Os atributos de Deus - Espiritualidade
Os atributos de Deus - Espiritualidade
24 Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.
13 Então Jesus disse:
— Quem beber desta água terá sede de novo,14 mas a pessoa que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Porque a água que eu lhe der se tornará nela uma fonte de água que dará vida eterna.
19 A mulher respondeu:
— Agora eu sei que o senhor é um * profeta!20 Os nossos antepassados adoravam a Deus neste monte , mas vocês, judeus, dizem que Jerusalém é o lugar onde devemos adorá-lo.
4.20 O monte Gerizim, que ficava perto da cidade de Siquém
21 Jesus disse:
— Mulher, creia no que eu digo: chegará o tempo em que ninguém vai adorar a Deus nem neste monte nem em Jerusalém.22 Vocês, samaritanos, não sabem o que adoram, mas nós sabemos o que adoramos porque a salvação vem dos judeus.23 Mas virá o tempo, e, de fato, já chegou, em que os verdadeiros adoradores vão adorar o Pai em espírito e em verdade. Pois são esses que o Pai quer que o adorem.24 Deus é Espírito, e por isso os que o adoram devem adorá-lo em espírito e em verdade.
39 Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e verificai, porque um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho.
Etimologicamente, alḗtheia significa “descobrimento”. Denota, portanto, o que é visto, indicado, expresso ou revelado, ou seja, algo do jeito que é, e não algo oculto ou falsificado. alḗtheia é “o verdadeiro estado das coisas