A PARTIDA E O RETORNO DO REI

Notes
Transcript

A PARTIDA E O RETORNO DO REI

.
INTRODUÇÃO:
Jesus contou uma parábola de um rei que partiu para uma terra distante, a fim de tomar posse de um reino e voltar, chamou dez dos seus servos, confio-lhes dez minas e disse-lhes “ Negociem até que eu volte” ( ). Quando olhamos para , nós vemos Jesus como um Rei que partiu, porém, antes de partir, ele deu uma ordem ao seus discípulos, de serem testemunhas dele. Assim como ele partiu, ele irá retornar. Ele tomou posse do Reino da Glória e irá retornar para seus servos aqui na terra. Vejamos então essa fascinante verdade. Às últimas instruções aos apóstolos segue-se imediatamente a despedida.
Boor, W. de. (2002). Comentário Esperança, Atos dos Apóstolos (p. 28). Curitiba: Editora Evangélica Esperança.
I. A PARTIDA DO REI ( v. 9).
Sua ascensão é um obra do Pai ( V. 9, 2).
Quando o texto diz que Jessu foi elevado às alturas, indica claramente que foi uma obra do Pai. O Pai o enviou ao mundo para morrer em uma cruz por nossos pecados. O Pai o Ressucitou e foi o Pai que o elevou às aulturas. Os discípulos vêem como Jesus é “erguido”. Depois da Páscoa ele esteve junto deles, aparecendo à vista deles, ele está partindo. Para onde ele foi? Somente podemos responder com Lucas: Ele foi “elevado”, “erguido” para junto de Deus. Lutero já tinham consciência de que Jesus não foi para um local geográfico no espaço planetário ou galáctico, mas foi para um lugar espiritual ao lado do Pai. A Bíblia fala de um homem que andou com Deus, e Deus o tomou para si, seu nome era Enoc ( ), aqui temos alguém que é muito maior do que Enoc. A Biblia fala de um profeta que foi elevado ao céus num redemoinho, seu nome era Elias, e a Bíblia ainda nos diz que seu discipulo Eliseu nunca mais o viu ( 2 Rs 2. 11). Aqui temos alguém que muito maior do que Elias. A “ascensão”, a “elevação” de Jesus representa a “exaltação à destra de Deus” (cf. ). A asncensão aconteceu no monte das Oliveiras, na encosta oriental do monte, em Betânia. Foi ali que Jesus chorou sobre Jerusalém ao parar no cume do monte; foi ali que Jesus chrou por Lázaro, seu amigo que tinha falecera ( ), na enconta Ocidental havia o Jardim do Gatsêmani, onde Jesus travou uma das suas piores batalha em oração ( ), porém, o lugar das suas lágrimas, tornou o lugar do seu trinfo.
Boor, W. de. (2002). Comentário Esperança, Atos dos Apóstolos (p. 29). Curitiba: Editora Evangélica Esperança.
Aplicação: No dia 1º de novembro de 1950, a Igreja católica decretou a assunção de Maria, afirmando que Ela foi elevada aos céus. A igreja protestante nunca reconheceu essa doutrina, a ascensão do Filho que é uma obra maravilhosa do Pai. Jesus é o glorificado do Pai. Ele é o Rei exaltado a destra direita do Pai. Deus o exaltou soberanamente, lhe deu um nome acima de todos os nomes.
Boor, W. de. (2002). Comentário Esperança, Atos dos Apóstolos (p. 28). Curitiba: Editora Evangélica Esperança.
Seus discípulos testemunharam ( v. 9).
discipulos do Mestre viram sua ascensão:, foi “ à vista deles”. Lucas acrescenta um detalhe precioso: “Então, os levou para Betânia e, erguendo as mãos, os abençoou” ( ). Eles não apenas viram Jesus subindo aos céus, mas também foram abençoados por Ele. As pessoas perguntam: Será que Jesus realmente foi aos céus? Alguns negam a historicidade de ascensão. Bultmann, um telogo liberal nega completamente a asncesão do Senhor. As visitas periódicas do Cristo ressurreto cessaram com a sua ascensão, o que marca o fim do tempo em que ele esteve fisicamente presente com os seus seguidores.
Kistemaker, S. (2016). Atos. (É. Mullis & N. B. da Silva, Trads.) (2a edição, Vol. 1, p. 80). São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã.
Aplicação: Nós fazemos parte da Igreja do presente, mas também fazemos parte da Igreja do passado, nós estamos conectados à igreja do passado, quando aqueles irmãos viram Jesus sendo assunto aos ceus, é como que se fossemos também testemunhas da ascensão de Cristo.
Enconberto por um nuvem ( v.9).
Não podemos tomar a nuvem aqui como simplismente como massa visível de partículas de água ou gelo suspensos, há algo de muito interessante nesse texto. James Anderson, escreveu um grande comentário de Atos, no qual ele diz que “ Geralmente, as nuvens parecem ocultar Deus dos olhos dos homens, mas ainda assim são simbolos da sua presença”. movimento ascendente é quase o único método possível de representar pictoriamente uma remoção total.” O que Lucas quer dizer é que Jesus deixa este cenário terreno e entra na glória celestial. Aprendemos de outras passagens da Escritura que uma nuvem encobre a glória celestial. Uma nuvem brilhante envolveu Moisés e Elias enquanto conversavam com Jesus na transfiguração ( ). Em êxodo 40, 34 nos relata sobre uma nuvem que cobria a tenda da congregação, Moisés não podia entrar no Tabernaculo, porque a nuvem cobria o Tabernáculo.
Aplicação: A nuvem estava encobrindo um ser que é maior que o Tabernáculo. A nuvem ocuta o que é incultavél, a nuvem encobre o que era impossivél, a glória de Jesus!
II. A REAÇÃO DOS SUDTOS ( V. 10).
A Reação da Igreja ( v. 10).
Mesmo não sendo Lucas testemunha ocular da ascensão de Jesus, ele fornece uma vívida descrição. Descreve o contínuo olhar dos discípulos fixo nos céus. Em seu Evangelho, Lucas afirma que os discípulos adoram a Jesus e retornam a Jerusalém com grande alegria (). Mas, em Atos, ele concentra a atenção no seu constante olhar para os céus (veja também v.11). Lucas retrata a emoção humana produzida pela partida. O verbo usado por Lucas não tem aideia apenas de um simples olhar, mas de um olhar fixo: Foi o verbo esvolhido por Lucas no caso de Cornélio, quando ele viu um anjo: “Cornélio! Este, fixando nele os olhos e possuído de temor, perguntou: Que é, Senhor? E o anjo lhe disse: As tuas orações e as tuas esmolas subiram para memória diante de Deus” ( ). Era um misto de alegria e tristeza. Esses homens viram seu Senhor sendo crucificado, Eles experimentaram uma trsiteza e desilução profundas, esses homesn puderam experimentar, a alegria de ver seu SENHOR ressucitado, tiveram a maravilhosa alegria de desfrutar da presença dele durante 40 dias, e agora estão o vendo partir para a casa do Pai. O olhar é fixo e eles não conseguem olhar mais para aquilo que está em volta deles. O que significava essa despedida para eles?! O olhar daqueles pobres homens é de esperança e tristeza, era o fim do ministério terreno de Jesus.
Aplicação: Assim é a nossa vida na terra, estamos experiemntando um misto de alegria e tristeza. As´vezes nossos coraçãos estão cheio de Cristo, outrora, nossos coraçãos estão vazios e parece que Cristo partiu de nós. Esse é o dilema do já e ainda não. Vivemos uma tensão. E o nosso olhar deve está em Cristo, ainda que parece que ele esteja longe de nós.
A Reação da Igreja ( v. 10). Mesmo não sendo Lucas testemunha ocular da ascensão de Jesus, ele fornece uma vívida descrição. Descreve o contínuo olhar dos discípulos fixo nos céus. Em seu Evangelho, Lucas afirma que os discípulos adoram a Jesus e retornam a Jerusalém com grande alegria (). Mas, em Atos, ele concentra a atenção no seu constante olhar para os céus (veja também v.11). Lucas retrata a emoção humana produzida pela partida
A Reação dos anjos ( v. 10,11).
Perceba que os dois seres que aparecem, não são chamados de anjos no texto bíblico, são chamados apenas de varoões, porém suas vestes indicam que possivelmente são anjos. Esses dois anjos vestidos de branco aparecem para autentificar a sua mensagem ( ).Note-se a similaridade com a aparição de dois anjos no túmulo vazio na manhã da Páscoa, quando dois anjos de branco aparecem às mulheres e a Maria Madalena (; ). Os anjos se envolveram na História da redenção. Eles aparecem do nascimento do Salvador, eles aparecem no Getsêmani, e agora aparecem quando Jesus ressuscitou, eles apareceram agora para serem testemunahas da ascensão. Em Atos nos teremos a companhoia dos anjos conosco. Em e 12,71, eles abriram as portas para Pedro. Estevão se refere ao papel que os anjos tiveram em trazer a Lei de Deus a Israel ( 7. 53); em , lemos sobre Felipe recebendo orientações 2 vezes, quando um anjo o mandou descer ao deserto e pregar para o etíope; Cornélio, nos conta em , que um anjo em visão o mandou que enviasse mensagem a Pedro, Cornélio se referiu a esse homem da visão como tendo roupas talares resplandecentes ( ). Na segunda parte do livro de Atos, nós temos a diminuição da aparição de anjos, diz respeito a um anjo que apareceu a Paulo na grande tespestade, dizendo que ele havia de sofrer um nalfragio, mas que todos seriam salvos ( 27. 23-25). Em nos diz Lucas que foi um anjo que feriu Herodes, vindo a falecer.
Kistemaker, S. (2016). Atos. (É. Mullis & N. B. da Silva, Trads.) (2a edição, Vol. 1, p. 81). São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã Os anjos se envolveram na História da redenção. Eles aprecem do nascimento do Salvador, eles aparecem no Getsêmani, e agora aparecem quando Jesus ressuscitou, eles apareceram agora para serem testemunahs da ascensão. Em Atos nos teremos a companhoia dos anjos conosco. Em e 12,71, eles abriram as portas para Pedro. Estevão se refere ao papel que os anjos tiveram em trazer a Lei de Deus a Israel ( 7. 53); em , lemos sobre Felipe recebendo orientações 2 vezes, quando um anjo o mandou descer ao deserto e rpegar para o etíope, Cornélio, nos conta em , que um anjo em visão o mandou que enviasse mensagem a Pedro, Cornélio se referiu a esse homem da visão como tendo roupas talares resplandecentes ( ). Na segunda parte do livro de Atos, nós temos a diminuição da aparição de anjos, diz respeito a um anjo que apareceu a Paulo na grande tespestade, dizendo que ele havia de sofrer um nalfragio, mas que todos seriam salvos ( 27. 23-25). Em nos diz Lucas que foi um anjo que feriu Herodes, vindo a falecer.
Aplicação: Por mais que os anjos são importantes e poderosos. O escritos da carta aos Hebreus nos mostra a superioridade de Cristo sobre os anjos ( ), vai nos mostrar a superioridade de Cristo sobre os Anjos. É Cristo que está sendo glorificado para se assentar no trono de Deus e não a igreja e os anjos.
III. O RETORNO DO REI ( 11).
Ele virá outra vez ( 11).
O verbo usado por Lucas nos traz uma ideia de alguém que faz uma viagem, para se aproximar de uma pessoa, não é algo abstrato, é uma certeza que Jesus voltará. Até aqui em nossos sermões, vimos que ele veio padecer por nós, Ele ressuscitou, ele foi assunto aos ceús, e ele voltará. Os anjos dizem que ele voltará. Ele mesmo disse que voltará. Os cristãos confessam que Cristo virá novamente para a terra no fim do tempo em um evento geralmente descrito como a parousia (grego para “chegada” or “presença”). é o mesmo Jeus quem subui, sua vinda é pessoal, ainda em posse da natureza humana e com o corpo glorificado. E concordo plenamente com os comentaristas biblicos, de que o que o texto esta falando não é arrebatamente, mas a vinda da plenitude do Reino.
Aplicação: O rei retornará! O Rei voltará a este Mundo para julga-lo. A volta de Jesus não um mito, não é produto de um mente nervosa, não é fabula. o rei voltará! ( 1 Tss 4. 16).
Virá do mesmo modo que subiu ( 11).
Jesus voltará em nuvens.O Rei foi enconberto por um nuvem, quando foi para o grande Tabérnaculo nos céus; Ele voltará sobre uma nuvem: Jesus disse: “Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória” ().
. Ele voltará de forma visivel. “ Como o viste subir”
Ele voltará de forma visivel. “ Como o viste subir”. Não existe volta de Jesus secreta . Não existe arrebatamente secreto. Jesus virá como foi. De forma visivél, todos olhando para ele ( ).
Aplicação: Em 2017, a serie gospel “Deixados Para Trás” ganho um novo filme com adolescentes tentando entender o arrebatamento, Deixados para Trás – A Nova Geração) o filme mostrou um adolescentes no evento do arrebatamento precisando compreender o que levou ao desaparecimento de grande parte da população mundial e como driblar os novos desafios do mundo caótico.Esse filme representa o dispensacionalismo clássico, a ideia de que Jesus virá de forma secreta para levar milhões de pessoas; porém, ele virá lvar milhões de pessoas consigo, mas virá pessoalmente. Você está aguardando?
Pães: Maria Paula.
O Rei foi enconberto por um nuvem, Ele voltará sobre uma nuvem: Jesus disse: “Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória” ().
Leitura: 1 Crônicas 16. 29 -30.
Oração.
Cânticos: Equipe ( 2 Cân).

Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória

Dízimos e Ofertas.
Sermão: Rev. Marcos Novaes.
Oração e Benção Apóstólica.
Terça- Feira ( 03/03), Bela Vista:
Cafê: Junior.
Liturgia: Douglas.
Pregação: Rev. Marlon.
Quinta - Feira ( 05/03): IPJA
Manhã com Deus: Rev. Marcos Novaes.
Culto de Doutrina:
Liturgia: Miriam.
Estudo: Rev. Marcos Novaes
Domingo IPJA ( 08/03):
Manhã:
Liturgia: Jackson.
Pregação: Rafael
Noite:
Litugia: Cirso.
Pregação: Rev. Marcos Novaes.
Liturgia:
Adoração.
Leitura: ,.
Cântico: “A Vinda do Senhor” ( HNC nº 292).
Oração: Adoração.
2. Contrição.
Leitura:
Cântico: “Pendão Rel” ( HNC Nº 303).
Oração: Pedindo capacitação.
3 Consagração:
Consagração:
.
Cânticos: Equipe ( 3 Cânt).
Dízimos e ofertas.
Oração com as crianças
4. Edificação:
Sermão: Rev. Marcos Novaes.
Cântico: “A Chamada Final” ( HNC nº 297).
Oração e Benção Apostólica.
Related Media
See more
Related Sermons
See more