GRATIDÃO PELO CASAMENTO
Gratidão e casamento • Sermon • Submitted
0 ratings
· 1,095 viewsNotes
Transcript
GRATIDÃO PELO CASAMENTO
Texto – ;
Tema – Culto de gratidão pela união matrimonial.
INTRODUÇÃO
A. A gratidão precisa ser considerada sempre como o combustível da fé. Afinal, Deus não muda, e cada vez que agradecemos pelo que Ele fez, estamos renovando a confiança naquilo que Ele fará. O conselho inspirado nos recomenda: “Na experiência de vocês, entrelacem [...] os fios dourados da gratidão” (Nos Lugares Celestiais, p. 36).
B. Curioso é que do ponto de vista da psicologia a gratidão começou a ser estudada a partir do ano 2000. Até então, a psicologia tradicional se ocupava de sentimentos negativos como ira, depressão, ansiedade e desejo de vingança.
C. Recentemente, a psicologia e as ciências relacionadas têm visto a gratidão como fonte de saúde. Nas Escrituras, ela é fundamental entre as virtudes cristãs, o útero onde outras virtudes são concebidas. Em circunstâncias adversas, a gratidão desconcerta o inimigo, que espera de nós apenas reclamações e queixas. Por isso, precisamos ter sempre três motivos em mente para agradecer.
II. TRÊS MOTIVOS PARA AGRADECER
A. Gratidão pelo que poderia ter acontecido, mas não aconteceu. Talvez esta seja a razão menos mencionada em nossos agradecimentos. Mas, ao ver os livramentos que Deus realizou em sua vida, você tem agradecido a Ele pela proteção?
B. Gratidão pelo que foi aparentemente ruim. Quando confiamos em Deus, até as coisas que parecem negativas se tornam bênçãos disfarçadas e nos fazem crescer (ver ). Você tem agradecido, mesmo com lágrimas nos olhos, e confiado que Deus sempre faz o melhor?
C. Gratidão pelo que aconteceu de bom. As vitórias são presentes amorosos de Deus. Não somos o que somos nem temos o que temos pela própria capacidade. A vida, a saúde, os estudos, o trabalho, a casa, a família e a salvação, tudo deve ser motivo de gratidão ao Senhor.
III. CASAMENTO É UM PRESENTE DE DEUS ()
A. Hoje estamos aqui em um culto de gratidão a Deus pela união da (_________________________________) No princípio quando Deus criou todas as coisas Ele sempre terminava as suas atividades com uma expressão: “Viu Deus que era bom. ”
B. Porém na formação do homem Ele termina com a expressão que: “não é bom. ” O que não era bom? Que o homem estivesse só. Nunca esteve no plano divino a solidão para o homem. Bíblia de Genebra
C. Deus deu uma função para o homem, dar nome a todos os animais, os bichos foram chegando e Adão foi dando o nome: carneiro e ovelha, galo e galinha, boi e vaca... Ao observar a vida familiar que os animais desfrutavam o homem notou que lhe faltava algo, todos os bichos tinham uma parceira, mas ele não tinha uma pessoa que lhe fosse por companhia. CBASD- vol. 1, p. 209
IV. A CRIAÇÃO DA MULHER ()
A. A palavra original hebraica aqui traduzida como auxílio é ezer. Ela nunca é usada na Bíblia para se referir a um auxiliar de posição secundária em relação a outra pessoa. O termo se refere a alguém que está em condições de prestar o auxílio necessário, realçando mais a capacidade em vez da condição subordinada de quem ajuda. É muito significativo o fato de que a palavra ezer aparece no livro de Gênesis, quando Deus expressou o plano de criar uma companheira para Adão.
B. A propósito, a palavra traduzida pela expressão “que lhe seja idônea” é neged, que significa “equivalente a”, “correspondente a”, “complemento”, “igual a”, “adequado a”. “Uma auxiliadora que lhe seja idônea” a mulher foi criada para complementar o homem, em outras palavras o homem sem uma mulher não está completo. A idoneidade da mulher indica sua participação igualitária a do homem, ela era alguém que deveria estar ao lado dele, ser protegida e amada pelo homem, ajudando-o ao invés de ser uma adversaria ou um peso morto. Como se vê, a expressão “auxiliadora idônea”, aplicada à mulher, expressa a ideia de um ser que tem capacidade de prestar auxílio, sem que seja inferior ao homem. Infelizmente, esse conceito parece ter se perdido em muitas culturas atuais, assim como no passado na cultura judaica. Em contraposição, a atitude de Jesus em relação às mulheres sempre foi positiva e singular.
C. A expressão utilizada para dizer que a mulher foi construída da costela do homem mostra que os dois são uma unidade inseparável, um companheirismo por toda a vida. CBASD- vol. 1, p. 209. Deus sabia não ser bom para o homem viver sem a graça, a ternura, a sensibilidade e a presença da mulher. Ela não foi criada para lhe ser uma serviçal, mas para tornar plena a vida humana. Parafraseando o sábio, quem tem uma mulher em sua vida encontrou uma joia de valor incalculável!
IV. CONSELHO AO MARIDO
A. Nem o marido nem a esposa deve buscar dominar. O SENHOR estabeleceu o princípio que deve guiar esse assunto. O marido deve amar a mulher como Cristo à igreja, e a mulher deve respeitar a liderança do marido e ama-lo também. Ambos devem buscar cultivar um espirito de bondade, deixando de lado a ofensa.
B. O homem é o rei, a autoridade e o governo está sobre seus ombros, se existe algum problema para resolver ele não pode se esconder atrás da esposa para que ela faça, mais sim antecipar e faze-lo. CBASD- vol. 1, p. 209
C. O homem é o sacerdote do lar Deus o fez para que ele pudesse levar sua família até Ele, deve o homem incentivar o culto domiciliar, conduzi-los e interceder por sua família, levar até Deus os problemas e dificuldades que sua família esteja passando.
D. O homem é o profeta do lar, ele deve trazer Deus o querer para a sua família, ele deve preveni-la e adverti-la na palavra deve levantar a voz em proclamação as verdades dentro do seu lar.
V. CONSELHO PARA MULHER
A. O inimigo através da sociedade pós-moderna coloca sobre as mulheres um fardo pesadíssimo. É um alto padrão de beleza, de status e expectativas profissionais. Tudo com o simples objetivo de eliminar o poder que a mulher tem de conduzir o lar. A influência da mãe sobre os filhos se perdem quando esta deixa eles sob a responsabilidade de terceiros.
B. Eva tinha sido perfeitamente feliz ao lado do esposo, em seu lar edênico; mas, semelhante às inquietas Evas modernas, lisonjeou-se com a esperança de entrar para uma esfera mais elevada do que aquela que Deus lhe designara. Tentando erguer-se acima de sua posição original, caiu muito abaixo da mesma. Idêntico resultado será alcançado por todas as que estão indispostas a assumir com bom ânimo os deveres da vida, de acordo com o plano de Deus. (P.P. pág. 30)
C. Mulheres cuidado com o desejo incontrolado de sair do lar. A mensagem da bíblia é loucura para o mundo em que vivemos, mas quem falou que deveríamos nos conformar com a ideologia de século?
VI. DEUS CRIOU, CONSOLIDOU E SOLENIZOU O CASAMENTO
A. “E lhe trouxe” a aliança do casamento é uma aliança com Deus, Ele criou e consolidou o matrimonio, mostrando que nada nem ninguém tem o direito de separar o que Deus uniu. CBASD- vol. 1, p. 210
B. “Deixa pai e mãe’ Deus não está recomendando o abandono dos pais, mais Ele está dizendo que a esposa e o esposo estão em primeiro lugar em afeição, amor e cuidado em comparação com qualquer pessoa que exista ou venha a existir.
C. “Tornando se os dois uma só carne” Deus aqui exalta a monogamia, Ele ordena uma união física e espiritual profunda. O homem e a mulher são uma unidade de corpos, uma comunidade de interesses e uma reciprocidade de afeição. CBASD- vol. 1, p. 210
CONCLUSÃO
A. O homem é o líder e as maiores responsabilidades estão sobre os ombros dele, por isso esposa, deixe o liderar, e esposo, assuma essa liderança.
B. A mulher é seu igual, ela completa o que falta em você, por isso escute ela.
C. Permita que Deus o criador e consolidador do casamento faça parte de sua família Ele é a garantia da perpetuidade desta aliança que vocês fazem agora.
APELO
No mundo de tantas futilidades e de coisas passageiras, mantenha essa aliança que vocês fazem neste momento entre si e Deus. Quantos hoje do que são casados gostaria de renovar seus votos? E aquele que ainda não são casados de um dia assumir esse maravilhosos e importante compromisso fique em pé para que ergamos a Deus uma oração.