PEQUENOS PECADOS, GRANDES ESTRAGOS

CASAIS   •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 15 views
Notes
Transcript

PEQUENOS PECADOS, GRANDES ESTRAGOS.

INTRODUÇÃO: Muitas coisas que são pequenas e insignificantes pode ser mais importante do que pensamos ou imaginamos. Estamos perpassando agora um momento terrivel em nossa história, quando nos vemos acuados por um vírus invisél, porém letal e nocivo ao ser humano. O texto que nós acabamos de ler, é um texto nos mostra que os prejuizos que um pequeno animal é capaz de fazer a uma vinha, de uma família pobre. As raposinhas. Cantares é poema dramático. Pensamento chave: as delícias do amor conjugal, nesse caso entre Salomão e uma jovem Sunamita. A filha mais velha de uma família pobre era aparentemente responsável pela maior parte do serviço. Ela apascentava os cordeiros e lavrava a vinha da família, que pertencia ao Rei Salomão. Derrepente, ela percebe o perigo iminete, as raposas e raposinhas estavam estavam devastando a vinha. Os ursos também invadiam as vinham, mas como eles eram grandes e desajeitados, ficava fácil para perceber sua presença e expulsa-los, o problema maior era as raposinhas. Perceba uma coisa interessante nesse texto, porque a vinha também é um simbolo de alegria, e posivelmente está sendo usando aqui de forma metafórica para representar o casamento. Essa raposinhas representam as coisas, que vão, silenciosamente, destruindo os relaiconamentos sem ninguém notar o perceber. Eu quero falar aqui de pelo menos 3 tipos de pequenos pcados que trazem gradnes destruição ao relacionamentos, as vinhas, que são nosso casamentos.

poema dramático. Pensamento chave: as delícias do amor conjugal

Textos: .
I. FALTA DE DIALOGO.
Todos nós sentimos necessidade de dialogarmos, de conversarmos, de nós abrirmos , de sermos ouvidos, entretanto, parece que no sexo feminino, essa necessidade é praicamente ontológica, ou seja, uma necessidade do ser. A mulher precisa conversar. Não é novidade para nós que as mulheres conversam mais do que os homens. A explicação está na sigla FOXP2. É o nome de uma proteína ligada à linguagem. Cientistas de uma universidade americana mediram: no cérebro feminino há mais dessa proteína do que no cérebro masculino.Por exemplo, esse pesquisa afirma que uma mulher fala 20 mil palavra por dia, enquanto o homem fala 7 mil. Quando você saia para trabalhar, você gastava suas 7 mil palavras no trabalho com os colégas de trabalho e clientes, , quando voltava para casa, sua esposa tinha gastado apenas 10 mil e faltava 10 mil para gastar com você. Só que agora, estamos todos em casa, e sua esposa vai querer gastar a 20 mil palavras dela! Façamos as contas: multiplicado por uma quarentena: 800 mil palavras! Então, o que não pode faltar é dialogos agora.
A explicação está na sigla FOXP2. É o nome de uma proteína ligada à linguagem. Cientistas da universidade americana de Maryland mediram: no cérebro feminino há mais dessa proteína do que no cérebro masculino.
multiplicado por uma quarentena: 800 mil palavras!
Nós corremos um risco nesse período de quarentena, o de experimentarmos uma presença ausente do outro, uma companhia distante do outro, fisicamente presentes, mais distantes e longuinguos espiritualmente um do outro, há presença fisica, mais não há afetividade. Há presença fisíca mais não há toque, e aqui vai algo que pode estar acontecendo conosco e com muitos casais, estamos nos tornando cada vez mais onipresentes nas redes sociais e ausentes das nossas realidades em casa. Muitos memes, muitos vídeos, muitas postagens nas redes e pouco dialogo entre os casais. Há muitos casais que dentro de casa, quando precisam de alguma coisa, mandam mensagem um para o outro do celular.
O fato de você passar uma quarentena com sua esposa, não significa que ela será ouvida. é preciso vez por outra, Vocês pararem com tudo o que estão fazendo e precisam se desconequitar na vida digital e experimentar a vivencia real por meio do dialogo, da conversa prazerosa.
Sua esposa quer saber de você, quer ouvir sua voz, quer saber de detalhes de como está sendo o seu dia: : “ Diga-me, ó amado de minha alma: Onde você apascenta o seu rebanho? Onde você o faz repousar ao meio-dia? Diga, para que eu não ande vagando junto ao rebanho dos seus companheiros” ( ). Sua esposa deseja ouvir sua voz: “Ouço a voz do meu amado. Eis que ele vem, saltando sobre os montes, pulando sobre as colinas” ( ).
Eis que ele vem,
saltando sobre os montes,
Diga-me, ó amado
de minha alma:
Onde você apascenta o seu rebanho? Onde você o faz repousar ao meio-dia? Diga, para que eu não ande vagando junto ao rebanho dos seus companheiros.
o seu rebanho?
Onde você o faz repousar
ao meio-dia?
pulando sobre as colinas.
Diga, para que eu
não ande vagando
junto ao rebanho
dos seus companheiros.
II. PALAVRAS RÍSPIDAS.
Alguns casais, ao contrário do que falamos, conversam, dialogam, se falam, porém, quando se falam, não são palavras de amor que pronunciam. Não sao elogios que trocam, não são perguntas interessantes que fazem um ao outro, não são notícias auvissareiras que proclamam, não são palavras que cosntroem, que criam, que edificam, que exaltam , que encorajam, que constroem, muito pelo contrário, você é ríspido com seu esposo, ríspido com sua esposa, tem ferido o coração do seu conjuge com palavras amargas, quantos de vocês aqui, que durante esse período de quarentena já diveram discuções acaloradas com o campanheiro, falando coisas tão pesadas que ferem o coração, que podem deixar marcas profundas?
Quando analisamos o livro de Cântares, percebemos palavras de carinho profundas, palavras que só podem ser ditas de fato por alguém que ama desguarnecido de recentimentos: Quando a esposa pergunta pelo dia do esposo em Cantares 1. 7, ele não a reponde mal, pelo contrário, ele aproveita o enjejo para eleogia-la: “Se você, a mais bela das mulheres, não o sabe, siga as pisadas dos rebanhos e apascente os seus cabritos junto às tendas dos pastores” ( 1.8). A esposa não é pródica quando quer falar do esposo: “Como você é belo, meu amado! Como é encantador!” ( 2. 16). As palavras do esposo em cântares são palavras que sempre elogiam, ele diz a sunamita: “Você é toda linda, minha querida, e em você não há defeito” ( 4. 7). Salomão quando mais maduro escreveria em provérbios 15. 1: “A Resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira” ( 15.1). As nossas palavras precisam construir pontes nos nosso relacionamentos e não. abismos profundos. Qu sua palavra ao seu esposo seja um balsamo para sua alma. Que seja para motivação e para benção e nunca para tristeza e para maldição.
das mulheres, não o sabe, siga as pisadas dos rebanhos e apascente os seus cabritos junto às tendas dos pastores.
minha querida, e em você não há defeito.
siga as pisadas dos rebanhos
Como é encantador!
e apascente os seus cabritos
e em você não há defeito.
junto às tendas dos pastores.
III. FALTA DE PLANEJAMENTO FINANCEIRO.
Talvez você não saiba disso, mas, o que mais fazem casais se separarem não é o adultério. E sim problemas ligados a questões financieras. A falta de administração dos recurso tem se tornado um grande dilema para muitas famílias. Esta tem sido uma raposinha que muitos ignoram, mas quando vão ver elas já devastaram completamente a vinha, devoraram seus cachos, e traziam um prejuizo enorme as famílias, que podiam ficar pobres e sem recurso, porque haviam investido todos os recursos na vinha e com as raposinhas perderam tudo.
Nos estamos diante de uma das maiores crises financeiras da nossa história. É preciso entender o momento. Os casais precisam agora, planejar. Precisam ser e refazer o orçamento doméstico. Então precisamos aprender com Jesus, o que devemos fazer:
“Pois qual de vocês, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir? Para não acontecer que, tendo lançado os alicerces e não podendo terminar a construção, todos os que a virem zombem dele, dizendo: “Este homem começou a construir e não pôde acabar.” ( ).
Pois qual de vocês, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir? 29Para não acontecer que, tendo lançado os alicerces e não podendo terminar a construção, todos os que a virem zombem dele, 30dizendo: “Este homem começou a construir e não pôde acabar.”
Há muitos casais que perderam completamente a paz dentro dos seus lares, porque estão sendo devastados pelas dívidas, e Bíblia afirma: “o que toma emprestado é servo do que empresta” ( ).
É hora de você sentar com sua esposa, refazer os calculos, de quanto a família ganha por mês, repensar a crise por conta da Epidêmia, porque é necessário ter saúde financeira para ter um relacionamento saudavél. Calvino, o famoso reformador do séc XVI defendeu três princípios éticos fundamentais, os quais eu acho que devem ser os principios que devemos adorar nessa crise e nos pós crise: Trabalho, Poupança e Frugalidade. Frugalidade é vida simples. Não é tempo de nos individarmos, de comprarmos além do necessário. Então sente seu conjuge, faça contas, coloque tudo na ponta do lápis e creia na benção de Deus. É ora de cuidar da vinha: “Salomão teve uma vinha Ele a entregou a uns lavradores,
em Baal-Hamom.
Ele a entregou a uns lavradores,
e cada um lhe trazia pelo seu fruto mil moedas de prata” ( ). E a esposa afirma: A minha vinha,que me pertence, dessa cuido eu! Você, Salomão, terá as suas mil moedas, e os que guardam o fruto dela, as suas duzentas” ( 8. 12).
que me pertence,
dessa cuido eu!
Você, Salomão,
mil moedas de prata.
terá as suas mil moedas,
e os que guardam o fruto dela,
as suas duzentas.
CONCLUSÃO:
´2
Related Media
See more
Related Sermons
See more