OFÍCIO FÚNEBRE
Sermon • Submitted
0 ratings
· 39 viewsNotes
Transcript
Jô 1. 21.
INTRODUÇÃO:
Hoje estamos aqui, para realizarmos esse ofício fúnebre da dona Maria Carvalho, que faleceu segunda-feria, após 1h da madrugada, na casa da nossa irmã Vilani. Rogamos a Deus que ele nos abençoe. Todas as vezes que morre um ente querido nosso, nós choramos, nos angustiamos com a perda, sofremos. A morte para nós é um elemento estranho, por 2 razões, que eu gostaria de mencionar.
Traz sofrimentos porque não fomos criados para a morte - Deus nos criou para vivermos eternamente no seu paraíso. Não nascemos para morrer, mas o pecado trouxe a realidade da morte ao nosso mundo.
Rogamos a Deus que ele nos abençoe. Todas as vezes que morre um ente querido nosso, choramos, nos angustiamos com a perda, sofremos. A morte trás sofrimentos porque não fomos criados para a morte. Não fomos criados para nos separamos uns dos outros. Mas, infelizmente a morte entrou no mundo .
Não fomos criados para nos separarmos uns dos outros.Além da separação da parte material da parte imaterial que a Bíblia chama de alma ou espírito, também a morte traz a separação da família, dos amigos, da igreja e da sociedade.
Mas, infelizmente a morte entrou no mundo como um elemento punitvo por conta do pecado ( ).
Como devemos encarar a realidade da morte? Jó tinha 10 filhos (V.2) e numa tragédia, ele perdeu todos eles. (V. 18,19). Os cristãos do passada viam a morte como uma professora. Que tem muito a nos ensinar.
I. A VIDA É UM DOM DE DEUS ( V. 21a)
a) “O Senhor o deu”. Jó afirma que foi Deus quem deu os seus filhos. Mesmo na tragédia, Jô reconheceu a dadiva de Deus.
b) Foi Deus quem nos deu a vida, essa e uma verdade insofismável. . 27e .
Aplicação: D Maria recebeu a vida das mãos de Deus. Ela viveu 82 anos. Todos esses anos foram dados por Deus. Foi Deus quem a criou. Ela era amiga de muitos, uma mãe examplar para os filhos, teve 13 filhos! 2 Já falecidos. Devemos encarar a vida como um dom.
Mas, surge outra questão. Como temos vivido a vida que Deus nos deu?
II. A VIDA NÃO É UM DOM PERMANENTE (V.21a).
a) “o SENHOR o tomou”. Por pertencermos a Deus, ele tem o direito de recolher nossas vidas na terra e nos levar para um outro lugar ( ).
b) A vida é de Deus e ele tanto pode dar, como tirar (1 Sm 2. 6)
c) Deus retirou em momento oportuno à vida de dª Maria Carvalho.
e) O Escritor da Carta aos Hebreus afirmou: “E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo” ().
Foi Deus que diz: “No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás” ( ).
Todos nós seguiremos após Dª Maria, por isto precisamos preparar nossas almas. Há umas poucas declarações, no Evangelho de João, que se referem ao tema da morte. Jesus disse: “Se alguém guardar a minha palavra, não verá a morte, eternamente” (
Guthrie, D. (2011). Teologia do Novo Testamento. (V. Barbosa, Trad.) (1a edição, p. 829–830). São Paulo: Editora Cultura Cristã.
III. DEUS DEVE SER GLORIFICADO, MESMO NA MORTE.
a) Após reconhecer isso, Jó afirma “Bendito seja o nome do SENHOR” ( )
b) Que nessa hora de luta, de tristeza, que possamos reconhecer esse Deus que deu a vida a Dª Maria, que permitiu que ela vivesse todos esses anos. Que permitiu que ela tivesse vida que levou. Bendito seja nome do Senhor. Até na morte, Deus é honrado e glorificado. A vida de Dª serviu para que o nome do Criador fosse exatado.
CONCLUSÃO:
Termino este sermão com : “E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram”.
ica do Brasil.
Liturgia:
Leitura: .
Cântico: “União com Deus” ( HNC nº 116).
Oração.
Sermão.
Oração e banção apóstólica.
Terça-Feira (17/03): Bela Vista:
Café da Manhã ( 15/03).
Liturgia: Presb. Marcelo Pereira.
*Café da Manhã* ( 15/03).
Cafê: Alexandra.
Pregação: Doulgas.
Cafê: Alexandra.
Pães: Jorge.
Pães: Presb. Abraão.
Limpeza: SAF.
Quinta- Feira ( 19/03): IPJA:
Limpeza: SAF.
Manhã com Deus: Presb. Ezequiel.
Culto de doutrina e oração:
Lturgia: Miriam.
Estudo: Rev. Marcos Novaes.
Domingo ( 22/03): IPJA.
Culto Matutino:
Liturgia: Rev. Marcos Novaes.
Pregação: Rev. Marlon.
Culto Vespertino:
Liturgia: Cirso.
Pregação: Rev. Marcos Novaes.