A Esperança da gloriosa aparição de Jesus
Notes
Transcript
Carta à Tito
Carta à Tito
Tito, e seu trabalho em Creta
Tito, e seu trabalho em Creta
O livro de Tito foi escrito por Paulo, no ano de 65 A.D em Corinto, juntamente com a primeira carta a Timóteo. Paulo aqui está aprisionado por conta do jugamento em Jerusalem e depois em Roma e em seus últimos dias, considerando que seu martírio é datado de 67 A.D.
Tito era um dos auxiliares de confiança de Paulo. Ele era grego (gentio) e possivelmente nativo de Antioquia da Assíria. Tito teve participação na vida missionária de Paulo em Corinto (2Co 2:13; 7:6) e na ocasião da terceira viagem missionária de Paulo. Depois de Paulo ter ido a Roma, sido julgado e encarcerado, ele mandou Tito em Creta (Tt 1:5) com o objetivo de trazer ordem as coisas restantes para o estabelecimento da igreja naquela região.
Objetivo da Carta
Objetivo da Carta
A principal intenção de Paulo a escrever esta carta a Tito é trazer direcionamentos para que Tito cumprisse sua missão na terra de Creta, isto é, ordenar presbíteros e discipular os salvos da região. Desta maneira Paulo escreve também como um exemplo para outras igrejas, corrigindo-as de terem perdido o zelo pelo trabalho apologético dos ministros e também de terem se tornado negligentes a respeito da casa de Deus.
Especificidades sobre a igreja em Creta
Especificidades sobre a igreja em Creta
Cresta é uma ilha, localizada entre a Judeia e Roma, no meio do mar Mediterrânio e pode ser considerado um lugar estratégico para a implantação de uma igreja, dada sua localização central dentro do mundo cristão da época.
O primeiro contato com o evangelho de Cristo se deu provavelmente na ocasião do Penteconstes em Atos 2:11. Os cretenses que estavam lá levaram o ensinamento de Pedro para sua terra e então as primeiras sementes do cristianismo foram ali semeadas.