SENDO PACTUAIS EM UMA GERAÇÃO DE ÍMPIOS
Sermon • Submitted
0 ratings
· 45 viewsNotes
Transcript
SENDO PACTUAIS EM UMA GERAÇÃO DE IMPÍOS.
INTRODUÇÃO: Como sermos justos e integros como cristãos nos dias de hoje? Como manter -se como uma pessoa santa, em meio a tantas coisas que estamos precenciando? Hoje nos vamos ver que é possivel, sim, com a graça de Deus, nos mantermos justos e integros, aprenderemos essa lição com a vida de Nóe.
Contexto: De acordo com Gênesis, Noé ocupa uma posição única na história da humanidade, ligando a raça antediluviana ao presente. A primeira vez que Noé aparece na Bíblia é em uma genealogia linear chamada de “genealogia da morte” em . Seu pai Lameque lhe pós o nome de Noé (נֹ֔חַ), um significado especial para a raça humana, logo que seu nome quer dizer “consolo”. Lameque disse sobre Noé: “Este nos consolará dos nossos trabalhos e das fadigas de nossas mãos, nesta terra que o Senhor amaldiçoou” (). A explicação do seu nome, nos lembra claramente a maldição do solo como castigo pelo pecado de Adão (), e provavelmente prenuncia a viticultura a ser iniciada por Noé ().
Noé é o nono descendente de Adão, da linhagem piedosa de Sete, filho de Adão. Biblicamente, em um sentido teológico, Noé é o 9º Adão!
Vamos entender sua história. Basicamente Gênesis tem duas grandes divisões. A primeira divisão vai dos cap. 1 – 11; nesta seção temos a chamada “história primitiva”; o segundo seguimento cap. 12 – 50, dá se o nome de “história patriarcal”. Um quinto de Gênesis (1 – 11), descreve a história de 20 gerações de Adão até Abraão, os capítulos 12 – 50 falam apenas de 4 gerações de Abraão até José. A seção maior de explica a seção de e não o contrário. A história do nosso personagem Noé, aparece no chamado prólogo primevo. Está assim dividido: Nos capítulos 1 – 2 desta seção, temos a “criação em harmonia”, nos capítulos 3 – 11, temos a “criação em alienação”.
Percebemos nesta unidade uma sequência de propagação do pecado e da graça, uma ideia defendida por von Rad.
Na queda (): Adão e Eva são expulsos, porém, vestidos. Caim e Abel (): Caim é um fugitivo, porém, protegido. Os filhos dos homens (): a humanidade é afogada, porém, Noé e sua família são poupados.
Noé é o que liga a humanidade criada à humanidade recriada por Deus. O relato sobre sua vida começa assim: “Esta é a história de Noé” (). Esta é a terceira história de Gênesis (cf. 2.4, 5.1). A palavra “história” neste texto é a tradução de uma importante palavra hebraica chamada de “tholêdhôt” ( תּוֹלְדֹ֣ת ). Em um sentido restrito essa palavra traz consigo a ideia de que tudo aquilo que compõe a vida de uma pessoa e a de seus descendentes está presente apenas em uma sentença. Toda a história de Noé está ressumida neste versículo! Deus é muito sábio, ele resumiu a história de Noé em um versículo! Aqui estão os dados mais importantes da vida de Noé. Aqui está a essência da vida de Noé. Você gosta de biografias? Aqui temos uma biografia contada com 19 palavras neste versículo. Em um sentido mais abrangente, a história (“tholêdhôt”) de Noé vai de .
Noé aparece como um homem justo e integro entre sua geração. O aspecto mais importante que move a história de Noé é seu comportamento: “Eis a história de Noé. Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus”. Quando pensamos em Noé, logo nos lembramos do diluvio, os 40 dias em que choveu e as fontes subterrâneas se romperam – porém, a ênfase maior está em Deus que preparou um homem para o grande dilúvio.
I. UM HOMEM JUSTO (V.9).
A primeira coisa que nós observamos até aqui, é que na “genealogia da morte” (), foram mencionados 9 homens. Esses homens eram líderes de clãs, eram cabeças de seus povos. Quando chega em Noé, diz o texto que Noé: “era um homem justo (no masculino singular). É a primeira vez que aparece a palavra justiça na Bíblia.
O que significa essa expressão tão difícil de interpretar? O adjetivo “justo” é melhor interpretado através do contexto do que por sua etimologia. A ideia é que Noé, vive retamente, ele possui o status de “justo”. A expressão “justo” indica o relacionamento de Noé com Deus.
Nas palavras de Gerard Van Groningen, Noé “ era uma pessoa pactual”. Eu gostei muito dessa expressão! Uma pessoa pactual é uma pessoa justa! Porque ela tem um pacto com Deus! Esse pacto é unilateral e foi instituído por Deus. É uma aliança, é um acordo. A história de Noé é a preservação e continuidade do pacto! Deus continuou o que havia estabelecido com Adão e Eva, somente com Noé e como consequência com sua família, Deus tinha esse Pacto. Nosso Deus é pactual e aliancista. Não é maravilhoso que no meio de uma geração de milhões de pessoas, Deus tenha um pacto apenas com um homem e sua família? Noé estava em um relacionamento correto com Deus. Ele era considerado alguém que vivia conforme a vontade de Deus. Não foi dito que Noé não tinha pecados, mas pela graça do Senhor, o que está sendo dito é que Deus não o tratava de acordo com os seus pecados
Vejamos algumas provas no próprio contexto imediato, da Justiça de Noé:
1. Noé por ser justo exibe um estilo de vida pactual. Ele é um agente pactual – isso reflete no compromisso de Noé com sua família. Noé cumpriu o mandato social, ele tinha uma esposa e três filhos (v.10). Ele era uma só carne com sua única esposa (), bem diferente do ímpio Lameque, da descendência de Caim, que tomou duas esposas para si (). Noé cumpriu o mandato cultural, ao fazer uma grande e poderosa arca com sua inteligência (vv.14-22), e Noé cumpriu o mandado espiritual, sendo justo diante de Deus (7.1).
2. Noé fazia tudo o que Deus mandava (v.22, ).
3. Tudo indica que Noé já guardava o sábado (,).
4. Ele fazia distinções entre animais limpos e imundos (8.20,21).
5. Ofereceu sacrifícios cujo aroma agradável levou o Senhor a declarar que jamais destruiria a terra outra vez - exercendo uma função de sacerdote em favor do resto da humanidade (8. 20-22).
6. Noé não apenas era justo, mas pregava a justiça (2 Pd 2.5). Ele passou 120 anos pregando sobre a justiça de Deus e apenas 7 pessoas se converteram! Ele “condenou o mundo” ().
7. Noé obteve justiça não de suas obras, mas de Deus. Ele se “ Tornou herdeiro da justiça que vem da fé” (). Aqui nós já temos um vislumbre da doutrina da justificação pela fé somente.
Quanto mais estudamos sobre Noé, mais certeza temos que apenas Deus poderia trazer justiça à vida de Noé ().
II. UM HOMEM INTEGRO (V.9).
Para com Deus Noé era justo e para com os homens Noé era integro. Num oráculo profético de julgamento Noé aparece juntamente com Daniel e Jó como exemplo de integridade numa geração perversa: “ainda que estivessem no meio dela estes três homens, Noé, Daniel e Jó, eles, pela sua justiça, salvariam apenas a sua própria vida, diz o SENHOR Deus” (). Há uma midraxe judaica (ensinamento judaico) bastante conhecida que interpreta que o homem integro do é Noé, que não andava no conselho dos seus contemporâneos ímpios, mas meditava na lei do Senhor.
É com o integro Noé que Deus estabelece a sua aliança: “Mas com você estabelecerei a minha aliança, e você entrará na arca, você e os seus filhos, a sua mulher, e as mulheres dos seus filhos” (). Deus não tinha compromissos com a geração antediluviana, Deus tinha compromisso apenas com a família da aliança! É a primeira vez que aparece a palavra aliança nas Escrituras.
O compromisso de Deus nessa aliança é preservar o integro Noé e sua família na arca. Em meio a destruição do dilúvio, Deus se lembra de Noé (), Deus então usa o integro para repovoar e reabaster a terra antes assolada pelo grande dilúvio. Noé assume o lugar de Adão, ambos se tornam os primeiros ancestrais da humanidade, a ambos foram dados a ordem de povoar a terra - porque ambos eram íntegros.
III. NOÉ ENTRE OS SEUS CONTEMPORÂNEOS (V.9).
A Bíblia afirma que Nóe era justo e integro, mas, isto não teria tanta importância se não fosse mencionado este detalhe que faz toda a diferença: “em sua geração”. A palavra hebraica nos traz uma ideia de um período de tempo. Noé precisou viver como justo e integro em um determinado tempo – um tempo de apostasia contra Deus. O substantivo traduzido como “contemporâneos” está no plural, indicando que Noé passou várias gerações após a geração do seu pai, sendo um homem justo e íntegro. Quando Lameque tinha 185 anos, ele teve Noé, Adão tinha 930 anos e morreu. Você sabia que Lameque conviveu com Adão, sendo seu contemporâneo por cerca de 56 anos? Não é mesmo algo incrível!
Antes de Noé, havia uma geração de homens incríveis. Existia Matusalém, que viveu 969 anos! Existia Enoc que Deus o arrebatou e o levou para si. Existia Lameque que vaticinou sobre a vida de Noé bênçãos de Deus. Imagina uma reunião de família com essas pessoas e com Adão!
Quando o texto fala “em geração”, indica a relação de Noé com esta geração. O contexto do capitulo 6 nos mostra a depravação da geração antediluviana. Os filhos de Deus, se relacionaram sexualmente com as filhas dos homens, quando isto aconteceu, os gigantes (os nefilins) já estavam na terra, e os varões de fama, filhos híbridos dessa relação entre filhos de Deus e mulheres chegaram. A terra estava arruinada (, ). E nesse contexto que Noé existia. Imagina uma geração hibrida em que os homens poderiam pecar até 969 anos, como viveu Matusalém?
IV. NOÉ ANDAVA COM DEUS (V.9).
Este é um dos textos mais surpreendentes do AT. Vamos analisar o que significa esse verbo “andar”. A primeira vez que aparece esse verbo na Bíblia, está em , onde afirma que o Rio Tigre anda (corria) para o Leste. Também é interessante que é o mesmo verbo que é usado para afirmar que Palavra de Deus andava no Jardim do Éden ().
Vamos aprender hebraico? Você não veio aqui para uma aula de hebraico, não é mesmo?! Observe que no hebraico os verbos possuem formas, no caso do verbo “andar” representa uma ação reflexiva e tem o significado de uma ação que o sujeito prática e ao mesmo tempo, sofre a ação, a ideia nesse texto é que Noé se mostrou andando com Deus. O tempo do verbo significa também que Noé andou com Deus e recebeu os resultados.
Uma das coisas que mais me impressiona na vida de Noé, é que ele tinha um bisavô que se chamava Enoc, e diz a Bíblia sobre o bisavô de Noé: “Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si” (). Quando analisamos como Enoc andou com Deus, nós descobrimos que Enoc também andou de forma forte, ou seja, Noé andou com a mesma intensidade com que andou Enoc, seu bisavô. Isto não é maravilhoso? Temos uma geração de homens andando com Deus. Mas há uma diferença, com relação ao tempo, o tempo verbal no caso de Enoc mostra que Enoc andou muitas e muitas vezes com Deus; Noé andou como seu bisavô de forma definitiva e recebeu os resultados.
APLICAÇÕES:
É possível sermos fieis a Deus em nossa geração? A nossa geração é pior do que a geração antediluviana. Se Deus não punir nossa geração, ele estaria sendo injusto com a geração de homens ímpios dos dias de Noé.
Li uma pesquisa que afirma que cerca de 64% dos jovens que entram nas universidades afirmando serem cristãos, concluem seus estudos abandonando sua fé. Além disso, 83% dos jovens deixam de frequentar a igreja depois que são graduados nas universidades.
Nossa geração é uma geração que tem muita dificuldade de andar com Deus “de Andar como Ele andou”.
As pessoas da nossa geração não irão melhorar. No NT Noé é lembrado em um contexto de julgamento escatológico e perseguição presente: “ Pois assim como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do Homem. Pois assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem. Então dois estarão no campo: um será levado, e o outro será deixado; duas mulheres estarão trabalhando num moinho: uma será levada, e a outra será deixada” ().
Nós precisamos de uma geração de Jovens comprometidos com Deus numa geração ímpia. Precisamos de homens justos e íntegros.
O bar que mais vende cerveja em São Paulo, fica do lado da universidade Mackenzie.
Há muitos filhos de presbiterianos que estão lá – eles deixaram a fé de seus pais, o compromisso de seus avós – eles não estão mais andando como seus pais andaram.
Deus quer que você ande com ele com integridade no seu colégio, na sua faculdade, no seu trabalho, na sua família, na sua igreja.
Nosso desafio é muito maior do que andar como Noé andou, nosso desafio é andar como Cristo andou: “quem diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou” (1 ).
Nós devemos andar como Jesus andou. Ele andou em integridade, ele andou em santidade, ele andou em amor, ele andou em paz, ele andou como ensina a Palavra de Deus.
Você tem andado com Deus nos seus relacionamentos? Você tem andado com Deus nos seus compromissos?
Você tem andado com Deus nas suas amizades?
Deus quer que tenhamos com ele um relacionamento pactual – aliancista. Independentemente do que o mundo está ensinando Deus tem um compromisso com sua família – com seus filhos. Deus preservará nossa família. Deus preservará nossa família. Deus preservará nossa Igreja neste mundo tenebroso.
Prelúdio: Equipe.
1- Adoração:
Leitura: ,.
Cântico: “ O Rei Sublime” ( HNC nº 19).
Oração: Adoração.
2- Contrição:
Leitura: .
Cântico: “ Vida Santificada” ( HNC º 131).
Oração: Adoração.
3- Consagração:
Leitura: .
Cântico: Equipe ( 3 louvores).
Oração com as crianças.
4- Edificação:
Sermão: Rev. Marcos Novaes.
Oração e Benção apóstolica.
Aviso e agradecimentos.