DEDIQUE SUA CASA A DEUS

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 24 views
Notes
Transcript

Tema: DEDIQUE SUA CASA A DEUS.
INTRODUÇÃO: “Onde moramos, Deus mora, onde temos um barraco, Deus tem um altar” Spurgeom, comentando o ). Quando um cristão se muda, ele dedica sua nova moradia a Deus, convida os amigos e irmãos em Cristo, e faz um culto dedicando sua casa a Deus. Este salmo possivelmente , é um salmo cantando e composto por Davi, no dia em que Davi contruiu uma casa de cedro para si, ele não precisava mais se esconder na Caverna de Adulão e fugir dos seus inimigos. Também foi usado posteriomente para o templo. Hoje nós vamos aprender o que devemos fazer para edificar nossas casas.
I. RECONHEÇA O QUE DEUS TEM FEITO ( V. 1- 3).
O verbo exaltar, num cenário como este, tem o sentido de louvar a Deus pelo grande livramento que Deus tinha dado a Davi. As “profundezas” das quais o salmista se ergue é, evidentemente, a enfermidade, como se faz claro à luz dos versículos seguintes. Tivesse ele sucumbido a essa enfermidade e morrido, então seus inimigos teriam desfrutado de grande deleite. O verbo “clamar por socorro” é encontrado com mais freqüência nos salmos do que em quaisquer outros livros Velho Testamento. Quando Davi diz que Deus o livrou da ruína é livrar da destruição e do dano. No verso 2, quando Davi diz que Deus o curou, tem a ideia, conforme o hebraico, que Deus o curou várias vezes: “ tu me curaste” . Perceba como é forte essa frase: “da cova fizeste subir a minha alma” ( v.3). No , em outro salmo de gratidão, Davi diz que é Deus “ quem sara todas as tuas enfermidades; quem da cova redime a tua vida e te coroa de graças e misericórdia” ( v.2,3).
Poucas pessoas passam pela vida sem experimentar uma doença grave ou ameaça física. Dos poucos que o fazem, alguém próximo a eles sofrerão uma condição com risco de vida
a menção dessas doenças e uma série de outros nos leva a se preocupar com o futuro: a nossa própria saúde ea de nossos familiares, a nossa qualidade de vida, ea realidade de morte. Poucas pessoas passam pela vida sem experimentar uma doença grave ou ameaça física. Dos poucos que o fazem, alguém próximo a eles sofrerão uma condição com risco de vida
Aplicação: O nosso mundo decaído é atormentado por doenças que ameaçam e, muitas vezes, acabam nossas vidas. Câncer, doenças do coração, acidente vascular cerebral, meningite, doença de Alzheimer, AIDS, a malária entre outras e agora o coronavírus, a menção dessas doenças e uma série de outras nos leva a se preocupar com o futuro: a nossa própria saúde e a de nossos familiares, a nossa qualidade de vida, e a realidade de morte. Poucas pessoas passam pela vida sem experimentar uma doença grave ou ameaça física. Dos poucos que o fazem, alguém próximo a eles sofrerão uma condição com risco de vida. Nosso consolo é que Deus cuida de nós. Se não estamos contaminados, é porque Deus tem cuidado de nós.
Harman, A. (2011). Salmos. (V. G. Martins, Trad.) (1a edição, p. 149). São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã.
II. ADORE (V.4).
e todos, à uma, lhe exaltemos o nome.
O salmista quer que toda a congregação partilhe com ele em louvar ao Senhor por seu livramento (v. 4). Ele chama os membros da congregação de “santos”. Davi convidou a congregação a se juntar a ele em exaltar o Senhor (lembre-se, este salmo foi escrito para uma ocasião especial, a dedicação do templo). O salmo 34.4 Davi também diz: “Engrandecei o Senhor comigo,e todos, à uma, lhe exaltemos o nome”. Na vida de Davi, a adoração individual desenboca em adoração coletiva com o povo de Deus. O convite aqui não é para os ímpios ou outras criaturas, embora em outros salmos convidem esses seres também, o convite aqui é para o culto solene, para os santos cantarem a santidade de Deus. Richard Baker disse “ Ninguém senão os santos são aptos a cantar a santidade, sobretuto a santidade de Deus”. Davi parte de um adoração individual, agora se torna um espetáculo público de sua gratidão. Levando outros a cantar loucores no templo.
Aplicação:
Hoje nos temos motivos para louvor a Deus. Nós devemos levar pessoas a desejar a louvor a Deus. Devemos levar nossos irmãos em Cristo ao louvor. Nos devemos levar nossas famílias à adoração. Os nosso filhos à adoração, nossos amigos à adoração.
III. RECONHEÇA A MISERICÓRDIA DE DEUS.
Salmos 1. Cântico de Gratidão (vs. 1–5)

O salmista quer que toda a congregação partilhe com ele em louvar ao Senhor por seu livramento (v. 4). Ele chama os membros da congregação “santos” ou “os santos”. A

V. 5. de certa forma o Salmista atribui a Deus o que lhe tinha acontecido. Para ele o ocorrida também estava relacionado a ira de Deus. Devemos levar em conta que muitas vezes Deus se ira contra os seus servos.
Aplicação: O coronavírus pode sim, ser um juízo de Deus contra a humanidade. Spurgeom comentando esse salmo afirmou que nos devemos levar em conta que “ Deus se ira muitas vezes com seus servos”. “porque não passa de um momento a sua ira”. E é nesse sentido que podemos dizer “
V.6. O problema do salmista Davi estava tambem relacionado ao seu orgulho.
Quando o Rei de Israel se viu cercado pela prosperidade, pelo conforto e segurança, Ele encheu o coração de orgulho e dizia “ jamais serei abalado”. davi era Rei e conhecia muito bem a exortação do SENHOR: “ Não digas, pois, no teu coração: A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas. Antes, te lembrarás do SENHOR, teu Deus, porque é ele o que te dá força para adquirires riquezas; para confirmar a sua aliança, que, sob juramento, prometeu a teus pais, como hoje se vê” (,).
Não digas, pois, no teu coração: A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas. Antes, te lembrarás do SENHOR, teu Deus, porque é ele o que te dá força para adquirires riquezas; para confirmar a sua aliança, que, sob juramento, prometeu a teus pais, como hoje se vê.
V. 7 - 10. Davi reconhece que na realiade quem o sustentava era Deus. Ele ficava perplexo quando Deus retirava os sinais de sua graciosa presença (v. 7).Ele agora recorda sua oração feita ao Senhor no tempo de sua tribulação (vs. 8,9). Estas palavras mostram como, ao compreender sua verdadeira condição, ele se voltava para o Senhor, buscando nele sua misericórdia. Seu argumento era que sua morte não traria a Deus qualquer proveito. Tudo o que ela faria seria privar a Deus de uma oferenda de louvor. O versículo 10 contém o resultado do raciocínio do salmista no versículo precedente. Ele agora sabia que seus primeiros sentimentos de auto-suficiência se esvaíram. Em vez disso, ele reconhece que necessita da misericórdia do Senhor, que ele recupere sua saúde e o ajude a louvá-lo novamente. O único ajudador com quem pode contar é o Senhor.
Aplicação: Nesses dias de difulcade, nós precisamos recorrer a miseiricórdia de Deus ( ).
III. TESTEMULHE ( 5- 10).
VI. SEJA GRATO ( V. 11-12).
).
VI. TESTEMUNHO ( V. 11- 12).
).
leitura: .
Oração: Adoração.
O salmo termina com um lindo testemunho. O salmista afirmando aquilo que Deus fez por ele.
Cânticos: Equipe.
Sermão: Rev. Marcos Novaes.
Oração e bençãos apóstolica.
NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE O CORONAVÍRUS.
Com relação a pandemia do Coronavirus:
1º) Manteremos nossas atividades na Igreja Presbiteriana do Jardim D’ Abril normais, teremos todas as reuniões do final de semana, entendemos que ainda não há motivos para cancelamentos.
2º) Caso haja motivos mais graves, seremos prudentes e cancelaremos todas as atividades com a aprovação do nosso Conselho.
3º) Aconselhammos aos idosos com mais de 60 anos, as pessoas com imunidade baixa e àquelas que se submeteram a cirurgia recentimente, que se acharem necessário, por favor, fiquem em casa e assistam ao nosso culto trasmitido pela Internet, via Facebook.
se acharem necessário fiquem em casa e assitam nosso culto trasmitido pela Internet via Facebook.
4º) Pedimos aos membros da IPJA e visitantes, que não se cumprimentem com abraços, beijos e apertos de mãos, lavem as mãos ao chegarem na igreja e ao saírem do culto.
5º) Vamos nos manter informados com profissionais conpetentes da saúde e vamos tomar cuidados com alarmismos desnecessários.
6º) Oremos, entendedo que Jesus previu que haveria “epidemias” ( ), que é necessário que estas coisas aconteçam, mas ainda não é o fim ( ).
Related Media
See more
Related Sermons
See more