De onde me vem o socorro?
Notes
Transcript
Handout
Introdução
Introdução
Estamos vivendo dias de incerteza, medo, ansiedade. A todo momento saem novas estatísticas e números que a princípio distantes, parecem estar chegando cada vez mais perto de nós.
Confesso que ao abrir as notícias hoje pela manhã eu tremi com a notícia de que nas últimas 24h foram 793 mortes na Itália já somando um total de 4.825 mortes.
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse na última sexta-feira que se as coisas continuarem como estão, o sistema de saúde do Brasil entrará em colapso no fim de abril, por conta da proliferação do coronavírus. E segundo o próprio ministro, “O colapso é quando você tem o dinheiro, o plano de saúde, a ordem judicial, mas não tem onde entrar para se tratar”.
A minha pergunta pra você nesse momento é como permanecer otimista em meio a um cenário tão caótico? Em que confiar quando as instituições que deviam nos passar segurança também se demonstram preocupadas e muitas delas até pessimistas? Onde está Deus em meio a todo esse sofrimento e caos?
É em momentos como esse que precisamos nos apegar naquilo que não muda, precisamos confiar naquele que não falha e nos abrigar sob aquele que tudo pode!
Todas essas perguntas que nos fazemos diante da crise que vivemos ecoam as palavras do salmista: De onde me vem o socorro? Quando os montes se desfazem, abalados pelas forças da natureza afetada pelo pecado… De onde me vem o socorro?
Nesta noite eu gostaria de meditar nas palavras do e convido você a pegar a sua Bíblia aí onde está e abri-la juntamente comigo. Eu acredito que há poder na Palavra de Deus! Não no livro que você tem em suas mãos, mas naquilo que você lê quando o abre em espírito de Oração e humildade.
Este salmo é chamado de Cântico de Peregrinação, ou dos Degraus. Ele era entoado pelo povo de Israel quando subia em direção a Jerusalém para a adoração no Templo. Naquele tempo as pessoas viajavam em grupos principalmente por ocasião das festas religiosas.
Esse salmo é chamado de Cântico de Peregrinação, ou dos Degraus. Ele era entoado pelo povo de Israel quando subia em direção a Jerusalém para a adoração no Templo.
Os líderes dos grupos de viajantes começavam com os dois primeiros versos, que estão na primeira pessoa do singular, e o grupo respondia com os versos 3 e 4. E assim iam alternando.
O que acha de fazermos isso juntos hoje?
Cântico de Peregrinação.
Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro?
O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.
Ele não permitirá que você tropece; o seu protetor se manterá alerta,
sim, o protetor de Israel não dormirá; ele está sempre alerta!
O Senhor é o seu protetor; como sombra que o protege, ele está à sua direita.
De dia o sol não o ferirá, nem a lua, de noite.
O Senhor o protegerá de todo o mal, protegerá a sua vida.
O Senhor protegerá a sua saída e a sua chegada, desde agora e para sempre.
Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro?
O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra.
Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda.
É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel.
O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita.
De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua.
O Senhor te guardará de todo mal; guardará a tua alma.
O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.
Oração
Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro?
O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra.
Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro?
Os líderes dos grupos de viajantes começavam com os versos 1 e 2, que estão na primeira pessoa do singular, e o grupo respondia com os versos 3 e 4.
Existem algumas teorias sobre o significado desses dois primeiros versos:
I. Peregrinos
Perspectiva do peregrino indo para Jerusalém. Jerusalém fica no alto do monte Sião. Ao olharem para o alto, os peregrinos se perguntavam de onde viria o socorro com os olhos fitos na cidade Santa, e juntos responderiam: o socorro vem do Senhor, cuja presença estava representada pelo Templo de Jerusalém.
II. Culturas pagãs
O local onde os deuses pagãos eram adorados era no alto dos montes. Talvez o salmista esteja olhando para o alto dos montes, lembra de todos os falsos deuses dos povos pagãos e se pergunta: de onde virá meu socorro? Se os deuses pagãos não podem me ajudar, quem poderá?
E ele responde, o meu socorro não vêm dali. Não é dos panteões de deuses pagãos. O meu socorro vem do Senhor que é O CRIADOR. Aquele que está muito acima de qualquer deus criado à semelhança de homens caídos.
II. Fortalezas, Refúgio
Quando o salmista fala sobre montes tem em mente fortaleza, segurança, locais de refúgio. O próprio Jesus falou que quando surgisse o sinal descrito pelo profeta Daniel, os seus seguidores deveriam fugir para os montes.
As cidades eram construídas no alto dos montes pois era o local mais seguro, de vantagem estratégica em caso de ataque dos inimigos.
Há algo curioso nas palavras usadas pelo salmista nestes 2 primeiros versos:
- Você sabe qual é a primeira vez que a palavra Montes/Montanhas aparece na Bíblia?
A palavra montes - HERARIM - aparece pela primeira vez na história do dilúvio, em quando Moisés narra que as águas subiram até encobrir os mais altos cumes das montanhas, submergindo-os a quase 7 metros de profundidade.
As águas dominavam cada vez mais a terra, e foram cobertas todas as altas montanhas debaixo do céu.
As águas subiram até quase sete metros acima das montanhas.
Prevaleceram as águas excessivamente sobre a terra e cobriram todos os altos montes que havia debaixo do céu.
Em seu livro, Patriarcas e Profetas, EGW relata o terror daquela cena:
Os animais, expostos à tempestade, lançavam-se sobre o homem, como que a esperar dele auxílio. Alguns dentre o povo amarraram seus filhos e a si mesmos em cima de animais poderosos, sabendo que estes tinham grande apego à vida, e subiriam aos pontos mais altos para escaparem das águas que se elevavam. Alguns ataram-se a árvores altas, no cimo das colinas ou montanhas; mas as árvores foram desarraigadas, e com seu fardo de seres vivos arrojadas às vagas fervilhantes. Um lugar após outro que prometia segurança foi abandonado. Levantando-se as águas cada vez mais, o povo fugiu em busca de refúgio às mais altas montanhas. Freqüentemente homens e animais lutavam entre si, por um lugar, até que uns e outros eram varridos. {PP 61.2}
Em meio àquela grande tempestade, o único lugar seguro na terra era aquela frágil arca, que no entanto permanecia íntegra pela proteção atenta de poderosos anjos!
O Salmista anela por SEGURANÇA… mas a palavra socorro remete a auxílio.
- Você sabe qual é a primeira vez na Bíblia que esta palavra aparece?
Lá em quando Deus cria a mulher para ser a ajudadora do homem. Em nenhum momento a criação da mulher é tornando-a inferior ao homem. E a beleza disso é Moisés, em meio a uma cultura patriarcal, utilizar a palavra EZER para a mulher, que mais tarde é a mesma palavra inúmeras vezes usada para descrever DEUS como o auxiliador do povo de israel.
Então o Senhor Deus declarou: “Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda”.
O anseio por segurança no coração do salmista não é por algum lugar ou algo que pudesse garantir sua integridade física. O salmista está chamando por ALGUÉM que é capaz de o auxiliar em meio ao CAOS que a nossa vida pode ser tornar de uma hora para a outra.
O salmista olha para os montes, pensa no lugar de refúgio, mas ao fazer e responder a pergunta, seu olhar está ACIMA dos montes.
Meu refúgio não está no monte, está nAquele que fez os montes.
Em uma referência clara a , o salmista afirma:
No princípio Deus criou os céus e a terra.
O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.
Como Deus deseja cuidar de seus filhos?
Como Deus deseja cuidar de seus filhos?
Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda.
É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel.
Nesse período de isolamento que estamos passando, quem é pai/mãe sabe do desafio de manter as crianças dentro de casa o tempo todo!
A quantidade de roxos na Isabelle se multiplicou nos últimos dias. Talvez por estar agitada, e cansada, ela corre pela casa e tropeça, escorrega, cai, bate, esbarra… Não importa o quanto a gente fale… vai devagar! Cuidado!
Quando ela corre, tropeça e cai… será que se machuca de propósito? Será que ela quer cair e se machucar?
O salmista aqui usa a expressão vacilar, que também pode ser traduzida como escorregar, derrapar, cambalear, ser abalado. O Senhor se preocupa com nossos pés e nosso caminhar. A ideia de guardar tem o sentido justamente de protejer. Mesmo que nossos tropeços e escorregões sejam sem querer, temos ao nosso lado alguém que cuida de nós. E mesmo quando estamos dormindo podemos confiar, pois ele não dorme!
Os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos ao seu clamor.
Quando, porém, tropecei, eles se alegraram e se reuniram; reuniram-se contra mim; os abjetos, que eu não conhecia, dilaceraram-me sem tréguas;
Sl 35:
Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam males.
A palavra traduzida como "vacilar" significa "escorregar, derrapar, cambalear, ser abalado".
O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita.
De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua.
Aquele que nos guarda não está apenas assentado em seu trono, nos vendo lá do alto, mas também está junto de nós, para nos proteger de todo o mal.
Essa realidade não é uma garantia de que os cristãos obedientes nunca enfrentariam dificuldades e perigos, ou que nunca sofreriam dores físicas ou emocionais. As coisas que Deus permite que aconteçam conosco dentro de sua vontade podem causar dor, mas não nos farão mal.
Quer durante o dia ou à noite, no calor ou no frio, quaisquer que sejam as mudanças, a presença do Pai supre tudo de que precisamos. não precisamos temer as adversidades pois estamos protegidos "à sombra do Onipotente".
O Senhor te guardará de todo mal; guardará a tua alma.
O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.
Não precisamos temer a vida nem a morte; o dia de hoje nem o de amanhã; o tempo nem a eternidade, pois estamos sob os cuidados amorosos de nosso Pai.
A expressão "todo mal" refere-se a qualquer coisa que poderia nos prejudicar. Porém, em sua graça, Deus transforma em bem as coisas que consideramos más.
Temos como exemplo a experiência de José, que após passar por todos os viéses complicados de sua vida pôde afirmar:
Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos.
Algo que o apóstolo Paulo também afirma em
Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus,daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Para
Este último verso do salmo 121, gostaria de dedicar de maneira especial para todos os profissionais da área de saúde, logística, segurança e outros que ao longo da semana precisarão sair do isolamento seja para trabalhar ou para adquirir alimento:
O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.
Não podemos nos enganar. Não é por não termos uma situação como a atual que ao sairmos de casa estamos mais seguros. O coronavírus trás à nossa mente a realidade de que precisamos da proteção do Senhor a cada dia, em nossas atividades diárias da vida. Mas seja em momentos de crise ou de tranquilidade, podemos nos apegar à promessa de que o Pai se preocupa com nossas tarefas, com nossa agenda e, até mesmo, com aqueles "detalhes menos importantes"aos quais, muitas vezes, não damos o devido valor.
Dt 18
Farás o que é reto e bom aos olhos do Senhor, para que bem te suceda, e entres, e possuas a boa terra a qual o Senhor, sob juramento, prometeu dar a teus pais,
Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos.
Finalmente, gostaria de finalizar com o verso
Como é bom saber
Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.
1Pe 5:
E seu cuidado amoroso durará PARA SEMPRE!
Aplicação
Aplicação
Como Deus tem cuidado de você ao longo da Sua História? Você consegue se lembrar de algum momento específico no qual Ele lhe protegeu de maneira clara?
Quais promessas deste salmo você mais gostou?