SALMO 13 Oração da Fé

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 21 views
Notes
Transcript
The Bible Knowledge Commentary A. Lament over Distress (13:1–2)

A. Lament over distress (13:1–2)

13:1–2. In a series of rhetorical questions designed to motivate God to answer his prayer, David asked God how long (four times in these two verses; cf. comments on 6:3) He would wait before answering. David felt ignored by God and forgotten. Would this continue indefinitely? Wrestling inwardly (with my thoughts is lit., “in my soul”), David lamented that he spent every day in this distressing situation, that his heart was filled with struggles and sorrow. As a result of his apparently being forsaken by God, his enemies triumphed over him.

B. Petition for deliverance (13:3–4)

13:3–4. David called on the Lord to look … answer, and rescue him from his situation. Give light to my eyes was David’s way of requesting divine wisdom or perspective on his need. He earnestly prayed this lest he sleep in death (cf. comments on 7:5; fall is lit., “die”), thus bringing triumphant joy to his enemy.

C. Confidence in the Lord (13:5a)

13:5a. David expressed his trust in the Lord’s unfailing love (ḥeseḏ), the loyal love the Lord has for those who trust in Him. The enemies of David were challenging the faithfulness of God’s love to one of his covenant believers.

D. Praise for salvation (13:5b–6)

13:5b–6. The psalmist, assured that his prayer had been heard, resolved to rejoice and sing to the LORD for giving him salvation and for dealing bountifully with him. (This is the first of several dozen references in the Pss. to God’s being good.) He fully anticipated the end of his long wait.

Oração da Fé

Para o diretor de música. Salmo de Davi.

Introdução

Este breve resumo tem todos os características e estrutura de um lamento ou apelo por socorro. Ele move a desolação dos versículos recentes em direção a uma forte confiança na misericórdia permanente de Deus nos versículos finais. Constitui um lembrete de que o Senhor repreende e castiga quem mais ama ().
Salmo 6.1 NAA
1 Senhor, não me repreendas na tua ira, nem me castigues no teu furor.
Deuteronômio 8.5 NAA
5 Portanto, saibam em seu coração que, assim como um homem disciplina o seu filho, assim o Senhor, seu Deus, disciplina vocês.
Apocalipse 3.19 NAA
19 Eu repreendo e disciplino aqueles que amo. Portanto, seja zeloso e arrependa-se.
Hebreus 12.5–6 NAA
5 E vocês se esqueceram da exortação que lhes é dirigida, como a filhos: “Filho meu, não despreze a correção que vem do Senhor, nem desanime quando você é repreendido por ele; 6 porque o Senhor corrige a quem ama e castiga todo filho a quem aceita.”

  1. Um Clamor de Angústia (vs. 1,2)

O quádruplo clamor “Até quando?” domina como estrofes iniciais. O salmista se sente abandonado por Deus, e ainda presume ser sempre. "Até quando?" é uma frase que inclui urgência, inclusive desespero. Deus pode alcançar o fim da tolerância divina como fez com Israel: “Até quando o povo me trata com desprezo? Até quando recusar um crer em mim, um despeito de todos os sinais maravilhosos que eu percebo entre eles? Eu os ferirei com uma praga e os destruirei… ”.
Quando Moisés pleiteou a misericórdia pactual de Deus, este se compadeceu e perdoou ao povo (,). Temos aqui o mesmo elo que relaciona “Até quando?” e uma misericórdia pactual de Deus (v. 5). Os sentimentos pessoais que predominam em uma situação como esta são os pensamentos íntimos de tristeza. Eles ocorreram toda vez em que o salmista enfrenta o adversário, ou o que aparentemente consiste em enfermidade e morte (ver v. 3).
Salmo 6.3 NAA
3 Também a minha alma está profundamente perturbada; mas tu, Senhor, até quando?
Salmo 35.17 NAA
17 Até quando, Senhor, ficarás olhando? Livra-me da violência deles; salva dos leões a minha preciosa vida.
Sl
Salmo 80.4 NAA
4 Ó Senhor, Deus dos Exércitos, até quando estarás indignado contra a oração do teu povo?
Sl
Salmo 85.5 NAA
5 Estarás para sempre irado contra nós? Prolongarás a tua ira por todas as gerações?
Salmo 89.46 NAA
46 Até quando, Senhor? Ficarás escondido para sempre? Até quando a tua ira queimará como fogo?
Sl 89.
Lm 5
Lm 5.
Lamentações de Jeremias 5.20 NAA
20 Por que te esquecerias de nós para sempre? Por que nos desampararias por tanto tempo?

  2. Uma Súplica ao Senhor (vs. 3,4)

Em seu lamento inicial, ou salmista falou de Deus como ocultando seu rosto (v. 1). Agora, sua súplica é para que o Senhor "olhe" (ou seja, considere, examine) e responda suas indagações. Subentende-se que a enfermidade é como um escurecimento dos olhos. Então, salmista orar para que a luz raie nele, de modo que não experimente a morte. Há uma nota de ternura no modo como ele faz sua replicação. Ele diz: “Oh, Senhor meu Deus!” O pronome “meu” injeta um aspecto emocional na oração e também uma nota de confiança inabalável. Os que se aproximam de Deus em oração “devem crer que existe e que galardoa os que são solicitados” (). Se seu Deus não responder, então ele morrerá, e então todos os seus adversários se alegrarão, não exultando o que aconteceu (cf. ).
Hebreus 11.6 NAA
6 De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que recompensa os que o buscam.
H
Salmo 119.153 NAA
153 Olha para a minha aflição e livra-me, pois não me esqueço da tua lei.
Sl 119.
Salmo 25.2 NAA
2 Deus meu, em ti confio. Não seja eu envergonhado, nem exultem sobre mim os meus inimigos.
Salmo 9.19 NAA
19 Levanta-te, Senhor; não deixes que os mortais prevaleçam. Sejam as nações julgadas na tua presença.
DEUS LUTA POR NÓS
Jeremias 1.19 NAA
19 Eles lutarão contra você, mas não conseguirão derrotá-lo; porque eu estou com você para livrá-lo, diz o Senhor.
Jeremias 15.20 NAA
20 Farei de você um forte muro de bronze diante deste povo. Eles lutarão contra você, mas não conseguirão derrotá-lo, porque eu estou com você para salvá-lo e livrá-lo deles”, diz o Senhor.

  3. Uma Confiança Inabalável (vs. 5,6)

Há uma diferença marcante entre os adversários do salmista e ele mesmo, e o início do versículo 5 ou coloca contra outros. “Eu, porém”, diz ele, “confie no teu amor infalível; meu coração se regozija em sua salvação. Cantarei ao SENHOR, porque ele foi bom para comigo. ” Sua confiança é radial no amor pacífico do Senhor que se expressa em seu livramento. Ele pode iniciar o processo de amor amoroso e pedir que Deus permita que o seu coração se regozije quando chegar. Esta compreensão do versículo 5 (que seu livramento ainda está no futuro) é confirmada pelo idioma hebraico no versículo final, o que significa que ele pode cantar louvores “assim que ele me considerou generosamente”. O livramento, que ainda é virado, é reconhecido e louvado com confiança inabalável. Os crentes podem sempre olhar com antecipação para os livramentos de Deus.
Salmo 19.8 NAA
8 Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro e ilumina os olhos.
Salmo 32.10 NAA
10 Muitos são os sofrimentos do ímpio, mas o que confia no Senhor, a misericórdia o cercará.
Salmo 33.18 NAA
18 Eis que os olhos do Senhor estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia,
S
Salmo 33.21–22 NAA
21 Nele, o nosso coração se alegra, pois confiamos no seu santo nome. 22 Seja sobre nós, Senhor, a tua misericórdia, como de ti esperamos.
Salmo 37.5 NAA
5 Entregue o seu caminho ao Senhor, confie nele, e o mais ele fará.
Salmo 36.7 NAA
7 Como é preciosa, ó Deus, a tua misericórdia! Por isso, os filhos dos homens se acolhem à sombra das tuas asas.
Habacuque 3.17–19 NAA
17 Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na videira; ainda que a colheita da oliveira decepcione, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas desapareçam do aprisco, e nos currais não haja mais gado, 18 mesmo assim eu me alegro no Senhor, e exulto no Deus da minha salvação. 19 O Senhor Deus é a minha fortaleza. Ele dá aos meus pés a ligeireza das corças, e me faz andar nas minhas alturas. Ao mestre de canto. Para instrumentos de cordas.
H
Harman, A. (2011). Salmos. (V. G. Martins, Trad.) (1a edição, p. 103-104). São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã.
Related Media
See more
Related Sermons
See more