Esperança em Cristo 1 Pedro 1.3
Introdução
Ações de Graças
Todos os que aceitaram Jesus como seu Senhor estão “em Cristo”, e então têm tudo em comum com ele. O Deus e Pai de Jesus Cristo passa a ser também Deus e Pai deles. Sua morte é agora a morte deles (2 Co 5:14s), sua vida passou a ser a vida deles (Cl 3:4). Receberam o Espírito do Filho (Gl 4:6) e são co-herdeiros de Cristo (Rm 8:17).
Renascidos para uma viva Esperança!
É salutar refletir sobre como foram decepcionadas, ou estão mortas, muitas esperanças de nossa vida. Se o tempo sobre o qual refletimos for suficientemente longo (O que se cumpriu das esperanças das pessoas há 300 anos? O que será de nossas esperanças daqui a 300 anos?), descobriremos: toda pessoa mortal também tem somente esperanças mortais. Como é grandioso o fato de que Deus concede uma esperança viva a pessoas mortais mediante a vida eterna!
O caminhante no deserto que perde a esperança não será capaz de perseverar nos “trajetos de sede”. Por essa razão Pedro não fortalece os aflitos na Ásia Menor por meio de um apelo à sua perseverança humana, mas lembrando-os da inconcebível riqueza em que já se encontram e que ainda espera por eles
A Herança e as bênçãos
κληρονομια kleronomia
de 2818; TDNT - 3:767,442; n f
1) herança, propriedade recebida (ou a ser recebida) por herança
2) o que é dado para alguém como uma posse
2a) a eterna bem-aventurança do reino consumado de Deus esperada após a volta visível de Cristo
2b) a parte que um indivíduo terá na eterna bem-aventurança
Herança expressa isto: como filhos de Deus os redimidos ainda têm diante de si coisas grandiosas, a saber, a consumação de sua existência e participação no mundo celestial de Deus. Paulo chama-os de “co-herdeiros do Cristo” (Rm 8:17). Obterão participação em tudo que lhe pertence.
Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, 17 pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. 18 Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.
Abraão, contra toda esperança, em esperança creu, tornando-se assim pai de muitas nações, como foi dito a seu respeito: “Assim será a sua descendência”. 19 Sem se enfraquecer na fé, reconheceu que o seu corpo já estava sem vitalidade, pois já contava cerca de cem anos de idade, e que também o ventre de Sara já estava sem vigor. 20 Mesmo assim não duvidou nem foi incrédulo em relação à promessa de Deus, mas foi fortalecido em sua fé e deu glória a Deus, 21 estando plenamente convencido de que ele era poderoso para cumprir o que havia prometido