AGUARDANDO O AVIVAMENTO

O EVANGELHO TODO, PARA TODAS AS PESSOAS  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 35 views
Notes
Transcript

Tema: AGUARDANDO O AVIVAMENTO.

INTRODUÇÃO:
O pentecostes foi um grande avivamento na história da Igreja. Jesus ressuscitou e ficou 40 dias e prometeu o Espiríto Santo a Eles. Após 10 dias, o avivamento chegou. A Igreja nunca mais foi a mesma após o pentecostes, ela recebeu a plenitude do Espírito Santo. mas o que aconteceu nesse interregno, entre a promessa e o cumprimento do Pentecostes? é o que veremos hoje em nossa exposição. Como os discipulos aguardaram a promessa e como nós devemos agurdar o avivamento.
I. LIDAR COM A REALIDADE DOS FATOS (V. 12).
Os discípulos tinham experimentado algo extraordinário, que lhes deixara de boquiaberto, ficaram extasiados com o que viram, viram Jesus sendo elevado aos céus (v.9), os olhos dos doscípulos ficaram fixos nos céus ( v 10). E não era para menos, Jesus havia dito aos discípulos: “Que acontecerá, então, se virem o Filho do Homem subir para o lugar onde primeiro estava?” ( ). Acontece que eles não podiam apenas ficar ali perplexos diante do que aconteceu, por isto os anjos perguntam “por que vocês estão olhando para as alturas?” é como se os anjos interpelassem os apóstolos e os trouxessem à realidade. Era necessário lidar com a realiade dos fatos.
Eles precisavam retornar para o ponto de partida - voltar para Jerusalém.
Eles tínham que retornar. Era uma jornada curta, pouco mais do que um quilometro ( a jornada de um sábado), os disicpulos deixam o monte das oliveiras, passam pelo Vale do Cedrom e subiram até Jerusalém. Segundo os costumes judaicos, os judeus só podiam caminhar um quilometro no sábado. Esse retorno à Jerusalém, certamente não era fácil. Fora ali, que Jesus, o líder e Mestre deles fora crucificado do lado de fora da cidade. Esse retorno era retornar para o lugar da perseguição e do medo, o lugar que quisseram exterminar e varrer o cristianismo da fase da terra ( ). Mesmo cercado de problemas, esses homens estão retornando para um recomeço.
Aplicação: Se nós queremos avivamento, não podemos nunca nos acovardar, nos intimidar com as ameaças. Precisamos lidar com o confronto constantimente. Quem quer mudança, será perseguido e criticado, é necessário além da conciêntização, o enfrentamento da realidade. Não é atoa, que a Bíblia manda voltar ao primeiro amor ( ). Jesus deixou o exemplo para esses discipulos, quando disse a eles que subiria para ser morto em Jerusalém, que enfrentaria a realidade, afirmando ser necessário que o Filho do homem padecesse.
2. Eles precisavam obedecer.
Jesus havia dado uma ordem aos seus discípulos: “Eis que envio sobre vocês a promessa de meu Pai; permaneçam, pois, na cidade, até que vocês sejam revestidos do poder que vem do alto” ( ).
Aplicação: Ao avivamento é precedido de obediência. Se nós queremos avivamento, nós precisamos levar a Bíblia a sério! Nós devemos nos atentar para aquilo que Jesus ensina. “Vocês são meus amigos se fazem o que eu lhes ordeno” ( ). Nós carregamos conosco uma tendência muito grande a desobedecermos.
3. Eles precisavam esperar.
Entre a ascensão de Jesus e o derramamento do Espiríto Santo, se passaram 10 dias. Era necessário esperar. Completariam 50 dias, exatamente o que significa pentecostes. Foi no pentecostes que Deus derramou do seu Espírito Santo. O Primeiro Grande Despertamento, foi um período de alta atividade religiosa, principalmente no Reino Unido e nas colônias da América do Norte entre 1730 e 1740, Jonathan Edwards e George Whitefield são os personagens centrais, este último pregou quase todos os dias a auditórios que chegavam a oito mil pessoas.Após o Grande Despertamento, surgiu um dos períodos mais decisivos da história dos Estados Unidos, que culminou com a Revolução Americana e a Independência, em 1776. Esse período foi marcado por um acentuado declínio na atividade religiosa, uma vez que as pessoas estavam mais interessadas nas candentes questões políticas da época.Passado o período da emancipação política, irrompeu um novo avivamento, que veio a ser muito mais duradouro e influente que o anterior. O Segundo Grande Despertamento começou por volta de 1800, novamente entre os presbiterianos, na localidade de Cane Ridge, em Kentucky. Além de mais vasto e complexo, esse despertamento diferiu do primeiro em outros aspectos importantes. Se o avivamento anteriror limitou-se essencialmente aos presbiterianos e congregacionais, este atingiu todas as denominações, especialmente os batistas e os metodistas, que tiveram um crescimento vertiginoso e tornaram-se os maiores grupos protestantes da América do Norte. Outra diferença foi geográfica e social: enquanto que o primeiro despertamento ocorreu em áreas urbanas próximas ao litoral, o segundo irrompeu na chamada "fronteira," a região rural do meio-oeste com sua população móvel e sua instável organização social.
Eles precisavam esperar.
Aplicação: Nós estamos precisando do avivamento. Nós queremos o avivamento. Nós oramos pelo avivamento. E fazemos a mesma pergunta do salmista: “Será que não tornarás
pregou quase todos os dias a auditórios que chegavam a oito mil pessoas.
a vivificar-nos, para que em ti se alegre o teu povo?” ( ).
para que em ti se alegre
o teu povo?
II. VIVER EM UNIDADE ( v. 13,14).
A palavra importante nesse texto é “ unanimês” ( v. 14). Lucas gostava desse termo. Ele aparece 11 vezes no NT, só em Atos ele aparece 10 vezes . Exemplos: “Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração” ( ); “Ouvindo isto, unânimes, levantaram a voz a Deus e disseram: Tu, Soberano Senhor, que fizeste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há” ( ). Esssa palavra significa unanimente, está de comum acordo, com um só coração, é uma palavra singular. Ajuda-nos a entender a singularidade da comunidade cristã. A palavra grega é um composto de duas palavras que significam “impedir” e “em uníssomo”. A imagem é quase musical; um conjunto de notas é tocado e, mesmo que diferentes, as notas harmonizam em grau e tom. Como os instrumentos de uma grande orquestra sob a direção de um maestro, assim o Santo Espírito harmoniza as vidas dos membros da igreja de Cristo´em verdadeira comunhão.
Almeida Revista e Atualizada. (1993). (). Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil.
Almeida Revista e Atualizada. (1993). (). Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil.
União de 3 grupos:
Apostolos. Perceba que Judas não está na lista, aquele que era o impecílio para a comulhão da Igreja primitiva já fora tirado, tendo o destino que merecia. Note outro detalhe importante no texto, Lucas separou os irmãos de Sangue. Eles apareciam juntos nas listas anteriores nos evangelhos, o próprio Lucas quando menciona a lista, põe os irmãos de sangue juntos; “ Pedro e André” e “Tiago e João” ( ). aqui em Atos, os irmãos de sangue são separados, agora é “ Pedro e João” e “Tiago e André”, indicando agora que existe uma nova irmandade em Cristo, uma nova família.
Mulheres: Aqui está a SAF da Igreja primitiva. Provavelmente se refere Maria Madalena, Joana ( cujo marido cuidava da manuntenção do palacio de Herodes), E susana, o trio de mulheres que Lucas menciona em seu evangelho, que ajudaram Jesus , prestaram a Jesus assistência com seus bens ( ).
Família de Jesus. Os irmãos de Jesus, não acreditavam nele ( ). Após sua ressurreição, passaram a a crer nele. Obserevem algo importante para nossos amigos católicos, é a última menção à Maria na Bíblia, ela não será mais mencionada no NT, um duro golpe na mariolatria. E também nos chama a atenção que ninguém estava orando a Maria, estavam orando “ com Maria” e não à Maria. Também não diz que ela é mãe de Deus, em lugar nehum a Bíblia chama Maria de mãe de Deus, apenas “Mãe de Jesus”, embora sabemos que Jesus era e é Deus.
O total de discipulos era de 120 pessoas ( v. 15). A Igreja estava crescendo. Uma Igreja que busca o avivamento ela cresce. Todos estavam “unânimes” (v.14).
Aplicação: Uma Igreja que vive em plena comunhão, ela cresce! Uma Igreja que experimenta viver a unidade, ela cresce. Uma igreja que vive como família, ela cresce. Uma Igreja que espera o avivamento é uma Igreja que vive em plena união. Não existem famílias e Igrejas tão perfeitas que não haja brigas, contendas e desunião entre elas. Você conhece irmãos que não brigam, ou, que nunca brigaram? Caim matou Abel (); Ló se desentendeu com Abraão (); os irmãos de José o Odiavam ( ), Os irmãos de José se desentendiam uns com os outros (); Miria e Arão criticaram uns aos outros ( Nm12); alguns dos filhos de Davi se voltaram contra ele (2 Sm 13 -18); os discípulos de Jesus brigaram, para ver quem era o maio entre eles (); Paulo e Barnabé desentenderam por causa de João Marcos ();e por fim, a Igreja no NT teve um início visivelmente unida ( ); entretanto, quando lemos as cartas de Paulo,encontramos uma história triste de rivalidade e divisão.Infelizmente, a situação nos dias de hoje, não é muito melhor. Entretanto, se queremos o avivamento do Espírito Santo, nós precisamos de comunhão. Deus dá a vida a igreja, quando ela vive em união ( ). um pastor pode pregar bem, pode ser um pastor amoroso, pode ser um pastor visitador, pode ter uma boa teologia, pode inclusive, ser um homem de oração. Um pastor pode ser o pastor dos sonhos de uma igreja. Mas, eu duvido muito, que esse pastor será sucesso no pastoreio de uma Igreja, quando ela não vive averdadeira essência da união fraternal.
perfeitas que não haja brigas, contendas e desunião entre
elas. Você conhece irmãos que não brigam, ou, que
nunca brigaram?
Caim matou Abel (); Ló se desentendeu com
Abraão (); os irmãos de José o Odiavam ( ),
Os irmãos de José se desentendiam uns com os outros
(); Miria e Arão criticaram uns aos outros ( Nm
12); alguns dos filhos de Davi se voltaram contra ele (2 Sm 13 -18); os discípulos de Jesus brigaram, para ver quem era o maio entre eles (); Paulo e Barnabé desentenderam por causa de João Marcos ();e por fim, a Igreja no NT teve um início visivelmente unida ( ); entretanto, quando lemos as cartas de Paulo,encontramos uma história triste de rivalidade e divisão.Infelizmente, a situação nos dias de hoje, não é muito melhor. Entretanto, se queremos o avivamento do Espírito Santo, nós precisamos de comunhão. Deus dá a vida a igreja, quando ela vive em união ( ). um pastor pode pregar bem, pode ser um pastor amoroso, pode ser um pastor visitador, pode ter uma boa teologia, pode inclusive, ser um homem de oração. Um pastor pode ser o pastor dos sonhos de uma igreja. Mas, eu duvido muito, que esse pastor será sucesso no pastoreio de uma Igreja, quando ela não vive averdadeira essência da união fraternal.
Sm 13 -18); os discípulos de Jesus brigaram, para ver
amoroso, pode ser um pastor visitador, pode ter uma boa
quem era o maio entre eles (); Paulo e Barnabé se
teologia, pode inclusive, ser um homem de oração. Um
desentenderam por causa de João Marcos ();
pastor pode ser o pastor dos sonhos de uma igreja. Mas,
e por fim, a Igreja no NT teve um início visivelmente unida
Você tem promovido a união da sua igreja?
( ); entretanto, quando lemos as cartas de Paulo,
eu duvido muito, que esse pastor será sucesso no
Você tem lutado para que haja comulhão?
encontramos uma história triste de rivalidade e divisão.
pastoreio de uma Igreja, quando ela não vive a
Infelizmente, a situação nos dias de hoje, não é muito
Você tem orado pela nossa união como família de Cristo?
verdadeira essência da união fraternal.
melhor.
III. ORAR.
“Perseveraram unanimês em oração”. Uma outra palavra que merece muito nossa atenção é palavra “perseveraram”. A Igreja primitiva perseverava em oração: “perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações” ( ). Uma das marcas dessa igreja era a perseverança: Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração ( ). O Novo Dicionário de teologia do NT afirma que esta palavra significa “ser ser forte, suportar, persistir e apegar-se”. Perseverar aqui é o mesmo que esta ocupado no serviço .
Almeida Revista e Atualizada. (1993). (). Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil.
Grundmann, W. (2013). karteréō, proskarteréō, proskartérēsis. G. Kittel, G. Friedrich, & G. W. Bromiley (Orgs.), P. S. Gomes (Trad), Dicionário Teológico do Novo Testamento (1a edição, Vol. 1, p. 462). São Paulo: Editora Cultura Cristã
Esta é a primeira reunião de oração da Igreja primitiva. A Igreja que estava esperando o Pentecostes, é uma igreja que ora. Vemos que no livro de Atos, a igreja sempe estava orando: “Pedro e João subiam ao templo para a oração da hora nona” ( ). Os apóstolos disseram: “quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra” ( ). Um anjo diz a Cornélio: “Cornélio, a tua oração foi ouvida, e as tuas esmolas, lembradas na presença de Deus” ( ). Quando Pedro foi preso, nos diz Lucas: “Pedro, pois, estava guardado no cárcere; mas havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele” ( ). Nos diz Lucas: “No sábado, saímos da cidade para junto do rio, onde nos pareceu haver um lugar de oração” ( ).
Os apóstolos estavam orando, as mulheres estavam orando, os irmãos de jesus estavam orando, a mãe de Jesus estava orando - todos estavam orando. O lugar da oração era o cenáculo. E por que eles estavam orando? Eles estavam orando pelo derramamento do Espirito Santo prometido por Jesus. No cenáculo Jesus havia orado pelos discipulos e agora os discipulos oram para terem a plenitude do poder do Espírito.
Aplicação: O fracasso e a vitória de uma igreja, está relacionado à oração. A Igreja primitiva aprendenu a orar com Jesus e a gora nós, precisamos aprender a orar com a Igreja primitiva. O Rev. Hernendes Dias Lopes comentando sobre essa Igreja nós diz que “ Grande é a Igreja que ora”. Os avivamentos foram precedidos pela oração. Se nós orarmos, o avivamento vai chegar. “se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra” ( 2 Cro 7.14). O segredo do crescimento da Igreja está na oração. Uma das maiores dificuldades minhas no ministério hoje é orar. Se eu orasse como deveria, minha vida espiritual era outra! Quando perguntaram para o principe dos pregadores, Spugeon, qual era o secredo do seu ministério, ele disse “ eu trabalho de Joelhos”. Todos os grandes homens de Deus foram homens de oração. Eu sempre reflito que posso pregar muito bem na igreja, mas meus sermões jamais surtirão efeito sem oração.
Eu vou contar para vocês, o testemunho de um grande pregador, 1958, Estado do Espírito Santo. Uma mulher estava gravida do seu últmo filho. Ela morava a 40 quilometros de onde estava um Farmaceútico. O marido disse ao farmaceutico, você precisa me ajudar. O Farmacéutico disse: A criança está em agonia e sua esposa não vai resistir, só existe uma saída, fazer um aborto. essa informação foi levada para a mãe, que, porém, ela não abriu mão do seu único filho, ela então fez um voto, se Deus permitisse que a criança nascesse ela seria congrado ao ministério. Pobre, com veio a causar seu primeiro sabado aos 8 anos de idade, aos 12 anos não havia conhecido uma cidade, até que foi morar em Vitória para estudar, sonhara em ser advogado, porque nunca soube que sua mãe havia feito um voto em oração. Ele diz: “com 19 anos Deus pôs a mão sobre mim e me chamou para o ministério. Enquanto eu conversava com um presbítero da igreja disse: ‘Quando eu fizer direito, ter uma carreira promissora, eu vou entrar no seminário, fazer teologia. Vou estudar um pouco melhor para servir a Deus’”.“Ele olhou dentro dos meus olhos e disse assim: ‘Você está querendo dar a sobra para Deus? Deus te quer agora e completo, a sua Juventude’. Então a Palavra entrou como flecha no meu coração eu saí dali plenamente convicto de que Deus me queria para o ministério”. E aquela mulher pobre e simples, toos os dias ia lá fora e orava pelo seu filho. Esse pregador se chama Hernandes Dias Lopes, um dos maiores pregadores desse país e do mundo. E hora de buscarmos avivamento. Como está sua vida de oração?
“Ele olhou dentro dos meus olhos e disse assim: ‘Você está querendo dar a sobra para Deus? Deus te quer agora e completo, a sua Juventude’. Então a Palavra entrou como flecha no meu coração eu saí dali plenamente convicto de que Deus me queria para o ministério.
E aquela mulher pobre e simples, toos os dias ia lá fora e orava pelo seu filho. Esse pregadro se chama Hernandes Dias Lopes, um dos maiores pregadores desse país e do mundo. E hora de buscarmos avivamento. Como está sua vida de oração?
Almeida Revista e Atualizada. (1993). (). Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil.
Almeida Revista e Atualizada. (1993). (). Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil.
Esta é a primeira reunião de oração da Igreja primitiva.
1. Adoração:
Leitura Responsiva: .
Cântico: “O Grande Amor de Deus” ( HNC nº 42).
Adoração:
leitura: - 222.
Oração: Adoração.
Oração: Adoração.
Cântico: Equipe ( 2 Cânticos).
*2. Contrição*:
Dízimos e ofertas.
Oração. Gratidão.
Sermão: Rafael.
Leitura Uníssona :
Oração e bençãos apóstólica.
Leitura Resposaviva : .
Cântico: “Coração Quebrantado” ( hnc Nº 67)
Oração por avivamento.
*3. Consagração*:
Cântico: “O Grande Amor de Deus” ( HNC nº 42).
Leitura: .
Cântico: Equipe ( 3 cânticos).
Dízimos e ofertas.
Oração com as crianças.
Oração: Adoração.
*4. Edificação*:
Sermão: Rev. Marcos Novaes.
Cântico: Equipe ( 1 cant).
2. Contrição:
Oração e Benção apostólica.
Leitura Unissona :
Cântico: “Coração Quebrantado” ( hnc Nº 67)
Oração por avivamento.
3. Consagração:
Consagração:
Leitura: .
Cântico: Equipe ( 3 cânticos).
Dízimos e ofertas.
Oração com as crianças.
4. Edificação:
Edificação:
Sermão: Rev. Marcos Novaes.
Cântico: Equipe ( 1 cant).
Oração e Benção apóstolica.
Terça - Feira ( 10/03): Bela Vista
Liturgia: Rômulo.
Pregação: Cirso.
Quinta- Feira (12/03): IPJA
Manhã com Deus:
Presb. Ricardo.
Estudo biblico:
Liturgia: Presb. Marcelo Pereira.
Estudo: Rev. Marcos Novaes.
Domingo:(15/ 03) - Santa Ceia.
Culto Matutino:
Liturgia: Presb. Marcelo Taurinho.
Pregação: Rev. Marcos Novaes.
Culto Vespertino:
Liturgia: Rev. Marlon.
Pregação: Rev. Marcos Novaes.
Cafê:
Pães: Rev. Marcos.
Cafê: Ester.
Limpeza: Elisa
Related Media
See more
Related Sermons
See more