Exposição de Tiago 1:9-11
Notes
Transcript
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Iniciamos o estudo expositivo da epístola de Tiago há algumas semanas e até agora já aprendemos duas lições importantíssimas que devemos praticar durante nossa caminhada cristã:
A primeira lição é que devemos ficar alegres com as provações que são postas diante de nós, pois são através delas que a perseverança é produzida em nós, assim passamos a ter firmeza em nossa fé, passando por um processo de aperfeiçoamento e nos tornando íntegros diante de Deus;
A segunda lição é que essa perseverança que é gerada através da alegria da provação não é algo tão simples assim, há a necessidade de termos a sabedoria que vem de Deus, para isso precisamos pedir por ela, e Deus, em sua generosidade nos dará.
Hoje nós vamos falar sobre o orgulho, mas não qualquer orgulho, aquele que é aprovado por Deus!
[Quê???? Como assim???? Orgulho aprovado por Deus????]
SLIDE2
Tiago 1.9–11 “9 O irmão, porém, de condição humilde glorie-se na sua dignidade, 10 e o rico, na sua insignificância, porque ele passará como a flor da erva. 11 Porque o sol se levanta com seu ardente calor, e a erva seca, e a sua flor cai, e desaparece a formosura do seu aspecto; assim também se murchará o rico em seus caminhos”.
(ORAÇÃO)
ORGULHO?
ORGULHO?
Essa condição humilde é na realidade, dentro do pensamento pagão, pobre e desprezado, porém no cristão ela também apresenta o sentido de ser manso, pobre de espírito, modesto. Ou seja, aqui Tiago vai iniciar um contraste bem interessante, note o que ele diz para essa pessoa humilde:
“GLORIE-SE NA SUA DIGNIDADE!”
e em seguida no verso 10 ele fala ao rico. Note as palavras que ele usa:
Tiago 1.10 "10 e o rico, na sua insignificância, porque ele passará como a flor da erva”.
Ele se dirige ao rico com desprezo, olha que contraste nós temos aqui!
Fica claro que Tiago se referia literalmente ao pobre e ao rico relacionados a bens materiais, e não espirituais, tanto que mais pra frente ele volta a falar desse assunto, não deixando dúvidas sobre o que ele realmente estava tratando aqui.
Note comigo o que Tiago escreveu em 2:2-6:
SLIDE3-7
Tiago 2.2–6 “2 Se, portanto, entrar na vossa sinagoga algum homem com anéis de ouro nos dedos, em trajos de luxo, e entrar também algum pobre andrajoso,
3 e tratardes com deferência o que tem os trajos de luxo e lhe disserdes: Tu, assenta-te aqui em lugar de honra; e disserdes ao pobre: Tu, fica ali em pé ou assenta-te aqui abaixo do estrado dos meus pés,
4 não fizestes distinção entre vós mesmos e não vos tornastes juízes tomados de perversos pensamentos?
5 Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que para o mundo são pobres, para serem ricos em fé e herdeiros do reino que ele prometeu aos que o amam?
6 Entretanto, vós outros menosprezastes o pobre. Não são os ricos que vos oprimem e não são eles que vos arrastam para tribunais?”
Vamos viajar no tempo um pouco e nos colocar no contexto da época em que Tiago escreveu essa carta e vermos a situação que aqueles irmãos, principalmente os de condições humildes viviam.
É necessário lembrar que eles já estavam sofrendo perseguição, tanto que no verso 1 lemos que essa carta foi escrita para
SLIDE8“[…] às doze tribos que se encontravam na Dispersão”
E já falamos sobre isso na lição 1, demonstrando que a igreja de Cristo foi dispersa após a morte de Estevão e com isso deu inicio a perseguição.
Muitos desses irmãos viviam em uma profunda pobreza e ocupavam os cargos de menores remuneração na sociedade. Eram pessoas que também precisavam de encorajamento, pois sua situação já era opressiva demais. Então Tiago diz: “[…] glorie-se de sua dignidade”
SLIDE9
A pergunta aqui deveria ser bem simples: “Como pode um cristão sem recursos algum se gloriar? Que dignidade é essa?” É bem simples, um comentarista escreveu:
SLIDE10
Antes que possa orgulhar-se de sua posição de honra, deve aprender primeiro a apreciar a importância de sua condição
Não são suas posses materiais, mas sim seus tesouros espirituais! É uma outra perspectiva, é uma outra visão, totalmente fora do materialismo, mas uma visão que tem Deus como autor da exaltação, colocando-o em uma posição mais elevada, e isso se dá ao fato de que quando Deus olha para o cristão, aquele que realmente se converteu e tomou para si o sacrifício do cordeiro, ele vê seu Filho Jesus Cristo!
Ou seja, cada um de nós, indiferente de nossas posses, uma vez feitos filho de Deus devemos nos “orgulhar” de fazer parte da arvore genealógica do Criador do Universo!
[ah Thiago, mas orgulho é pecado!]
Sim, mas esse tipo de orgulho que estamos falando trás honra ao Pai e não a nós. Nós fazemos parte da família real de Deus! Tiago escreveu:
SLIDE11
Tiago 2.5 "5 Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que para o mundo são pobres, para serem ricos em fé e herdeiros do reino que ele prometeu aos que o amam?”
Deus me ama! Isso é um fato inegável, tanto que ele trocou de lugar comigo na morte. Portanto, sim, sou herdeiro do seu reino. Se eu não me orgulhar disso, não sei no que devo me orgulhar!
_________________________________________________________________
Vou fazer um adentro aqui antes de prosseguir:
Uma vez pregando o evangelho para uma pessoa eu perguntei: “Se você morresse hoje, para onde você iria?” e a resposta, que inclusive escuto com bastante frequência é: “Só Deus sabe!” Interessante que ao dizer que eu tinha 100% de certeza de que eu iria para o céu, imediatamente após minha morte, gerou o seguinte comentário: “Você deve tomar cuidado com esse orgulho, pois foi ele que derrubou satanás, ninguém sabe seu destino, apenas Deus!”
Só o que falamos até aqui sobre orgulho seria suficiente para quebrar esse conceito de que ter certeza de salvação é ser orgulhoso, pois na verdade é muito pelo contrário, pois estou justamente reconhecendo quem eu era antes de Cristo:
SLIDE12
um pecador (Romanos 5:8, 5:19);
cego (2 Coríntios 4:4)
morto em delitos e pecados (Efésios 2:1,5);
filhos da desobediência (Efésios 2:2)
filhos da ira (Efésios 2:3)
filhos de satanás (João 8:44)
transgressor da lei (Tiago 2:10)
perdido (Lucas 19:10)
São esses adjetivos que me descreve como um homem sem Cristo, são esses títulos que eu tinha antes de confiar no meu Salvador! Seria impossível entrar no céu por meu mérito próprio. Alguém teria que pagar por esses pecados, por esses crimes! Jesus pagou, ele tomou meu lugar na cruz pagando o preço por cada adjetivo atribuído a mim! Eu não sou digno de entrar no céu, mas Jesus por me amar deu sua vida por mim, para que eu pudesse entrar através do seu sangue!
Ou seja, não tenho motivos para me orgulhar por mim mesmo, mas tenho motivos suficientes para se orgulhar do Deus que eu sirvo, que por me amar de tal maneira enviou seu Filho unigênito, para tomar meu lugar na morte e me oferecer vida em seu nome! É esse Deus que merece toda honra e toda a glória desse ato e é por isso que eu o honro dizendo que tenho sim, 100% de certeza de que seu sacrifício foi suficiente para me regenerar, me dar uma nova vida e me salvar eternamente! E pra isso não preciso matá-lo e ressuscitá-lo frequentemente, ele fez isso uma única vez, por todas! Amém!?
Quer ter essa mesma convicção? Quer confiar nesse Deus que te ama? Confesse seus pecados! Arrependa-se e confie Nele para te salvar! Se tiver dúvidas em como fazer isso, fale comigo, terei o prazer em te explicar melhor sobre a Salvação e orar com você!
_________________________________________________________________
Pois bem, esse é o motivo que Tiago está tentando explicar aqui, glorie-se! Mas em contraste a isso ele usa palavras fortes contra os ricos, note comigo:
SLIDE13
Tiago 1.10 "10 e o rico, na sua insignificância, porque ele passará como a flor da erva”.
Alguns interpretes defendem que Tiago está tratando o pobre e o rico como irmãos em Cristo outros preferem dizer que não, mas vamos olhar atentamente para o contexto para tentarmos enxergar melhor o cenário aqui.
Primeiro, vamos ver como Tiago se refere aos ricos no restante de sua carta?
SLIDE14-17
Tiago 2.6–9 "6 Entretanto, vós outros menosprezastes o pobre. Não são os ricos que vos oprimem e não são eles que vos arrastam para tribunais?
7 Não são eles os que blasfemam o bom nome que sobre vós foi invocado?
8 Se vós, contudo, observais a lei régia segundo a Escritura: Amarás o teu próximo como a ti mesmo, fazeis bem;
9 se, todavia, fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, sendo argüidos pela lei como transgressores.
Ele também disse:
SLIDE18-23
Tiago 5.1–6 "1 Atendei, agora, ricos, chorai lamentando, por causa das vossas desventuras, que vos sobrevirão.
2 As vossas riquezas estão corruptas, e as vossas roupagens, comidas de traça;
3 o vosso ouro e a vossa prata foram gastos de ferrugens, e a sua ferrugem há de ser por testemunho contra vós mesmos e há de devorar, como fogo, as vossas carnes. Tesouros acumulastes nos últimos dias.
4 Eis que o salário dos trabalhadores que ceifaram os vossos campos e que por vós foi retido com fraude está clamando; e os clamores dos ceifeiros penetraram até aos ouvidos do Senhor dos Exércitos.
5 Tendes vivido regaladamente sobre a terra; tendes vivido nos prazeres; tendes engordado o vosso coração, em dia de matança;
6 tendes condenado e matado o justo, sem que ele vos faça resistência.
E vale lembrar novamente o destinatário dessa carta, cristãos dispersos, perseguidos e oprimidos!
[ah Thiago, quer dizer que nenhum deles poderia ser rico então?]
Sim, poderia, se você deseja entender que Tiago está dirigindo aos cristãos ricos, note o que ele diz:
SLIDE24-25
Tiago 1.10–11 "10 e o rico, na sua insignificância, porque ele passará como a flor da erva.
11 Porque o sol se levanta com seu ardente calor, e a erva seca, e a sua flor cai, e desaparece a formosura do seu aspecto; assim também se murchará o rico em seus caminhos”.
Enquanto o pobre deve se orgulhar de sua posição elevada alcançada pela graça de Deus através de Cristo, o rico deve se orgulhar de sua humilhação, ou seja, não depender de suas riquezas para preencher suas necessidades e vazios, mas depender de Deus, assim como o pobre faz! O pobre só tem Deus e depende únicamente dele.
Deixa eu parafrasear os versículos aqui pra deixar meu ponto de vista bem claro, Tiago está dizendo:
“Irmão pobre, se orgulhe da posição que você foi colocado através do amor e sacrifício de Cristo! Pois como o apóstolo Paulo escreveu:
SLIDE26
2Coríntios 8.9 "9 pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos”.
Glorie-se com louvor e ações de graças por isso, encha-se desses pensamentos!!!”
“Agora, você irmão rico, pare de se orgulhar de seus bens materiais e lembre-se do tesouro espiritual prometido para aqueles que dependem do Senhor, pois essa sua riqueza vai passar, o reino de Deus será eterno! Mas para você entrar lá, não será através do seu dinheiro, mas através da sua humilhação, reconhecendo quem você realmente é”
Em seguida Tiago irá fazer uma ilustração, que para muitos se assemelha a uma feita por Isaias
SLIDE27
Tiago 1.11 "11 Porque o sol se levanta com seu ardente calor, e a erva seca, e a sua flor cai, e desaparece a formosura do seu aspecto; assim também se murchará o rico em seus caminhos”.
Enquanto em Isaias lemos:
SLIDE28
Isaías 40.6–7 "6 Uma voz diz:Clama; e alguém pergunta: Que hei de clamar? Toda a carne é erva,e toda a sua glória, como a flor da erva;
7 seca-se a erva, e caem as flores, soprando nelas o hálito do Senhor. Na verdade, o povo é erva”
É interessante essa metáfora escolhida por Tiago para explicar como a riqueza é algo transitório e incerto.
Jesus ao contar uma parabola de um homem rico que havia tido muito lucro e que visava ainda mais disse:
SLIDE29
Lucas 12.20 "20 Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?”
Muitas vezes nós nos pegamos nessa situação! Correndo atrás das coisas materiais e não nos preocupando com as coisas espirituais! Não vamos ser hipócritas dizendo que isso não é verdade, pois eu posso ser o primeiro a dizer que isso é realmente verdade, trabalhar de 12 a 15 horas por dia para poder comprar algo que, segundo eu mesmo, “era meu sonho”. Enquanto isso, negligenciando minha família e meu Deus!
Tudo que Deus me deu, foi para ser usado para Sua honra e não para a minha, pois meus tesouros irão ficar nessa terra quando eu morrer, mas os tesouros que eu ajuntei nos céus serão eternos.
Façamos como Paulo ensinou aos Coríntios:
SLIDE30-32
1Coríntios 7.29–31 "29 Isto, porém, vos digo, irmãos: o tempo se abrevia; o que resta é que não só os casados sejam como se o não fossem;
30 mas também os que choram, como se não chorassem; e os que se alegram, como se não se alegrassem; e os que compram, como se nada possuíssem;
31 e os que se utilizam do mundo, como se dele não usassem; porque a aparência deste mundo passa.
CONCLUSÃO
CONCLUSÃO
Irmãos, o desafio da palavra de Deus nessa manhã é bem simples e direto:
“Deus não se sacrificou no seu lugar para você ser próspero nessa terra, mas nos céus. Portanto, aproveite o tempo que te resta nessa terra e multiplique esse tesouro eterno.”
Sou 100% contra teologia da prosperidade, e acredito que tenho respaldo Bíblico para isso. Tiago estava justamente mostrando que todos devem estar no mesmo patamar diante de Deus, os pobres se gloriando da posição alcançada e o rico da sua humilhação, não dependendo do seus tesouros.
Em quem você tem confiado? Em você mesmo? Ou na graça de Deus?
Está preocupado com essa crise que assola o mundo? Esta preocupado por estar desempregado? Esta preocupado por que não está recebendo seu salário? Glorie-se no Senhor! Se ele tirar tudo o que temos e deixar apenas a Sua graça, já teremos infinitamente mais do que merecemos.
SLIDE33
Amém?
SLIDE34
Mateus 6.34 "34 Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados;basta ao dia o seu próprio mal”.