A QUARENTENA DE JESUS

Notes
Transcript

A QUARENTENA DE JESUS.

.
INTRODUÇÃO: O Mundo está passando por uma quarentena. Todos nós estamos enfrentendo esse período de lutas e batalhas. Estamos de quarentena. O texto que lemos nos revela que Jesus também passou por uma quarentena. ele passosu por 40 dias jejuando e orando no deserto.
O número 40 é importante na Bíblia. Deus fez chover por quarenta dias e quarenta noites nos dias de Noé. Moisés passou quarenta dias de jejum no Monte Sinai ; o povo de Israel levou quarenta anos viajando para a Terra Prometida; Elias passou quarenta dias e quarenta noites caminhando para o Monte Horeb; Jonas profetizou quarenta dias de julgamento para que Nínive se arrependesse.
CONTEXTO:
A Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas e dura 46 dias até a Páscoa. dias extras (40 + 6 = 46) são os 6 domingos deste período, que nã
A intenção de Marcos é mostrar para seus leitores que diferente de israel, Jesus venceu a tentaçao no deserto, que diferente de Adão, ele venceu o diabo. Ele é o israelita por escelencia e o segundo Adão que vence em nossso lugar. Essa foi a quarentena de Jesus, e vamos aprender algumas coisas com ela.
Essa foi a quarentena de Jesus, e vamos aprender algumas coisas com ela.
I. DEUS PODE NOS CONDUZIR À QUARENTENA ( V. 12).
Jesus foi conduzido ao deserto pelo Espirito Santo de Deus. Essa expressão “ E logo”, é muito comum em Marcos, indica como o autor faz suas narrativas - mostrando a ungência dos fatos. Marcos apresenta a Cristo como o poderoso Homem, Filho de Deus em ação. O servo aqui cumpre realiazar logo o seu trabalho. O Espiríto “o impeliu” , esse verbo no original tem a ideia de “levar para fora” ou “expulsar. Trata de um palavra muito forte usada por Marcos. Ele usa esta palavra 11 vezes em seu texto para se referir a expulsão de demonios. O texto não está mostrando que Jesus estava relutante em enfrentar Satanás no deserto, ou mesmo que o Espirítio Santo estava expulsando Jesus, pelo contrário, expressa a intensidade da experiência.
Orr, G. W. (1997). 66 Chaves para a Bíblia: Um Manual Prático para Estudo Bíblico (Primeira edição, p. 49). São Paulo: Ebr Editora Batista Regular
ora Cultura Cristã
para o deserto. Trata de um palavra muito forte usada por Marcos. Ele usa esta palavra 11 vees em seu texto para se referir a expulsão de demonios. O texto não mostrando que JEsus estava relutante de enfretar Satanás do deserto, pelo contrário, expressa a intensidade da experiência.
para o deserto. Trata de um palavra muito forte usada por Marcos. Ele usa esta palavra 11 vees em seu texto para se referir a expulsão de demonios. O texto não mostrando que JEsus estava relutante de enfretar Satanás do deserto, pelo contrário, expressa a intensidade da experiência.
O Espírito o conduz ao deserto. A questão que se levanta é esta: “Mas Jesus já não estava no deserto quando foi batizado? Não era exatamente no deserto que João estava batizando? ()”.Tem sido sugerido, portanto, que “o deserto” para o qual Jesus agora foi mandado era um lugar mais inóspito do que o deserto mencionado no versículo 4. Estamos falando quem sabe de um lugar desolado, abandonado, ermo, um lugar devastado, um lugar isolado. É paradoxal, que foi exatamente nesse lugar que o Espírito Santo levou o Filho de Deus. Estamos na cena da tenção do Filho de Deus.
Jesus acabara de experimentar a regosijo do seu batismo messianico, onde ouviu a voz de Deus, onde o Espirítio Santo desceu em forma corpória de pomba. O Espiríto Santo o conduz à outro cenário devastador para ali, ser tentato por Satanás. O Fato de Jesus ter sido conduzido pelo Espirito ao deserto prova que sua tentaçao fora determinada por Deus.
Aplicação: Na vida Cristã Deus nos conduz a vivermos e a experimentarmos situações inóspitas, faz parte da vida cristã enfrentar os desertos . Os lugares ermos e inabitaveis. A vida humana nunca foi um mar de rosas após o pecado de nossos primeiros pais no Edém. Às vezes é uma experiência nada confortadora, porém necessária. Há vantagens pedagógicas no deserto, é no deserto que temos exeriências maravilhosas. Foi durante as experiências no deserto, que Deus deu a seu povo proteção e sustento divinos. Ele foi o grande pastor que guiou seu povo como um rebanho e os conduziu em segurança. Com esta epidemia, estamos nos sentindo no deserto, porém, Jesus esteve no deserto para nos socorrer em tempo apropriado. A COVID- 19 tem transformado cidades em desertos, lugares populosos em cidades vazias, as pessoas estão sentindo solidão. Porém, o Filho de Deus experimentou a pior das quarentenas, para nos dá a vitória em um momento como este.
Orr, G. W. (1997). 66 Chaves para a Bíblia: Um Manual Prático para Estudo Bíblico (Primeira edição, p. 49). São Paulo: Ebr Editora Batista Regular. O servo aqui cumpri realiazar logo o seu trabalho. O Espiríto o impeliu para o deserto. Trata de um palavra muito forte usada por Marcos. Ele usa esta palavra 11 vees em seu texto para se referir a expulsão de demonios. O texto não mostrando que JEsus estava relutante de enfretar Satanás do deserto, pelo contrário, expressa a intensidade da experiência.
: Editora Cultura Cristã
II. NA QUARENTENA PODEMOS SER TENTADOS PELO DIABO ( V. 13).
Há um detalhe muito importante neste texto. Não está sendo dito que “Por quarenta dias ele foi tentado, estando no deserto”, como se suas tentações fossem exporadicas. O texto grego significa que “ Quarenta dias ele ficou no deserto, onde estava sendo tentado”. Na quarentena apareceu o tentador, que diferente de Mateus e Lucas, que o chamam de “diabo”, Lucas o chama de Satánas. Santanas carrega em seu nome todas as implicações de diabo, difamador, acusador, adversário.
No deserto se travou a guerrá épica entre o Filho de Deus, o Rei da glória e nosso adversário, o acusador dos nossos irmãos. Segundo o relato de , Satánas tentou Jesus em três áreas distintas: Necessidades físicas ( transformem essas pedras em pães); orgulho ( “Se é Filho de Deus , atira-te abaixo”), glória ( Tudo isto de darei se, prostado, me adorares”).
Imagina 40 dias em um lugar ermo, distante de tudo e ainda sendo tentado pelo Diabo. Nosso Senhor foi tentado literalmente. A palavra para tenteção que Marcos usa aqui, significa ser posto a prova a fim de determinar a natureza de alguém, incluindo as imperfeições, falhas ou outras qualidades, nesse caso só testificou que Jessu era realmente o Filho de Deus “ Porque não temos sumo sacerdote que não possa se compadecer das nossas fraquezas; pelo contrário, ele foi tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado” ( Hn 4.15).
Aplicação: Ao invés de ser um periodo de deleite na presença do Senhor, de oração, Jejuns, de leeitura da Bíblia, de meditação e comunhão íntima com a família, a quarentena pode ser uma oportunidade de Satanás nos tentar ainda mais, de itensificar contra nós suas armadilhas. Esse péríodo pode ser muito perigoso para as famílias. O tempo juntos, pode agravar as brigas, as intrigas, o tempo ocioso pode se tornar uma oportunidade para brechas no casamento. Não é a toa que a violência doméstica está almentando. É uma boa oportundiade para o diabo nos atacar.
Não use esse tempo para pecar contra Deus. “Portanto, sujeitem-se a Deus, mas resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês” ( ). Jessu venceu o Diabo na quarentena com as Escrituras. Ele disse por três vezes: “ Está Escrito” ( , , ). Estamos ovindo muitas vozes, muitas vozes alarmistas e muitas vozes malignas. Algumas vozes nos mandam tentar a Deus, outras nos insitam a fazer coisas que não deveriamos. Cuidado! Que sejamos precavidos e que seja uma oportundiade de cuidarmos nas nossas vidas espirituias.
III. NA QUARENTENA PODEMOS ENFRETAR PERIGOS ( V. 13).
Além das tenteções, Jesus enfretou as feras do deserto na sua quarentena. Apenas Marcos nos informa sobre essas feras. Que feras são estas? A palavra grega usada por Marcos significa animal selvagem, besta, não se trata de animais domesticados. O vale do Jordão e o deserto adjacente são conhecidos como um lugar porvoado por hienas, chacais, e mesmo leões, em que e´em épocas passadas não eram raros na Palestina. O lugar em que Jesus Jejuou era um lugar perigoso e bem diferente do Paraíso onde o primeiro Adão fora tentado. quando Adão foi tentado os animais eram completamente sujeitos a Ele. Aqui vemos uma estrutura caída e arruinada pelo pecado e que poderia causar a morte de qualquer pessoa. Temos aqui um cenário de abandono e perigo para qualquer ser humano. Jesus estava experimentado uma luta contra o reino animal também. Adão caiu em um paraíso onde todas as suas necessidades foram supridas e onde os animais eram dóceis. Aqui Jesus vence em um deserto cheio de feras perigosas nos dias em que ficou sem comer por 40 dias. As feras do campo nada podiam contra ele, porque ali estava o criador do Universo ( ). Aquele que restaurará o cosmos e nos levará novamente ao paraíso estava ali.
Temos aqui um cenário de abandono e perigo para qualquer ser humano. Jesus estava experimentado uma luta contra o reino animal também. Adão caiu em um paraíso onde todas as suas necessidades foram supridas e onde os animais eram dóceis. Aqui Jesus vence em um deserto cheio de feras perigosas nos dias em que ficou sem comer por 40 dias.
Aplicação: O que você tem enfrentado? Quais são as forças opositoras que tem lutado contra a sua vida nesta quarentena? Quais são os ambientes perigosos e nocivos, que você convive? Há perigo? Você pode vencê-los todos em nome de Jesus! Jesus, aquele que domina e submete ás feras do campo, pode muito bem controlar e dominar este vírus letal da COVID-19. Quando Jesus está no deserto, o deserto se torna um lugar maravilhoso e seguro.
IV. TEMOS AUXÍLIO DE DEUS NA QUARENTENA ( V13).
AUXÍLIO NA TENTAÇÃO.
"...estava com as feras,mas os anjos o serviam" (). Marcos termina seu relato dizendo que os anjos serviam (διακονέω [diakoneo]) a Jesus (v.13). Não estava com o Filho de Deus apenas as feras perigosas do deserto, mas, os anjos de Deus. Os anjos apareceram para suprir as necessidades físicas do Filho de Deus. É maravilhoso no ministério de Jesus, aparecem, desde o nascimneto à ascensão. Os anjos que protegeram o paraiso para que o primeiro Adão não tocasse na alvóre da vida, estão agora servindo o segundo Adão, lhe dando provisão para o seu corpo, é o que implica a palavra diakoneo. Ésse texto é imprecionante, aqui temos aquilo que afirmou John Henry Burn, conexão entre terra, céus e inferno. Em apenas 2 versos temos pesanagens como Jesus, Satanás, as feras e por fim os anjos, em um episódio digno de filmes Hollywood, porém, estamos lidando com uma realidade espiritual tremenda nesse texto, com seres que são ministradores ( ).
Marcos termina seu relato dizendo que os anjos serviam (διακονέω [diakoneo]) a Jesus (v.13). Não estava com o Filho de Deus apenas as feras perigosas do deserto, mas, os anjos de Deus. “O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem e os livra” (). As “feras” nunca tocarão em nós, porque Deus tem cuidado de nós. Tem nos guardado e nos protegido.
Aplicação: Deus tem nos guardado e nos protegido. Na quarentena Deus tem seus anjos para cuidar do seu povo que atravessa esse deserto: "Todos comeram o pão dos anjos; ele enviou-lhes comida à vontade" (). Quero dizer para você que Deus tem cuidado de nós nessa quarentena. Deus tem nos provido do que precisamos. Talvez você nao veja literalmente anjos, mas, quantas pessoas Deus tem levantado para matar a fome daqueles que estão nos desertos da vida? Tenho visto Deus lvantar pessoas e fazer uma obra maravilhosa de acolhimento e amor, seja com uma sexta básica, com remédios, com ajudas financeiras, etc. O deseerto é um lugar de fome, de solidão; mas também é um lugar de provissão. Confie no Senhor. “O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem e os livra” ().
As “feras” nunca tocarão em nós, porque Deus tem cuidado de nós. Tem nos guardado e nos protegido.
CONCLUÇÃO: Jesus saiu da quarentena vitorioso. E retorma suas atividades à partir do verso 14. Nós também vamos sair dessa crise, essa quarentena vai acabar. Toda crise precisa acabar um dia. Jessu venceu no deserto para que você fosse vitorioso. Jesus ficou sozinho para fossemos amparados por sua graça hoje. O deserto foi dele, a vitória é nossa.
Related Media
See more
Related Sermons
See more