteja preocupado, eu ainda louvarei ao Senhor.
Assim como o Salmista fez no (LER)

CONCLUSÃO

Amados, quando estiveres ansiosos, ORE, SUPLIQUE, regozijem-se em AÇÕES DE GRAÇAS e receba o que o Senhor nos promete, voltemos em :
7: E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.
8: Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.
9: O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco.
Pratique, Ore, Suplique ofereça ações de graças não se esqueça dos homens que passaram por estas situações.
Clame: Como a corsa suspira pelas correntes das águas. Assim a minha alma suspira por Ti ó Deus.
Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo.
Quando irei? Quando me verei perante a sua face?
As minhas lágrimas têm sido meu alimento de dia e noite, enquanto as pessoas que estão ao meu redor me perguntam, onde é que está o seu Deus?
Mas eu me lembro dessas coisas, de quando eu saia em procissão a casa do meu Deus, multidão em festa e eu pergunto a mim mesmo, porque está abatida ó minha alma? Porque você se perturbas dentro de mim?
Espera em Deus e eu ainda O-Louvarei. E a Ele, meu auxilio e Deus meu.
Deus os abençoem!
Related Media
See more
Related Sermons
See more