VIVENDO A FÉ NA PRÁTICA
Notes
Transcript
VIVENDO UMA FÉ PRÁTICA
VIVENDO UMA FÉ PRÁTICA
TIAGO 2.14-26
TIAGO 2.14-26
14 Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo?
15 Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano,
16 e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso?
17 Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta.
18 Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé.
19 Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios creem e tremem.
20 Queres, pois, ficar certo, ó homem insensato, de que a fé sem as obras é inoperante?
21 Não foi por obras que Abraão, o nosso pai, foi justificado, quando ofereceu sobre o altar o próprio filho, Isaque?
22 Vês como a fé operava juntamente com as suas obras; com efeito, foi pelas obras que a fé se consumou,
23 e se cumpriu a Escritura, a qual diz: Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça; e: Foi chamado amigo de Deus.
24 Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente.
25 De igual modo, não foi também justificada por obras a meretriz Raabe, quando acolheu os emissários e os fez partir por outro caminho?
26 Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta.
Introdução
O apóstoL lo Tiago tinha uma preocupação em mente - A fé sem obras as que as confirme é sem valor porque está morta.
Toda sua tese de exortação e encorajamento é o desenvolvimento deste pensamento.
A fé e muito real para quem a tem, mas muito abstrata para quem busca encherga-la no próximo. A vida prática, portanto é o equalizador deste processo.
1 - O QUE É A FÉ?
1 - O QUE É A FÉ?
O autor aos Hebreus nos dá esta resposta em Hb. 11.1
1 Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.
Certeza; convicção e Fatos = Termos utilizados para descrever o caráter consistente, real, certo e definitivo da esperança/espectativa que o crente deve ter.
Abraão viveu por essa fé - Saiu de Ur para Canaã em obediencia à Palavra de Deus: Ele não viu o SENHOR, ele ouviu o SENHOR (texto de GN aqui), saiu de casa e foi para o onde o SENHOR apontou o caminho. Foi para uma terra prometida e fez isso sem mapa, sem GPS, sem nehuma instrumento de navegação - ele literalmente seguiu o SENHOR pela fé.
2 - QUAL O PAPEL DAS OBRAS?
2 - QUAL O PAPEL DAS OBRAS?
NÃO SERVEM PARA PRODUZIR SALVAÇÃO!
A SALVAÇÃO É PELA GRAÇA - EF. 2.8
V.14 - São evidências de que a fé esta viva. Uma fé morta não pode salvar = Produzir confiança no salvador Jesus Cristo. Ele não está dizendo que as obras garantem a salvação. Ele esta dizendo que o salvo evidencia a salvação por meio das obras que pratica. Ele não pratica as obras para ser salvo, ele pratica as boas obras porque foi salvo. Não o faz por merecimento mas por gratidão. Não para merecer, mas para agradecer.
Aplicações práticas: Tiago agora passa a nos oferecer aplicações de seu ensino em ilustrações do cotidiano, mostrando onde a fé e obras atuam juntas para que você compare com sua fé e chegue às suas conclusões:
v.17 - O credo divorciado da conduta: Fé e obras sempre devem andar juntas, como duas faces de uma mesma moeda."Nunca é sensato separar aquilo que Deus uniu".
v.15-16 - Fé morta: Feita apenas de palavras gentis sem atitudes práticas.
v.18 - Fé em debate: Uma discussão tola de alguém que tenta justificar a qualidade de sua fé e o valor de sua pessoa pelo fato de crer em Deus. O tom de Tiago aqui é sarcástico. Ele diz: - Você se acha alguém valioso porque diz crer em Deus? Os demônios que não têm nenhum valor fazem isso."
Tiago não está contradizendo Paulo em Ef. 2.8. As obras não substituem a fé nem a fé substitui as obras. Ambas se completam, são como dois lados de uma mesma moeda. A prática de obras são a expressão de uma fé viva, vibrante e dinâmica. As obras são a materialização, FISICA de uma fé viva que é abstrata, pessoal, subjetiva, portanto METAFÍSICA. O abstrato ganha forma na proporção em quem a ação esta presente. Nenhum crente é de fato crente se sua crença/fé não pode ser notada nas obras que pratica. Esta fé esta morta, embora ainda seja fé.
v.19 - Este é um credo recitado pelos judeus, o Shemá Israel: é uma poderosa confissão de fé, no entanto, Tiago alerta que o recitar dela sem a realização das obras que ela evoca, torna as palavras do falante algo sem nenhum valor.
v.20-25 - São evidências da justificação.
Justificação é o ato em que Deus torna o homem justo por por considerar o pagamento que Jesus fez na cruz pela culpa de nossos pecados. Ele nos fez justos, nós não fizemos nada. A pessoa justificada torna-se justa porque acredita na justiça de Deus, reconhece sua condição de pecadora e de justamente merecedora da ira divina e da condenação eterna, contudo, ela reconhece que o sacrificio de Jesus foi suficiente para perdar seus pecados e o purificar de toa injustiça (1João 1.10).
Portanto, quando alguém foi justificado por Deus por meio da obra de Cristo, essa pessoa é tornada justa, e os justos vivem e praticam a fé que obtiveram de Deus. Deste modo, quem foi justificado pela fé, o demonstra com as obras qu epratica.
Exemplos: Tiago dá provas históricas de que fé e obras sempre andam juntas.
v. 21-23 - Pai Abraão no episódio em que iria sacrificar seu unico filho Isaque no monte moriá como obra de obediência total e irrestrita ao Deus que o chamou. CITAR OS TEXTOS DE REFERÊNCIA
v.25 - Meretriz Raabe que ajudou os espias, dentre os quais estavam Josué e Calebe, para que estes não fossem pegos pelas autoridades de Jericó. Ela creu na Salvação de Deus (fé) para ela e sua família e imediatmante ajudou (obras) os homens de Deus a cumprirem sua missão. CITAR OS TEXTOS DE REFERÊNCIA
Fé e obras sempre devem andar juntas, como duas faces de uma mesma moeda."Nunca é sensato separar aquilo que Deus uniu".
v.26 - Dar vida vida à fé