Origem e natureza da Bíblia

Lição da Escola Sabatina  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 49 views
Notes
Transcript
Handout
Handout

Origem e natureza da Bíblia

1Tessalonicenses 2.13 BEARA
Outra razão ainda temos nós para, incessantemente, dar graças a Deus:é que, tendo vós recebido a palavra que de nós ouvistes, que é de Deus, acolhestes não como palavra de homens, e sim como, em verdade é, a palavra de Deus, a qual, com efeito, está operando eficazmente em vós, os que credes.
Palavra de Homens x Palavra de Deus
A maneira como compreendemos o processo de revelação e inspiração influencia e molda a maneira como interpretamos a Bíblia.
As verdades espirituais da Bíblia não serão conhecidas nem entendidas por métodos ateístas, que abordam a Bíblia como se Deus não existisse. É preciso levar em conta a dimensão divino-humana da Palavra de Deus.

REVELAÇÃO

Dani: Quando falamos de Revelação, que ideias vêm à sua mente?
Dicionário:
1. ato ou efeito de revelar(-se).
2. divulgação de um segredo, uma confidência. "fez-lhe uma r. amorosa"
3. descoberta que revela um atributo ou vocação em alguém. "o programa se ocupava da r. de novos talentos"
4. pessoa que se destaca por algum atributo, qualidade etc.
5. indício, informação significativa, que revela fato ou aspecto antes desconhecido do grande público.
# As palavras bíblicas para "revelação" expressam a ideia de que algo anteriormente oculto foi revelado e, portanto, tornou-se conhecido e manifesto.
# Como seres humanos nós PRECISAMOS dessa revelação, pois por nós mesmos seria impossível conhecermos claramente a vontade de Deus.
A Bíblia nos mostra que a Revelação é INICIATIVA DIVINA!
Semana passada vimos que Deus é o autor da Bíblia, mas ela foi escrita por cerca de 40 autores humanos.
2Pedro 1.20–21 BEARA
sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.
Particular elucidação x Falaram da parte de Deus
Vontade humana x Movidos pelo Espírito santo
Se a revelação não é fruto de interpretação própia:
Como podemos então ENTENDER a Bíblia?
Como devemos APLICAR os ensinos da Bíblia?
Se a revelação não é fruto de interpretação própria, porque sua aplicação seria?

O processo de inspiração

2Timóteo 3.16 BEARA
Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,
Toda a escritura é inspirada

O Paralelo entre Cristo e as Escrituras

O que significa tratar a Bíblia com respeito e amor?

Apêndice

Métodos de Estudo da Bíblia

Estudo Bíblico: Pressuposições, Princípios e Métodos

http://www.centrowhite.org.br/metodos-de-estudo-da-biblia/
    2.  Pressuposições Originadas de Afirmações das Escrituras
a) Origem
(1) A Bíblia é a Palavra de Deus e o meio primário e autoritativo pelo qual Ele Se revela aos seres humanos.
(2) O Espírito Santo inspirou os escritores bíblicos com pensamentos, ideias e informações objetivas; por sua vez, eles os expressaram em suas próprias palavras. Portanto, as Escrituras são uma indivisível união dos elementos divino e humano, nenhum dos quais devendo ser salientado em detrimento do outro (II Ped. 1:21; O Grande Conflito, pp.5 e 6).
(3) Toda Escritura é inspirada por Deus e surgiu através da obra do Espírito Santo. Entretanto, isso não aconteceu numa cadeia contínua de revelações ininterruptas. À medida que o Espírito Santo comunicava a verdade ao escritor bíblico, cada um escrevia segundo era movido pelo Espírito, enfatizando o aspecto da verdade que era levado a realçar. Por essa razão, o estudioso da Bíblia obterá uma compreensão adequada de qualquer tema através do reconhecimento de que ela é seu melhor intérprete e, quando estudada num todo, retrata uma verdade consistente e harmoniosa (II Tim. 3:16; Heb.1:1, 2Mensagens Escolhidas, vol. 1, pp. 19 e 20; O Conflito dos Séculos, pp. 5 e 6).
(4) Embora tivesse sido dada àqueles que viviam no contexto do antigo Oriente Próximo/Mediterrâneo, a Bíblia transcende a cultura da época para servir como a Palavra de Deus para todos os contextos culturais, raciais e situacionais de todos os tempos.
b) Autoridade
(1)  Os 66 livros do Antigo e Novo Testamentos são a revelação clara e infalível da vontade de Deus e Sua salvação.  A Bíblia é a Palavra de Deus e  o único padrão pelo qual todos os ensinos e experiências devem ser provados (II Tim. 3:15 e 17; Sal. 119:105; Prov. 30:5 e 6; Isa. 8:20; João 17:17; 2 Tes. 3:14; Heb. 4:12).
(2) As Escrituras são um registro autêntico e confiável da História e dos atos de Deus na mesma. Elas proveem a interpretação teológica normativa desses atos.  Os atos sobrenaturais revelados nas Escrituras são historicamente verdadeiros.  Por exemplo, os capítulos 1 a 11 de Gênesis são um relato autêntico de eventos históricos.
(3) A Bíblia não é um livro como os outros.  Ela é uma combinação indivisível do divino e do humano.  Seu registro de vários detalhes da história secular é essencial ao seu propósito geral de comunicar a história da salvação.  Embora, por vezes, possa haver procedimentos paralelos empregados pelos estudiosos da Bíblia para determinar fatos históricos, as técnicas comuns de investigação histórica baseadas em pressuposições humanas e focalizadas no elemento humano, são inadequadas para interpretar as Escrituras, que são uma  combinação do divino com o humano.  Somente um método que reconheça plenamente a natureza indivisível das Escrituras pode evitar uma distorção de suas mensagens.
(4) O intelecto humano está sujeito à Bíblia.  Não é igual nem está acima dela.  As pressuposições relacionadas com as Escrituras devem estar em harmonia com os seus reclamos e sujeitas à sua correção (I Cor. 2:1 a 6).  O propósito de Deus é que a razão humana seja usada em toda a sua extensão, porém dentro do contexto e sob a autoridade de Sua Palavra e não independente dela.
(5) A revelação de Deus em toda a natureza, quando devidamente entendida, está em harmonia com a Palavra escrita e deve ser interpretada à luz das Escrituras.
Related Media
See more
Related Sermons
See more