Discípulo, Um Soldado

Discipulo  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 62 views
Notes
Transcript

Um Soldado de Cristo

Vamos Ler o Texto de 2 Tm 2:1-4

2 1 Tu, pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus. 2 E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros. 3 Participa dos meus sofrimentos como bom soldado de Cristo Jesus. 4 Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou.

1 E você, meu filho, seja forte por meio da * graça que é nossa por estarmos unidos com Cristo Jesus.2 Tome os ensinamentos que você me ouviu dar na presença de muitas testemunhas e entregue-os aos cuidados de homens de confiança, que sejam capazes de ensinar outros.

3 Como fiel soldado de Cristo Jesus, tome parte no meu sofrimento.4 Pois o soldado, quando está servindo, quer agradar o seu comandante e por isso não se envolve em negócios da vida civil.5

2 1 Tu, pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus. 2 E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros. 3 Participa dos meus sofrimentos como bom soldado de Cristo Jesus. 4 Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou.

Alguém aqui já serviu no serviço militar (Exercito, Marinha ou Aeronáutica)?
Alguém aqui já serviu no serviço militar (Exercito, Marinha ou Aeronáutica)?
Eu nunca servi, sou filho único e no Brasil tem uma lei que classifica o filho único como arrimo de família, então ele é liberado do serviço militar.
Porém eu sou neto de militar, meu avó lutou na 2° Guerra Mundial, lá na Italia. E eu fui criado dentro de uma família de escoteiros e também sou chefe escoteiro, o escotismo é baseado no militarismo, então mesmo não sendo militar estou bem acostumado com isso.
Um bom soldado deve possuir algumas características como:
Ser forte
Ser disciplinado
Ser Corajoso
Ser Obediente
No nosso pais o serviço militar é inclusive obrigatório, isso é bom, por que tem muitos jovens que não tiveram disciplina em casa e lá aprender a ter uma vida mais regrada.
Como soldados:
Aprendemos a respeitar as regras
Aprendemos a ter compromisso
a respeitar as regras, aprendemos a ter compromisso, aprendemos a obedecer e acatar ordens, aprendemos a cuidar dos outros soldados
Aprendemos a obedecer e acatar ordens
Aprendemos a cuidar dos outros soldados
Aprendemos que temos um Superior que nos comanda
Aprendemos a que nós iremos receber uma missão e que devemos cumpri-la .
Então se paramos para pensar, em diversas áreas o Cristão realmente deve ser como um soldado, por isso Paulo nos compara aqui nesse trecho a bons soldados de Cristo

3 Participa dos meus sofrimentos como bom soldado de Cristo Jesus

Paulo nos mostra que não somos convidados por Deus a simplesmente ficar por aqui passeando , mas sim para ser membros ativos no que podemos chamar de guerra.
Mas que lições podemos tirar em sermos soldados por Cristo?
1- Devemos entender que estamos em guerra
A guerra era algo comum na época de Cristo, o povo de Israel passava poucos períodos em paz com os povos na região, e se formos ver, até hoje é assim, mas não somente lá mas cada dia mais vemos guerras começando ao redor do mundo o tempo inteiro, e devemos nos lembrar de que como soldados de Cristo nós também estamos em guerra, mas que guerra lutamos?
a. Guerra Espiritual
nos diz:

12 porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.

O cristão esta constantemente em guerra, o mundo pertence ao maligno, ele é o atual príncipe desse mundo, e ele não gosta de ver o Cristão (principalmente o cristão maduro) atuando nesse mundo.
Satanás e seus soldados (principados e potestades) estão sempre ao de redor de nós como um leão que quer pegar uma presa, e nós como bons soldados devemos sempre estar vigilantes e prontos a perceber as ciladas do inimigo, as vezes nos atingindo, as vezes nos derrubando, as vezes derrubando aqueles ao nosso redor.
Como soldados, não podemos perder de vista nosso comandante, não conseguimos lutar sozinhos, o inimigo é forte, por isso devemos sempre estar em contato com nosso comandante, para que com Ele tenhamos força para sobreviver a batalha.
b.Guerra contra a carne
nos diz:

17 Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer

A nossa grande dificuldade nessa guerra que estamos participando, é que alem de sermos atacados por um inimigo muito forte e incansável, também temos que lutar contra uma sabotagem interna em nosso ser, nossa própria carne.
Temos que combater um inimigo interno, o pecado que habita dentro de nós e nos afasta de Deus e da sua vontade, esse pecado é capaz de ir aos poucos nos afastando de nosso batalhão (igreja), ele vem nos corroendo por dentro, como uma ferrugem vai estragando o casco de um barco, até que chega o ponto onde o barco afunda.
Esse inimigo interno é silencioso, vai atacando aos poucos, muitas vezes como uma preguiça em ler a Bíblia, uma preguiça de ir ao culto, um desejo, uma vontade, e assim de pouco em pouco começamos a ser corroídos por dentro e falhamos como soldados vigilantes.
Paulo é muito claro sobre como devemos lidar com esse inimigo interno, ele escreve em

5 Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; 6 por estas coisas é que vem a ira de Deus [sobre os filhos da desobediência]

É nosso dever lutar diariamente para matar essa natureza pecaminosa que temos, para aqueles que estavam aqui no domingo passado vão me lembrar falando sobre o velho homem, sobre as coisas velhas que devem ficar para trás para um novo homem surgir.
Almeida Revista e Atualizada. (1993). (Cl 3.5–6). Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil.
2- Devemos entender que existe um comandante.
A expressão SENHOR DOS EXÉRCITOS aparece 256 vezes no AT.
Uma aparição bem conhecida dessa expressão é no

Quão amáveis são os teus tabernáculos,

SENHOR dos Exércitos!

2  A minha alma suspira e desfalece pelos átrios do SENHOR;

o meu coração e a minha carne exultam pelo Deus vivo!

3  O pardal encontrou casa,

e a andorinha, ninho para si,

onde acolha os seus filhotes;

eu, os teus altares, SENHOR dos Exércitos,

Rei meu e Deus meu!

A Bíblia é cheia de declarações que nosso Deus é o Senhor dos exércitos, e isso confirma a afirmação de Paulo no versículo 4

Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou

Nosso objetivo é satisfazer o comandante que nos arregimentou, ou seja aquele que nos alistou no serviço militar.
Nosso comandante é o mais forte, nosso exército é invencível, e enquanto estivermos no meio desse exercito, perto de nosso comandante nós conseguiremos lutar a guerra, como o próprio Paulo diz, lutar o bom combate.
3- Devemos entender que não estamos lutando sozinhos
Paulo convoca Timóteo a participar dos sofrimento com ele, Paulo esta dividindo as cargas com Timóteo, Paulo não estava sozinho na luta, e assim como Timóteo, nós somos também convocados a participar dessa luta juntos.
Não devemos tentar lutar sozinhos, como diz o ditado A UNIÃO FAZ A FORÇA, a Bíblia nos ensina sobre comunhão, companheirismo, solidariedade, isso é ser igreja, um soldado nunca vai para a guerra sozinho.
Se você está em luta, passando por uma batalha, o exercito está aqui para te socorrer, peça reforço, peça ajuda, não tenha vergonha de compartilhar as cargas com os irmãos, isso nos faz mais fortes, quando lutamos juntos como igreja.
4- Devemos estar sempre bem armados
nos mostra como deve ser nossa roupa para a batalha:

14 Portanto, estejam preparados. Usem a verdade como cinturão. Vistam-se com a * couraça da justiça 15 e calcem, como sapatos, a prontidão para anunciar a boa notícia de paz. 16 E levem sempre a fé como * escudo, para poderem se proteger de todos os * dardos de fogo do Maligno .17 Recebam a salvação como capacete e a palavra de Deus como a espada que o Espírito Santo lhes dá.

E quero ressaltar aqui a arma que temos para lutar nessa guerra, a Palavra de Deus, não se afastem dela, aprendam como usá-la, um soldado desarmado ou que não sabe usar sua arma não consegue vencer uma luta.
Conclusão
Lembrem-se então que:
Somos soldados
Estamos em guerra
Temos um comandante
Não estamos sozinhos na luta
Devemos estar armados e equipados para essa guerra
E para fechar nosso estudo e deixa-los mais animados frente a essa batalha vejamos o que Paulo nos diz em :

31 Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

37 Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. 38 Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, 39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Related Media
See more
Related Sermons
See more