Elias o Tesbita

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 11 views
Notes
Transcript
ELIAS O TESBITA
Texto – 1 Reis 17 – 19
Tema – reavivamento e reforma
Tese – assim como o povo de Israel foi chamado por Elias a um reavivamento e uma reforma, precisamos hoje também de mudanças radicais em nossa vida.
INTRODUÇÃO
Em podemos ler sobre umas das figuras mais emblemática da bíblia, ele se chama Elias. Ele era um montanhês, que morava em Gileade, neste local tinha uma cadeia de montanhas com vários vilarejos, e um deste se chamava Tesbi, e era lá que Elias morava por isso ele é chamado de tesbita. Os moradores de Gileade eram homens rústicos, usavam roupas de feita de couro e cuidava de animais pesado.
Nesta época reinava o ímpio rei Acabe, até então o pior rei de Israel. Ele era casado com Jezabel filha do rei de Sidom, uma mulher cruel, que não media as consequências de seus atos, ela era uma adoradora e defensora de Baal e Astarote, divindades dos fenícios. Ela havia contratado de Sidom 450 profetas de Baal e 400 profetas de Astarote, esses homens eram professores nos templos edificados em Samaria. Jezabel tinha a intenção de converter os israelitas a se tornar adoradores destes deuses pagãos. Além deste terrível propósito, esses profetas construíram santuários e postes-ídolos nas cidades, e nos bosques estendiam cortinas vermelhas que formavam uma espécie de câmara onde se pratica uma espécie de orgia entre casais, era um tipo de culto a Baal e Astarote, em meio a essa prática os casais se cortavam com navalhas.
Essa era a condição moral do povo de Deus, mas em todos os tempos Deus sempre teve seu remanescente fiel, e aqui não era diferente, Ele tinha 7 mil que não se ajoelharam a Baal, entre esses 7 mil estava Elias, ele não tinha nada a ver com a condição do seu povo que estava entregue ao pecado, porém não se eximiu da responsabilidade, ele começou a orar pelo seu povo.
II – QUEM AMA ORA ()
Aqui está uma importante lição para todos nós. Elias era um homem de oração, todos temos familiares, amigos e vizinhos os quais queremos o bem, nós gostaríamos que eles aceitassem a Jesus como Salvador. Qual deve ser a nossa primeira atitude para com esses queridos? Orar, orar e orar. Abrir a bíblia e mostrar as verdades nela exposta vem após. Deus nos chama a sermos instrumentos em suas mãos, e precisamos deixar o Espírito Santo nos usar da melhor maneira possível.
Quando Elias orou, ele não saiu para falar as suas próprias palavras, mas sim as palavras de Deus, a Palavra que é viva e eficaz, as palavras que Deus havia posto em seus lábios. E quando oramos Deus coloca em nossos lábios aquilo que precisamos dizer, nós somos apenas recipientes, apenas um canal para abençoar as pessoas. Quando oramos por outros, é como abríssemos uma porta para o Espírito Santo entrar na vida desta pessoa e trabalhar com mais intensidade.
A segunda ação de Elias foi sair, ir a Samaria, ele saiu de Gileade e viajou a capital do reino para transmitir a mensagem. Como resgatados das trevas, nós também precisamos anunciar Jesus ao mundo. Precisamos ter fé na mensagem que pregamos e anunciar com vigor, sem medo, sem se importar com o que os outros vão dizer.
III – O AMOR MOVEU ELIAS
O que levou o profeta Elias a ter uma atitude de coragem, a ponto de pôr a própria vida em risco ao falar com o rei Acabe? O amor. Esse sentimento pelos seus compatriotas fez toda a diferença. Quando amamos de verdade vamos a qualquer lugar pela pessoa amada, enfrentamos qualquer perigo, ainda que corremos o risco de perder a vida.
Muitas vezes ao convocar a igreja para o trabalho missionário, ficamos desesperados, e temos atitudes loucas para tentar envolver o maior número de pessoas. Mas muitos não se envolvem, não pregam, não oram, não faz o trabalho missionário, por que tanta indolência? Por que pouca participação? Será o sol? A Chuva? Por que tanta dificuldade? A razão é a falta de amor.
Por amor a Deus e ao povo Elias saiu de Gileade, e assim ele experimentou o sobrenatural de Deus em sua vida. É no momento que a igreja sai de dentro da igreja que vemos os milagres acontecerem, a conversões, e o poder de Deus, se não sairmos a pregar o evangelho vamos apenas ficar assistindo os testemunhos dos outros, ao invés de testemunhar.
Elias orou e o céu não deu mais a chuva, as vezes Deus comunica-se com você concedendo várias bênçãos, mas se a pessoas não vê, não reconhece Deus nas benção, Ele a retira, remove, para que o ser humano posso notar a falta de Deus pela falta da benção que foi retirada.
IV – OS MILAGRES NA VIDA DE ELIAS (ler 1 Rs 17.4)
O primeiro milagre na vida de Elias foi ser alimentado por corvos em meio ao deserto. Os pássaros traziam pão e carne para o profeta, ele bebia a água do ribeiro que com o passar do tempo se secou. Às vezes fico a imaginar, por que Deus permitiu que aquela fonte se secasse? Por que Deus Deixou o ribeiro se secar? Ele tem poder, fez água jorrar no deserto, e transformou as águas amargas de Mara em água doce. Então por que se secou a águas do ribeiro de Querite? Porque Deus tinha um milagre maior na vida de Elias e na vida de uma mulher lá na cidade de Sarepta. Talvez as águas do ribeiro que saciavam sua sede tenham se secado, lembre-se que Deus deseja que você também seja uma benção na vida das outras pessoas.
Sarepta era uma cidade fenícia, a terra da rainha Jezabel. As viúvas daquela época não recebiam pensão ou aposentadoria pela morte do marido, elas viviam apenas de doações. Elias chegou a essa mulher, encontrou ela catando uns gravetos, ele lhe pediu água para bebe, e depois um punhado de pão. Ela respondeu (Ler 1 Rs 17.12) Para Elias era humilhante essa situação, ele um homem do campo, acostumado a produzir seu próprio sustento, mas agora depende dos favores de uma viúva pobre que não tem o que comer nem para ela e seu filho, essa era uma situação inusitada para o profeta, mas também foi uma prova de fé para aquela mulher, talvez hoje você precisa dá um passo de fé para ver o milagre acontece, talvez precisa precise fechar os olhos carnais e ver apenas pelos olhos da fé, quando você fizer isso verá o milagre acontecendo.
O azeite não faltou na vasilha daquela mulher, e a farinha não se acabou, se o azeite da unção de Deus está começando a falta, volte-se para Deus, e Ele vai te reabastecer de uma forma que você nunca viu. Com passar do tempo, o filho daquela viúva acabou morrendo. Ela já sofria a dor de ter perdido o marido, agora perdeu seu único filho, essa mulher sabia o que era sofrimento, e uma perda ainda maior tinha chegado.
Quando Elias ficou a par da situação, levou o corpo da criança sem vida até seu quarto, (Ler 1 Rs 17.21 e 22) orou a Deus com fé e o menino reviveu, mas uma vez o poder da oração fez toda a diferença.
V – VALE DA DECISÃO (1 Rs 18.19)
Elias mandou um recado pelo sacerdote Obadias, esse era um homem de Deus que mesmo em meio ao perigo havia escondido em uma caverna cem profetas do SENHOR para que eles não fossem morte por Jezabel. O recado era o seguinte – reúnam-se os 450 profetas de Baal e os 400 profetas de Astarote no monte Carmelo, ali o deus verdadeiro deveria responder enviando fogo sobre o altar.
Quando todos estavam reunidos Elias fez uma pergunta – (v. 21)“Até quando ficarão oscilando de um lado para o outro? Se o Senhor é Deus, sigam-no! Mas, se Baal é Deus, então sigam Baal!”. Quando Elias fez essa pergunta o povo não deu uma resposta, eles estavam no campo da dúvida, estavam no vale da Decisão, fica com o dedo marcando está parte da bíblia e vamos para o livro do profeta : “Multidões, multidões no vale da Decisão! Porque o dia do Senhor está perto, no vale da Decisão.”
É possível que você ainda não se decidiu, de que lado você vai estar? Do lado de Deus ou de Baal? Que vai habitar no trono do seu viver? Você hoje vai se decidir. Vai dar o controle de sua vida para Jesus. Irá permitir que Ele leve o seu fardo. Não é possível servir a dois senhores, o maior milagre estava para acontecer, um milagre maior que ser alimentado no deserto, maior que ter azeite na botija, maior ainda do que ressuscitar um garoto, o maior milagre é a conversão de pecadores por quem Jesus Cristo morreu. Esse é o maior MILAGRE. O milagre de ver pessoas saindo das trevas e se rendendo à luz de Jesus. Não saia daqui hoje se esse milagre em sua vida.
Todos achavam que Elias estava só, ele mesmo pesava assim, mas os anjos de Deus estava ali protegendo o servo de Deus, o Espírito Santo impressionava o coração das pessoas levando elas a decisão do lado de Deus, eles estão aqui neste momento, falando ao seu coração.
VI – RESTAURANDO O ALTAR DO SENHOR
A proposta de Elias era: - preparar um altar; preparar uma oferta; invocar o deus, e aquele que responder com fogo esse é o Deus verdadeiro. Os profetas de Baal prepararam o altar, prepararam a oferta, invocaram os poderes das trevas, mas a resposta não veio. Ellen White afirma no livro Profetas e Reis que Satanás ia lançar fogo no altar para mostrar que Baal era deus, mas o SENHOR não permitiu que seu servo fosse envergonhado. Eles ficaram a desde a manhã até ao meio-dia e nada aconteceu, nem uma fagulha. Será que você está assim como esses homens se cortando, derramando seu sangue, perdendo a vida por deuses imaginários? Deuses que só existe em sua imaginação? Esses deuses que criamos não alivia a culpa do pecado, não limpa a consciência dos erros cometidos.
As 15 horas Elias chamou o povo para perto do altar do SENHOR, esse altar já havia no monte, um altar do SENHOR sujo, empoeirado, abandonado a muitos anos porque o povo não ia mais ali para adorar. Talvez seu coração está assim, sujo, empoeirado, destruído por ter andado por lugares que não deveria, lugares onde Deus não estava, quando mais você se afastou mais sujo ele ficou.
Elias limpou cuidadosamente o altar, para que o fogo descesse era preciso que aquele altar estivesse limpo. Restaurou o altar que havia ali, talvez o altar da sua vida precisa de restauração. “Com reverência, Elias reuniu as pedras espalhadas. Há muitos lugares em que o altar de Deus fora derribado. É hora de se realizar uma obra semelhante à realizada no Carmelo. À tardinha, os filhos de Deus devem com reverência se reunir no altar da família para um período de devoção tranquila. Pela manhã, as famílias devem novamente se reunir para a oração. O altar da devoção deve ser mantido sempre.” 1 Permita que Deus restaure o altar da sua vida, restaure o altar de oração na sua família, no seu trabalho, na sua escola ou faculdade.
Elias fez um rego, uma vala ao redor do altar, jogou sobre o holocausto doze cântaros de água, foi tanta água que ela corria pelo rego feito por Elias. O profeta clamou ao SENHOR Deus Criador de todo o universo, mais uma vez em meio a essa oração simples, que foi direto ao ponto, Elias apelou ao coração do povo, pedindo: “Retroceda o coração”(1 Rs 18.37) esse era o maior desejo dele. Subitamente, como um clarão de relâmpago, o fogo veio sobre o altar de tal forma que queimou o holocausto, a lenha, as pedras e a água, tudo foi consumido pelo fogo do SENHOR.
O SENHOR é Deus!(1 Rs 18.39) O coração que a pouco seguia a Baal estava então voltado para o Senhor como o grande Deus do céu e da terra. Unânime, a multidão elevou um clamor e reconheceu Yahweh como o Senhor.
APELO
Hoje meu amigo você tem uma escolha, duas opções, Jesus ou Baal? Vida ou morte? Deus ou o mundo? Entenda que os dois não é possível, amizade com o mundo implica em inimizade com Deus, quem não está ajuntando com Jesus está espalhando. Aquele fogo foi lançado para provar que Deus é o SENHOR, o fogo consumiu o holocausto, acabou com a idolatria, com a dúvida que havia no coração do povo, e Deus hoje quer enviar esse poder em sua vida para fazer uma limpeza, removendo todos os pecados, todas as arrestas, toda impureza. Os profetas foram mortos como resultado da não aceitação da graça de Deus, tiveram todas as oportunidades para se arrependerem e não o fizeram, não se decidiram ao lado de Jesus, preferiram andar sozinho a está com Senhor, Deus irá vindicar sua justiça, é um lado triste, porém necessário, o mesmo fogo que no final irá destruir o pecado, Satanás e todos os pecadores que hoje rejeitam o convite de Jesus irá purificar a terra para ser recriada por Deus como o lar de todos os que o amam (1 Co 2.9). O dia da salvação é hoje (2 Co 6.2), agora é o momento. Vem pra Jesus, Ele te chama, Ele te aceita, se você não vier pra Jesus você ira para quem? Jesus tem a palavra de Vida, Ele é a VIDA.
Related Media
See more
Related Sermons
See more