Tende Bom ânimo
Sermon • Submitted
0 ratings
· 29 viewsNotes
Transcript
Tende Bom ânimo
Texto:
Objetivo: Confirmar o cuidado de Deus por nós e fortalecer a nossa esperança de que Jesus está no controle de todas as coisas.
INTRODUÇÃO
· Estamos vivendo tempos difíceis e são nesses momentos que conhecemos um pouco mais as pessoas e suas atitudes
· Com o COVID-19 houve uma grande procura por álcool em gel em todo comércio e o interessante é que hoje o produto está em falta, porque muitos compraram grandes quantidades, fazendo um estoque de álcool em gel para se protegerem
· Além do ácool em gel o medicamento Hidroxicloroquina que é usado para o tratamento da Malária e Lupus está em falta nas farmácias, ainda em teste para combater o Corona Vírus fez com que muitos comprassem o medicamento sem necessidade, prejudicando aqueles que realmente precisão da medicação.
· Quero refletir com você nas palavras de Jesus encorajando os discípulos
I. TERÍAMOS AFLIÇÕES
· A “hora do Senhor” se aproximava, mas ele sem preocupar-se consigo mesmo aproveitou as últimas oportunidades que teve com seus discípulos para instruí-los acerca das aflições que viriam sobre eles.[1]
· As palavras de Jesus para os discípulos não foram palavras de condenação, mas sim de encorajamento
· Cristo nunca nos prometeu que aqui nesse mundo não passaríamos por problemas, dificuldades.
· As vezes temos a ideia de que tudo estará dando certo e nos esquecemos que o mundo a qual estamos inseridos é um mundo cheio de aflições, problemas e angústias.
· Por mais que nos esforcemos aqui para ter um mundo melhor, sempre vamos ter problemas, sejam eles gerais ou pessoais.
II. PAZ EM MEIO AS AFLIÇÕES
· Poderíamos afirmar que a paz é a ausência de problemas, mas como já vimos nesse mundo sempre teremos problemas
· Me chama a atenção dessas últimas palavras de Jesus dirigidas aos seus discípulos: mesmo sabendo que estava diante da morte; mesmo por estar recebendo sobre si toda a consequência do pecado do mundo (conf. ); mesmo sabendo que Deus rejeitava o pecado; Jesus, preocupado com seus discípulos, lhes prometeu sua paz!
· Essa é a paz que todo homem deve procurar. A paz em Cristo e de Cristo.
· Jesus afirmou-lhes que eles enfrentariam dificuldades: … no mundo passais por aflições… Ainda que haja tempestade ao seu redor, e, muitas vezes vamos enfrentar grandes tempestades, a paz pode estar controlando o seu coração, as suas emoções (conf. ).[2]
· A ênfase de Jesus era para trazer paz em meio as dificuldades
· Essa paz provém de Jesus e somente por meio de Cristo é que podemos ter coragem e esperança em meio as crises. O desespero não toma conta da vida daqueles que são chamados de filhos e filhas de Deus, porque mesmo em meio ao caos a nossa esperança está em Jesus.
· Cristo em sua missão não fracassou, nem se desencorajou, Ele orienta os discípulos para mostrarem fé, buscando forças em Deus
· Muitas vezes o nosso caminho parece estar obstruído por aparentes impossibilidades, mas pela graça de Cristo devemos avançar e não nos desesperar, mas sim esperar no Senhor
· Viver em paz, apesar das circunstâncias, jamais pode ser classificado como indiferença, irresponsabilidade ou descaso. Também não significa alienação do mundo. Não! A paz de Cristo no coração do cristão não é uma força inativa, morta e indiferente. Pelo contrário, é uma força viva que está a serviço de Deus e dos homens. É esta paz que Jesus dá que nos concede a melhor condição para servir o mundo em conflito!
· É assim que você tem servido a Deus e ao seu próximo? Usufrua da paz de Jesus e com Jesus![3]
III. OTIMISMO RESULTANTE DA FÉ
· O salmista declara no salmo 125.1 “Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se abala, firme para sempre.”
· Há uma grande necessidade, principalmente em tempos difíceis de ser otimista, mas talvez alguém pergunte, como ser otimista nos momentos difíceis?
· Quando Jesus disse: Tende bom animo, ele estava dizendo que devemos ter coragem resultante da fé que temos em Deus
· O nosso relacionamento com Deus nos da a certeza de que mesmo se tudo falhar aqui, Deus está no controle de todas as coisas, conhecendo o que é melhor para cada um dos seus filhos
· Ellen White diz:
“Abandonar-vos á o Salvador, deixando-vos lutar sozinho? Não, nunca. Nunca, porém, disse Ele aos discípulos que não teriam provações, nenhuma renúncia que suportar, sacrifício nenhum que fazer.” Ev. 240.3
IV. EU VENCI O MUNDO
· A última observação sobre a paz, que pode ser apropriada mesmo nas aflições do dia a dia, refere-se à vitória de Jesus: … mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.
· Essa vitória de Jesus está à nossa disposição. Essa é a vitória que Jesus conquistou na cruz e na sua ressurreição.
· Quer dizer, a vitória de Cristo é a nossa vitória.
· Nenhum de nós pode se gloriar por uma vitória nossa, porque por nós mesmos estávamos perdidos, derrotados definitiva e eternamente.
· Porém, Jesus triunfou por nós. Já vencemos o mundo, porque Jesus já o venceu.
· A vitória de Jesus está a nossa disposição e sabemos que Cristo em breve ira voltar para colocar fim a todo o sofrimento
· Em diz:
7 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus.
· O vencedor receberá de Deus a vida eterna. Precisamos sim fazer a nossa parte, enquanto estamos aqui nesse mundo, mas deveríamos entender que um dia tudo isso vai passar e a vitória de Cristo será a nossa vitória
· Em meio as crises podemos ter esperança, ter ânimo, por que somos vitoriosos por meio de Jesus
CONCLUSÃO
· Esse é o momento que temos para refletir em nossa vida, de erguer a cabeça e de termos esperança
· É somente um pouco de tempo e logo Jesus irá voltar
· Hoje, Ele convida você para aceita-lo de todo coração se entregando completamente ao Salvador
· Talvez hoje você esteja passando por uma insegurança em relação ao presente e ao futuro, na verdade há uma grande insegurança em todo mundo, mas para aqueles que estão em Cristo a esperança predomina em meio as dificuldades
· Tenha bom ânimo, porque a vitória de Jesus pode ser hoje a sua vitória
· Você gostaria nessa manhã de se entregar a Cristo e confiar Nele em meio a crise? Se for o seu desejo feche os seus olhos e vamos juntos orar.
[1] Neves, I. (2012). 301 Perguntas: Para Desvendar o Evangelho de João (Primeira edição, p. 87). São Paulo, SP: Rádio Trans Mundial.
[2] Neves, I., & McGee, J. V. (2012). Comentário Bíblico de João. (I. Mazzacorati, Org.) (Segunda edição, p. 301). São Paulo, SP: Rádio Trans Mundial.
[3] Neves, I., & McGee, J. V. (2012). Comentário Bíblico de João. (I. Mazzacorati, Org.) (Segunda edição, p. 301). São Paulo, SP: Rádio Trans Mundial.