Relacionamento através das alianças

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 87 views
Notes
Transcript

Relacionamento atraves das alianças

texto base Colossenses 1.15–23
deixe fazer uma pergunta você usa oculos? para mim a resposta é sim e aposto que pra maioria das pessoas que me escuta a resposta tambem vai ser sim, engraçdado como um simples objeto nos da uma nova pespectiva a respeito de tudo que esta a nossa volta. se eu por exemplo retirar meus oculos o mundo se torna embaçado, confunso e forma mal consigo distinguir os rostos que estão a minha frente. Esse tipo observação serve para qualquer coisa se pegamos o nosso momento de isolamento fisico por exeplo, podemos ter dois tipos de pessoa: uma que vai se sentir incrivelmente incapaz se sentindo impotente pois na cabeça dela ela não pode fazer nada para lutar contra o mal que esta la fora e isso gera nela uma angustia e sofrimento, por outro lado exite um otro tipo de pessoa qeu vai vivenciar esse momento de isolamento como uma ação contra o virus ele está pelo simples fato dde ficar em casa lutanto contra o virus e sua ação vai vencer esse virius. consegue perceber a diferença estamos abordando a mesma situação em ambos mas uns veem de uma forma e o outro ve de forma completamente diferente. temos essa mesma ação ao pegar a biblia olhamos pra ela e lemos a passagem com nossos oculos enchegando a verdade dentro do texto e observando o que ele quer falar, mas um alerta todos nos a biblia tem sua proprias lentes de leitura e esse oculos é bem claro ele a ponta para a gloria de Deus desde Genesis ate apocalipse em cada linha ele esta demonstrando essa gloria. dentro dessa gloria Deus de forma inexplicavel busca o relacionamento com o homem e é nesse ponto que vamos trabalhar o relacionamento de Deus com o homem. Colossenses 1.15–23
Colossenses 1.15–23 NVI
15 Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, 16 pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele. 17 Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste. 18 Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia. 19 Pois foi do agrado de Deus que nele habitasse toda a plenitude, 20 e por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão nos céus, estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz. 21 Antes vocês estavam separados de Deus e, na mente de vocês, eram inimigos por causa do mau procedimento de vocês. 22 Mas agora ele os reconciliou pelo corpo físico de Cristo, mediante a morte, para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e livres de qualquer acusação, 23 desde que continuem alicerçados e firmes na fé, sem se afastarem da esperança do evangelho, que vocês ouviram e que tem sido proclamado a todos os que estão debaixo do céu. Esse é o evangelho do qual eu, Paulo, me tornei ministro.
antes da gente entra no nosso texto base vamos voltar no tempo. vamos voltar para a criação. nos capitulos iniciais de Gn temos Deus criando tudo e principalmente criando o homem e a mulher Gênesis 1.26–28
Gênesis 1.26–28 NVI
26 Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão”. 27 Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. 28 Deus os abençoou, e lhes disse: “Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra”.
aqui vemos a criação Deus criando o homem e a mulher e um ponto importante e curiosos para gente observar (ele foge um pouco do nosso tema mas é bom saber) que Deus é bem claro falando que a imagem e semelhança de Deus e formada pelo Homem e pela mulher não somente o individuo mas o casal isso ja mostra que Deus esta deichando calro desde a criação que Ele que que sejamoas reres que se relacionam. mas o ponto que vamos observar aque é uma aliança que Deus faz o adão e eva vamos olhar alguns pontos de Gn 3 Gênesis 3.7–9
Gênesis 3.7–9 NVI
7 Os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; então juntaram folhas de figueira para cobrir-se. 8 Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim. 9 Mas o Senhor Deus chamou o homem, perguntando: “Onde está você?”
podemos ver algo muito interessante nesses simples versiculos olhamos para uma casal que esta em pecado, mais do que isso olhamos pra nos mesmos quando pecamos contra Deus eles se viram em pecados se viram nus e agora estavam avastados de Deus. Um ponto fundamental para observar é q nesse momento é Deus quem busca o relacionamento com o Homem é Deus quem vai para esta com o homem é Deus indo ate o homem e o encontrando em pecado. Depois disso o cap 3 aborda as maldiçoes dadas a Adão, eva e a serpente mas um ponto é muito importante de se destacar Gênesis 3.20–21
Gênesis 3.20–21 ABSCNVT
20 E chamou Adam o nome de sua mulher, Eva; porquanto ella era mae de todos os viventes. 21 E fez Jehovah Deus a Adam e a sua mulher vestidos de peles, e vestio os.
Deus em dois versiculos que muistas vezes passam dispercebidos apresentam algo muito interessante. Deus toma uma medida drastica para poder se relacionar novamento com o homem ele Mata um animal para mostrar para o homem que ele é pecador e que somente o sanque pode lavar o pecado. então para resumir esse ponto vamos entender o que aconteceu ate aqui deus tem um relacinamento com o home e sse relacionamento é quebrado pelo pecado e agora Deus refaz esse relacinamenro ( não da mesma forma que ele era) com o homem Deus esta falando por conta do seu pecado agora para que eu Deus tenha relacinamento com voce home vai ser preciso que haja derramamento de Sangue inocente. vemos aqui o primeiro ponto a se destacar a partir do pecado o relacionamento de Deus com o homem foi quebrado e agora para que haja relacionameto é preciso que alguem pague a divida feita pelo pecado.
Avançando um um pouco na historia chegamos em Gênesis 12.1–3 somos apresentados a um novo persornagem e uma nova aliança, nesse momento Deus esta se revelando a Abrão que morava em Ur uma cidade cananeia e se apresenta a ele como seu nome proprio Yehova, ele que esta buscando o homem, é Ele que vai de encontro ao pecador e o oferece benção e nessa aliança com abração ele promete a ele bençãos, um povo, e principalmente um lugar para ser adorado.
Gênesis 12.1–3 NVI
1 Então o Senhor disse a Abrão: “Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei. 2 “Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção. 3 Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados”.
Deus esta falando de forma bem clara a abrão eu vou dar a voce um lugar uma terra um ponto especifico e isso não depente da sua força e de seu braço mas apenas de mim Eu o seu Deus vou dr a voce as condiçoes e o local onde terei um relacionamento com vc. Para provar isso Deus testa a abraão em uma passagem que é muito conhecida onde ele pede a vida de seu filho Isaque e abraaão sobe ao monete com seu filho e o entrega em sacrificio pronto para mata-lo mas Deus o interrompe e salva seu filho e temos essa declaração Gênesis 22.12–18
Gênesis 22.12–18 NVI
12 “Não toque no rapaz”, disse o Anjo. “Não lhe faça nada. Agora sei que você teme a Deus, porque não me negou seu filho, o seu único filho.” 13 Abraão ergueu os olhos e viu um carneiro preso pelos chifres num arbusto. Foi lá pegá-lo, e o sacrificou como holocausto em lugar de seu filho. 14 Abraão deu àquele lugar o nome de “O Senhor Proverá”. Por isso até hoje se diz: “No monte do Senhor se proverá”. 15 Pela segunda vez o Anjo do Senhor chamou do céu a Abraão 16 e disse: “Juro por mim mesmo”, declara o Senhor, “que por ter feito o que fez, não me negando seu filho, o seu único filho, 17 esteja certo de que o abençoarei e farei seus descendentes tão numerosos como as estrelas do céu e como a areia das praias do mar. Sua descendência conquistará as cidades dos que lhe forem inimigos 18 e, por meio dela, todos os povos da terra serão abençoados, porque você me obedeceu”.
demos aqui a segunda aliaça que Deus faz com os homens uma aliança ligada a bençãos e ao lugar de adoração mas tambem ligada a Fé. potanto podemos lembra sempre que Deus se relaciona conosco atraves da fé
Agora vamos fazer nosso ultimo avanço ate o livro de exodo Êxodo 19.1–8
Êxodo 19.1–8 NVI
1 No dia em que se completaram três meses que os israelitas haviam saído do Egito, chegaram ao deserto do Sinai. 2 Depois de saírem de Refidim, entraram no deserto do Sinai, e Israel acampou ali, diante do monte. 3 Logo Moisés subiu o monte para encontrar-se com Deus. E o Senhor o chamou do monte, dizendo: “Diga o seguinte aos descendentes de Jacó e declare aos israelitas: 4 Vocês viram o que fiz ao Egito e como os transportei sobre asas de águias e os trouxe para junto de mim. 5 Agora, se me obedecerem fielmente e guardarem a minha aliança, vocês serão o meu tesouro pessoal dentre todas as nações. Embora toda a terra seja minha, 6 vocês serão para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa. Essas são as palavras que você dirá aos israelitas”. 7 Moisés voltou, convocou as autoridades do povo e lhes expôs tudo o que o Senhor havia-lhe mandado falar. 8 O povo todo respondeu unânime: “Faremos tudo o que o Senhor ordenou”. E Moisés levou ao Senhor a resposta do povo.
aqui vemos outra aliança que Deus faz com o povo mas dessa vez diferentes das anteriores essa é uma aliança bem mais direcionada Deus esta falando com seu povo aquele que é sacerdocio real e ele é condicional ela envolve a obediencia a obediencia a lei a obediencia a um estilo de vida e o mais importante é uma vida de santidade, Deus afirma ao povo que estaria junto com o povo em todos os momentos que habitaria na tenda do encontro junto com o povo, mas para que isso acontecesse eles tem que ser um povo santo é preciso santidade. Deus habita no meio do povo se eles forem santos. porntanto Deus se ralaciona conosto atravez da santidade
dito isso vamos olhar para nosso texto base Colossenses 1.15–23
Colossenses 1.15–23 NVI
15 Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, 16 pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele. 17 Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste. 18 Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia. 19 Pois foi do agrado de Deus que nele habitasse toda a plenitude, 20 e por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão nos céus, estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz. 21 Antes vocês estavam separados de Deus e, na mente de vocês, eram inimigos por causa do mau procedimento de vocês. 22 Mas agora ele os reconciliou pelo corpo físico de Cristo, mediante a morte, para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e livres de qualquer acusação, 23 desde que continuem alicerçados e firmes na fé, sem se afastarem da esperança do evangelho, que vocês ouviram e que tem sido proclamado a todos os que estão debaixo do céu. Esse é o evangelho do qual eu, Paulo, me tornei ministro.
a ultima aliança que Deus faz é uma aliança para o mundo inteiro atraves de cristo ( é importante lembrar que essa aliança é global - todos podem chegar a te ela mas não é univerção - todos chegaram ate ela ) e ela faz essa aliança atraves do sacrificio de Cristo como esta escrito no nosso texto base la no verso 19 Cristo é a plenitude de todas as coisas ele é o sacrificio perfeito que nos liga novmente com a Deus ele é o Perfeito sacrificio no verso 20 vemos que eles nos reconcilia com Deus ele é a consumação da nossa fé ele é acerteza daquilo que acreditamos, ele é nosso referencial de santidade. cristo é o sacrificio perfeito feito para que tenhamos acesso ao Pai atraves de seu sangue nos permitindo ter uma vidade de santidade para que no fim a gente desfrute da totalidade da sua presença no ceu.
por fim quero rtirar desse texto quatro aplicaçoes a primeira é:
o pecado sempre cobra o seu preço o pecado precisa ser pago pode ser qeu voce nuca pague por ele em vida mas ele será cobrado na eterniada que é o afastamento de Deus no inferno, mas somente cristo é que pode apagar a multidão dos nossos pecados e nos reconciliar com o Pai.
a nossa fé não é uma fé cega em algo mistico ou em bruxaria nossa fé em centrada em um Deus que cumprio todas as suas alianças passadas e na nova aliança que ele fez conosco atraves do sacrificio de cristo temos que crer nesse sacrificio
a nossa santidade não deve ser um peso para nossas vidas pelo contrario tem que ser uma busca incessante de glorificar o nome e a santidade de Deus devemos sentir repusa pelo pecado, não por medo das chamas do inferno mas pelo medo incontrolavem de está longe da presença de Deus.
e por ultimo devemos lembrar sempre que em toda a Hitoria foi Deus que buscou um relacionamento conosco foi Deus eu foi em direção ao homem e mesmo que as coias nesse momento não etejam nada boas lembre-se Deus não esqueceu da sua criação e ele ja preparou tudo para que um dia possamos estar denovos ligados a ele na eternidade livres de tudo que temos que conviver devido ao pecado e isso inclui a doença. que poçamos esperar em Deus Amem
Related Media
See more
Related Sermons
See more