Nascer de Novo um requisito para entrar no Reino do Céu·
Sermon • Submitted
0 ratings
· 18 viewsNotes
Transcript
Nascer de NovoUm requisito para entrar no Reino do Céu·
Um Rapaz disse ao pastor quero aprender sobre o que e ser cristão·
Mas não quero ser um Cristão nascido de Novo · campanha presidencial de 1976, quando Jimmy Carter se identificou como um cristão nascido de novo· Na mesma época, Charles Colson, consultor do presidente Richard Nixon e envolvido no escândalo de Watergate, se converteu a Cristo e escreveu um livro intitulado Born Again, que vendeu milhões de cópias· born again se tronou um termo popular· o que significa, biblicamente e teologicamente, nascer de novo· de acordo com o Novo Testamento, para se tornar cristão, é preciso primeiro nascer de novo· o termo nascido de novo é um sinônimo popular para o termo teológico regenerar· Não conheço nenhuma igreja na história da cristandade que não tenha tido uma doutrina de regeneração ou renascimento. Ou seja, todo corpo cristão da história ocidental teve que desenvolver algum tipo de conceito do que significa renascer espiritualmente. · · Isso ocorre porque o conceito não se originou com teólogos, comentaristas da Bíblia ou pregadores. A própria idéia de renascimento espiritual tem origem no ensino de Jesus · Os fariseus eram uma seita religiosa conservadora conhecida por estrita obediência à lei de Deus· era das autoridades religiosas em Israel. 70 homens · Nicodemos era um homem instruído e poderoso, altamente treinado em teologia · Nicodemos estava reconhecendo que Jesus era um autêntico professor da Palavra de Deus · Enviado por Deus Uma Condição Necessária 3Jesus respondeu: — Em verdade, em verdade lhe digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus. · Há algo que uma pessoa absolutamente deve fazer para ver o reino de Deus.· Ele interrompeu esse homem altamente treinado em teologia, que era um governante religioso, reconhecido e elogiado por seus concidadãos em Israel, e o acertou bem entre os olhos com a verdade· É necessário renascer para ser cristão. · Ninguém nasce cristão. · Ninguém entra neste mundo já incorporado no reino de Deus. · Os fariseus pensaram que nasceram no reino de Deus· Nós somos os filhos de Abraão. Fazemos todas as coisas certas. Nós temos a lei de Moisés. Mas Jesus depois lhes disse: “Vocês não são filhos de Abraão. Vocês são os filhos daqueles a quem servem” (ver ). · Este pronunciamento de Jesus e realmente Radical · Existem diferentes tipo de cristão. Alguns são educados e outros são rudes. Alguns são calmos e outros são alterados. Alguns são conservadores e outros não. Mas o único tipo que entra no reino de Deus é o tipo regenerado · Existem milhares de ministros nos Estados Unidos da América que se levantam neste domingo de manhã e dizem que não é necessário nascer de novo para entrar no reino de Deus Ensinamento repetitivo. De Jesus Em verdade, em verdade........... Ensinamento repetitivo com conceito de palavras diferentes
5Jesus respondeu:
— Em verdade, em verdade lhe digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus[1]
Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu pregue a vocês um evangelho diferente daquele que temos pregado, que esse seja anátema. 9 Como já dissemos, e agora repito, sealguém está pregando a vocês um evangelho diferente daquele que já receberam, que esse seja anátema. “O Espírito Santo fez tudo”. Sproul, R. C. Uma das coisas mais difíceis de articular no mundo é o que significa ter uma experiência espiritual que muda sua vida. Isso ocorre porque o novo nascimento é um mistério. E se é um mistério para aqueles de nós que o experimentaram, é um mistério impenetrável no nível mais fundamental para aqueles que não o experimentaram - mesmo para teólogos qualificados como Nicodemos. Eu estava tentando explicar a ela o que tinha acontecido comigo, mas era como tentar explicar um arco-íris a um homem cego. Somente quando Vesta acreditou e confiou em Cristo, ela chegou a um entendimento pessoal da identidade e do caráter de Deus, o Espírito Santo.
O novo Nascimento (regeneração) é misteriosa
· A confusão de Nicodemos foi evidente em sua conversa com Jesus.
· Depois que Jesus lhe disse: “A menos que alguém nasça de novo, ele não pode ver o reino de Deus” (),
· Nicodemos olhou para Jesus e disse: “Como um homem pode nascer quando está velho?
· Ele pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e nascer? (v. 4)
· "Jesus, do que você está falando?"
· Creio que esse é um dos comentários mais grosseiros que alguém já fez a Jesus.
· Nicodemos claramente não entendeu o que Jesus estava falando
· Jesus estava falando sobre regeneração.
· Observe o prefixo de novo, que significa "novamente".
· A palavra gerar significa literalmente “tornar-se” ou “acontecer”.
· Assim, Jesus estava dizendo que algo deve "acontecer novamente".
· No entanto, Ele não teve um renascimento físico em mente, mas um renascimento espiritual.
· O novo nascimento é um nascimento real, mas é um nascimento de outro tipo.
· Em resposta às perguntas de Nicodemos, Jesus começou a explicar esse mistério.
· Ele disse: “O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito” (v. 6). Jesus estava fazendo uma observação óbvia, uma questão elementar, mas que precisava ser repetida pelos ouvidos de Nicodemos.
· Afinal, onde a maioria dos teólogos profissionais se desviam não está em algum ponto técnico da teologia, mas em um ponto fundamental, um ponto elementar, um ponto que eles deveriam ter dominado.
· "Você é o professor de Israel e ainda não entende essas coisas?" (v. 10).
· É como se Jesus estivesse dizendo: “Que vergonha. Você deveria saber essas coisas. Não estou inventando essas coisas. Estes são os ABCs da religião bíblica.”
· O novo nascimento é necessário porque o que nasce da carne é carne –
· E não se tirar o espiritual da carne.
· A carne produz apenas carne. Mas o que é nascido do Espírito é espírito.
· Então, Jesus estava conversando com Nicodemos sobre renascimento espiritual, não a mera repetição de um processo biológico. Isso é algo muito mais misterioso.
· Tendo estabelecido que Ele estava falando sobre coisas espirituais, Jesus acrescentou: “Não se maravilhe com o que eu lhe disse: 'Você deve nascer de novo'” (v. 7).
· Se existe alguma injunção proferida por Jesus de Nazaré que as pessoas ignoraram, é essa. As pessoas ainda ficam surpresas, tensas e nervosas quando alguém sugere que é necessário renascer.
· Mas Jesus disse: "Não se surpreenda com isso. Não se surpreenda com isso. "
· Então Jesus começou a responder à pergunta de Nicodemos sobre "como". Mas, ao abordar o mistério, Jesus realmente o aprofundou.
· Ele disse: “O vento sopra onde quer e você ouve seu som, mas você não sabe de onde vem ou para onde vai. O mesmo acontece com todos os que nascem do Espírito”(v. 8). Há um jogo maravilhoso de palavras aqui.
· A palavra grega pneuma pode ser traduzida como "espírito", "respiração" ou "vento". Assim, quando Jesus disse:
· "Você tem que nascer do Espírito, e é como o vento", ele estava dizendo que o pneuma é como o pneuma. O mesmo tipo de jogo de palavras aparece no relato de João sobre um evento que ocorreu no cenáculo, quando Jesus soprou sobre seus discípulos e disse-lhes: "Receba o Espírito Santo" (). A palavra traduzida como "respirou" e "Espírito" é pneuma. Jesus “pneumatizou” (soprou) Seus discípulos e depois disse: “Receba o Santo Pneuma”.
· Jesus disse efetivamente: “Nicodemos, você quer saber como ocorre a regeneração? O Pneuma, o Espírito, sopra onde quer. É como o vento, soprando onde quiser. Você não pode vê-lo, mas pode ver seus efeitos. É assim que o Pneuma é. " Em outras palavras, a obra de renascimento do Espírito Santo é misteriosa.
A regeneração (o novo nascimento) é invisível
Em um nível muito básico, a obra do Espírito é misteriosa porque há uma grande quantidade de mistério associado ao próprio Espírito Santo.
Uma das maiores obras já escritas na história da igreja sobre a pessoa e a obra do Espírito Santo foi de Abraham Kuyper, um teólogo que também serviu como primeiro ministro da Holanda.
Na introdução de seu livro clássico A Obra do Espírito Santo, Kuyper escreve:
Cristo pode ser visto e ouvido; uma vez que as mãos dos homens pudessem lidar com a Palavra da Vida. Mas o Espírito Santo é completamente diferente. Dele nada aparece na forma visível; Ele nunca sai do vazio intangível. Pairando, indefinido, incompreensível, Ele permanece um mistério. Ele é como o vento! Ouvimos seu som, mas não podemos dizer de onde vem e para onde vai. Os olhos não podem vê-lo, os ouvidos não podem ouvi-lo, muito menos a mão o segura. Existem, de fato, sinais e aparências simbólicas: uma pomba, línguas de fogo, o som de um vento forte e impetuoso, uma respiração dos lábios sagrados de Jesus, uma imposição de mãos, um falar em línguas estrangeiras. Mas de tudo isso nada resta; nada fica para trás, nem mesmo o rastro de uma pegada.
· Em suma, o Espírito é misterioso porque Ele é invisível, e Sua obra de regeneração é misteriosa pela mesma razão.
· Ninguém pode ver o que Deus está fazendo na alma de outra pessoa.
· É por isso que somos advertidos nas Escrituras de que, enquanto o homem olha para as aparências externas, Deus olha para o coração (1 Sam. 16: 7).
· A regeneração é uma realidade espiritual que ocorre dentro de uma pessoa, transformando essa pessoa, mas é invisível, como o vento.
· Enquanto a regeneração é invisível, precisamos observar que Jesus disse que podemos ver os efeitos dela, assim como vemos, ouvimos e sentimos os efeitos do vento.
· Onde procuramos as manifestações tangíveis do renascimento? Vemos isso nos frutos de uma vida transformada.
· Todos nós lutamos ao avaliar nossa vida cristã.
· Podemos ver mudanças em nossas vidas para o bem, mas também vemos as coisas que não queremos ver - as coisas que não queremos que ninguém veja.
· Então, enquanto analisamos os estados de nossas almas,
· precisamos perguntar não onde estávamos quando nascemos de novo ou mesmo como aconteceu.
· Antes, precisamos perguntar se há alguma evidência de uma mudança na direção interna de nossa disposição, nossa atitude em relação às coisas de Deus.
· Pessoas não regeneradas são, na melhor das hipóteses, indiferentes às coisas de Deus. Mais frequentemente, eles são abertamente hostis a Ele.
· Oh, alguns parecem estar buscando a Deus, mas nos diz que não é esse o caso. A pessoa não regenerada nunca busca a Deus; ele é um fugitivo de Deus.
· Jesus veio buscar e salvar os perdidos (). Ele é o buscador; somos nós que estamos correndo.
· Os não regenerados estão buscando felicidade, paz de espírito, alívio da culpa, uma vida significativa e uma série de outras coisas que sabemos que somente Deus pode lhes dar.
· Mas eles não estão buscando a Deus. Eles estão buscando os benefícios de Deus.
· O pecado do homem natural é precisamente este: ele deseja os benefícios de Deus sem o próprio Deus.
· Mas quando o Espírito Santo realiza Seu misterioso trabalho de regeneração, a primeira coisa que muda em uma pessoa é a disposição de sua alma.
· Agora ele cuida das coisas de Deus e deseja buscar a Deus.
· Agora há uma afeição por Deus que não existia antes.
· Está longe de ser perfeito, mas é real.
· Suas origens e seu poder permanecem misteriosos.
· Mas a realidade é que o coração da pessoa está batendo por Deus, enquanto nunca o fez antes. Este é o efeito inegável do sopro do Pneuma através da alma.
A REGENERAÇÃO É O INÍCIO
E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. 2 Co 2.17
O nascimento acontece uma vez e indica o começo da existência de uma pessoa neste mundo. Então, fazemos uma distinção entre o começo e a vida que flui desse começo, tanto em termos de nascimento natural (físico) quanto em relação ao nascimento sobrenatural (espiritual), que é o que descrevemos pelo termo regeneração
Baby – Criança – adolescente – Jovem – Adulto – Maduro – perfeição
A luta continua desde o dia do renascimento até o dia no céu, quando alcançamos a plenitude da maturidade em Cristo
O que e da carne e o que do Espirito ; )
Nós estávamos mortos Ele lhes deu vida, quando vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais vocês andaram noutro tempo segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência[2] Todos nos temos · Valores· Perspectivas· Visão do Mundo· Visão de nós mesmo· Temos preferencias· Tentamos viver de acordo com um padrão? Mas Deus Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossas transgressões, nos deu vida juntamente com Cristo — pela graça vocês são salvos · Trazer uma pessoa da morte espiritual para a vida espiritual é algo que somente Deus pode fazer. · Assim, meus amados, como vocês sempre obedeceram, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvam a sua salvação com temor e tremor,
· Estou certo de que aquele que começou boa obra em vocês há de completá-la até o Dia de Cristo Jesus
Comemore o novo nascimento
· Então, comemoramos o que significa nascer de novo.
· Não há presente maior que um ser humano possa receber.
· Não existe um tesouro mais importante que um ser humano possa possuir.
· Se você não pode dizer com certeza que nasceu do Espírito, peço que lembre do ensino de Jesus que, a menos que uma pessoa nasça do Espírito, ela não poderá ver o reino de Deus ou entrar nele (, ). )
· A menos que você nasça de novo, sentirá falta do reino de Deus.
· Mas se você nascer de novo, conhecerá a doçura e a misericórdia de Deus.
· Você conhecerá o poder de uma nova vida.
· Você será uma nova criatura, uma nova criação que nada pode destruir.
· Nem a vida, nem a morte, nem as coisas presentes, nem as coisas passadas, nem os poderes, nem os principados, nem as alturas, nem as profundezas, nem qualquer outra coisa serão capazes de separá-lo do amor que há em Cristo ().